Soluções digitais para negócios que só atuam presencialmente!

Os negócios físicos precisam estar presentes na internet, da mesma forma como os negócios digitais, independentemente de seu porte ou segmento.

 

A internet faz parte do cotidiano das pessoas e elas utilizam os canais digitais para várias necessidades, como conversar com outros usuários, ler notícias, acompanhar as novidades, pesquisar sobre assuntos de seu interesse, entre outros.

 

Dentre todas as mudanças que os canais digitais provocaram no comportamento do consumidor, a que mais se destaca é o hábito de pesquisar sobre produtos e serviços, e isso acabou trazendo oportunidades para os negócios.

 

Cada vez que o usuário pesquisa alguma informação, é a chance de uma empresa ser reconhecida por ele e chamar sua atenção para os produtos e serviços que vende.

 

Outra mudança de destaque são as compras pelos canais digitais, mas mesmo diante do crescimento dessa modalidade, muitas empresas continuam atuando apenas no presencial. Mesmo assim, precisam construir sua presença digital.

 

Não estar na internet é praticamente deixar de existir aos olhos do consumidor, o que prejudica as oportunidades de vendas e abre espaço para os concorrentes.

 

Neste artigo, entenda a importância da presença digital e como você pode fazer para destacar o seu negócio na web.

 

Importância da presença digital

Ter presença digital é colocar a empresa nos principais canais usados pelo público na internet, dentre eles estão:

  • Site institucional;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail.

 

Além disso, a presença é construída por meio de várias estratégias de marketing digital, que levam o nome da marca para uma quantidade maior de consumidores, de maneira segmentada.

 

Para construir sua presença, uma escola de curso de violão avançado vai investir em práticas diferentes, como SEO, marketing de conteúdo, anúncios pagos, entre outras que veremos mais adiante.

 

Mas, antes de conhecer essas ações, é fundamental compreender que a presença digital está relacionada a práticas que atraem os potenciais clientes na internet.

 

O consumidor moderno está cada vez mais conectado e usam os canais digitais para se informar sobre produtos e serviços, além de saber um pouco mais sobre a opinião de clientes que já compraram com determinada empresa.

 

Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada, o Facebook possui cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, ao passo que o Instagram possui 95 milhões de usuários no país.

 

Esses canais são muito eficientes, tanto é que de acordo com dados fornecidos pelo próprio Instagram, 60% das pessoas descobrem soluções novas na plataforma, e 73% dos usuários gostam de acompanhar as marcas.

 

Mas, mesmo diante da importância das redes sociais, não se pode negar a necessidade de construir um site institucional, tendo em vista que ele é o endereço oficial da empresa na internet.

 

O site de um fabricante de filtro manga para exaustor traz mais profissionalismo para a marca e ainda possibilita negociações diretamente pelo canal.

 

Ele traz mais credibilidade para a empresa e convence o usuário de que a organização é confiável e idônea, principalmente tendo em vista a quantidade de falsas empresas que usam as redes sociais e outros canais para aplicar golpes.

 

Elas não se dão ao trabalho de criar um site 100% seguro e confiável, por isso, mesmo que um potencial cliente converse com o seu negócio pelas redes sociais, provavelmente vai querer acessar o site para conhecer mais sobre ele.

 

Esta e outras plataformas são fundamentais para construir a presença da organização, aumentar sua visibilidade online ajuda a alcançar um número maior de potenciais clientes.

 

Isso acaba gerando mais autoridade para a marca, melhora o posicionamento em relação aos concorrentes, além de aumentar as vendas, inclusive no espaço físico.

 

Um dos principais recursos para fazer isso é o Google Meu Negócio, pois por meio dele, o usuário tem informações sobre o estabelecimento, incluindo seu endereço.

 

É uma excelente ferramenta para impactar pessoas que estejam próximas à localização e potencializar as vendas da loja física. Mas, para construir a presença online e aproveitar seus benefícios, é necessário usar as estratégias certas.

 

Como construir uma presença sólida na internet

Para se destacar entre os concorrentes e se aproximar do público, os estabelecimentos que atuam exclusivamente no presencial também precisam investir em marketing digital.

 

Como falamos anteriormente, o consumidor moderno procura tudo na internet, assim, quando alguém pesquisa, por exemplo, sobre vistoria veicular mais próximo, tem justamente a intenção de se dirigir até o local.

 

Para alcançar seu público e conquistar novas oportunidades de negócios, algumas estratégias precisam fazer parte do seu planejamento de marketing digital. São elas:

 

Criar um site

As redes sociais estão, de fato, cada vez mais presentes na vida das pessoas, mas elas não são o suficiente para conquistar uma presença realmente sólida na internet.

 

Para que a experiência dos usuários seja realmente positiva com a sua marca, é fundamental contar com um site institucional.

 

Mas não basta apenas criar um site, tendo em vista que um cliente que deseja comprar bateria para caminhão, quer saber outras informações sobre a loja, como o endereço, meios de contato, os produtos disponíveis, dentre outras.

 

Além disso, o site precisa ser acessível tanto por computador quanto por smartphone, assim sendo, é fundamental que ele tenha design responsivo, boa usabilidade e seja rápido no carregamento.

 

Criar um blog

Outro canal muito importante é o blog institucional, pois enquanto o site se dedica aos assuntos institucionais da empresa, o blog vai receber conteúdos sobre assuntos que interessam ao público e que estão relacionados ao seu mercado de atuação.

 

Empresas dos mais variados segmentos e tamanhos, inclusive marcas famosas, criam seus blogs para estabelecer uma relação mais próxima com o público e se posicionar como referência no que fazem.

 

Criar bons conteúdos

O blog de um fabricante de prensa enfardadeira hidráulica vertical recebe conteúdos ricos, relevantes e exclusivos, com o objetivo de esclarecer as dúvidas de seus potenciais clientes e educar o público-alvo.

 

Mas, para que esses materiais colaborem com negócios presenciais, é importante que sejam peças únicas e que estejam de acordo com os objetivos e valores da companhia.

 

Esses conteúdos são excelentes meios de comunicação com o público que se interessa por seus produtos e serviços. Eles podem assumir formatos diferentes, como textos, vídeos e imagens para levar informações construtivas aos leitores.

 

Ao longo do tempo, os conteúdos de valor aumentam a confiança da audiência pela marca, elevando sua presença digital.

 

Manter os conteúdos atualizados

Não basta apenas criar conteúdos ricos e relevantes, a empresa também precisa mantê-los sempre atualizados e com informações frescas para os visitantes.

 

Tanto o blog quanto o site institucional de uma empresa especializada em retirada de entulho de madeira precisam estar sempre atualizados em relação aos assuntos, mas também questões pertinentes à empresa, como telefone e endereço.

 

Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que ajuda as páginas da empresa a se posicionarem entre os primeiros resultados de pesquisa nos sites de busca.

 

Todos os dias, milhares de páginas são inseridas na internet e elas competem entre si nos posicionamentos dos resultados. Aquelas que se destacam seguem os parâmetros impostos pelos algoritmos dos buscadores.

 

Dentre as estratégias de SEO mais importantes para os negócios, como um fabricante de chocadeira galinha caipira, está o design responsivo, para que a plataforma seja acessada por meio de qualquer tipo de dispositivo móvel.

 

Também é muito importante escolher uma boa palavra-chave para os conteúdos, visto que é por meio delas que os usuários pesquisam sobre os assuntos de seus interesses.

 

Para escolher as palavras-chave adequadas para seus materiais, é fundamental conhecer sua audiência e os assuntos que despertam o interesse das pessoas, desde que estejam relacionados com sua área de atuação.

 

Usar indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPI), são muito importantes para se certificar de que as estratégias estão trazendo os resultados esperados.

 

Um dos maiores diferenciais do marketing digital é possibilitar que as organizações, como um fabricante de vacina para animais, possam acompanhar o desempenho das estratégias e mudá-las o quanto antes.

 

É assim que o retorno sobre os investimentos será muito melhor e as ações de marketing serão capazes de impactar as pessoas certas, e no momento mais oportuno.

 

Considerações finais

Você mesmo, como consumidor, tem o hábito de pesquisar informações sobre produtos e serviços na internet, e seus clientes fazem a mesma coisa.

 

Mesmo que o atendimento e as vendas continuem sendo exclusivamente presenciais, construir a presença digital é fundamental para que as pessoas possam conhecer sua marca e as soluções que ela oferece.

 

Seguindo as dicas que você viu ao longo deste conteúdo, vai conseguir construir a presença da sua marca e ter acesso a todos os benefícios que o marketing digital oferece.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × cinco =