Smarketing: melhore a integração marketing e vendas da empresa

Smarketing é a reunião entre as equipes de vendas e marketing, para que elas trabalhem em conjunto e em busca dos objetivos do negócio.

 

Unir os esforços desses dois times traz mais previsibilidade de crescimento e escala as oportunidades de negócio.

 

Em algum momento, gestores e empreendedores ouvem falar sobre o smarketing, também conhecido como vendarketing.

 

Enquanto Smarketing é a junção entre Sales e Marketing, vendarketing é a junção entre vendas e marketing.

 

Smarketing: melhore a integração marketing e vendas da empresa

 

Dentro de uma empresa, o departamento de vendas depende dos resultados trazidos pelo departamento de marketing, e este, por sua vez, passa a conhecer melhor as características do consumidor quando os vendedores têm contato com ele.

 

Percebe como as duas equipes precisam uma da outra para ter bons resultados? Se elas são interdependentes, nada mais natural do que trabalhar juntas e interligadas, mas não é isso que acontece na maioria das companhias.

 

Mas, é justamente isso o que faz com que muitas organizações perdem grandes oportunidades.

 

Para esclarecer um pouco mais o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de smarketing e a importância de integrar as duas áreas. Confira.

 

O que é smarketing?

De modo direto, o conceito de smarketing nada mais é do que a união entre os setores de vendas e marketing, para que trabalhem de maneira alinhada e em conjunto. Para funcionar, as duas áreas precisam estar engajadas.

 

Mas, ao contrário do que propõe essa estratégia, o mais comum é que os departamentos tenham algumas restrições uns com os outros. A situação fica um pouquinho pior quando as metas não são atingidas.

 

Para que o cliente chegue até o balcão de venda, a equipe de marketing precisa fazer um bom trabalho, mas para fazer um bom trabalho, ela precisa saber quem é o cliente com quem os vendedores lidam.

 

É dessa forma que a companhia consegue definir o que é um lead qualificado e quais são as estratégias mais adequadas para atraí-lo.

 

Tendo em vista essa necessidade, o vendarketing surgiu para direcionar os esforços de ambos os times ao mesmo objetivo, que nada mais é do que vender mais e melhor e aumentar o crescimento do negócio.

 

As metas conjuntas, usar ferramentas integradas e entender os responsáveis pelas entregas é fundamental para colocar essa estratégia em prática.

 

Como investir em smarketing?

Na hora de colocar essa estratégia em prática, existem algumas ações que não podem ser descartadas. Dentre elas estão:

 

Estabelecer metas compartilhadas

Supondo que o objetivo de um negócio é aumentar em 30% suas vendas em determinado trimestre, não faz sentido que os departamentos de vendas e marketing tenham metas diferentes.

 

Os negócios precisam ter seus próprios objetivos, desde os investimentos para melhorar a fachada de loja feminina até os processos internos, tudo depende das metas.

 

Na hora de estipular elas, é fundamental compreender o funil de vendas para assim saber quantas oportunidades são necessárias para fazer uma única venda. Em outras palavras, quantos leads você precisa atrair para conquistar x clientes?

 

Aproximar as equipes

Para que essa estratégia funcione, as equipes precisam estar próximas, mesmo porque, o trabalho de uma está conectado com o trabalho de outra.

 

Nesse sentido, depois de definir as metas, é interessante entender o que cada uma precisa.

 

Por exemplo, os vendedores podem estar insatisfeitos com a quantidade de potenciais clientes que chegam até eles. Se este for o caso, procure entender o que faz com que as pessoas avancem dentro do funil de vendas.

 

Talvez elas precisem conhecer mais sobre o segmento do negócio ou não tenho condições de pagar pelo produto ou serviço, dentre outros detalhes relevantes.

 

São informações que trazem mais clareza para o trabalho dentro do setor de marketing, que poderá investir em materiais que vão nutrir os leads, de modo que eles amadureçam para receber o contato do vendedor.

 

Além de investir em uma fachada de loja moderna, as pessoas precisam conhecer um pouco mais sobre o negócio, pois é muito mais fácil vender para quem conhece o produto do que para quem não conhece.

 

Fazer reuniões entre as equipes pode trazer muitas informações sobre os clientes e potenciais clientes, como:

  • Dificuldades nas abordagens de vendas;
  • Dores e necessidades;
  • Materiais que fazem mais sentido;
  • Perfil ideal de cliente.

 

Entretanto, não basta fazer uma reunião e achar que está tudo certo, o ideal é estabelecer um cronograma para reuniões periódicas, e assim acompanhar o trabalho e discutir as dificuldades.

 

Embasar as tomadas de decisões

As metas do negócio precisam ser realistas, por exemplo, querer crescer 40% em um período em que a empresa só consegue um crescimento de 4% está completamente fora de cogitação.

 

Assim como as logísticas para ecommerce são bem calculadas, as metas também precisam ser bem planejadas, levando em conta o histórico do negócio, sua capacidade de trabalho, recursos financeiros, dentre outros aspectos.

 

Usar ferramentas integradas

Se as ferramentas estiverem integradas, fica muito mais fácil manter o alinhamento, por meio de processos claros e dados visíveis.

 

Os softwares disponíveis hoje, como no caso do CRM, são pensados para integrar diferentes equipes, como no caso de vendas e marketing.

 

Ambas conseguiram criar landing pages para atrair os visitantes, inseri-los no fluxo de nutrição e emitir relatórios em tempo real.

 

Importância de unir os times de marketing e vendas

O smarketing gera impactos diretos na receita do negócio, mas além de benefícios em relação aos lucros, existem muitas outras vantagens trazidas por essa estratégia. São elas:

 

Melhora os processos colaborativos

Toda empresa precisa saber trabalhar em equipe e cultivar o espírito de colaboração entre os funcionários, pois isso garante um ambiente de trabalho positivo, motivador e produtivo.

 

Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Queens University of Charlotte, 73% dos profissionais acreditam que a colaboração e o trabalho em equipe são fundamentais.

 

Para uma gráfica especializada em impressão flyer, a colaboração exerce papel macro em seus processos internos. Unir o trabalho de 2 setores complementares, como vendas e marketing, potencializa ainda mais as transformações positivas.

 

Colabora com as tomadas de decisões

Um dos problemas mais comuns entre as organizações que não trabalham com o smarketing é tomar decisões equivocadas o que trazem poucos resultados.

 

Por outro lado, quando uma equipe conhece o dia a dia da outra, as definições são mais positivas para os 2 lados, evitando que a competitividade atrapalhe o andamento das tarefas.

 

Imagine, por exemplo, o quanto seria trabalhoso e uma grande perda de tempo se cada departamento tivesse sua própria persona.

 

Enquanto as vendas direcionam suas ações para um tipo de cliente, o marketing está fazendo campanha para outra persona.

 

Para evitar essa situação, uma empresa de painéis fotográficos procura tomar decisões coletivas e direcionar os esforços em um mesmo sentido. Isso torna os resultados mais assertivos e alinhados com o propósito de venda.

 

Equilibra os processos internos

Toda empresa gostaria de ter processos funcionais e bem equilibrados, principalmente no setor de vendas, onde é tão difícil conseguir isso.

 

O desalinhamento costuma ocorrer entre os departamentos de marketing e vendas, justamente pela falta de conhecimento da rotina de cada um.

 

Mas, se uma empresa de entrega de encomendas investe em vendarketing, evita retrabalhos, perdas de oportunidades e colaboradores insatisfeitos com seus resultados.

 

Um bom exemplo da eficácia do smarketing é que quando uma equipe está desalinhada, o time de marketing não consegue acompanhar o passo a passo das vendas, portanto, não sabe como o processo de conversão acontece.

 

Da mesma forma, se os vendedores estiverem sobrecarregados, recebendo mais leads do que podem trabalhar, a produtividade pode ser comprometida, mesmo que o time de marketing trabalhe bem os leads.

 

Para evitar esse tipo de problema, é muito importante estabelecer uma comunicação ativa e alinhar o fluxo de processos.

 

Dessa maneira, a equipe de marketing de uma empresa de internet consegue acompanhar todas as etapas de vendas.

Isso torna mais fácil a compreensão do momento ideal para reabastecer a base de leads, e assim inserir novos consumidores dentro do funil de vendas.

 

Conclusão

Sendo assim, todos os setores de uma empresa precisam trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos do negócio, mas essa integração é ainda mais importante entre os times de vendas e marketing.

 

Um depende do outro para realizar o seu trabalho, então não faz sentido que executem suas tarefas separadamente.

 

O trabalho em conjunto torna as metas e resultados muito mais alcançáveis, sem perda de tempo e sem fazer um esforço que não traz resultado.

 

O smarketing consegue expandir o potencial do negócio, gerar oportunidades concretas de vendas e ainda motiva os colaboradores, tornando-os muito mais produtivos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =