Quais ferramentas de marketing são importantes para os pequenos empreendedores?

As ferramentas de marketing se tornaram essenciais para qualquer empresa que queira crescer, independentemente de seu porte ou segmento, mas para os pequenos negócios, elas são ainda mais necessárias.

 

Tanto é que entre os anos de 2015 e 2016, o número de soluções desse tipo cresceu 87%, de acordo com um estudo realizado pela Marketing Technology Landscape 2016.

 

Desde então, elas continuam evoluindo exponencialmente e cabe aos empreendedores identificar qual é a melhor opção para o seu negócio e o mercado onde ele está inserido.

 

Mas, tendo em vista a quantidade de soluções, pode ser difícil escolher a mais apropriada. O que você precisa ter em mente são as estratégias que atendem aos objetivos da organização e ao tipo de público.

 

Portanto, se quer saber quais ações de marketing digital precisam ser colocadas em prática, então saberá identificar as ferramentas mais apropriadas. Com isso, as estratégias serão muito mais eficientes e o retorno sobre os investimentos muito maior.

 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar quais são as principais ferramentas de marketing para os pequenos negócios, e como elas geram impactos e de que maneira vão impulsionar a empresa.

 

Ferramentas de marketing para os pequenos negócios

As ferramentas de marketing surgiram como aliadas das empresas na hora de colocar as estratégias digitais em ação.

 

Tentar fazer tudo manualmente é impossível, pois uma empresa precisa:

  • Enviar e-mails;
  • Criar conteúdos;
  • Alimentar as redes sociais;
  • Atualizar o site;
  • Desenvolver anúncios.

 

Essas costumam ser as principais práticas de marketing na internet, e mais do que trabalhá-las, é necessário que tenham qualidade. Em vista disso, uma empresa de lavagem poltrona pode investir nos seguintes recursos:

 

Google Analytics

O Google Analytics, como o próprio nome sugere, foi desenvolvido pelo Google e é uma das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais de marketing. Seu objetivo é monitorar o tráfego do site, aplicativos e plataformas e-commerce.

 

Por meio dele, é possível analisar relatórios, customizar dashboards, obter informações sobre a audiência, número de visitas, origem do tráfego, dentre outros.

 

Google Search Console

Esta plataforma também pertence ao Google, é gratuita e ajuda a monitorar a presença do site nos resultados de pesquisa.

 

Oferece um dashboard com todas as informações necessárias que podem impactar o desempenho da página e seu ranqueamento.

 

A empresa pode avaliar o modo como o Google lê suas páginas, o que as pessoas estão procurando, como está a indexação das páginas, dificuldades de rastreamento e problemas de segurança.

 

Canva

O Canva é uma das melhores ferramentas gratuitas de design e um de seus maiores diferenciais é que possui interface intuitiva, diferentes opções de layout e várias possibilidades para customizar os templates.

 

O time de marketing de uma empresa de locação de caminhão bau também pode fazer sugestões pontuais para melhorar o compartilhamento e torná-lo menos burocrático.

 

RD Station

Esta é uma das plataformas de automação mais completas que existem e oferece todas as funcionalidades necessárias para automatizar as estratégias de marketing digital.

 

Por meio dela, a empresa consegue atrair visitantes, transformá-los em oportunidades de negócio, fechar vendas, ter um bom relacionamento com os potenciais clientes e analisar o retorno sobre os investimentos.

 

Ela melhora a inteligência dos negócios, pois ajuda a entender os canais e campanhas que trazem bons resultados e como está o desempenho geral da organização.

 

Slack

Este é um software de comunicação corporativa, que permite criar canais divididos por projetos, times, tópicos ou qualquer outro segmento que seja relevante.

 

Uma de suas maiores vantagens é a capacidade de fortalecer a comunicação, organizar as informações e promover a integração.

 

O Slack também pode se conectar a diferentes tipos de aplicativos, como Dropbox, redes sociais, Google Drive, entre outros.

 

Para um fabricante de janela de vidro para sala, essa ferramenta é interessante porque organiza as conversas e os arquivos, além de ser rápida e robusta.

 

Impactos das ferramentas de marketing

As estratégias de marketing estão cada vez mais dependentes dos recursos tecnológicos, de acordo com um estudo realizado pela Gartner Group em 2017.

 

Justamente por isso, cada vez mais negócios estão alinhando as áreas de marketing e vendas com o departamento de TI, pois com isso é possível planejar de maneira estratégica tudo o que será colocado em prática.

 

Com o uso do big data, por exemplo, as empresas tiveram acesso a um grande volume de dados e com isso interpretar a individualidade de cada cliente e potencial cliente.

 

Com isso, é possível entregar ao consumidor exatamente aquilo que ele quer, da maneira mais adequada e no momento mais propício, e tudo isso provocou uma verdadeira revolução nas estratégias de marketing.

 

As companhias, como uma empresa de selo mecânico duplo, se viram diante da necessidade de modificar a maneira como interagem com os consumidores.

 

Uma das estratégias usadas para isso é a produção de conteúdo relevante e que vem sendo usada por negócios de todos os segmentos.

 

É cada vez maior a necessidade de produzir materiais diversificados e impactantes, que vão abrir as portas para novas oportunidades.

 

Mas, na era da informação, tudo acontece muito rápido e a produção desses conteúdos pode perder a qualidade se não houver uma ferramenta que ajude na sua elaboração.

 

O encontro entre as estratégias de marketing e as ferramentas melhoram e modificam as relações de consumo.

 

Dentro do âmbito estratégico, os resultados que a equipe de marketing espera só serão alcançados se as estratégias considerarem a experiência do cliente.

 

Ela funciona como um tipo de indicador de performance, mas para melhorá-la, uma loja de persiana blecaute para varanda também precisa da ferramenta certa.

 

Independentemente do tipo de recurso que a companhia utiliza, se for empregado corretamente, será capaz de impulsioná-la.

 

Como as ferramentas de marketing impulsionam a empresa?

Usar ferramentas de marketing não é apenas modernizar a equipe e acompanhar tendências, na verdade, é uma forma de impulsionar o negócio, visto que essas tecnologias trazem diversos benefícios, como:

 

Aumenta o número de leads

Os softwares de automação de marketing também servem para mapear a jornada do cliente, o que facilita na hora de guiá-los durante esse processo até o momento da compra.

 

Entretanto, esses recursos também ajudam a atrair os consumidores, tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Tech Trends de 2017, é possível conquistar 2 vezes mais prospects com as ferramentas de marketing digital.

 

Gera oportunidades de vendas

Por meio da automação de marketing, é possível manter um bom relacionamento com os leads, e eles estarão muito mais preparados para o momento da compra.

 

Só que para alcançar esse objetivo, uma revenda de alumínio precisa acompanhar esses contatos de maneira personalizada, o que vai gerar oportunidades de negócios para as equipes.

 

Consequentemente, os leads chegarão mais rápido até a decisão de compra, gerando impactos positivos nos lucros.

 

Reduz o ciclo de vendas

As ferramentas de automação também ajudam a acompanhar, gerir e nutrir os prospects, de modo que o processo de vendas seja mais consultivo.

 

Os futuros clientes não precisam argumentar tanto e os vendedores têm mais facilidade para quebrar objeções, o que torna o processo muito mais rápido e eficiente.

 

Para uma empresa de locação de vibro acabadora, um software de automação de marketing representa o aumento da produtividade dos vendedores.

 

Isso é fundamental, tendo em vista que de acordo com uma pesquisa realizada pela Martech Conference, 60% do tempo da equipe de vendas é perdido com tarefas de baixo valor.

 

Reduz o custo de aquisição de clientes (CAC)

As ferramentas de marketing ajudam a otimizar tarefas maçantes e repetitivas, além de processarem melhor as informações.

 

As equipes terão mais tempo para ampliar seus esforços, impactar uma quantidade maior de consumidores e aumentar o número de conversões.

 

Como resultado, é possível reduzir o custo de aquisição de clientes, o que vai melhorar consideravelmente os lucros com as vendas.

 

Personaliza os contatos

Por meio de uma boa ferramenta de marketing, uma empresa de impermeabilização de piscina de concreto consegue melhorar o contato com seus clientes.

 

Além de enviar mensagens personalizadas com o nome do contato, os conteúdos estão diretamente relacionados aos interesses dele, o que potencializa as chances de conversão.

 

Considerações finais

Sendo assim, qualquer companhia que queira se consolidar no mercado, precisa automatizar suas estratégias de marketing. Na internet, tudo acontece muito rápido e funciona de maneira dinâmica, e é necessário acompanhar tudo isso.

 

Mesmo que seu negócio conte com um excelente profissional de marketing, o trabalho dele só vai valer a pena se puder contar com um software de automação. Ele deve atender ao planejamento de marketing da sua marca e ser compatível com seus objetivos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 3 =