Instagram: 5 Dicas para administrar seu perfil comercial e conseguir um melhor número de vendas

Ter um perfil comercial no Instagram é necessário para qualquer empresa que queira crescer nas redes sociais. Grande parte das marcas já se adaptaram a essa plataforma e, por essa razão, já existem 25 milhões de negócios conectados a ela.

 

Isso acontece porque essa rede social é um espaço democrático, onde pequenas e grandes empresas contam com as ferramentas necessárias para as estratégias de marketing e obtêm resultados expressivos.

 

As organizações têm acesso a muitas vantagens no Instagram, pois contam com recursos comerciais e informações detalhadas que ajudam a melhorar o desempenho perante os seguidores.

 

No entanto, além de ter um perfil comercial nessa plataforma, é necessário investir em algumas práticas para se dar bem nela. Ou seja, nenhuma empresa pode criar o seu perfil e deixá-lo ao relento.

 

 

As companhias precisam investir em estratégias criativas para que o perfil realmente cresça. Tudo isso faz parte da administração da plataforma, de modo que ela ajude o negócio a alcançar seus objetivos, mas nem todo mundo sabe fazer isso.

 

Para te ajudar, vamos explicar um pouco sobre o perfil comercial no Instagram, dar algumas dicas para administrá-lo e mostrar a importância de estar presente nessa rede social.

 

Afinal, o que é perfil comercial no Instagram?

Até 2016, os perfis comerciais e pessoais no Instagram não se diferenciavam, pois contavam com os mesmos recursos.

 

Mas, depois de uma pesquisa realizada pela plataforma entre os seus usuários, percebeu-se que era necessário oferecer um diferencial para as empresas.

 

Assim nasceu o perfil comercial no Instagram, que hoje é utilizado por diferentes negócios e é tão importante para a divulgação da marca quanto uma fachada comercial moderna.

 

Esse perfil é diferenciado uma vez que os usuários contam com recursos que ajudam o negócio a ter uma visão melhor sobre o perfil de seus seguidores.

 

Com isso, a marca consegue traçar as melhores estratégias de marketing, fazer um bom trabalho de divulgação, planejar melhor suas vendas e entender como é o comportamento do público-alvo.

 

Para que o perfil seja comercial, ele precisa estar aberto ao público, e sua ativação não gera nenhum tipo de cobrança. O empreendedor também não precisa se desfazer de sua conta pessoal, visto que a plataforma permite que o usuário cadastre mais de uma conta.

 

Ou seja, caso você já tenha uma conta pessoal e queira migrar para o perfil comercial para o seu negócio, é possível fazer isso de um modo simples e prático. Mas, se você preferir, pode transformar sua conta pessoal em uma conta comercial.

 

Depois que você cria o perfil da sua empresa, é necessário administrá-lo bem para que possa alcançar os seus objetivos com as estratégias nessa rede social. Veja mais sobre esse assunto no próximo tópico.

 

Como administrar sua conta para gerar vendas e engajamento

As empresas investem em muitas estratégias de divulgação, como no caso de um folder de apresentação. Entretanto, no que diz respeito às redes sociais, não basta apenas criar um perfil nessas plataformas e esperar que tudo aconteça.

 

A companhia precisa investir em boas práticas no Instagram para obter bons resultados e alcançar seus objetivos. Já no que diz respeito às vendas e ao engajamento, as melhores práticas são:

 

1.    Interagir com o público

Você não pode fazer publicações e achar que isso é o suficiente para as estratégias de vendas e engajamento no Instagram. É fundamental que as empresas interajam com seus clientes para tirar dúvidas, fornecer informações, entre outras necessidades.

 

O objetivo das redes sociais é promover a interação entre os usuários, portanto, uma vez que você está presente nelas precisa seguir esse fluxo.

 

Você precisa conversar com o seu público para conquistar a confiança deles, apresentar suas soluções e, assim, começar todo o trabalho de venda.

 

Nesse sentido, uma confecção de camiseta personalizada para casal sempre reserva um tempo para responder os comentários e conversar com as pessoas pelo direct.

 

2.    Publicar em horários diferentes

Toda empresa possui o seu público-alvo e isso implica em outras particularidades relacionadas às suas estratégias de marketing. Uma delas é o horário de publicação, que também pode variar de um negócio para outro.

 

Uma churrascaria, por exemplo, precisa fazer suas publicações sempre no horário do almoço e próximas ao jantar, pois são os períodos em que as pessoas procuram por seus serviços.

 

Para saber qual é o melhor horário, uma confecção de camisetas personalizadas para eventos realiza alguns testes.

