KPIs de SEO: como realizar a medição de resultados

Existem vários KPIs de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, que uma empresa precisa acompanhar para saber se os esforços sobre o marketing digital valem a pena.

 

Os KPIs (Key Performance Indicator), ou indicadores-chave de desempenho, permitem entender o funcionamento pleno de meta descrições e meta títulos, segmentação de palavras-chave do SEO e o marketing de conteúdo, entre outros elementos.

 

Para cada campanha em execução, pode ser demorado reunir todas os KPIS de SEO, identificando nas mais diversas plataformas, como:

  • Bing;
  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • MOZ;
  • SEMrush.

 

De qualquer maneira, toda empresa precisa entender, de fato, como os KPIs de SEO funcionam, quais são os indicadores-chave mais importantes, e como escolher cada um deles para justificar todo investimento empregado.

 

KPIs de SEO: como realizar a medição de resultados

 

O que são os KPIs de SEO?

Para melhor compreensão sobre a importância dos KPIs de SEO, é preciso explicar que são métricas para avaliar se uma estratégia de otimização e o desempenho dos resultados de pesquisa orgânica de um site alcançaram o sucesso esperado, ou necessitam de ajustes.

 

Mesmo que o aumento de tráfego orgânico de um site que venda adjuvantes agrícolas seja um indício de sucesso, é possível avaliar outras performances para fazer ajustes pontuais, dentro do planejamento estratégico, desde o princípio.

 

Sendo assim, é preciso prestar atenção a indicadores iniciais que, de qualquer maneira, surgem antes mesmo de observar alterações perceptíveis no tráfego.

 

KPIs de SEO importantes que vale acompanhar

Determinadas métricas fazem mais sentido do que outras, dependendo das características de cada empresa, ou dos objetivos de um negócio.

 

Para entender como uma campanha de SEO se encaixa no planejamento estratégico de uma empresa, é preciso conhecer determinadas métricas de KPI.

 

1.   Conversões de meta

Essas são conversões significativas, como inscrições de newsletter para saber mais sobre câmara fria, ou formulários de contato enviados, dentro de um esforço de inbound marketing.

 

Em um primeiro momento, pode ser considerado indireto, mas com objetivos significativos pode ajudar a rastrear a contribuição orgânica para o resultado esperado.

 

2.   Posições de palavras- chave

As palavras-chave relevantes são essenciais para as KPIs de SEO, e aquelas que apresentam volume alto de pesquisa contribuem para as metas de negócios, mesmo que haja algumas limitações para focar apenas nas classificações.

 

3.   Receita orgânica

Aqui o assunto é finanças, pois trata da receita que o canal orgânico promoveu e, por isso, é um número muito relevante.

 

Ainda assim, as pessoas podem adquirir produtos e serviços após um tempo, ou seja, nesse caso, a atribuição pode ser ignorada.

 

4.   Tráfego orgânico

Essa é a métrica que indica o número de sessões originárias dos mecanismos de pesquisa.

 

Mensurar é fácil e significativo, mas esse tipo de tráfego não converte leads em clientes, necessariamente.

 

Também pode partir de pesquisas de marca de um chuveiro de emergência, um caso que não está atrelado aos esforços de SEO, de fato.

 

5.   Tráfego sem marca

O CTR (Click Through Rate) é a taxa de cliques em um motor de busca para consultas de pesquisa sem o nome da marca do site.

 

Esse KPI pode ser significativo porque as pesquisas que geram tráfego sem marca podem atrair novos visitantes, e assim contribuir para o crescimento em geral.

 

Características de KPIs de SEO vantajosos

Para escolher quais os KPIs de SEO que valem a pena acompanhar, é preciso descobrir as características que se mostram vantajosas.

 

Uma das principais características de KPIs de SEO é que eles precisam ser claros, que não admitem qualquer insinuação, ou seja, que sejam facilmente compreendidos para quem busca, por exemplo, informações sobre uma empresa de cuidador de idosos para ter um profissional de confiança em casa.

 

Esse cuidado permite que os dados coletados sejam precisos, porque um KPI único que exponha qualquer dúvida pode originar orientações erradas.

 

Da mesma forma, os KPIs de SEO devem ser relevantes, para que uma marca possa ser baseada em raciocínio sólido.

 

Isso significa ter a capacidade de vincular os indicadores-chave a objetivos, ou que possam ser comparados com elementos de uma estratégia em andamento.

 

Outra característica dos KPIs de SEO é que devem corresponder a elementos das estratégias de negócios no qual uma marca pode agir de maneira imediata.

 

Um exemplo é quando os dados coletados por meio de KPIs mostram que a estratégia precisa de ajustes, por isso, eles devem ter capacidade de indicar em que patamar está um problema que precisa de uma solução clara.

