Com o crescimento do e-commerce, como escolher por boas transportadoras?

As transportadoras são essenciais para os e-commerces, afinal, são elas que entregam as mercadorias aos clientes dessas plataformas.

 

As lojas virtuais cresceram muito no Brasil e no mundo por conta das facilidades que têm a oferecer. Nelas, os consumidores podem encontrar tudo o que precisam, por um valor mais acessível e sem precisar sair de casa.

 

Também é uma oportunidade de comparar os preços e encontrar as plataformas que oferecem as melhores condições para os clientes.

 

Só que para receber sua mercadoria, o cliente depende de uma transportadora e do bom senso da loja ao escolhê-la. Se ela falhar e a pessoa não receber o que comprou, começam os problemas.

 

Mais do que receber o produto, seu cliente quer que ele chegue rapidamente. Portanto, não adianta apenas garantir que ele vai receber a mercadoria, mas também que vai recebê-la no tempo ideal.

 

Para as vendas online, atrasos no frete são os maiores responsáveis pela insatisfação dos consumidores. Portanto, se você deseja que a sua loja se destaque, é preciso se atentar a isso.

 

Neste artigo, vamos falar sobre o crescimento do e-commerce no Brasil, dar dicas para escolher uma boa transportadora e mostrar as vantagens dessa escolha.

 

Crescimento do e-commerce no Brasil

O e-commerce é uma modalidade de compra e venda pela internet que já era tendência há um tempo, mas em 2020, devido à pandemia, teve recorde de crescimento.

 

O faturamento desse tipo de negócio cresceu 47% apenas no primeiro semestre de 2020, a maior alta em 20 anos. Foram cerca de 90,8 milhões a mais de pedidos em comparação ao primeiro semestre de 2019.

 

Consequentemente, outras modalidades de negócio atreladas, como serviços de entrega expressa motoboy cresceram, tendo em vista que o consumidor passou a desembolsar 6% a mais em suas compras pela internet.

 

Cerca de 7,3 milhões de pessoas compraram pela primeira vez em uma plataforma e-commerce em 2020, o que levou a 41 milhões de consumidores que preferiram as compras virtuais.

 

Além disso, no primeiro semestre de 2020, desses usuários, 20% compraram mais de 10 vezes pela internet, sendo que no mesmo período de 2019 esse número era de 17%.

 

Só que o crescimento do e-commerce não tem data para acabar, visto que mesmo após a vacina e estabilização da crise gerada pela pandemia, a tendência é que essa modalidade de negócio continue crescendo.

 

Em linhas gerais, o comportamento do consumidor mudou e ele adquiriu confiança nas compras e pagamentos via web.

 

Para se ter uma ideia, 93,4% dos consumidores brasileiros têm intenção de comprar alguma coisa pela internet.

 

O faturamento tende a aumentar ainda mais em datas específicas, isso significa que a escolha de transportes de cargas pequenas por essas lojas deve ser ainda mais assertiva em períodos como:

  • Páscoa;
  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados;
  • Dia do consumidor.

 

Isso porque essas datas aumentam o tempo da entrega, o que pode acarretar a insatisfação do consumidor.

 

O aumento das vendas virtuais já é motivo para se preocupar, por isso, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para escolher uma boa transportadora.

 

Dicas para escolher transportadoras

Agora que você viu, em números, o vasto crescimento do e-commerce, se está pensando em investir nessa modalidade de negócio, precisa saber escolher serviço de motofrete e transporte de cargas. Portanto, algumas dicas são:

 

Busque referências

Faça uma pesquisa para descobrir quais são as transportadoras disponíveis no mercado.

 

Fale com outros clientes para saber como está a reputação delas, se cumprem o prazo e os trajetos que realizam.

 

Investigue sobre sua infraestrutura, se os clientes reclamam muito e os segmentos que essas empresas costumam atender.

 

Junte o máximo de informações e analise detalhadamente se a transportadora escolhida se encaixa às necessidades do seu negócio.

 

Identifique as necessidades do seu e-commerce

Por falar nisso, identifique e entenda as necessidades do seu negócio, visto que só dessa forma você saberá direcionar seus investimentos e estratégias.

 

Tenha uma visão clara dos objetivos da loja e qual demanda ela precisa atender. Essas informações vão te ajudar a escolher a melhor transportadora, de acordo com as exigências de seus clientes.

 

Antes de bater o martelo e fechar negócio, examine com calma as suas necessidades e estabeleça o tipo de serviço que deseja receber.

