6 Dicas para impulsionar uma pequena loja online

Ter uma loja online é o objetivo de muitas pessoas, porque é uma forma de ter o próprio negócio, sem precisar gastar muito e ainda obter excelentes lucros.

 

O aumento das vendas pela internet trouxe uma excelente oportunidade de empreender, mas, ao mesmo tempo, aumentou muito a competitividade no mercado eletrônico.

 

Em vista disso, os empreendedores precisaram criar maneiras de se destacar e chamar a atenção do usuário para o seu negócio na web. Existem várias maneiras de fazer isso e o marketing digital é protagonista nesta empreitada.

 

Não importa se a loja em questão pertence a um estabelecimento físico ou funciona exclusivamente como plataforma e-commerce. Independentemente desse fator, o negócio digital vai enfrentar uma concorrência e deve estar preparado.

 

6 Dicas para impulsionar uma pequena loja online

 

Quando se trata de marketing digital, independentemente da situação financeira do empreendedor, sempre é possível investir em alguma estratégia, aumentar as vendas e expandir os negócios.

 

Mas é muito complicado saber como aumentar a venda quando o orçamento está muito apertado. Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como impulsionar uma loja na internet e como melhorar a imagem do seu negócio nas redes sociais. Confira.

 

Dicas para impulsionar uma loja na internet

Embora as vendas digitais representam uma grande oportunidade de negócios, este espaço está cada vez mais concorrido e os empreendedores precisam criar maneiras de se destacar.

 

A boa notícia é que existem várias ações que podem ser colocadas em prática e destacar seu negócio digital entre os concorrentes. Tem entre as principais estratégias estão:

 

1.    Conhecer a persona do negócio

Não importa se você vende expositor de maquiagem para loja ou artigos para carros, se quiser ter bons resultados, precisa conhecer a persona da empresa.

 

Trata-se de um personagem semi fictício que reúne as principais características do cliente ideal, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Problemas;
  • Necessidades;
  • Objetivos.

 

A partir do momento em que seu negócio conhece todas essas informações sobre quem compra com você, fica muito mais fácil escolher os canais para divulgar a empresa, como se comunicar com o público e assim por diante.

 

2.    Descobrir canais eficientes

Procure descobrir quais canais e estratégias aumentam o efeito de conversão e ajudam a alcançar o público certo.

 

Por exemplo, alguns negócios conseguem excelentes resultados trabalhando apenas no Facebook, fazendo com que outros investimentos se tornem gastos desnecessários.

 

Para saber quais são os canais mais eficientes para o seu negócio, faça uma análise minuciosa sobre as preferências de seu público e onde seus concorrentes estão presentes.

 

3.    Estabelecer metas

Outro ponto muito importante é estabelecer metas, objetivos e um orçamento para impulsionar a loja online nos canais digitais.

 

Em outras palavras, antes de criar suas páginas, perfis e sites, uma loja de acessórios, como caixinha de óculos, precisa estabelecer metas e o orçamento para limitar o quanto poderá gastar com as vendas online.

 

4.    Trabalhar os canais escolhidos

Depois que estiver definido o quanto a loja online pode investir e em quais canais vai investir, chegou o momento de começar a trabalhar com eles.

 

Em primeiro lugar, lembre-se de que para criar uma plataforma e-commerce, é necessário investir em uma hospedagem e um domínio, caso contrário, não será possível iniciar as atividades de vendas.

 

Os empreendedores que não possuem o conhecimento necessário para se estruturar na internet devem contar com um profissional ou empresa que seja capaz de fazer a plataforma e cuidar de sua manutenção.

 

5.    Automatizar o negócio

Um negócio digital precisa de processos automáticos, o que envolve desde a compra até o envio de boletos, e-mails de confirmação, ordens de despacho, dentre outros processos, como o transporte usado para as entregas.

 

Também é importante contar com um formulário de captação de potenciais clientes que deve ser integrado ao funil de vendas no e-mail marketing.

 

6.    Investir em anúncios patrocinados

Quando o usuário procura algum produto na internet, como cortina de enrolar em lona, pode encontrar dois tipos de conteúdos, sendo os orgânicos e os pagos.

 

Os conteúdos pagos, também conhecidos como links patrocinados, são anúncios que a marca divulga em diferentes canais da internet, como buscadores e redes sociais.

 

Embora as estratégias orgânicas sejam muito importantes hoje em dia, nenhuma empresa deve ignorar a eficácia dos anúncios pagos, principalmente, porque eles são muito mais rápidos do que as práticas orgânicas.

 

Assim sendo, procure expandir suas campanhas por meio deles, investindo em anúncios que vão ajudar a alavancar as vendas.

 

Como construir uma boa imagem nas redes sociais

As redes sociais são canais muito importantes para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

 

Mas para as plataformas de e-commerce, esses canais são ainda mais importantes, porque elas dependem do ambiente digital.

 

Por meio das redes sociais, um fabricante de caixa personalizada semi joias consegue construir uma imagem positiva, assim como uma loja virtual, e algumas formas de fazer isso são:

 

Saber quem é seu público-alvo

A primeira coisa que você precisa saber é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você pretende impactar nas redes sociais e atrair para a loja virtual.

 

Tudo no marketing digital funciona de maneira direcionada, ou seja, quando você cria uma campanha paga, ela é direcionada para determinado público, quando a marca investe em conteúdo, ele deve ser direcionado para o público certo.

 

Sem o devido direcionamento e segmentação, todos os investimentos se tornam perda de tempo e dinheiro. Portanto, antes de pensar em quais estratégias vai usar e onde vai divulgar o seu negócio, conheça o seu público.

 

Elaborar a imagem que quer transmitir

O segundo e importante passo para melhorar a imagem da loja online nas redes sociais é planejar a imagem que a sua marca deseja transmitir. Qual é o tipo de mensagem que ela quer deixar na mente dos consumidores?

 

Fazer um planejamento em relação a isso é uma forma de auxiliar nas tomadas de decisões e trabalhar estratégias que realmente valorizam a marca nas redes sociais.

 

Mesmo porque, depois que o fabricante de prótese capilar masculina cacheada alcança uma reputação e uma fama, dificilmente vai conseguir mudá-la. Portanto, pense em como você quer que as pessoas falem sobre a loja.

 

Criar conteúdos de qualidade

A primeira coisa que o empreendedor precisa ter em mente é que os usuários não acessam as redes sociais para comprar.

 

As pessoas estão interessadas em ter contato com outros usuários, conferir as novidades de suas marcas preferidas, ter acesso a entretenimento e consumir conteúdos de qualidade.

 

Assim sendo, uma loja virtual de lembrancinha com foto para namorado deve criar conteúdos de qualidade compatíveis com as características da plataforma em questão.

 

Por exemplo, no Facebook, é possível divulgar diferentes tipos de materiais, como textos, links para o blog, vídeos, imagens, entre outros.

 

Já no Instagram, o foco é totalmente em conteúdos visuais, por isso, o melhor formato de material são os vídeos e, até mesmo, as transmissões ao vivo, assim como as imagens.

 

Independentemente da plataforma que a sua loja virtual esteja presente, ela precisa fazer com que esses materiais, em qualquer formato que seja, ofereçam informações relevantes para os usuários me ajudem a construir a imagem da marca.

 

Interagir com as pessoas

Se um usuário entrar em contato com o fabricante de esfiha congelada, a empresa precisa responder o quanto antes, sempre de maneira cordial, educada e mostrando que o negócio está disposto a ouvi-lo e ajudar.

 

Além disso, lembre-se de que as redes sociais são plataformas excelentes para interagir com a audiência e construir um relacionamento promissor com as pessoas.

 

Responda a comentários, participe de discussões construtivas e evite entrar em polêmicas. Se algum usuário reclamou da sua loja ou fez uma crítica, não o deixe sem resposta.

 

Responda o quanto antes e de maneira educada, procurando solucionar seu problema da melhor maneira possível.

 

Manter o perfil atualizado

Por fim, mas não menos importante, assim como o estabelecimento de pastel de frango assado, sua loja virtual deve manter seus perfis nas redes sociais sempre atualizados.

 

Quando a marca não se atenta a esse fator, causa a impressão de desleixo ou, até mesmo, de que o negócio não está mais na ativa, consequentemente, ele corre o risco de perder oportunidades de vendas.

 

Se você não quiser que isso aconteça e, realmente, queira melhorar a imagem do seu negócio digital, precisa manter seus perfis nas redes sociais sempre atualizados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − quatro =