Estratégias de marketing digital para 2022 que seu negócio deve usar

Pode até ser que panfletagem, outdoors e outras estratégias offline ainda tragam algum resultado, mas ninguém pode negar a importância do marketing digital.

 

Hoje ele é que coloca uma marca na mira do sucesso e das melhores oportunidades, ou seja, não se trata de colocar o online como solução única, mas apenas de ressaltar que uma marca precisa aprender a importância dele.

 

Quando falamos em estratégias para utilizar em 2022, isso se torna ainda mais gritante e urgente.

 

Afinal, não podemos ignorar que duas ou três décadas atrás o cenário empresarial era bem diferente. Não era incomum um cliente ficar por horas a fio no telefone, esperando uma empresa resolver o seu problema e dar um suporte mínimo.

 

Estratégias de marketing digital para 2022 que seu negócio deve usar!

 

Além disso, o crescimento boca a boca era muito grande, então as marcas não precisavam implementar muitas estratégias.

 

Uma empresa de totem de papelão personalizado podia fazer anúncios em revistas e jornais da região, depois era só esperar o cliente vir.

 

Com a virada do século e a disseminação dos computadores, da internet e, mais recentemente, dos smartphones, o cliente ganhou um poder incrível. Atualmente, ele é quem está no centro do funil de vendas, merecendo o holofote.

 

De fato, nenhuma marca pode crescer e dominar o mercado se não souber lidar com o fato de que as novas gerações dos compradores são muito mais exigentes. Suas expectativas são altas e elas estão sempre em busca de algo a mais.

 

Portanto, não basta mais vender um produto ou prestar um serviço. É preciso oferecer uma solução completa, com uma filosofia de vida que permita aos consumidores terem não apenas uma dor atendida, mas sair dali com uma experiência memorável.

 

Nem é difícil perceber isso no caso das grandes marcas, aquelas que dominam seus segmentos, como as gigantes da informática, do fast food, dos perfumes, das roupas esportivas e afins. Elas já falam até em semântica e sentido da vida.

 

Sem falar no fato de que não é apenas a clientela que gera desafios para as marcas, mas também a concorrência.

 

Para entender isso no contexto digital, basta abrir um motor de busca e pesquisar por algo como locação de espaço comercial.

 

Pode ser o Google, o Bing, o Yahoo ou o Ask Brasil, que são os mais utilizados em nosso país. O fato é que em poucos segundos surgem centenas ou mesmo milhares de resultados, alguns deles com ativação do GPS pelo celular.

 

Assim, o buscador ajuda o cliente a chegar no estabelecimento mais próximo que vende aquele produto ou prestar aquele serviço.

 

Sendo que a internet democratizou o acesso a esses recursos, então qualquer um pode participar a hora que quiser.

 

Daí que o mercado esteja tão competitivo, pois todo dia surgem empresas novas oferecendo as velhas soluções de sempre. Também vem daí que tenhamos decidido escrever este artigo, entrando em cheio nesse assunto.

 

Além de detalhar as melhores estratégias de marketing digital para 2022 que seu negócio precisa implementar urgentemente, vamos entrar de cabeça nas vantagens e benefícios que isso pode trazer no curto, médio e longo prazo.

 

De modo que, se por um lado o mercado está tão desafiador como vimos acima, por outro lado ele também tem se mostrado uma fonte de oportunidades, podendo mudar a realidade de uma firma que faz banner personalizado com foto do dia para a noite.

 

O próprio meio digital é um oceano de possibilidades e recursos facilmente customizáveis.

 

Isto é, de táticas que podem ser personalizadas levando em conta a realidade de cada empresário, cada gestor e cada negócio dentro de seu nível de crescimento.

 

Portanto, trata-se de algo para todos, como os próprios motores de busca que citamos acima, tal como as redes sociais, os marketplaces, aplicativos de celular e tantas outras frentes que veremos de modo detalhado logo abaixo.

 

Lembrando que um dos erros principais que podem ocorrer aqui é o de acabar se confrontando com tantas possibilidades, que isso estagna a empresa, ou seja, é preciso reconhecer quais têm mais sinergia com seu negócio.

 

Assim você e seus gestores não se envolvem em dispersão ou perda de tempo e dinheiro, mas vão direto no que mais compensa. Também é por isso que vamos dar exemplos práticos aqui, com foco em segmentos realmente existentes.

 

De fato, um dos pontos mais interessantes disso tudo é justamente o fato de que o marketing digital evoluiu tanto que agora em 2022 já pode ajudar todo tipo de empresa, sejam as que vendem produtos ou prestar serviços como aluguel sala privativa.

 

Diante dessas questões, se o seu interesse mais urgente e legítimo é mergulhar de cabeça em algumas táticas digitais que podem revolucionar a história da sua empresa, trazendo mais clientes e vendas, então basta seguir adiante na leitura.

 

Faça o seu planejamento

Alguns consideram o planejamento de marketing uma estratégia em si mesmo, outros dirão que ela é apenas uma prévia que funciona como base para as melhores estratégias que depois serão aplicadas com base nisso.

 

De todo modo, é melhor considerar o planejamento como algo indispensável, independentemente do nome que você e sua equipe darão para ele.

 

Até porque, não faz sentido falar de aplicações sem antes definir pontos primários.

 

Por exemplo, uma empresa que vende painel backdrop personalizado vai precisar de mão de obra e de uma reserva financeira para implementar algo realmente sério, sólido e sustentável.

 

Neste sentido, um planejamento de marketing digital bem feito pode ou precisa contar com os seguintes pontos:

  • Estudo de mercado;
  • Análise do público-alvo;
  • Conteúdos e propaganda;
  • Objetivos e metas;
  • Planos claros de ação;
  • Métricas e monitoramento;
  • Folha de pagamento;
  • Orçamento disponível.

 

Os termos falam por si próprios, mostrando como não basta pensar em um anúncio se você não entender bem quem é seu público e quais pessoas você quer atingir com ele.

 

O mesmo vale para as metas e métricas, já que sem levantar estas e fazer um bom monitoramento, aquelas jamais serão atingidas com eficiência.

 

Já folha de pagamento e orçamento dizem respeito ao fato de que não é possível fazer nada disso sem uma reserva de dinheiro e uma equipe bem desenhada, cada um sabendo o que precisa fazer, quando fazer e como fazer.

 

Os motores de busca

Depois de delinear os pontos essenciais, a melhor maneira de pôr a mão na massa é voltando-se para os grandes buscadores que citamos acima, sobretudo o Google.

 

Há dois modos de ganhar destaque nele, ficando bem ranqueado cada vez que um cliente em potencial pesquisar pelas palavras-chave do seu segmento.

 

O primeiro é por meio do marketing de conteúdo, escrevendo artigos gratuitos, originais e que sejam capazes de realmente agregar valor aos visitantes.

 

Para isso, uma firma que faz fachada comercial modern pode criar um blog, postando sempre artigos, e-books, infográficos e afins. Uma dica de ouro é ter uma linha editorial, mantendo a constância com o seu público.

 

Além de aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que fazem a Otimização de Páginas para Motores de Busca. Um diferencial para 2022 é focar nos parâmetros mobile, como fazer um site responsivo.

 

O segundo modo é pelo link patrocinado, em que você paga para aparecer no topo das primeiras páginas. Aqui o retorno é mais rápido, de modo que ao fazer um anúncio você já pode começar a receber ligações e cotações.

 

Por dentro das redes sociais

Também não é possível falar sobre marketing digital em 2022 ignorando a importância das mídias sociais, nas quais milhões de pessoas passam boa parte do dia conectadas.

 

O grande segredo aqui é você encontrar a plataforma que tem mais sinergia com sua marca, em vez de sair atirando para todo lado e acaba não acertando em nada.

 

Portanto, se a sua firma lida com banner infantil personalizado, investir em uma rede social forte em imagens, fotos e vídeos pode ser bem vantajoso, pois isso explora melhor seu produto.

 

Já uma escola ou uma agência de tradução de documentos pode obter mais sucesso em uma plataforma voltada para postagens em texto, sejam eles curtos ou mais longos.

 

Por fim, também aqui o crescimento pode ser orgânico, via marketing digital, ou impulsionado, por meio de anúncios e afins.

 

Faça tudo customizado

Por fim, um dado muito importante para atuar não apenas nos motores de busca e nas redes sociais, mas também em marketplaces e aplicativos de venda, é customizar sempre seu atendimento.

 

Basta ver o alcance de uma papelaria que vende pasta catálogo personalizada, em relação a outra que vende apenas pastas genéricas e sem customização.

 

Deste modo, em 2022 seu marketing digital deve dar o máximo de margem de escolha para seus clientes, tanto na hora de definir um produto ou serviço no carrinho de vendas, quanto na comunicação.

 

A tecnologia pode ajudar nisso, como no disparo de e-mails em massa, mas feitos com o nome da pessoa e com suas preferências conforme um histórico de interação.

 

Considerações finais

Sendo assim, falar em estratégias de marketing digital para 2022 pode ser a grande diferença entre seu negócio prosperar ou ficar para trás.

 

Acima demos dicas e informações imprescindíveis para todos que têm empreendimentos, e que buscam melhores resultados ao longo do ano, mostrando sua importância.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove + dezoito =