Qual a diferença entre listagem direta e IPO?

O crescimento de empresas e startups no mercado mundial se deve não apenas à abertura de IPOs, mas também à aposta em listagem direta. Na busca por investidores, as empresas buscam venture capital para conseguirem expandir em seus segmentos e se tornarem referência de mercado.

 

Aqui mostraremos o que é IPO e listagem direta, listando quais são as principais características e riscos destes modelos de ampliação de capital. Em ambos os casos, a ideia central é atrair investimento novo para a empresa.

 

Qual a diferença entre listagem direta e IPO?

 

O que é IPO?

A sigla IPO significa Initial Public Offering, expressão que pode ser traduzida para o português como “oferta pública inicial”. Basicamente, a abertura de um IPO é um processo no mercado financeiro no qual a empresa abre seu capital, oferecendo ações na Bolsa de Valores para quem quer adquirir capital novo para o negócio.

 

O objetivo da empresa que abre um IPO é captar recursos. Para uma empresa que está em plena expansão, escalar o negócio é fundamental para o crescimento. Com isso, atrair investimento novo é essencial nesse processo.

 

Ao abrir um IPO, a empresa deixa de pertencer a um grupo de sócios fundadores. Dessa forma, ela passa a ter acionistas, sócios anônimos de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Assim, torna-se classificada como uma Sociedade Anônima de Capital Aberto.

 

Principais vantagens

  • Gera lucro para os proprietários, já que eles ganham com a porcentagem das ações vendidas na Bolsa de Valores;
  • o IPO permite a atração de profissionais, oferecendo a opção de receber ações com a promessa de obter retorno sobre a abertura de capital da empresa.

 

Principais desvantagens

  • O processo de abertura do IPO é caro e burocrático porque passa pela contratação de um banco de investimento;
  • perda de autonomia sobre o controle da empresa, já que será preciso prestar contas aos acionistas.

 

O que é Listagem Direta?

A Listagem Direta é um processo que também visa a atração de capital, mas de forma um pouco diferente. Basicamente, esse processo consiste em conseguir novos investimentos através da venda de ações já existentes, em vez de oferecer novas ações no mercado, como acontece no IPO.

 

Neste caso, a empresa abre capital por meio de uma listagem direta com o objetivo de se tornar pública. A diferença entre empresa pública e privada é que ações de uma empresa pública são negociadas na Bolsa de Valores, enquanto uma empresa privada precisa abrir um IPO para vender ações na bolsa.

 

Por meio da listagem direta, a empresa cria ações ordinárias, um tipo de título que representa a propriedade do patrimônio de uma empresa. A ação ordinária é uma ação com direito a voto e fica disponível para o público comprar sem subscrição ou restrições.

 

Principais vantagens

  • Fornece liquidez, o que facilita a compra e venda de ações;
  • o custo para a listagem direta é bem menor do que a de um IPO.

 

Principais desvantagens

  • A compra e venda de ações depende da oferta e demanda, o que aumenta a volatilidade.

 

IPOs x Listagem Direta

A principal diferença entre IPO e listagem direta é o tipo de ações que são vendidas na Bolsa de Valores. Na listagem direta, são vendidas ações ordinárias, que podem ser vendidas ao público. Já no IPO, a empresa vende uma porcentagem da empresa por meio de novas ações.

 

Outro diferencial é que as empresas que adotam o método de listagem direta não focam apenas em atrair capital novo. O método é usado também para aumentar a capacidade da empresa em gerar valor.

 

Na listagem direta também não há necessidade de subscrição. Os subscritores trabalham em bancos de investimentos e buscam levantar capital, endividamento e auxílio para a aquisição ou fusões de empresas.

 

Estas são as principais diferenças entre listagem direta e IPO. Ambas são formas de atrair capital novo na Bolsa de Valores e gerar valor para a empresa em seu segmento de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − cinco =