10 Dicas para melhorar o engajamento com seus clientes

A melhor forma de vender mais de uma vez para as mesmas pessoas é com um engajamento eficiente, afinal, o mundo moderno é um mar cheio de estímulos, e para fazer um negócio prosperar, é preciso primeiro conquistar a atenção dos clientes.

 

Neste artigo, estarão contidas dicas práticas e bem aplicáveis de como engajar os clientes e torná-los fiéis a empreendimentos que estão no começo, mesmo que do absoluto zero.

 

Além disso, o texto apresentará o conceito de engajamento e como ele é feito, bem como as reações mais comuns dos consumidores à maioria das táticas que são utilizadas por aí e que dão certo.

 

10 Dicas para melhorar o engajamento com seus clientes

 

O que é engajamento?

Engajar significa se dedicar com afinco. No marketing, o engajamento de clientes consiste em uma tática eficaz para mantê-los interessados na proposta, produto ou serviço.

 

Deste modo, uma concessionária de motos que deseja o retorno frequente dos clientes à loja para fazer vistoria em moto, não pode esperar que o motorista sinta interesse em voltar apenas pensando num possível problema com o veículo.

 

A transformação é, sem dúvidas, o mais poderoso ativo de vendas, e deve ser oferecida ao cliente. Ele pode não se interessar por motos 24 horas por dia, mas certamente deseja o tempo todo viver grandes emoções.

 

É por isso que as campanhas de vendas, com o objetivo de engajar o público, oferecem muito mais do que itens para comprar ou programas para assinar: elas ofertam todos os tipos de estímulos, físicos e emocionais, para dialogar com o coração do público.

 

Portanto, o engajamento de clientes é caracterizado por todos os tipos de interação espontânea com a marca, indo além de simples compras ou uso de produtos e serviços.

 

Inclusive, o cliente que procura sempre pela mesma loja, quando precisa adquirir peças para caminhão iveco, sabe onde procurar. Ele não compra apenas o produto, mas a experiência  completa da compra e da entrega.

 

Diversas ações muito comuns estão associadas intimamente com o engajamento. Práticas como manifestações em mídias sociais, dar notas em produtos após a compra em uma loja virtual e participar de fóruns de ajuda aos usuários da marca fazem parte dos exemplos.

 

Muitas pessoas chegam até as marcas que vendem balcão refrigerado com gavetas e outros aparelhos de cozinha ou conveniência por conta dos artistas ou influenciadores que fazem as propagandas delas.

 

O contrário também é muito comum: muitas pessoas acompanham produções artísticas que contenham pessoas usando, de alguma forma, uma marca famosa em destaque. Exemplos bem populares são sessões de grafite de rua e shows de hip hop.

 

O engajamento do público-alvo é uma das preocupações mais urgentes das grandes empresas. Em muitas delas, essa estratégia se mostra tão importante quanto a qualidade dos produtos ou serviços.

 

As empresas que alugam tenda para casamento, na verdade, vendem muito mais do que esse serviço de locação. Afinal, uma característica marcante do público que procura por esse tipo de produto é o desejo ardente de participar de um acontecimento emocionante.

 

O empreendedor atento precisa tomar cuidado para que a estratégia de comunicação da campanha forneça os elementos sensíveis capazes de dialogar com as dores e sonhos da plateia e dos clientes.

 

Ele precisa pensar nos consumidores que tem agora, e nos possíveis clientes que passarem por perto e acabarem observando a propaganda.

 

Dessa forma, a estrutura do engajamento de uma campanha é toda construída em torno de muita pesquisa e trabalho estratégico, para que sejam utilizadas as palavras certas, e dessa forma, atrair as pessoas certas.

 

A publicidade de uma empresa de limpeza de carpete residencial não pode ser feita da mesma forma que a de uma organizadora de eventos festivos. Caso contrário, a comunicação não logrará êxito, podendo inclusive atrair o público errado.

 

Em resumo, o engajamento é o combustível emocional das pessoas para a tomada de ações. Dentro de tudo isso, o engajamento de clientes também pode ser entendido como o conjunto de interações voluntárias entre eles e a marca.

 

O engajamento também diz respeito a maneira com que o público relaciona-se e interage com determinada marca ou empresa, indo além do mero consumo de produtos e serviços.

 

Ou seja, as instituições que buscam engajar seus clientes constroem estratégias no intuito de fortalecer esse relacionamento com a sua audiência e aproximar-se mais dele.

 

O objetivo final de todo esse investimento é conseguir gerar nos compradores uma identificação com os valores da empresa.

 

De maneira que, ao interagir com a marca, os clientes estarão gerando um tipo de mídia gratuita e espontânea, repleta de autenticidade e bastante poderosa, e as redes sociais desempenham um papel singular nesse processo.

 

Uma loja que vende piso industrial de alta resistência através de suas redes sociais possui muito mais possibilidades de engajar o seu público do que se estivesse fechando as vendas fora dela.

 

Isso acontece pois, dentro da internet, existem não só diversas formas de estímulo úteis às vendas, como também formas de recompensa e feedback dos resultados.

 

O comércio online possui um caráter muito competitivo. Sendo assim, aquele que souber engajar mais merecerá ocupar posições de destaque e, consequentemente, lucrará mais.

 

Importância de investir no engajamento dos clientes

São várias as razões pelas quais o engajamento do público é importante para um negócio. A primeira delas é que essa impressão positiva traz uma grande economia para os investimentos em estratégias de marketing.

 

Isso acontece pelo fato de que os clientes já estão fidelizados previamente e, por essa razão, já estão em um estágio mais avançado e são recorrentes em compras com a mesma marca.

 

Isso reduz os gastos para a conquista de novos consumidores. Assim, uma loja de materiais de construção que tenha fidelizado um cliente através da venda de um piso intertravado sextavado não terá dificuldade de vender mais dele para outras pessoas.

 

Isso considerando que o boca a boca do público é um ativo de vendas monstruoso, e isso ocorre porque os clientes fiéis atraem mídia espontânea, aproximando muitas pessoas da empresa.

 

As mídias sociais constituem as ferramentas principais dos lançamentos ou campanhas de vendas de um negócio. Ocasiões de queimas de estoque são momentos propícios para tal.

 

As lojas de autopeças fazem bom uso dessa estratégia quando querem atrair mais clientes ao colocar itens como um compressor de ar diesel em promoção.

 

Assim, o valor da marca aumenta substancialmente, e é justamente esse fenômeno que proporciona a propaganda espontânea que os clientes fiéis fazem dela. Isso dá indícios ao novo público da qualidade da solução oferecida.

 

O engajamento eleva a reputação da empresa e agrega valor ao seu trabalho, o que acaba melhorando a experiência da solução e do serviço oferecido.

 

Além disso, se a experiência do cliente é positiva do início ao fim, poucas pessoas irão desistir de comprar da marca.

 

Muito pelo contrário: o contato delas será cada vez mais constante e até mesmo a jornada de compra diminuirá.

 

Dicas para melhora no engajamento dos clientes

A partir de tudo o que foi visto, pode surgir a dúvida de quais são as maneiras mais eficazes para aumentar o engajamento dos consumidores de uma marca ou empresa. É possível listar:

  1. Conhecer as necessidades do público;
  2. Focar na experiência do cliente;
  3. Estar presente nas redes sociais;
  4. Variar os canais de atendimento;
  5. Investir em comunicação personalizada;
  6. Estimular a interação;
  7. Considerar o feedback dos clientes;
  8. Criar conteúdos relevantes;
  9. Construir uma rotina de eventos;
  10. Desenvolver um funil de vendas.

 

É preciso saber o que os clientes querem e conhecer a persona do negócio, que significa o perfil de cliente ideal para aquele tipo de transformação que a empresa fornece. Para ter esses dados em mãos, basta realizar a boa e velha pesquisa de satisfação.

 

Junto a isso, é preciso ter muito cuidado com a experiência do cliente. Os empresários devem ter em mente que a comunicação deve ser também, bem mais do que uma maneira de chegar à venda, mas uma forma de completar essa experiência.

 

O engajamento deve se preocupar em completar a entrega do produto ou serviço, e não só conseguir que o cliente passe o cartão.

 

Além disso, é primordial estar nas redes sociais, sem deixar de lado a atuação no mundo físico. Um negócio de sucesso deve estar em todos os lugares que alcancem o seu público-alvo, para que o cliente compre de onde achar mais conveniente.

 

Ademais, a comunicação precisa ser personalizada e interativa. Ninguém faz sucesso sendo igual a todo mundo, portanto, é preciso que as pessoas de fora reconheçam uma marca exatamente por aquilo que ela pode realizar apenas com ela.

 

É preciso também, como já foi dito, caprichar no desenvolvimento e avaliação de pesquisas e, dessa forma, produzir conteúdo em cima desses resultados.

 

A linha da comunicação de uma marca deve conter as mesmas palavras que o seu público usa.

 

Por fim, um negócio bem engajado sempre será aquele que possui uma agenda sólida de eventos. É preciso que exista uma rotina de conteúdos, e que lançamentos sejam feitos constantemente, a depender das condições e circunstâncias do negócio.

 

Para isso, é interessante apostar em um funil de vendas, que consiste em uma tática de marketing para atração, fazendo uma segmentação do público em três fases.

 

Considerações finais

Como foi visto, o engajamento é a energia que move os clientes durante todo o percurso de vendas, até o momento da compra.

 

Não é possível negligenciar esse aspecto quando se tem o objetivo de expandir uma pequena empresa, nem dá pra competir com os gigantes do mercado sem se dedicar a esse assunto. O engajamento dos clientes é o que dá vida a todos os negócios.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 16 =