Marketing Flywheel: o que é e como aplicar na sua empresa

O objetivo de qualquer negócio é adquirir mais clientes, e a maneira que muitas empresas estão fazendo isso é empregando o marketing flywheel entre uma das estratégias modernas criadas no século 21.

 

Ao longo dos anos, a maneira mais popular de rastrear onde as pessoas estão na jornada de compras, do potencial comprador ao cliente fiel, tem sido usar um funil.

 

No entanto, essa metodologia tem ficado para trás e o marketing flywheel tem se mostrado cada vez mais presente nos planejamentos estratégicos, com o intuito de alcançar e colocar o cliente no centro das atenções.

 

Marketing Flywheel: o que é e como aplicar na sua empresa

 

Do que se trata o marketing flywheel?

O marketing flywheel concentra-se em três fatores importantes, como vendas, marketing e serviços. Sem dúvida, essas são as áreas centrais de qualquer negócio, independente do tipo de setor.

 

Se você quiser trazer de volta seus clientes e deixá-los fazer mais compras, o marketing flywheel é o melhor modelo para o seu negócio.

 

Essa estratégia tem como objetivo atrair os novos leads, encantando os clientes, seja para o serviço de cuidador de idoso particular ou uma instituição médica.

 

Quando se trata de como o marketing flywheel funciona, a melhor afirmação é dizer que depende principalmente de três fatores importantes, como velocidade, atrito e tamanho.

 

Quando a velocidade aumenta, as áreas onde você deve fazer melhorias, elas ganham impulsos automáticos e tornam a experiência do usuário mais satisfatória.

 

Depois disso, você entenderá os bloqueios do seu negócio ou os motivos para não acelerar o seu marketing flywheel.

 

Então, depois disso, você pode reconhecer facilmente os bloqueios e removê-los de forma eficaz. Quando você acelera o giro e remove os bloqueios, automaticamente sua base de clientes da sua clínica de cuidador de idosos Manaus, por exemplo, começará a crescer.

 

Debate entre funil de vendas e marketing flywheel

A introdução do marketing flywheel levou a um debate sobre o que é melhor: o funil de vendas ou o marketing flywheel.

 

Tradicionalmente, os profissionais de marketing visualizam a jornada do comprador como um funil.

 

O foco é investir em estratégias que permitam ampliar o topo do funil e atrair o maior número possível de clientes para manter taxas de conversão decentes.

 

Depois de capturar o interesse de um cliente em potencial, sua empresa de instalação de energia solar pode alimentá-lo através do funil e, por fim, gerar uma venda. O modelo de funil de marketing se concentra em quantos clientes você pode gerar.

 

O problema, no entanto, é que as equipes de vendas e marketing acabam dedicando grandes quantidades de tempo, dinheiro e energia na conversão de vendas. Isso resulta em altos custos de aquisição de clientes.

 

Além disso, o modelo se concentra tanto na conversão de leads em vendas, não permitindo aos profissionais de marketing o tempo ou os recursos necessários para formar relacionamentos contínuos e transformar compradores em clientes recorrentes.

 

Em contraste, o modelo de força contínua centra-se na experiência do cliente. São eles que:

  • Geram energia;
  • Proporcionam o impulso;
  • Continuam o movimento;
  • Retornam ao ciclo infinito.

 

O marketing flywheel estabelece uma maneira mais abrangente e unificada de atrair clientes em potencial conforme pontos específicos, como preço instalar energia solar, gerar vendas e desenvolver clientes ao longo da vida.

 

5 maneiras de aplicação do marketing flywheel

O marketing flywheel se afasta do método tradicional de ver os clientes como conversões. Em vez disso, permite que os profissionais de marketing vejam os clientes como ativos e os mantenham envolvidos no crescimento da marca.

 

Enquanto o funil de marketing tradicional se concentra principalmente na aquisição de clientes, o principal objetivo do marketing flywheel é usar os clientes para impulsionar a expansão.

 

Por ser inovador e recente, o marketing flywheel utiliza metodologias práticas para manter o cliente como foco da empresa, mantendo tudo em constante movimento.

 

Enquanto outros modelos veem os clientes como uma reflexão tardia, o modelo flywheel os considera um acelerador, tornando-os uma parte essencial da estratégia de marketing, como pode ser observado a partir das 5 maneiras que podem ser aplicadas.

 

1.   Mentalidade moderna para um cliente moderno

Se você sempre recorreu ao funil tradicional, provavelmente está mais focado na mentalidade de marketing tradicional.

 

A maneira antiga de marketing envolvia divulgar seu nome o máximo possível. É por isso que banners, outdoors e comerciais ganharam destaque em primeiro lugar.

 

O problema é que essas estratégias funcionam cada vez menos, e com menor frequência do que no passado. As pessoas não veem um anúncio e pensam logo em adquirir o produto. Em vez disso, eles ignoram e seguem em frente.

 

Os clientes modernos são mais proativos, e agem quando percebem que precisam de algo, e então pesquisam na internet por empresas de limpeza e conservação, quando realmente é necessário.

 

Por meio de pesquisas em plataformas de busca, recomendações de amigos e avaliações de clientes, eles encontram os próprios produtos e serviços.

 

O marketing flywheel neutraliza esse problema mudando o foco para leads de entrada e criando uma experiência gratificante para o cliente.

 

Dessa forma, sua estratégia de marketing tem o efeito duplo de comercializar seu produto para as pessoas certas e, em seguida, garantir que elas voltem para mais e digam aos amigos.

 

2.   Permite mais sinergia entre os estágios

Enquanto os funis tradicionais isolam cada etapa do processo de vendas, um flywheel bem executado permite que essas etapas fluam umas para as outras. Isso reduz as chances de falha de comunicação ou confusão do cliente.

 

Mesmo que seja preciso se esforçar mais para garantir que as equipes de uma empresa que realiza projeto de sistema de aterramento se comuniquem de forma eficaz, o cliente aprecia a consistência e a transição fácil.

 

Além disso, suas equipes de vendas, marketing e suporte ao cliente têm mais facilidade para se comunicar depois que você configurar os canais adequados.

 

3.   Marketing flywheel aumenta a eficiência

A razão pela qual a estratégia é chamada de funil é que se supõe que a maioria dos leads não chegará ao final do funil. Enquanto lança uma ampla rede, é construído para levar em conta vazamentos.

 

O flywheel, por outro lado, restringe os leads potenciais no início, adotando uma abordagem de qualidade sobre quantidade.

 

Em vez de perder tempo tentando agradar a todos, o marketing flywheel de um serviço de terceirização de limpeza permite que você mude seu foco para um público mais restrito.

 

Mesmo que isso possa parecer contra-intuitivo, permite que você invista mais tempo e energia na retenção de cada cliente.

 

Agora, você pode distribuir os recursos anteriormente dedicados ao marketing e distribuí-los por mais departamentos.

 

4.   Clientes ajudam no processo de vendas

No cenário de marketing moderno, o boca-a-boca é o ápice. Enquanto o funil de vendas tradicional não leva em conta como os clientes podem ajudar no seu crescimento, o flywheel os considera um aspecto fundamental.

 

É por isso que o marketing flywheel é construído para garantir uma experiência fenomenal ao cliente.

 

Embora a publicidade possa dar ao seu marketing flywheel o impulso inicial de que ele precisa, são os clientes que o mantém girando.

 

Uma vez que um cliente confia em sua empresa de transporte de congelados, ele continuará voltando. Eles se tornarão mais propensos a contar a seus amigos ou falar sobre seu produto nas redes sociais.

 

Essa lealdade é um fator chave para o crescimento sustentável que o marketing flywheel pode proporcionar e, ainda que os leads em potencial possam não ouvir você, eles ouvirão amigos e familiares.

 

5.   Mais benefícios aos cliente

Se você se preocupa com seus clientes, ficará feliz em saber que todos ganham com o marketing flywheel.

 

Você não apenas reduz o número de anúncios incômodos que seus leads precisam ver, mas também ajuda os clientes a encontrar o que precisam, criar recursos úteis e utilizar vários programas e ofertas que eles acham benéficos.

 

O objetivo desses programas não é apenas gerar leads, mas ajudar seus clientes a se sentirem valorizados.

 

Como mudar de funil para marketing flywheel

Agora você pode entender que é chegada a hora de deixar as vendas de funil para trás e segurar a mão do marketing flywheel de vendas. O processo é fácil.

 

Em apenas três etapas, você pode mudar do funil da velha escola para o marketing flywheel.

 

Na primeira etapa, você precisa fazer a lição de casa necessária, isto é, avaliar o desempenho de sua organização empresarial e as principais forças de sua estratégia de inbound marketing.

 

Para mudar, a segunda etapa trata de recriar as mesmas forças, mas sua intenção será maximizar o prazer, o envolvimento do cliente e a satisfação. 

 

Sua estratégia de inbound marketing contém muitas etapas. Agora você tem que definir metas para cada etapa. Além disso, é preciso implementar ferramentas para acompanhar os esforços e alinhá-los para atingir os objetivos.

 

Depois disso, a terceira e última etapa requer o reconhecimento dos elementos ou pontos que estão criando atritos entre seus departamentos de negócios.

 

Aqui você pode precisar melhorar o regime de comunicação, as práticas organizacionais e a produtividade para garantir o alcance da meta.

 

Conclusão

Mudar do funil para o marketing flywheel é menos complicado e mais econômico do que você imagina. É mais como uma mudança do que um interruptor.

 

A boa notícia é que você provavelmente já tem tudo o que precisa no lugar. Uma maneira de mudar é realocar os gastos do topo do funil para o estágio de prazer.

 

Por exemplo, em vez de gastar tempo em tópicos de conteúdo amplos, você pode criar artigos sobre tópicos que ajudariam seus clientes existentes, fazendo com que eles se sintam privilegiados.

 

Investir no marketing flywheel como seu modelo de marketing ajuda você a se destacar perante os clientes e da própria concorrência.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × quatro =