Como continuar crescendo e se reinventando na pandemia?

Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, muitas empresas tiveram que criar novos meios de conseguir atingir o seu público, mesmo com as dificuldades de contato, para continuar crescendo e se desenvolvendo.

 

Isso aconteceu porque, para garantir o distanciamento social e a diminuição da propagação da doença, os países decretaram o fechamento do comércio.

 

Assim, para evitar a falência, muitos empreendedores precisaram encontrar meios de atender às demandas e vender.

 

Como continuar crescendo e se reinventando na pandemia?

 

Outra situação que a doença garantiu foi a parada de serviços que precisam ir até a casa do cliente, como uma assistencia tecnica TV, precisando que elas adaptassem o atendimento e não tivessem enormes prejuízos.

 

Os países entraram em um período de crise e recessão econômica, o que acabou prejudicando, consideravelmente, o comércio.

 

O que acabou gerando uma sensação de incerteza, medo de fechamento e adaptação à nova realidade.

 

Contudo, é exatamente nesses momentos que as empresas são obrigadas a ficar inspiradas e inovar nos seus meios de atuação no mercado, o que no fim pode se tornar algo muito benéfico para a economia.

 

Dessa forma, as redes sociais e a internet surgiram como um meio de comunicação muito eficiente de manter um relacionamento com o público, e também, aumentar o alcance, conseguindo se desenvolver.

 

Na verdade, a tecnologia de maneira geral teve de evoluir para atender a todos e a todas as atividades, sendo por meio de softwares, ao invés de bloco de pedido, ou dispositivos de qualidade para auxílio, adaptar ao comércio digital.

 

Por esses motivos, investir em novos meios de comunicação é muito importante, garantindo a manutenção do contato direto com os clientes.

 

Além disso, é uma ótima oportunidade de atingi-los de diversas maneiras e com garantia de interação.

 

Como se reinventar de fato

Existem algumas dicas para encontrar oportunidades de se reinventar nesses momentos e continuar desenvolvendo a empresa.

 

Para isso, seguem algumas dicas:

  • Procure inspirações;
  • Arrisque;
  • Analise o mercado;
  • Disponibilize soluções;
  • Faça parcerias;
  • Agrade o cliente;
  • Utilize a internet como plataforma;
  • Acompanhe os resultados.

 

Portanto, para haver maior compreensão de como adotar cada uma dessas estratégias dentro da empresa e continuar se destacando, elas serão analisadas separadamente e com mais detalhes.

 

Sobre inspirações

A internet está cheia de outras pessoas disponibilizando ideias de seu trabalho ou formas que elas realizam as suas atividades.

 

Isso se torna uma ótima oportunidade de inspiração para criar as próprias coisas.

 

Isso pode ser feito por filmes, fotos, vídeos, qualquer fonte que proporcione à empresa uma vontade de criar.

 

Entretanto, é imprescindível ressaltar que é proibido por lei copiar qualquer coisa. Essa estratégia serve apenas como um auxílio criativo.

 

Por exemplo, ao ver um vídeo em alguma rede social de uma publicidade de moda, uma empresa de tecnologia poderia analisar elementos de interesses e atualizá-los para sua campanha de divulgação de um notebook novo.

 

Sobre arriscar

Quando um país fica em crise, as pessoas buscam por alternativas diferentes do comum, fugindo das ideias que já existem.

 

Portanto, é muito benéfico para as empresas se arriscarem em um campo novo ou em estratégias diferentes.

 

Elas podem ser desde plataformas de comunicação nunca usadas por ela, novas estratégias de campanhas, novo público-alvo ou pequenas ações, como funcionários diferentes, o que seja para garantir que ela se destaque na visão dos consumidores.

 

Por exemplo, uma empresa especializada em eventos, que tiveram sua demanda muito diminuída, pode passar a vender certos produtos relacionados, como convites personalizados de casamento, para manter a venda, tentando coisas novas.

 

Contudo, é importante ressaltar que, antes de fazer grandes mudanças, precisa-se analisar as consequências e se o ato trará bons resultados para que a empresa consiga alcançar seus objetivos gerais.

 

Sobre o mercado

Uma dica muito valiosa para conseguir inovar no próprio nicho é, realmente, conhecê-lo e conhecer a concorrência.

 

Dessa forma, é possível entender os gostos dos consumidores, suas necessidades e as estratégias que outras empresas utilizam.

 

Por exemplo, para uma gráfica que vende adesivo para logotipo é importante entender como as outras lojas realizam o processo, possibilitando a compreensão de quais máquinas usam para poderem criar uma mais sustentável e ganhar destaque para os consumidores.

 

Isso é, saber os desejos dos consumidores permite que a marca saiba em que produtos ou serviços ela deseja investir para agradá-los e criar estratégias que sejam mais eficazes.

 

O outro ponto de conhecer as táticas usadas pelos oponentes, é muito favorável, pois permite que uma empresa entenda como cada um trata os seus assuntos, podendo criar maneiras diferentes e se destacar na visão dos compradores.

 

Sobre soluções

Durante momentos de crise, é importante vender, mas é mais importante ainda entregar soluções para os clientes.

 

Oferecer maneiras com as quais eles podem melhorar seu dia a dia no meio de um período turbulento é a melhor forma de se reinventar.

 

Além disso, a solidariedade é um ponto muito abraçado por todos os usuários pelo fato de permitir a humanização da marca.

 

Outro ponto é que garante que as pessoas ficarão com a marca na mente por conta dessas pequenas ações que fazem a diferença.

 

Fora todas essas vantagens, a pessoa ajuda as outras a melhorar sua empatia e benevolência.

 

É um ponto muito favorável, principalmente, durante a pandemia, pois, quando toda essa fase passar, as empresas que serão lembradas e terão suas vendas mantidas são aquelas que fizeram boas ações em um momento em que todos estavam ruins.

 

Sobre parcerias

É um ótimo momento para fazer parcerias, pois juntar marcas ou pessoas ajuda no desenvolvimento de ambas, para aumentar o alcance e os resultados. É um auxílio recíproco, uma união essencial.

 

Além de que para serem feitas, não demandam grandes investimentos ou esforços, sendo algo muito benéfico para momentos de crise, quando os recursos acabam diminuindo.

 

Com elas, é possível criar agrados para os clientes, como descontos ou produtos de coleção limitada ou pontos mais facilitados, como contratar um motoboy entregador para realizar o delivery dos produtos.

 

Sobre o cliente

Ressaltando algo que foi comentado nos outros pontos, é vital focar as estratégias em agradar o cliente.

 

Ele que irá adquirir os serviços ou produtos, então, para que ele realize a ação, é extremamente necessário que ele se sinta feliz para realizar a compra.

 

Isso poderia ser desde um dia de descontos até o envio de um brinde em acrílico com a mensagem de que a marca estará lá para ampará-lo nesse momento.

 

Isso se torna uma estratégia muito viável com a realização de um atendimento de qualidade, que facilite o processo de compra e que o faça ter vontade de readquirir o que lhe foi oferecido.

 

Além disso, é um ponto que garante destaque à empresa, é muitas vezes, uma forma de se diferenciar de outras marcas, principalmente, em momentos de crise.

 

Isso deve ser feito com diversos canais com funcionários ou um sistema preparado para tirar as dúvidas, e uma observação importante, que seja rápida na resposta. Todas essas ações agradam muito o consumidor.

 

Sobre a internet

A internet é uma plataforma que possui diversas plataformas e meios de comunicação com o cliente.

 

Dessa forma, investir no seu uso e em iniciar um mercado de vendas por ela permite que a empresa tenha maior alcance, mesmo utilizando técnicas mais básicas.

 

As lojas virtuais se tornaram uma alternativa muito vantajosa para as pessoas comprarem em casa, com grande facilidade.

 

Nessa realidade, é um ponto essencial para o negócio continuar se desenvolvendo mesmo sem ter um espaço físico disponível.

 

É uma forma de conseguir levar a loja até o cliente, quando, por causa da pandemia, ele não pode se deslocar até ela com total segurança, podendo ser feito pelas redes sociais, por outros aplicativos ou até por um site próprio.

 

Por exemplo, uma empresa de impressão digital camiseta, pode criar um site próprio, com diversos modelos sugeridos ou tipos de personalização para seus clientes conseguirem entender e conhecer a marca, e depois da compra, enviá-la até a casa deles. 

 

Sobre os resultados

No meio de tantos problemas, é muito importante acompanhar os resultados de qualquer estratégia que for utilizada.

 

Dessa forma, é possível entender em que pontos a empresa conseguiu atingir seus objetivos, e quais deles precisam ser adaptados.

 

Conclusão

Portanto, existem diversas formas de se destacar, continuar crescendo e se reinventar no meio de uma pandemia, o que é essencial para qualquer empresa.

 

É importante ter algumas ideias para conseguir adaptar as vendas à nova realidade e permanecer atuando na área.

 

Contudo, é importante ressaltar que é necessário continuar sempre acompanhando e se atualizando das novidades no mercado para conseguir adaptar as estratégias e permanecer como uma empresa referência no meio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =