Como conquistar clientes com um planejamento de marketing digital

As estratégias de marketing digital são realizadas por etapas, seja uma campanha de anúncios no marketplace ou publicação de posts em redes sociais.

 

Por isso, é de alta importância planejar como o marketing digital da sua empresa vai ser realizado com antecedência.

 

Como conquistar clientes com um planejamento de marketing digital

 

Alcançar um bom público por meio da internet exige conhecimentos específicos e dedicação.

 

Portanto, o propósito deste texto é mostrar quais são os pontos principais de um planejamento de marketing para a internet.

 

Sendo assim, confira os tópicos a seguir e saiba como desenvolver uma campanha de marketing eficaz e captar leads.

 

Planejando marketing digital: pontos principais

Isto posto, você vai conhecer agora os componentes mais importantes de toda estratégia de marketing digital.

 

As dicas são voltadas para qualquer empresa interessada em aprimorar seu posicionamento digital, não importa o porte. Também mostraremos as vantagens de apostar no inbound marketing.

 

Defina o público-alvo

A não ser que você seja funcionário de uma grande multinacional, é pertinente desenvolver campanhas voltadas para públicos específicos.

 

Isso pode ser feito segmentando as pessoas que têm interesse pela marca. Para isso, separe a base de clientes a partir de informações, como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Poder aquisitivo.

 

A segmentação garante que uma campanha de anúncios do Twitter Ads seja mais eficiente, por exemplo.

 

Faça sua persona

A persona é um desdobramento do público-alvo. Depois da primeira segmentação é hora de afunilar melhor o perfil das pessoas que se interessam pelo seu trabalho.

 

O conceito de persona engloba a segmentação guiada por informações ainda mais específicas, como as necessidades, interesses e hábitos dos clientes.

 

A ideia é traçar o perfil do cliente ideal da empresa como forma de basear as estratégias posteriores.

 

Produza conteúdo

O marketing de conteúdo é um componente essencial de qualquer boa estratégia. Como o nome denuncia, trata-se da divulgação de bens (materiais ou não) a partir de conteúdos relevantes.

 

Conteúdo relevante é aquele que informa sua base de clientes sobre o que está à venda sem necessariamente forçar as pessoas a comprar.

 

É um tipo de divulgação mais sutil e indireta, que se baseia na caracterização dos benefícios e vantagens que determinado produto representa.

 

As marcas que apostam nessa estratégia dão forma a uma boa reputação com o passar do tempo, porque o público valoriza quem disponibiliza informações úteis nas redes.

 

Escolha os canais de comunicação

A produção de conteúdo deve vir acompanhada da escolha prévia dos canais de comunicação.

 

Felizmente a internet tem centenas de opções para isso. Basta escolher aquelas que mais condizem com o público desejado.

 

As redes sociais são ótimas opções para uma comunicação instantânea com os clientes.

 

Os blogs são úteis para abrigar a produção de conteúdo em um domínio personalizado. As redes também são indicadas para o compartilhamento desses posts.

 

Não subestime as plataformas de vídeo, como o YouTube. O conteúdo audiovisual tende a ser mais consumido que o conteúdo escrito na web.

 

Fique atento ao SEO

O SEO são as regras que os motores de busca (Google, Yahoo!, entre outros) usam para determinar a relevância das páginas indexadas neles.

 

Em suma, seu conteúdo precisa se adequar a essas regras para que ele chegue a mais pessoas.

 

Entre as práticas de SEO, podemos citar o uso de palavras-chaves populares, redação de textos totalmente originais e definição de títulos condizentes com o conteúdo dos materiais.

 

Essa é uma das principais maneiras de garantir que sua produção tenha uma boa audiência na internet.

 

Como captar leads

Todas as dicas listadas acima tem algo em comum: a intenção de conquistar potenciais clientes, os chamados leads.

 

Esse processo começa quando a marca oferece as informações básicas aos clientes de uma maneira atrativa.

 

Como apontamos anteriormente, o marketing de conteúdo não deve ser publicidade direta.

 

O ideal é disponibilizar conteúdo que resolva problemas comuns, como tutoriais. Se o material estiver otimizado, seu conteúdo vai atingir a persona que você está buscando.

 

Uma vez alcançado, o cliente em potencial precisa ser incentivado a continuar navegando pelo site ou blog.

 

Fique atento ao progresso dele pelo funil de vendas. Esse conceito indica as etapas pelas quais todo consumidor passa na hora de fazer uma compra.

 

Para fazer esse acompanhamento, capte os dados básicos do lead (nome, e-mail e localização) oferecendo conteúdos ricos em troca, como um e-book sobre a marca ou um webinar gratuito.

 

A partir daí, alimente o lead de acordo com o posicionamento dele no funil. Quanto mais longe ele estiver, mais específicos são os conteúdos oferecidos.

 

Contudo, planejar significa avaliar todas as condições e possibilidades da marca. As dicas contidas neste texto ajudam a fazer essa análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 15 =