 

O que leva a outra característica, isto é, que os KPIs de SEO são controláveis, para que as equipes de marketing digital de uma fábrica de sacolas personalizadas tenham a possibilidade de influenciar ou monitorar constantemente.

 

Propostas de KPIs de SEO que mostram o caminho

Com as características dos KPIs de SEO, é preciso definir os objetivos da campanha, seja pelo aumento de visibilidade de um site, ou para alcançar um público mais abrangente para divulgar novos produtos e serviços.

 

Uma proposta é considerar a estrutura de um site, pois os KPÌs de SEO dependem disso.

 

Se um site mantém apenas uma página, por exemplo, não se faz necessário definir uma meta centrada em taxa de rejeição.

 

De outra forma, se o caso for um site e-commerce que trabalha com ozonioterapia capilar preço popular, e possui várias páginas, a métrica de taxa de rejeição pode ser muito útil.

 

Conhecer as características de KPÌs de SEO permite escolher os mais úteis, e também evitar aqueles que não fazem sentido para determinada empresa.

 

Por isso, antes de definir um KPI para a estratégia de SEO, é preciso verificar se realmente há necessidade para alcançar os objetivos.

 

Quais são os benefícios de rastrear KPIs de SEO?

A partir do momento que uma empresa passa a fazer o rastreamento de KPIs de SEO, é possível obter uma avaliação tangível e bruta sobre as estratégias em andamento.

 

Dessa forma, é possível identificar, ajustar, ou mesmo corrigir problemas, o que leva a um aumento de sessões orgânicas e, com isso, melhorar os resultados esperados, levando a:

  • Aumento de tráfego orgânico;
  • Inserção de backlinks;
  • Maior conversão;
  • Nova criação de conteúdo.

 

Esses 4 pontos permitem direcionar os visitantes para conteúdos valiosos, com chances de transformá-los em clientes pagantes, aumentar a DA (Domain Authority), ou seja, a autoridade de domínio, o que leva a mais vendas, cliques e inscrições.

 

Quanto tempo leva para obter resultados de SEO?

Não existe um tempo definido para perceber os resultados de SEO, pois isso depende dos mais variados fatores de classificação.

 

Conforme dados do Google, a estratégia de SEO pode levar entre 4 meses e até 1 ano para, em um primeiro momento, implementar melhorias e, a seguir, ver os benefícios em potencial.

 

Isso acontece porque a prática de SEO demanda um longo caminho a percorrer, desde os KPIs a serem seguidos, até a auditoria de pesquisa e o rastreamento do impacto quanto aos ajustes e correções.

 

Dentre tantos fatores que uma marca pode levar em consideração, alguns merecem atenção, como os apresentados a seguir.

 

1.   Mercado de busca

Uma empresa de serviço de cuidadora de idosos precisa investigar se o nicho que está inserido é competitivo, e quão fortes são os concorrentes que se encontram no ambiente digital.

 

Isso inclui pesquisas sobre a demanda pelo produto, a saturação do mercado, e como o site se destaca entre os concorrentes.

 

Além disso, a prática de SEO considera especificidades, como o local de mercado, o que pode exigir diferentes abordagens para a otimização no motor de busca.

 

2.   Saúde do SEO do site

Há diversos elementos que devem ser levados em consideração, desde o tempo de domínio de URL, passando por inserção de backlinks e, até mesmo, se o site está tecnicamente livre de black hat.

 

Vai depender em que plataforma o site está construído, e até mesmo a frequência com o qual é atualizado, Tudo importa porque afeta a rapidez de como ocorre a indexação de novas páginas.

 

Sendo assim, vale auditar o site, sempre buscando por problemas técnicos, como páginas 404, e elaborar um plano de ajustes e melhorias.

 

3.   Tempo e trabalho

Aqui, é importante salientar que leva tempo para que as implementações sejam identificadas pelos algoritmos dos motores de buscas para quem pesquisa sobre aparelho de endoscopia voltado para profissionais da área de saúde.

 

A página deve ser rastreada e indexada, e sinais sociais, assim como a inserção de novos backlinks, aparecem ao longo do tempo.

 

Outro ponto é o tempo que leva para observar o impacto, o que exige trabalho para excluir impactos ocasionais, e que podem ser indicados a partir dos KPIs de SEO para que a atualização algorítmica seja identificada.

 

Conclusão

Escolher os KPIs de SEO para uma empresa devem estar relacionados com os objetivos da marca, e pode-se restringir o foco e enfatizar entre os mais relevantes para as necessidades de negócios.

 

Para seguir a trilha de KPIs mais importantes para uma empresa, é preciso entender quais são esses objetivos, e direcionar o tráfego do motor de busca para o conteúdo valioso e de interesse dos visitantes.

 

Por fim, a empresa deve se concentrar em KPIs de SEO e ver como isso pode melhorar e expandir os negócios.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =