Conheça a técnica de card sorting para o design de seus projetos

Você já ouviu falar em card sorting? Essa estratégia é bastante utilizada pelos profissionais UX, que visam entregar a melhor experiência para seus usuários em uma página na web. Por meio de cartões, é possível ter disposto um planejamento do conteúdo e do que pode ser aprimorado.

 

Esta ainda é uma estratégia nova para alguns, mas cada vez mais tem se mostrado útil no dia a dia da profissão, principalmente por utilizar elementos simples como cartões e post-its. Por isso, neste artigo, descubra um pouco de suas características e como pode ser realizado. Vamos lá?

 

 

 

O que é card sorting?

O card sorting é uma ferramenta de pesquisa usada para avaliar ou determinar a maneira como as informações são agrupadas, rotuladas e organizadas em um site, permitindo que os usuários classifiquem os tópicos de conteúdo em categorias que façam sentido para eles.

 

Essa classificação de cartões ajuda a entender o que os usuários esperam de um site para que você possa fornecer um produto que atenda às necessidades deles. Criar uma estrutura no conteúdo usando informações obtidas no card sorting promove uma interação mais suave entre o usuário e o sistema, apresentando, assim, as informações de uma forma que seja facilmente acessível e localizável para eles.

 

Como o nome sugere, o card sorting é feito por meio de cartões. Primeiro, você escolherá um conjunto de tópicos com base no conteúdo que deseja incluir em seu site ou aplicativo. Você escreverá um tópico diferente em cada cartão, embaralhará os cartões em uma ordem aleatória e os entregará ao usuário para classificar em pilhas. O objetivo da classificação de cartões é fazer com que os usuários agrupem informações de forma que faça sentido para eles.

 

Quais as classificações possíveis?

Existem alguns tipos diferentes de card sorting e cada um é usado em certas circunstâncias para obter uma compreensão do usuário.

 

Classificação de cartas abertas

Os participantes do teste devem criar seus próprios rótulos de categoria e classificar os itens de acordo com o sistema que estabeleceram. Esse tipo de classificação é usado para aprender como os usuários agrupam coisas e como eles rotulam esses grupos.

 

Classificação de cartão fechado

Cartões e rótulos de categoria são fornecidos. Os participantes devem combinar os cartões com as categorias predeterminadas. Use isso para aprender como os usuários classificam os tópicos em um conjunto predefinido de categorias.

 

Classificação de cartão em grupo

Vários participantes trabalham juntos em uma classificação de cartão fechado ou aberto. É uma prática comum gravar essas sessões, pois elas tendem a revelar muitos insights simultaneamente. Se possível, use este tipo de card sorting após os participantes terem tido sessões individuais.

 

Classificação remota de cartões

Os participantes classificam os cartões independentemente em seus próprios computadores. Você pode fazer classificações de cartas abertas ou fechadas remotamente. Existem muitos programas que atendem especificamente a estudos remotos de classificação de cartões. Usar um software dedicado pode ser vantajoso porque este analisa os dados para você.

 

Quais ferramentas são necessárias?

Existem algumas opções disponíveis ao conduzir um card sorting. Você pode criar os seus próprios cartões físicos simplesmente usando papel ou papelão. Você também pode utilizar um programa de organização de cartões online ou até mesmo conduzir uma sessão remota.

 

Independentemente de como você decida conduzir a classificação, você precisará reservar algum tempo para a preparação. Certifique-se de obter a quantidade adequada de canetas, lápis, papel ou cartões necessários para conduzir a pesquisa.

 

Se você estiver usando um software de card sorting online, procure alguns programas diferentes; cada um é único e pode oferecer certos recursos que outros não têm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + sete =