Você sabe mesmo o que é marketing sustentável?

Marketing sustentável é uma estratégia de marketing focada em estratégias benéficas para o meio ambiente, desde a produção até a divulgação de produtos e serviços.

 

Também conhecido como marketing verde, marketing ambiental ou ecomarketing, seu objetivo é promover a marca como empresa consciente e preocupada com as questões ambientais.

 

Com uma rápida pesquisa na internet, é possível descobrir uma enorme quantidade de organizações que fazem questão de deixar claro seu engajamento com as causas que afetam o meio ambiente.

 

Elas procuram melhorar a maneira como produzem seus produtos e serviços e muitas outras investem em mercadorias 100% naturais, eco friendly, e assim por diante. São muitos os discursos sobre produtos favoráveis ao meio ambiente.

 

Você sabe mesmo o que é marketing sustentável?

 

Dentre as estratégias, afirmam que as produções não agridem a natureza, que utilizam materiais recicláveis e existem até mesmo propagandas focadas exclusivamente nesse tipo de informação.

 

Elas fazem isso porque o consumidor moderno está ciente da importância da consciência ambiental e da responsabilidade das corporações nessa frente.

 

Seu negócio precisa fazer a mesma coisa, por isso, vamos explicar o conceito de marketing sustentável, suas vantagens para a empresa e como investir nessa estratégia. Confira!

 

Marketing sustentável: do que se trata?

O marketing sustentável é uma estratégia focada nos benefícios ao meio ambiente ou na ausência de malefícios, na produção, divulgação e na postura como um todo da companhia.

 

São práticas de apelo ambiental que mostram para o mercado a consciência ecológica da organização, algo que tem imperado nos últimos anos. Só que a empresa não pode apenas transmitir uma imagem consciente, é necessário agir.

 

Ou seja, é necessário ter atitudes reais de transformação em relação a diferentes frentes do interesse da sociedade, como:

  • Responsabilidade ambiental;
  • Responsabilidade social;
  • Mudanças culturais;
  • Boas práticas econômicas.

 

Quando uma pessoa pesquisa sobre produtos ou serviços, como revisão automotiva preço, além de uma solução de qualidade, também quer fazer negócio com companhias ambientalmente responsáveis.

 

Assim sendo, investir nessa estratégia é uma forma de gerar novas oportunidades de negócios, mas ela precisa fazer parte da cultura da empresa porque esse tipo de marketing se baseia em quatro princípios, e a empresa precisa ser:

  • Culturalmente aceita;
  • Ecologicamente correta;
  • Socialmente justa;
  • Economicamente viável.

 

Também precisa ter foco na redução, reutilização e reciclagem, além de promover a segurança, sustentabilidade, aceitação social e a satisfação do consumidor.

 

Quando a marca investe nesses pontos, vai muito além de economizar energia e recursos financeiros em seus procedimentos produtivos, pois é capaz de colaborar com o meio ambiente e melhorar a qualidade de suas soluções.

 

Se isso não for feito, o marketing sustentável não será pautado em atitudes reais, o que pode ferir a imagem da companhia.

 

No caso de um fabricante de bateria de gel estacionária e demais estabelecimentos, é necessário incorporar práticas ambientalmente responsáveis, considerando o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

 

Impactos positivos do marketing sustentável

Investir em marketing sustentável traz muitos benefícios para as empresas e para a sociedade como um todo. Entre os que mais se destacam estão:

 

1. Favorece a educação ambiental

Para que a corporação tenha um posicionamento ecológico consciente e utilize o marketing verde em suas estratégias, é fundamental investir em políticas de educação ambiental dentro da organização.

 

Com isso, todos os funcionários se conscientizam a respeito da importância dessas práticas. Isso envolve planejar as funções para que atuem em consenso com a preservação do meio ambiente, como um programa de reciclagem ou reúso da água.

 

2. Aumenta o engajamento dos consumidores

A imagem que uma marca cultiva perante os consumidores é valiosa para obter lucros e investir em estratégias de marketing bem-sucedidas.

 

Uma das maiores tendências do comportamento do consumidor moderno é buscar companhias que se preocupam com o meio ambiente. Nesse sentido, o marketing ambiental é uma excelente alternativa para atrair novos clientes.

 

Por meio dele, um fabricante de filtro hidráulico retorno gera valor de longo prazo e os consumidores se engajam com as causas, porque acreditam e se identificam com elas.

 

A maioria das pessoas prefere marcas que cultivam uma filosofia sustentável, a exemplo das empresas de cosméticos, que não testam seus produtos em animais.

 

Isso já se mostrou como uma grande vantagem competitiva e um diferencial valorizado pelo consumidor moderno.

 

3. Otimiza os processos

Uma das vertentes do marketing verde é a otimização das estratégias de marketing, levando em consideração as variáveis ambientais, importando-se com o ecossistema nos processos internos da companhia.

 

Em outras palavras, a empresa assume responsabilidade social e ambiental durante a fabricação de seus produtos ou na prestação dos serviços.

 

A partir disso, obtém várias melhorias em seus processos internos, como a reutilização da água, reciclagem de materiais, redução de emissão de gases tóxicos, coleta e descarte apropriado do lixo, os deficientes de matéria-prima e uso de energia limpa.

 

4. Reduz os custos

Essa estratégia de marketing também ajuda uma empresa de esfera baquelite a reduzir seus custos em médio e longo prazo, durante as práticas de produção, uma vez que a poluição e o uso de energia em excesso geram muitas despesas.

 

Com a redução dessas práticas, os custos fixos são muito menores, o preço da venda diminui e a margem de lucro aumenta.

 

Como exemplo disso podemos mencionar a matéria-prima reciclada, o que reduz os gastos na compra desses itens. Consequentemente, fica mais fácil reduzir os desperdícios com materiais.

 

5. Aumenta a vantagem competitiva

Hoje em dia, uma empresa que não investe em sustentabilidade pode simplesmente fracassar. Tanto é que uma gestão sustentável faz parte do planejamento das corporações que querem um futuro de sucesso.

 

Ao assumir uma postura consciente, um fabricante de púlpito em acrílico cristal atrai os consumidores e conquista a preferência deles. São companhias que têm mais vantagens em relação aos concorrentes, porque a sustentabilidade se tornou um diferencial.

 

Isso se deve a vários problemas que o planeta vem enfrentando, como aquecimento global, quantidade excessiva de lixo e escassez de recursos naturais.

 

Eles afetam pessoas no mundo todo e uma postura ecológica acabou se tornando o critério de desempate para os consumidores.

 

6. Posicionamento favorável

Por fim, o marketing sustentável precisa ser visto como algo que vai além das estratégias, visto que traz posicionamento favorável para a companhia e pode ser implementado em negócios de qualquer tamanho ou setor.

 

Suas estratégias podem ser simplificadas, concentrando-se em inovar e crescer com sustentabilidade, reduzindo custos e otimizando os processos.

 

Como fazer marketing sustentável?

Para aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, um fornecedor baterias heliar e demais setores de atuação devem investir nas seguintes práticas:

 

Rever seus processos produtivos

Buscar matéria-prima comprovadamente sustentável ou de baixo impacto ambiental é uma ação recomendável para quem quer começar a investir em marketing verde.

 

A empresa pode envolver comunidades locais em seu processo produtivo, pois isso gera oportunidade e desenvolvimento social.

 

Outra opção é implantar reúso ou redução do consumo de água potável durante a produção, além de investir no tratamento de materiais descartados.

 

Usar embalagens recicláveis

As embalagens recicláveis podem ser utilizadas no seu negócio como matéria-prima para a produção de outros itens.

 

Dentre os recursos que podem ser utilizados em sua composição está o bambu, madeira de reflorestamento, papelão, entre outros.

 

Fazer divulgações conscientes

Uma empresa de conserto ipad lauro de freitas pode divulgar seus serviços de maneira sustentável, evitando panfletos ou qualquer outra prática que necessite do uso de papel e outros resíduos físicos.

 

Marketing com vídeos virais sobre o consumo consciente também é outra excelente opção, pois educa o público sobre o que ele consome e ainda promove uma relação duradoura com as pessoas.

 

Pensar no modo de distribuição

A maneira como os produtos chegam aos consumidores também pode gerar impactos negativos no meio ambiente.

 

Na hora de expor as mercadorias, procure optar por lâmpadas de baixo consumo, como as de LED. Na verdade, o ideal é usar a iluminação natural durante o dia e iluminação artificial sustentável durante a noite.

 

Quem entrega produtos, como as plataformas de e-commerce e outros tipos de negócios, deve usar transportes alternativos e com baixa emissão de carbono.

 

Considerações finais

Todo e qualquer tipo de empresa, como uma loja de peças para caminhão vw 8150, tem muito mais a ganhar ao adotar uma cultura consciente em relação ao meio ambiente.

 

As agressões sofridas pelo planeta ao longo dos anos estão trazendo consequências negativas para a humanidade, e as empresas têm um papel muito importante para conter os danos e tentar revertê-los.

 

As pessoas estão atentas a isso e preferem comprar com marcas que cuidam do meio ambiente e assumem um papel responsável no cuidado com os recursos naturais.

 

Investir em marketing sustentável é muito mais do que divulgar a consciência ambiental do seu negócio, mas mudar seus processos internos para proteger o planeta e promover a sustentabilidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + três =