Como criar vínculo com o seu consumidor através das redes sociais?

As redes sociais são muito importantes para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Elas mudaram a maneira como as empresas se relacionam com as pessoas e ajudam em muitos processos.

 

As mudanças trazidas por elas ficam ainda mais evidentes quando se observa o perfil corporativo de algumas organizações, pois, dessa forma, é possível obter informações.

 

Nessas páginas, é viável encontrar detalhes sobre os produtos e serviços, endereço, telefone, dentre outros dados fundamentais para os consumidores e para o próprio atendimento ao cliente.

 

Para as companhias, é uma plataforma que ajuda a conhecer o consumidor, estabelecer uma comunicação com as pessoas, oferecer suas soluções, dentre outras possibilidades.

 

As redes sociais são plataformas indispensáveis para qualquer marca e existem estratégias de marketing digital voltadas exclusivamente para esses canais, com o intuito de melhorar a comunicação.

 

Mas não basta apenas criar o perfil da marca e esperar que tudo aconteça, é necessário saber trabalhar esses canais do jeito certo.

 

Neste artigo, você vai aprender a importância de se relacionar com os clientes pelas redes sociais e quais são as melhores estratégias para fazer isso.

 

Importância de se comunicar pelas redes sociais

As redes sociais são muito importantes para a comunicação do negócio com seus clientes e potenciais clientes. Por meio delas, fica mais fácil propagar a mensagem que a marca quer transmitir, de modo que fique mais visível.

 

Também é um excelente canal para humanizar a marca e ter um contato mais íntimo com o consumidor. Tanto é que muitas companhias usam essas plataformas para reter clientes, gerar satisfação e aumentar sua credibilidade.

 

Para uma floricultura que vende sementes capim, estar presente nas redes sociais é uma forma de ter acesso a várias vantagens, como:

  • Gerar identificação;
  • Atendimento mais rápido;
  • Posicionamento efetivo;
  • Receber feedback;
  • Aumentar os lucros.

 

As pessoas que seguem as marcas nas redes sociais se identificam com o negócio e sua proposta, e estão mais interessadas no que elas têm a dizer. Consequentemente, vão compartilhar seus conteúdos e disseminar seus valores.

 

Esses sites também são ótimas ferramentas para atender clientes imediatistas e mais exigentes, afinal, com as facilidades trazidas pelas redes sociais em termos de comunicação, ninguém mais deseja esperar pelo telefone.

 

Essas plataformas conseguem garantir atendimento ágil, individualizado e personalizado, assim como o consumidor moderno espera.

 

Além de criar um perfil nas redes sociais, é fundamental acompanhar, gerenciá-lo corretamente e criar conteúdo atrativo e relevante para a audiência.

 

Isso ajuda a empresa a melhorar seu posicionamento nessas plataformas, visto que mostra sua personalidade, as causas que defende, além de interagir com as pessoas, melhorando sua credibilidade e popularidade, ao mesmo tempo em que fideliza clientes.

 

Uma distribuidora de chaves para chaveiro facilita sua comunicação com os clientes por meio das redes sociais, visto que podem falar abertamente sobre suas impressões, além de obter o feedback necessário para seus processos internos.

 

O perfil corporativo está suscetível a receber todo tipo de comentário, mas as marcas precisam sempre responder com atenção e empatia, para driblar qualquer situação adversa.

 

Mas mesmo diante da possibilidade de receber comentários negativos, eles também são uma oportunidade para melhorar os produtos e serviços.

 

Esses canais são tão importantes para a comunicação que conseguem até mesmo aumentar os lucros do negócio.

 

Quando as pessoas são bem atendidas, se identificam e engajam qual é a marca, e preferem comprar com empresas que sabem se comunicar com elas, do que com outras opções.

 

Porém, para aproveitar todos os benefícios dessas plataformas, é fundamental saber utilizá-las para se comunicar com as pessoas.

 

Dicas de comunicação nas redes sociais

Embora as redes sociais sejam plataformas modernas e eficientes, não basta apenas criar um perfil e esperar que as coisas aconteçam.

 

Um fabricante de chapa expandida precisa investir nas estratégias certas para usá-las em sua comunicação. Algumas maneiras de fazer isso, são:

 

1. Ser atencioso

Nas redes sociais, os usuários são livres para expressarem sets facção ou insatisfação, por isso, mesmo que receba uma crítica, não ignore o conteúdo do comentário.

 

A marca precisa ser atenciosa e interagir com as pessoas, independentemente de qual seja a manifestação. O segredo para uma estratégia bem-sucedida nesses canais é saber interagir com o público.

 

Mostre que seu negócio está disponível para responder dúvidas e procure fazer com que eles percebam que a organização é prestativa.

 

Para estimular interações, cuide da qualidade dos conteúdos compartilhados, criando um roteiro de publicações, tendo em mente que formatos diferenciados estimulam reações por parte dos seguidores.

 

Mas, independentemente do conteúdo de suas postagens, esteja sempre atento ao que as pessoas dizem sobre o negócio.

 

2. Prestar um bom atendimento

Uma marca de piso cimentício rústico pode melhorar seu atendimento por meio das redes sociais, afinal, essas plataformas aumentam a presença digital e disponibilizam mais canais para a comunicação direta com os consumidores.

 

O perfil da empresa precisa ser dedicado a esclarecer dúvidas que possam aparecer, além de ajudar os clientes a resolverem seus problemas.

 

Mesmo diante da possibilidade de automatizar as respostas, é fundamental ter profissionais de atendimento, pois são capazes de melhorar o desempenho da organização.

 

3. Não abandonar a conversa

A empresa jamais deve abandonar a conversa antes que tudo esteja devidamente esclarecido. Certifique-se de que o contato compreendeu as informações e confirme se precisa saber mais alguma coisa.

 

Se o diálogo se alongar muito, podendo render comentários comprometedores, pergunte se o cliente deseja dar continuidade em outros meios, como e-mail ou telefone.

 

4. Saber escolher as redes sociais

A companhia precisa saber em qual rede social vai investir, não sendo necessário estar presente em todas elas. Na verdade, as clínicas de consultas veterinárias devem estudar seu público para escolher as plataformas onde devem estar presentes.

 

No marketing digital, conhecer o público-alvo é indispensável para selecionar os canais que serão trabalhados, caso contrário, a marca vai gastar muito dinheiro com sites que não fazem sentido para suas estratégias e sua imagem.

 

5. Cuidar dos assuntos

Nas redes sociais, o tempo de postagem é o segredo para o sucesso da organização, nesse contexto, esteja atento a tudo o que acontece no mundo, tendo em vista que o público vai comentar sobre esses assuntos.

 

A marca vai falar sobre a coisa certa e no momento mais oportuno, garantindo que sua mensagem seja propagada facilmente. Só não se esqueça de que alguns temas podem ser delicados, e contar com um profissional pode ser uma boa ideia.

 

Profissionais de marketing especializados em redes sociais sabem como agir, de modo a preservar a imagem da companhia diante de pautas polêmicas ou difíceis de abordar.

 

6. Produzir vídeos

Um conteúdo sobre a automatização de portões pode ser de diferentes formatos, como textos, vídeos, áudios, imagens, entre outros. Os usuários preferem conteúdos audiovisuais, pois são mais didáticos e fáceis de consumir.

 

No entanto, isso não quer dizer que seu negócio precise gastar muito dinheiro para produzi-los, tendo em vista que algumas redes sociais disponibilizam ferramentas que ajudam a criar bons conteúdos em vídeo.

 

Com relação aos temas abordados, pode-se mostrar os bastidores do negócio, usar os conteúdos publicados no blog para criar os vídeos, dar dicas, dentre outras opções que chamam a atenção das pessoas.

 

7. Oferecer respostas criativas

As redes sociais ajudam a socializar de forma humana e personalizada, portanto, uma revenda de ribbon fargo c30 pode ser criativo na hora de responder, evitando padronizações e mecanizações.

 

Se o interesse é otimizar o atendimento, sem comprometer sua qualidade, os chatbots são uma ótima opção, e ainda é possível inovar as mensagens, por meio de vídeos e textos mais elaborados.

 

8. Fazer transmissões ao vivo

Da mesma forma como os vídeos estão em alta, as transmissões ao vivo também estão e elas fazem muito sucesso, estimulando o engajamento dos seguidores com as marcas.

 

Aproveite esses espaços para se relacionar com o público, esclarecer as dúvidas das pessoas, mostrar coberturas de eventos, dentre outras possibilidades.

 

9. Analisar o comportamento dos concorrentes

Todo tipo de empresa, como no caso de um fabricante de placa em acrilico para fachada, possui concorrentes nas redes sociais.

 

Uma boa dica é analisar o que eles estão fazendo para descobrir suas estratégias e utilizá-las para engajar o seu público.

 

Toda marca que conhece sua concorrência, consegue observar erros e com isso evitá-los ao construir seu posicionamento nas redes sociais.

 

Considerações finais

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade para qualquer tipo de empresa hoje em dia, mas ter um perfil não é o suficiente.

 

É necessário trabalhá-lo do jeito certo, por meio de ações que geram impactos positivos na comunicação e no posicionamento da marca, como nos exemplos mostrados ao longo deste conteúdo.

 

Seu negócio vai conseguir se relacionar com as pessoas, construir uma boa imagem e mostrar que está disposto a ajudá-las no dia a dia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + 7 =