Logística para e-commerce: O que você precisa saber para otimizar o seu negócio?

A chegada da internet junto do avanço da tecnologia trouxe inúmeras possibilidades para o mercado de trabalho, tornando evidente o quanto é necessário realizar uma logística para e-commerce cada vez mais forte e bem desenvolvida.

 

Por isso, o texto de hoje abordará o impacto que um bom serviços de logística para o seu e-commerce pode trazer.

 

Além da importância desse tipo de organização em seu ambiente de trabalho e alguns benefícios por utilizá-lo na prática.

 

Não é novidade para ninguém que o e-commerce chegou para ficar e que sua influência no meio digital é incrível e bastante grande, fazendo com que diversas empresas expandissem o seu alcance e que novas marcas aparecessem no mercado.

 

Logística para e-commerce: O que você precisa saber para otimizar o seu negócio?

 

Mesmo realizando grande parte do gerenciamento e manutenção do seu computador novo, um e-commerce ainda precisa ter um espaço bem organizado onde as funções e trabalhos são realizados, seja na sua casa ou em algum outro lugar.

 

Portanto, para que as tarefas e o foco da empresa não se percam em meio a tantas demandas, entregas, pedidos, serviços e contatos com clientes e outras empresas e parceiras, é necessário ter um grande trabalho de organização do negócio.

 

Fazer gerenciamento, mesmo que utilize serviços de motoboy entregador e outros terceiros, é importante utilizar de um bom trabalho de logística para a sua empresa.

 

Afinal, cada etapa do processo importa para o funcionamento das coisas.

 

Portanto, confira no tópico a seguir o que é uma logística de e-commerce e qual o seu impacto no meio de trabalho.

 

Além de entender como você pode utilizar tal estratégia de forma efetiva e bem funcional para o seu negócio.

 

O conceito da logística para e-commerce

Assim como é bastante funcional em meios de trabalho físicos, a logística é igualmente importante para o e-commerce, independentemente se o produto comercializado é embalagem para comida delivery ou algum produto artesanal.

 

A logística é muito mais do que organizar caixas e colocá-las em lugares específicos para não atrapalhar a passagem de alguns carros, pessoas ou máquinas.

 

A logística é todo o processo de organizar e deixar fluxos de trabalho mais fluidos, mesmo no e-commerce.

 

O seu negócio ganha algumas vantagens como:

  • Maior controle do seu estoque;
  • Maior controle no valor do frete;
  • Atendimento ao cliente mais eficaz;
  • Maior previsibilidade de prazos de entrega.

 

Independentemente se irá utilizar uma caixa de madeira para transporte para organizar os seus produtos, é importante que tenha em mente esses elementos citados para uma melhor compreensão do quão abrangente a logística pode ser.

 

Pense que, para o consumidor, é importante pagar pelo produto e recebê-lo dentro do prazo estipulado no momento em que compram algo, normalmente acompanhando todo o processo desde então até a hora em que recebem na sua casa.

 

Sendo assim, o consumidor se atenta aos valores de transporte e frete na hora de decidir onde comprará o seu produto e se aquele valor condiz com o serviço ofertado e com o que ele busca na compra, mesmo que seja embalado em uma caixa maleta papelão.

 

Muitas empresas optam por terceirizar os serviços logísticos e pedir para que outro negócio cuide dos seus afazeres, o que de fato não é uma má ideia caso você tenha dinheiro o suficiente para investir nesse tipo de serviço.

 

Muitos e-commerces, principalmente, os de micro e pequeno porte, ainda não possuem tal poder aquisitivo para investir em terceirização de serviços de empresas logísticas, mas é importante informar que o valor é maior conforme a demanda de trabalho.

 

Ou seja, é importante saber que o valor cobrado para gerir a organização de fluxo de uma multinacional é completamente diferente de uma micro empresa.

 

É uma alternativa bastante interessante e vale a pena pensar no assunto.

 

Por fim, lembre-se que a logística dos processos deve estar ligada às decisões da empresa, mesmo que tal processo seja algo simples como a criação de uma caixa de papelão personalizada com logo.

 

Um fluxo de trabalho passa por diversas etapas, e quando trazemos para a realidade do seu negócio, tais etapas precisam se manter organizadas para não impactar o restante do próprio fluxo, e consequentemente, da empresa.

 

Por exemplo, caso você tenha cometido o erro de não saber se tem determinado produto no estoque, coisa que não aconteceria com investimento adequado, terá de realizar todo o processo de compra ou fabricação do produto.

 

Isso impacta diretamente no tempo que o cliente terá de esperar o produto ficar pronto, podendo fazer com que o mesmo não tenha uma experiência agradável, afastando um cliente em potencial e perdendo a chance de fidelizá-lo.

 

Dicas sobre logística no e-commerce

Assim como qualquer decisão empresarial, seja no ramo de impressão banner ou qualquer uma, nenhum negócio adotaria tais práticas e estratégias se elas não trouxessem algum benefício de retorno de capital, otimização de tempo ou aumento do alcance da marca.

 

Sendo assim, confira algumas orientações sobre formas de aplicar a logística dentro do seu e-commerce de forma efetiva e que tenha, de fato, retorno e impacto positivo na sua empresa, seja o seu ramo de etiquetagem e adesivo para logotipo ou de tecnologia.

 

01 – Pense no controle de estoque

Sem sombra de dúvidas, se tem um ponto que precisa de muita atenção quando o assunto é logística de um negócio, e o controle de estoque, por motivos de ter o que oferecer para os seus clientes.

 

Procure armazenar os produtos de categorias similares próximos uns dos outros, dessa forma, além de uma conferência automática realizada pelo computador, é possível ter também uma referência visual, te ajudando a saber o nível que o estoque está.

 

Dessa forma, você terá um controle indicativo para qualquer um que procurar visualizar, sem mencionar que os softwares de gestão são bastante precisos quando bem utilizados.

 

Dificilmente com ambas as práticas você e sua empresa serão prejudicados.

 

02 – Conheça o fluxo do processo

Conhecer o fluxo de processos e as etapas que seu produto passa durante o seu e-commerce é essencial para a boa gestão da sua empresa, e da forma como você realiza as negociações em seu negócio.

 

Cuidar de processos como armazenagem, expedição e transporte fazem parte da logística do negócio, sendo algo pensado e utilizado por diversas empresas do ramo, e você e a sua devem também atender as necessidades e tendências do mercado.

 

03 – A transportadora é um elemento importante

As transportadoras são essenciais para qualquer comércio que mexa com a entrega de produtos e com o seu e-commerce não é diferente.

 

Escolher a transportadora ideal é um dos processos mais importantes para a sua empresa.

 

Muitos terceirizam as transportadoras, o que pode ser uma incrível vantagem, enquanto outras empresas possuem frota própria.

 

Independentemente da sua escolha e realidade, verificar o que pode ser oferecido ao cliente.

 

Principalmente, porque tal fato implica tanto no frete quanto no preço oferecido aos clientes quanto no valor que pode ser pago pela sua empresa. Portanto, deve ser muito bem pensado e avaliado.

 

04 – Utilize a tecnologia a seu favor

O mundo atual é cheio de possibilidades e inovações tecnológicas para os mais diversos ramos e seria um grande desperdício de tempo e de efetividade não utilizá-la para melhorar a performance do seu e-commerce.

 

Existem diversos programas e sistemas integrados, que ajudam a melhorar a gestão de diversos setores da empresa e te informando relatórios diários.

 

Além disso, podem ser bastante úteis com dados valiosos de como o seu negócio está lidando com as demandas.

 

Um dos exemplos é o monitoramento constante dos produtos enviados para os clientes, ajudando-os a saber o momento em que o produto saiu da empresa e em qual parte do processo ele se encontra. São diversas as possibilidades.

 

Tudo bastará do quanto investimento sua empresa pode e está disposta a colocar em tecnologia, podendo ser um diferencial no mercado nos dias atuais.

 

Considerações finais

Em resumo, o texto de hoje abordou como é importante ter um serviço de logística no seu e-commerce e como ela pode afetar positivamente o desenvolvimento do seu negócio.

 

Além de orientações sobre como implantá-la e o seu impacto no mercado.

 

É interessante utilizar as dicas e orientações disponibilizadas neste texto com a realidade do seu negócio, explorando ao máximo os pontos positivos dele e melhorando os negativos a fim de melhorar a experiência de seus clientes e se destacar no mercado atuante.

 

O que resta no momento é sentar e planejar como fazer isso, tentando ser o mais transparente possível e sempre deixando a marca do seu negócio no processo, imprimindo qualidade na entrega do resultado final.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Logística para e-commerce: O que você precisa saber para otimizar o seu negócio?”

  1. Pingback: Encontre as melhores oportunidades de vendas online! - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 1 =