 

Assim, fica mais fácil escolher aquela empresa de entrega rápida moto que corresponde às suas expectativas.

 

Avalie a frota

A frota se encarrega de fazer todo o transporte de mercadorias, portanto, ela deve ter a capacidade de levar as mercadorias ao destino no tempo certo e com segurança.

 

Verifique as condições dos veículos usados, se a empresa possui uma quantidade mínima e como está o estado do transporte.

 

Não se esqueça de se certificar se a empresa mantém em dia a conservação deles, tanto em relação à parte mecânica como de documentos.

 

Isso é fundamental para que a frota não seja paralisada, então, os veículos devem estar sempre bem conservados e preparados para atender os clientes com qualidade e responsabilidade.

 

Pesquisar a situação financeira

Além de cuidar bem da frota, uma empresa de entrega de documentos se atenta à sua condição financeira, para que possa arcar com os custos do transporte.

 

Uma transportadora que não tenha esse cuidado corre o risco de não conseguir entregar os produtos, o que vai deixar seus consumidores muito insatisfeitos, e daí começam a aparecer as reclamações.

 

Antes de escolher quem vai fazer suas entregas, analise a situação financeira da companhia e se ela é transparente quanto às informações prestadas. Isso é fundamental para que seu negócio não seja prejudicado no futuro.

 

Verifique os investimentos em tecnologia

É importante que a transportadora tenha uma boa infraestrutura tecnológica, pois ela otimiza os serviços e garante a segurança das mercadorias.

 

Um exemplo de recurso tecnológico importante é o rastreamento de cargas, uma vez que ela permite acompanhar o andamento dos produtos pela internet ou por meio de aplicativos.

 

Se você precisa de serviço de motoboy, escolha as empresas desse setor que buscam inovação e aprimorem seu trabalho.

 

A tecnologia otimiza a entrega, garante mais qualidade ao serviço prestado e isso melhora a experiência do cliente.

 

Vantagens de escolher uma boa transportadora

Escolher uma boa transportadora traz muitos impactos positivos para o seu e-commerce, uma vez que o transporte é uma das etapas mais importantes dentro da empresa.

 

Trata-se de um serviço que precisa respeitar prazos e prezar pela integridade das mercadorias.

 

Em outras palavras, saber escolher esse parceiro vai determinar o sucesso e fazer com que sua loja virtual esteja preparada para atender o mercado.

 

Só que escolher uma entrega expressa transportadora não é tarefa simples, visto que você precisa considerar uma série de fatores, como os mostrados no tópico anterior.

 

Não se esqueça de que essa empresa vai representar o seu negócio no que diz respeito à entrega e quem vai ter contato físico com seu cliente. Uma escolha certeira é o que vai gerar valor e experiência positiva para os consumidores.

 

Se a sua empresa não se preocupar em escolher a melhor transportadora, você assume um risco para todo o processo de compra.

 

Em um mercado em forte expansão e com uma concorrência cada vez maior, perder um cliente é um enorme prejuízo.

 

Não se prenda apenas à necessidade de encontrar companhias que façam o trabalho pelo menor custo, pois isso pode te levar a abrir mão da qualidade e prejudicar sua plataforma de vendas.

 

Por outro lado, ao escolher uma boa empresa de entrega de encomendas, ela sabe que essa etapa é crucial para os negócios e por isso vai garantir a melhor infraestrutura.

 

Sua loja online passa a contar com uma transportadora que investe no que há de melhor em tecnologia e qualificação.

 

Além disso, poderá contar com a mão de obra de motoristas qualificados e bem preparados para atender o seu cliente.

 

São profissionais prontos para atender bem o consumidor e levar seus produtos com agilidade e segurança.

 

Conclusão

Vender pela internet se tornou a oportunidade perfeita de ter o próprio negócio e obter um lucro considerável.

 

No entanto, para que tudo ocorra perfeitamente bem, é indispensável fazer com que os pedidos cheguem até os clientes.

 

Eles desejam receber suas compras dentro do prazo e que as mercadorias estejam em perfeitas condições, portanto, isso é o mínimo que seu negócio precisa garantir.

 

Sendo assim, não deixe de investir em uma transportadora de confiança e que respeite as suas necessidades e atenda às suas expectativas.

 

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você vai encontrar o melhor parceiro para sua loja virtual e proporcionar a melhor experiência aos seus clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + quinze =