6 Ferramentas de marketing digital que vão auxiliar a desenvolver estratégias na sua empresa

O marketing digital se transformou no meio de divulgação principal de uma marca, seus produtos e serviços.

 

Ele é apenas mais uma mudança trazida pela internet, que também acabou por influenciar no comportamento de consumo das pessoas.

 

Se antes bastava transmitir um comercial de TV ou rádio para convencer o consumidor, hoje é necessário argumentar com ele e estabelecer um relacionamento.

 

Isso acontece porque os meios digitais inseriram a humanidade na era da informação, e se as pessoas estão mais informadas, logo elas estão mais exigentes.

 

6 Ferramentas de marketing digital que vão auxiliar a desenvolver estratégias na sua empresa
Negócio foto criado por valeria_aksakova – br.freepik.com

 

O lado bom de tudo isso para as empresas é que tanto a internet quanto a tecnologia oferecem todo o respaldo necessário para desenvolver boas estratégias de marketing e vencer um mercado cada vez mais agressivo.

 

As ferramentas são bons exemplos disso, e existem muitas delas disponíveis. É exatamente por isso que precisamos conhecê-las, para que possamos escolher aquela que melhor atende às necessidades do negócio.

 

Portanto, independentemente de qual você escolha, contar com a tecnologia é fundamental.

 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância dos recursos digitais, quais são as melhores ferramentas para desenvolver estratégias e seus impactos.

 

Recursos tecnológicos: importância deles

Desde o advento da internet, o mercado vem se modificando constantemente. Vários fatores corroboraram a expansão, personalização e a imersão das empresas nesse universo.

 

Empresas digitalizadas mantêm o usuário conectado a sua marca, e as plataformas mais usadas para isso são as redes sociais.

 

Isso acontece porque, por meio delas, uma gráfica de impressao digital pode publicar conteúdos do interesse do público.

 

Entretanto, eles estão expostos aos materiais de várias marcas, que vão muito além de propagandas e ofertas.

 

As pessoas podem ter acesso à opinião de outros consumidores, o que gera a famosa propaganda boca a boca.

 

A expansão do universo digital das empresas mais do que divulga determinado produto ou serviço, ela possibilita que as soluções sejam compradas diretamente pela internet.

 

O e-commerce se serve de campanhas personalizadas, e em apenas alguns cliques, o usuário adquire as ofertas veiculadas.

 

É por isso que, hoje em dia, as empresas precisam oferecer essa modalidade de compra.

 

É uma maneira de agilizar a jornada de compra e oferecer aos clientes uma experiência positiva com a marca.

Ademais, uma loja online evita os gastos gerados pela abertura de uma filial física.

 

As plataformas digitais também podem ser personalizadas, visto que as empresas obtêm facilmente os dados de sua audiência, a fim de entregar conteúdos alinhados às suas preferências.

 

Com isso, uma grafica cartao de visita garante que o usuário visualize seu anúncio, e não apenas saiba que ele está no canto de uma página, descartando-o e seguida.

 

Todo conteúdo desse universo digital é planejado e preparado para prender a atenção dos usuários, por meio de diversos formatos, como:

  • Texto;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Áudios.

 

Todos eles estão em alta e garantem o engajamento com a marca, em plataformas onde as pessoas podem comentar e compartilhar.

 

Consequentemente, o público se torna mais participativo com diferentes marcas.

 

Além de visualizarem seus conteúdos, eles podem dar sua opinião, o que ajuda as companhias a melhorarem seus canais, produtos e atendimento.

 

Em vista disso, é essencial que qualquer negócio, inclusive o seu, esteja familiarizado e imerso no mundo dos recursos digitais.

 

Sendo assim, para isso, deve contar com as ferramentas certas, e vamos falar mais sobre elas no próximo tópico.

 

Ferramentas que auxiliam a criação de estratégias digitais

Até aqui, você entendeu a importância de uma empresa, como uma gráfica de banner com foto, estar presente no ambiente digital.

 

Entretanto, para isso, é necessário contar com algumas ferramentas, e dentre as mais importantes estão:

 

1.    Servqual

Esta ferramenta permite avaliar a qualidade do serviço, baseando-se na percepção do cliente, toda vez que ele efetua uma compra.

 

Ela pode ser usada por meio de um questionário entregue aos clientes, onde ele pode opinar sobre os critérios que julga importantes para a qualidade de um serviço.

 

Em uma segunda entrevista, a ferramenta avalia numericamente a empresa, no caso, a que está utilizando o recurso.

 

2.    Google Analytics

Essa ferramenta vai avaliar os resultados das estratégias de marketing digital executadas por uma empresa, como aquelas especializadas em avaliacao de ativo fixo.

 

Por meio dela, é possível identificar a origem do tráfego no site da organização, a eficácia das palavras-chave, além de poder monitorar os resultados de uma plataforma e-commerce.

 

Também é possível analisar quais ações nas redes sociais têm sido mais eficientes. Portanto, estamos falando de uma ferramenta completa que deve fazer parte das suas estratégias.

 

3.    RD Station

Esta ferramenta é importante porque suas funcionalidades atendem a uma série de demandas implícitas nas estratégias de marketing digital.

 

Por meio dela, você consegue centralizar as informações e visualizar dados de acao de marketing promocional e outras práticas em uma única plataforma.

 

Sua empresa será capaz de agendar postagens nas redes sociais, criar anúncios no Facebook, analisar palavras-chave, criar landing pages e melhorar suas campanhas de e-mail marketing.

 

4.    Canva

O Canva é um software indispensável para quem ainda não tem experiência com design ou não pode contar com uma equipe especializada em conteúdos de panfletos, infográficos, apresentações, criação de banners, entre outros.

 

Trata-se de uma ferramenta intuitiva, por isso, é muito fácil de ser usada por qualquer segmento.

 

Com seu auxílio, também podemos criar conteúdos para as redes sociais e personalizar templates prontos.

 

5.    Trello

O trabalho com marketing digital é muito extenso, por isso, tudo o que sair do cronograma pode desandar suas estratégias.

 

O Trello é uma plataforma colaborativa, onde seu negócio tem acesso a um painel que mostra todos os projetos e atividades de marketing, como flyer de divulgacao, produção de conteúdos, entre outras.

 

Com isso, fica mais fácil delegar as tarefas para cada usuário, permitindo que a equipe acesse as informações de qualquer lugar.

 

Tudo fica armazenado em um único local, o que ajuda a melhorar a produtividade da equipe de marketing.

 

6.    Hootsuite

Com essa ferramenta, você pode mapear influenciadores digitais, gerenciar os perfis nas redes sociais, captar leads, agendar publicações e ainda saber o que os usuários dizem sobre a sua marca.

 

Portanto, ela fornece insights importantes para as tomadas de decisão, permitindo a automatização de tarefas e melhorando a produtividade.

 

Uma confeitaria, por exemplo, pode saber como foi a percepção dos clientes depois de oferecer cartao fidelidade doces, como está a estratégia de suas performances e quais mudanças precisam ser feitas.

 

Todas essas ferramentas ajudam a elaborar as estratégias de marketing digital. Mas, sabe quais são os impactos gerados por essas ações? Vamos ver a seguir.

 

Impactos das estratégias de marketing digital

Independentemente de quais ferramentas você vai usar para desenvolver suas estratégias de marketing digital, saiba que essas ações trazem impactos positivos de curto, médio e longo prazo. Dentre eles:

 

É mensurável

Um benefício de curto prazo é que as ações de marketing digital desenvolvidas por qualquer empresa, como uma gráfica de digitalizacao 3D, são facilmente mensuráveis.

 

É possível acompanhar a atuação de cada campanha e mudar imediatamente tudo o que não estiver trazendo os resultados esperados.

 

Seu negócio também consegue calcular o retorno sobre investimento (ROI) e o custo de aquisição de clientes (CAC), e embasar suas decisões nessas informações.

 

É mais barato

Em médio prazo, por meio das estratégias orgânicas, como SEO (otimização para motores de busca), sua empresa é capaz de atrair clientes gratuitamente ou com um baixo custo envolvido.

 

Mesmo que você invista em anúncios pagos, o número de pessoas que vai chegar ao seu canal é crescente, ou seja, ele nunca para de crescer.

 

Com isso, as chances de vendas de sua marca são muito maiores, aumentando sua margem de lucro e permitindo que você invista em ações ainda mais eficazes.

 

Gera audiência

Em longo prazo, seu negócio vai conquistar uma audiência sólida, que trará uma boa posição dentro de seu segmento.

 

Isso é muito importante porque o mercado está saturado de marcas que vendem o mesmo produto ou serviço, o que leva o consumidor a querer se relacionar com empresas que ele confia.

 

Sua audiência será formada por pessoas que reconhecem sua marca e por isso preferem comprar com ela em detrimento de outra.

 

Conclusão

Investir em marketing digital é uma necessidade e ele só tende a crescer. Mas, para fazer um trabalho bem feito, é necessário contar com as ferramentas certas, como as que mostramos ao longo deste texto.

 

Portanto, é dessa forma que suas estratégias trarão ótimos resultados e cada investimento feito no universo digital vai fazer o seu negócio crescer cada vez mais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “6 Ferramentas de marketing digital que vão auxiliar a desenvolver estratégias na sua empresa”

  1. Pingback: Conheça 4 estratégias para construir uma lista de e-mails eficiente - Leadlovers Máquina de Leads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dois =