Marketing para cachorro: como fazer seu pet shop se destacar na internet?

Aumentar as vendas, se destacar e ser reconhecido como referência de mercado é o sonho de qualquer empresário. No ramo dos pets não poderia ser diferente, afinal, a concorrência de mercado de um pet shop é muito grande.

 

Para crescer o seu pet shop não basta só apostar em qualquer publicidade, tem de ser aquela que realmente te deixe mais perto do seu objetivo.

 

Portanto, o marketing digital é a maneira mais eficaz de criar reconhecimento de marca e conquistar mais clientes.

 

Reunimos um guia que explica o que é marketing digital e quais estratégias são mais comuns para alavancar o seu negócio no digital.

 

O que é o marketing digital?

O marketing digital inclui todo o marketing de produtos e serviços que ocorre por meio de canais e plataformas digitais, seja no computador, tablet ou em aplicativos.

 

Marcas e empresas usam canais digitais como busca, mídias sociais, e-mail e sites para se comunicar com clientes existentes e futuros.

 

A maioria das empresas hoje trabalha com alguma forma de marketing digital. Também em combinação com o marketing tradicional, como impressos, TV e outdoors.

 

Mas, por se tratar de uma opção muito mais barata, o marketing digital tem conquistado cada vez mais seu espaço entre os empresários de diversos ramos, possibilitando que pequenas e médias empresas concorram diretamente com grandes corporações.

 

Essa possibilidade de aparecer 24 horas, 7 dias por semana, é o que tem atraído olhares cada vez mais interessados em investir em algum tipo de mídia online para alavancar as vendas.

 

O fato deste tipo de publicidade ser escalável torna o investimento a curto prazo muito mais palpável, sendo possível mensurar os gastos e retorno com cada estratégia muito antes de gastar um único centavo.

 

Algumas vantagens do marketing digital

Há uma variedade de benefícios em investir em marketing digital, além da flexibilidade em anunciar online por diversas plataformas, você pode testar qual estratégia funciona melhor para o seu tipo de negócio.

 

Aqui estão algumas outras vantagens:

  • Aumento do tráfego para o seu site e, portanto, mais clientes;
  • Alcance o público certo, na hora certa;
  • Clientes satisfeitos que ficam mais tempo;
  • Maior confiança entre seus clientes.

 

Além do aumento do reconhecimento da marca, e fácil de medir os resultados da campanha.

 

Quais estratégias são melhores para o ramo pet?

Como citado anteriormente, o marketing digital possibilita alavancar qualquer tipo de negócio, para o ramo pet não é diferente, basta saber quais as melhores formas de utilizar a internet a seu favor.

 

Por se tratar de um segmento bem concorrido, donos de pet shops tendem a procurar formas de se destacar para conquistar mais clientes.

 

Muitos apostam em combos de serviço, brindes e outros tipos de ações de marketing não tão eficazes.

 

Felizmente, a internet permite investir tempo e dinheiro no que realmente faz sentido para o seu público e atraí-los de forma mais certeira e para isso, precisa entender por onde começar.

 

Presença digital com Google Meu Negócio

Por se tratar de um negócio local, nem todos os pet shops tem um site próprio, portanto, é interessante criar um perfil para a empresa por meio do Google Meu Negócio.

 

Ele atua como uma “fachada” online para o seu negócio, e você precisa deixá-la atraente assim como se fosse uma textura para fachada externa.

 

Onde você pode subir fotos do exterior e interior do estabelecimento, breve descrição dos produtos e serviços oferecidos, entre outros, permitindo que ele seja encontrado nos buscadores.

 

O GMB, abreviatura para Google My Business como é chamado pelos profissionais de marketing digital, também permite que seu negócio seja avaliado por um sistema de estrelas e receba comentários de pessoas que visitaram o estabelecimento.

 

Além disso, quando usuários pesquisarem serviços semelhantes ao seu, pode ser que encontrem sua empresa.

 

Um exemplo prático disso seria por meio da pesquisa de um usuário por clínica veterinária próximo a mim em um buscador e por se tratar de um serviço para pets, acabar encontrando também o perfil do seu pet shop.

 

E-commerce para produtos pet

Se você pode oferecer produtos para pets além dos serviços, considere a possibilidade de investir em um e-commerce (loja virtual) para vender estes produtos com uma abrangência de consumidores maior.

 

Por se tratar de uma loja online, seu negócio não fica limitado apenas na região física que atua, pois pode vender para outras cidades e até estados diferentes, dependendo do investimento que estiver ao seu alcance.

 

Você ainda pode focar em vender os mais diversos produtos, desde ração, até uma tela de proteção para cachorro retrátil. Tudo baseado no que os seus clientes precisam e estão buscando na internet.

 

Criar um site para receber tráfego orgânico

Se o seu foco não é produtos e sim serviços, uma boa opção é investir na criação de um site para receber tráfego orgânico das pesquisas feitas nos buscadores como o Google.

 

Apesar de ser uma estratégia a longo prazo que demanda tempo, o tráfego orgânico dá a possibilidade de atrair clientes que estejam procurando algo relacionado ao seu serviço nos motores de busca.

 

Para começar a atrair pessoas com o tráfego orgânico, você precisa saber os termos e palavras-chave relevantes do seu nicho, e portanto, começar a produzir conteúdo em cima disso e disseminar ele em seu site.

 

Você pode acelerar isso aumentando a autoridade do seu site por meio de parcerias com outros sites que produzem conteúdo sobre o seu segmento, pois isso aumenta suas chances de ser encontrado.

 

Por exemplo, se você produzir um conteúdo sobre como escolher o melhor dispenser ração, seu site poderá ser encontrado quando alguém buscar por esse termo nos buscadores.

 

Google Ads para o seu pet shop

Diferente do tráfego orgânico que se trata de algo a longo prazo, investir no Google Ads possibilita atingir resultados mais rápidos. As campanhas requerem investimento monetário e funcionam por um sistema de leilão.

 

Este tipo de estratégia requer um conhecimento mais aprofundado do público-alvo, pois as campanhas precisam ser estruturadas com base na região, faixa etária, termos de pesquisa e palavras-chave utilizadas pelo público.

 

O Google Ads possibilita também o controle de quando seu site ou produto aparece baseado nas configurações de palavras-chave, volume de pesquisa, termo exato ou amplo e mais.

 

Esse controle permite que, diferente do tráfego orgânico, seu negócio apareça exatamente para o público que você deseja atingir com muito mais assertividade.

 

Por exemplo, imagine que alguém pesquise clínica veterinária perto de mim, seu anúncio não aparecerá, mesmo se tratando de um ramo semelhante que atende o público que tenha animais de estimação.

 

Banners online

A publicidade gráfica, também conhecida como banners, são pontos de publicidade visual em sites e aplicativos. Os anúncios podem ser qualquer coisa, desde texto e logotipos até imagens e vídeos.

 

Esse tipo de anúncio é uma ótima estratégia do Google Ads quando utilizado como remarketing.

 

Pois, digamos que um usuário tenha o costume de pesquisar coisas relacionadas a pets e chegue até seu site mas não compre nada, ele será impactado novamente pelos seus anúncios em banner quando acessar.

 

Por exemplo, um site que venda elevador para escada, mesmo que não tenha relação com seu segmento, ele será exibido.

 

Presença na redes sociais

O marketing nas redes sociais, é outra estratégia comum no marketing digital. Assim como parece, trata-se de promover sua marca nas mídias sociais.

 

A grande maioria das empresas já está presente hoje nas redes sociais e os canais mais comuns incluem:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • TikoTok.

 

Utilizando estes canais de comunicação para vender os mais diversos produtos, como banheira imersão doka ou apenas para fortalecer o relacionamento com os clientes.

 

O marketing de sua empresa nas mídias sociais oferece a oportunidade de levar sua mensagem para a pessoa certa, no momento certo.

 

O objetivo é criar conteúdo que envolva e signifique alguma coisa, portanto, ele ganha uma distribuição mais ampla e atinge um grupo maior.

 

Essa estratégia é muito poderosa para um pet shop, pois permite que você mostre a todos como os pets estão sendo tratados, que é uma das principais preocupações de seus tutores.

 

As redes sociais também são ótimas para engajar e criar autoridade sobre seu nicho por meio da produção de conteúdo de valor.

 

De dicas, mostre o dia a dia dentro do seu pet shop e fale ativamente com sua base de clientes, isso tudo ajuda a construir uma presença online forte.

 

Considerações finais

Para resumir, qualquer empresa que queira ser vista nos canais digitais, não importa se é um pet shop vendendo produtos ou uma empresa que realiza arqueação de tanques, é preciso ter uma estratégia para seu marketing.

 

Usando as ferramentas certas, criando conteúdo eficaz e alcançando o público certo, sua empresa pode ter sucesso no mundo digital de hoje.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + treze =