 

Você também pode fazer isso publicando em diferentes horários e depois analisando em quais deles suas postagens tiveram um bom retorno.

 

Esse levantamento pode demorar algumas semanas, mas ainda assim, ele é muito essencial para melhorar o desempenho das postagens e fazer com que elas cheguem até o público no melhor horário.

 

3.    Prezar por postagens de qualidade

O Instagram não deve ser usado apenas para publicar fotos de produtos e promoções. Os usuários presentes nele também gostam de novidades e de acompanhar tendências.

 

Por conta disso, é fundamental que a organização reflita a respeito da relevância de suas publicações na plataforma. Algumas sugestões para isso são:

  • Curiosidades sobre os produtos;
  • Dicas de uso;
  • Como são produzidos;
  • Dia a dia da empresa;
  • Postagens bem-humoradas.

 

O Instagram é uma rede social descontraída, por isso, publicações que têm apenas o objetivo de vender não combinam muito com ele.

 

Um fabricante de embalagens personalizadas pode alternar o tipo de publicação, de modo a criar um perfil informativo e útil para os seguidores. Naturalmente, você consegue aumentar o engajamento e facilitar as vendas.

 

4.    Publicar stories criativos

Os stories são conteúdos curtos e que são excluídos após 24 horas da publicação. O próprio Instagram já divulgou que seus usuários gostam muito dessa funcionalidade, sendo que existem 500 milhões de contas que interagem com essas postagens.

 

Além de ser um tipo de publicação divertida na plataforma, ela também é muito estratégica. Você pode ver quantas pessoas visualizaram sua postagem, os cliques que foram recebidos, quem compartilhou, dentre outros.

 

Com essas informações, um fabricante de copo com canudo personalizado sabe quais são os seguidores mais engajados e o tipo de conteúdo que agrada as pessoas.

 

Trata-se de uma boa ferramenta para engajar o público porque por meio dela as pessoas conseguem interagir de maneira dinâmica, e você ainda pode trabalhar com outras estratégias, como enquetes, perguntas, entre outras possibilidades.

 

5.    Usar hashtags

As hashtags, (o famoso jogo da velha), ajudam as pessoas a encontrarem publicações com o mesmo tema. Assim, o perfil que fala sobre uma banda, ao colocar a hashtag na frente de uma palavra-chave, os fãs poderão encontrar outras publicações do mesmo tema.

 

Da mesma forma, você pode utilizar a hashtag na frente dos nomes dos seus produtos para que as publicações de seu perfil sejam encontradas por outros usuários interessados no assunto.

 

Apesar de ser uma prática comum é muito vantajosa, é necessário ter cuidado para não cometer excessos e acabar sendo penalizado pelo Instagram.

 

Por que estar no Instagram?

Toda empresa, como aquelas que alugam tenda para casamento, precisa estar presente no Instagram. Por meio dele, é possível melhorar as estratégias de marketing digital e, consequentemente, conquistar ótimos resultados.

 

As marcas estabelecem um relacionamento próximo com seu público e ainda podem melhorar o atendimento ao cliente.

 

Essa plataforma possui cerca de 1 bilhão de usuários do mundo todo, portanto, seu negócio tem a oportunidade de interagir com muitas pessoas. Tudo isso é feito por meio de postagens em formato de vídeo, imagens, entre outras.

 

Com tantas pessoas conectadas no Instagram, é inegável que um buffet de churrasco para casamento, por meio de boas estratégias de marketing, tem mais chances de conquistar excelentes negócios.

 

As organizações têm acesso a informações privilegiadas por meio do perfil business, como a faixa etária dos seus seguidores, sua localização e o alcance das publicações.

 

São dados importantes para que a companhia consiga alcançar o público certo e ainda melhorar o impulsionamento nos seus anúncios.

 

No entanto, como falamos no início deste artigo, todos esses impactos positivos só vão acontecer se você souber planejar e administrar o perfil do seu negócio no Instagram.

 

Isso envolve o tipo de publicação que você faz, o cronograma dessas postagens, o nível de interação entre a sua empresa e os seguidores e a qualidade das suas estratégias na plataforma.

 

Conclusão

É difícil imaginar que uma empresa não esteja presente no Instagram, e justamente pela relevância que ele representa para as estratégias de marketing digital, as organizações estão investindo nas melhores práticas para administrá-lo.

 

Se você quer que o seu negócio se destaque nessa plataforma, é fundamental administrar o perfil comercial do seu negócio no Instagram. É dessa forma que você vai aumentar o engajamento do público e gerar oportunidades de vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =