Ainda vale a pena ter mais de uma rede social para se comunicar com seu público-alvo?

Nos dias de hoje, ter um perfil em uma rede social é uma necessidade para qualquer negócio, uma vez que essas plataformas exercem um papel fundamental nas estratégias digitais.

 

Elas ajudam a promover mudanças e a estreitar o relacionamento entre a empresa e os seus consumidores. Ao construir esse relacionamento, a companhia tem acesso a várias possibilidades, como falar diretamente com os clientes.

 

É uma maneira de conversar com a audiência instantaneamente, o que faz das redes sociais importantes meios de comunicação, que respaldam o planejamento de marketing digital.

 

Portanto, para se destacar no mercado e ter condições de competir com a concorrência, seu negócio também precisa estar nas redes sociais. Embora elas sejam fundamentais, para se destacar nesse meio, você precisa entender mais sobre o assunto.

 

Ainda vale a pena ter mais de uma rede social para se comunicar com seu público-alvo?

 

Ou seja, é necessário saber como trabalhar as redes sociais, de acordo com foco e o estilo de cada uma, de modo a promover boas estratégias dentro delas.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância dessas plataformas para comunicação das marcas, mostrar por que ainda vale a pena estar presente nelas, além de dicas para melhorar a comunicação nesses sites. Confira!

 

A importância das redes sociais para o relacionamento

As redes sociais são plataformas importantes para o crescimento do negócio, já que elas ajudam a divulgar a imagem da marca por meio de várias estratégias.

 

Seus seguidores tendem a compartilhar suas publicações para seu grupo de amigos, fazendo com que cada contato seja um transmissor da sua mensagem, toda vez que essas pessoas se identificarem com essas postagens.

 

No estabelecimento físico, a fachada com led é uma estratégia para divulgar o negócio e atrair pessoas. Na internet, por sua vez, isso é feito por meio das redes sociais, neste caso, pelas publicações.

 

Essas plataformas também criam o posicionamento da companhia na web, visto que, toda vez que ela reage aos assuntos do momento, se comunica com seus seguidores e realiza algumas ações, ao mesmo tempo em que está construindo a própria imagem.

 

É por essa razão que as pessoas disseminam conteúdos relevantes, e assim seu negócio vai atingindo um número cada vez maior de usuários, construindo a reputação e melhorando a comunicação.

 

No entanto, esses resultados só vão aparecer se a empresa souber usar as redes sociais, tendo em mente que elas podem ser uma forma de gerar lucro, investindo pouco. Você só precisa saber quais plataformas o seu público utiliza.

 

O relacionamento é primordial para o sucesso ou fracasso de uma marca. É por isso que você precisa saber se comunicar e atender seus clientes e potenciais clientes da melhor maneira.

 

Por meio de um atendimento personalizado, a companhia conquista novos clientes e resolve problemas daqueles que, por alguma razão, estão insatisfeitos.

 

A relação que um empreendimento tem com os consumidores deve ser compatível com a fachada de loja e com seus produtos e serviços. É assim que ele vai aumentar sua credibilidade e ser visto com bons olhos.

 

Portanto, se uma empresa não é bem conceituada no mercado, acaba afastando os consumidores porque não mostra que se importa e muito menos que oferece um bom serviço.

 

É nesse contexto que as redes sociais se tornaram fundamentais para se comunicar e levar produtos e serviços para as pessoas, permitindo que elas interajam e expressem suas opiniões.

 

Esse ciclo constrói uma base para que a organização possa solucionar os problemas de seus clientes rapidamente, melhorar sua solução e aumentar a satisfação do público.

 

Ainda, é assim que é possível fidelizar os consumidores em várias oportunidades, seja no momento de uma reclamação ou de um elogio. Quando existe apenas uma relação comercial entre as partes, fica mais difícil transmitir credibilidade.

 

Mas, em quantas redes sociais devo estar presente?

As redes sociais podem ser consideradas canais de divulgação, atração e relacionamento com clientes e potenciais clientes.

 

Em um ponto de venda, você utiliza vários elementos para atrair os consumidores, como uma faixa de gondola. Mas também precisa trabalhar na internet para atrair as pessoas.

 

Essas plataformas são canais de contato direto com poucos filtros e restrições, e elas ainda colaboram com o atendimento ao cliente, permitindo que as pessoas tirem dúvidas, registrem queixas, façam pedidos, críticas ou sugestões.

 

As redes sociais também são consideradas canais de venda, uma vez que a equipe de marketing pode criar anúncios nesses sites e impulsionar publicações para conquistar mais seguidores.

 

O Facebook, por exemplo, conta com o Messenger, que possibilita que os usuários enviem mensagens diretas para as empresas.

 

Por outro lado, quando uma organização não está presente nas redes sociais, ela pode prejudicar a sua própria imagem, uma vez que a maioria das reclamações surgem nessas plataformas.

 

Se não forem rapidamente resolvidas, podem trazer danos reais para a organização e ainda comprometer suas estratégias de marketing e comunicação. Dentre as principais plataformas de redes sociais, temos:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Pinterest.

 

Todas elas são ferramentas fundamentais para alcançar um público maior. Elas funcionam como convites personalizados, que ajudam a atrair novos consumidores e criar autoridade de marca.

 

Com relação à quantidade de redes sociais que você deve usar, isso vai depender do seu público-alvo. Os consumidores utilizam essas plataformas para avaliar depoimentos de clientes, comparar marcas e tirar dúvidas.

 

Você precisa estar presente em quase todas para que assim possa interagir e responder às solicitações. Mas, veja bem: quando falamos estar presente em quase todas, nos referimos àquelas em que o seu público-alvo está.

 

Por exemplo, se você fez uma pesquisa e descobriu que o seu potencial cliente utiliza o Facebook e o Instagram apenas, não faz sentido criar um perfil no Twitter.

 

Qualquer rede social só será importante se você conseguir impactar a sua audiência, da mesma forma que um folder promocional distribuído dentro da loja impactaria.

 

Em outras palavras, não perca tempo criando conteúdo ou se dedicando às plataformas que não são usadas pelo seu público. Se você fizer isso, vai investir tempo e recurso com as pessoas erradas.

 

Como aprimorar a comunicação nas redes sociais

Essas plataformas dizem muito sobre o seu negócio, portanto, é uma forma de fazer com que o público conheça a sua marca. Mas, para melhorar a comunicação com elas, é necessário investir nas seguintes estratégias:

 

1 – Criar conteúdo relevante

O conteúdo que será veiculado nas redes sociais é diferente das informações que estariam, por exemplo, em um flyer de festa impresso.

 

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, pois ele acompanha as tendências do mercado e a necessidade das pessoas em obter informação a respeito das companhias.

 

As suas publicações nas redes sociais precisam ser relevantes e oferecer conteúdo de valor para os seguidores. Quando isso é feito, constrói-se autoridade no mercado e a confiança dos consumidores é conquistada.

 

2 – Elaborar um calendário de publicação

Para valorizar os conteúdos que você vai criar, é necessário que eles sejam publicados em uma frequência determinada.

 

Assim como você se programa para pendurar um banner personalizado em seu estabelecimento, precisa criar uma programação de postagens nas redes sociais.

 

Para começar, elas precisam ser consistentes. Por exemplo, você não pode publicar todos os dias durante uma semana e, na semana seguinte, deixar o seu perfil desatualizado.

 

Escolha alguns dias e horários da semana para publicar em seus perfis, levando em conta o comportamento dos seus seguidores nessas plataformas.

 

Ou seja, se você sabe que o seu público utiliza as redes sociais em alguns dias da semana após determinado horário da noite, precisa atualizar o seu perfil nesse horário e nesses dias.

 

3 – Interagir com os seguidores

Invista na criação de publicações interativas, para que seus seguidores possam expressar suas opiniões. Você pode criar uma caixa de perguntas, enquetes ou postagens que chamem a atenção da audiência.

 

Uma das práticas que mais atrai no público são os sorteios, nesse caso, uma loja de informática, pode sortear um desconto atrativo para compra de um computador novo.

 

Ao investir nessas práticas, você vai chamar a atenção dos usuários e fazer com que eles se sintam à vontade para interagir com o seu negócio.

 

4 – Mantenha-se atualizado

Aproveite todas as oportunidades de mostrar que a sua empresa está atenta aos assuntos do momento.

 

Aproveite a circulação de memes e veja quais são as pautas mais trabalhadas pelos seus principais concorrentes. Tudo isso vai fazer com que o seu negócio não passe despercebido pelas redes sociais.

 

Conclusão

As redes sociais são plataformas essenciais para melhorar a comunicação entre uma empresa e seus clientes. Elas são excelentes canais para interagir e mostrar que a sua empresa está aberta ao diálogo e quer se aproximar do público.

 

Também são ótimas fontes de informação para que você conheça melhor a sua audiência e saber de que maneira agradar essas pessoas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 4 =