Por que você deve utilizar vídeos nas suas estratégias?

Hoje em dia, as estratégias para atingir um público-alvo ou público seleto por que, por exemplo, uma empresa de calçada com paver almeja atingir são diversas, e isso faz com que, muitas vezes, escolher a melhor delas seja uma tarefa árdua e complexa.

Entre tantas possibilidades de se extrair modelos ou formatos de mídia que sirvam à realização de uma estratégia, por exemplo, um negócio pode optar por textos, vídeos, fotografias, artigos e entre outros formatos.

Há formatos que, certamente, acabam sendo negligenciados, às vezes por sua pouca rentabilidade, às vezes por sua pouca capacidade de impulsionamento e, ainda, às vezes em razão da sua pouca eficácia imediata.

O que prevalece, em todos os casos, é que se precisa de métodos estratégicos que, caso não contemplem a utilização de todos os formatos de mídia, busquem ao máximo a completude que é necessária uma boa tática, que consiste em “multiformalidade”.

Existe uma parcela do público de uma empresa de laudo de continuidade elétrica do spda, por exemplo, que genuinamente não é atraída por postagens focadas em textos longos ou artigos complexos.

Por outro lado, à medida que estes não gostam de textos ou artigos longos, eles podem, entretanto, gostar de fotografias, vídeos ou ainda de gráficos.

Abraçar a pertinência dos diferentes tipos de mídias estratégicas é não somente aderir a uma abordagem multifacetada, mas também contemplar a inclusão e a acessibilidade, que hoje são aspectos inexoráveis ao sucesso de um negócio.

Não obstante que se diga tudo isso, é frequentemente verificado o fato de que muitos empreendimentos, em suas táticas de marketing e de publicidade, não aderem a alguns formatos, que às vezes parecem negligenciados por motivos desconhecidos.

O exemplo mais notório quanto à observação anterior é o formato de conteúdo que se calca na produção de vídeos.

Quer seja pelo trabalho que ele pode causar, quer seja pelo fato de que as pessoas ignoram-no, mas a verdade é que os vídeos são, na grande maioria das vezes, deixados à parte em uma estratégia de marketing e de promoção de vendas.

Pode-se dizer que esse é um erro que incide diretamente nas táticas de muitas empresas de todos os tipos de segmento e que, além disso, é um erro grave, pois os vídeos podem, na verdade, ser extremamente convenientes a um planejamento de conteúdo.

Mas isso só ocorre, claro, desde que o plano de marketing e de publicidade consiga, de maneira inteligente, adequar o formato às suas necessidades, a fim de que ele não seja um percalço e um problema à concretização do planejamento estimado.

Por que usar vídeos em estratégias de conteúdo?

Seja a uma estratégia de marketing, seja a uma estratégia de publicidade, o fato é que os vídeos se lhe incrementam de maneira extremamente rica, desde que o negócio saiba utilizá-lo apropriadamente.

Segundo uma pesquisa realizada pela instituição FastCompany, mais de 90% dos consumidores e compradores na internet assumem o fato de que vídeos influenciam diretamente a tomada de decisão em um processo de compra.

Ao se ver essa estatística, pode-se afirmar, sem receios quanto à contrariedade desse fato, que os vídeos são importantes para, por exemplo, uma empresa de rolo de grama natural que quer incrementar valor às suas vendas.

Essa predileção pelos vídeos, que contraria o senso comum do comércio, o qual acredita que ela não exista, ocorre em razão do poder de exibição que os vídeos têm para com artigos e outros conteúdos puramente visuais.

Isto é, os vídeos unem, em uma só face, os atributos visual, auditivo e textual, de modo que estes últimos constituem-no como uma espécie de mídia multimodal.

Aos consumidores de conteúdo e aos clientes isso é quase indispensável, sobretudo em se tratando de, a título de exemplo, uma demonstração do funcionamento de um produto ou um de serviço específico.

Na verdade, essa é a razão pela qual o vídeo tem importância cabal às estratégias de marketing, pois ele faz com que o potencial consumidor tenha acesso aos aspectos menos acessíveis de um produto ou serviço.

Para assomar ainda mais o porquê dos vídeos serem tão importantes a, por exemplo, uma tática de marketing de uma empresa de direção eletro hidráulica astra, pode-se mencionar a pesquisa da Invodo, na qual 52% dos consumidores têm preferência por vídeo.

Quer dizer, os consulentes de um e-commerce sentem-se mais confiantes para concretizar uma compra após poderem visualizar um vídeo que aborda integralmente todos os aspectos do produto que eles compram.

De acordo com dados cedidos ao público pela Marketing Land, mais de 60% das pesquisas efetuadas no Google têm relação com vídeos, e os resultados que têm vídeo apresentam maior taxa de obtenção de cliques, que é mais de 41%.

Caso todas essas informações de pesquisas não sejam suficientes, é possível, ainda, que se se traga mais uma à ideia central, que é a de esclarecer o porquê de se utilizar vídeos em uma estratégia.

De acordo com a ComScore, os consulentes de um site permanecem mais ou menos 2 minutos a mais em websites que têm vídeo. 

Isso quer dizer que, em termos práticos, um site de impermeabilização de sofá que aposta em vídeos consegue reter os visitantes do seu site por mais tempo, o que favorece, direta e indiretamente, o sucesso do seu negócio.

Usando vídeos para a produção de conteúdo

Há muitas possibilidades de, em uma estratégia de produção de conteúdo, utilizar vídeos. Entre essas, as que mais se destacam são:

  • Tutoriais;
  • Vídeo-aulas;
  • Vídeos que abordam assuntos que estão em alta;
  • Demonstrativos do produto ou do serviço oferecido;
  • Vídeos sobre assuntos que se relacionam com o negócio;
  • Entrevistas com influencers relacionados à empresa.

Para tornar a inclusão dos vídeos mais assertiva, pode-se optar por adotar táticas de distribuição de vídeos a etapas e a fases específicas do funil de vendas, que é o conceito principal e basilar da produção de conteúdo digital.

Um negócio de fotografias que realiza ensaio gestante com filhos pode investigar as principais tendências vigentes da fotografia e fazer vídeos que, visando ao entendimento dos clientes, expliquem-lhes como aplicá-las nas suas fotografias.

É preciso que se diga que os vídeos devem, sumariamente, se adequar às táticas de produção de conteúdo e não ao contrário. 

Desse modo, é possível avaliar melhor as possibilidades, de modo que o negócio não opte por realizar vídeos que soem forçosos ou deslocados em relação às táticas de que se serve o negócio.

Assim, ainda, por exemplo, um negócio de placa de homenagem agradecimento pode fazer vídeos acerca do seu produto, desde que não lhe inclua muitas explicações técnicas ou complexas que fujam ao domínio e ao entendimento do consumidor.

Vantagens de usar vídeos em estratégias de conteúdo

Em primeiro lugar, o vídeo é provavelmente o único formato que consegue contemplar, de maneira integral, todos os aspectos que formam uma mídia, que são o visual, o auditivo e o textual.

Logo, eles conseguem atrair mais a atenção dos consumidores e dos visitantes e, por conseguinte, conseguem, também, retê-los mais, de modo que o negócio que aposta neles tenha um fluxo de visitantes maior, o que é muito importante.

Para além disso, o vídeo também é um formato extremamente inclusivo de conteúdo, porque todas as pessoas, sobretudo as que têm algum tipo de deficiência, conseguem acessá-lo sem que lhe ocorram pormenores relativos ao consumo dele.

Nesse sentido, vale a pena investir em todos os atributos que constituem um vídeo, sejam visuais, sejam textuais, sejam em relação ao áudio.

Uma empresa de squeeze personalizado lembrancinha que faz vídeos deve, portanto, apostar em bons profissionais que auxiliem essa tarefa. Incluir neles legendas, textos, boas transições e apostar em qualidade são atos que perfazem uma boa criação de vídeos.

Do contrário, caso se façam vídeos de má qualidade, o efeito estimado pode ser inverso, e, por isso, deve-se investir sempre na boa qualidade dos vídeos.

Considerações finais

Os vídeos, ainda que, hoje, sejam formatos de mídia postos à parte quando o assunto é estratégias de produção de conteúdo, são na verdade extremamente interessantes à retenção de consumidores e à obtenção de um fluxo maior de visitantes.

Conforme ao que se pode ser visto, os empreendimentos que negligenciam esse formato de conteúdo estão, de fato, perdendo muitas oportunidades, visto que ele impacta diretamente o SEO, a sua visibilidade e a sua notoriedade on-line.

Desse modo, caso se queira fazer uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, deve-se, sem dúvidas, apostar na realização e na criação de vídeos. 

Claro que isso não se pode fazer às escuras, já que os vídeos têm de, acima de tudo, encaixar-se perfeitamente nas táticas de produção de conteúdo de que os negócios se servem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =