Desafios do varejo para oferecer aos clientes uma ótima experiência de compra na Black Friday

Vamos iniciar este artigo com uma questão para você pensar: a mercadoria que a sua loja vende hoje pode ser encontrada em outros comércios online? Então, o que motivaria um consumidor a adquirir exatamente o seu produto?

 

Se nunca refletiu sobre isso, você pode agora descobrir o quanto a qualidade de uma mercadoria representa apenas uma parte dos critérios que vão determinar a escolha dos clientes. Da pesquisa ao pós-venda, cada etapa na jornada de compra é crucial na experiência dos consumidores.

 

Por isso, ao estruturar suas estratégias de Black Friday, ressalte os fatores que as pessoas só encontram ao comprar na sua loja, usando seus diferenciais para se destacar da concorrência.

 

Aproveite essa temporada de aumento das vendas para deixar a experiência do seu cliente ainda mais completa com as dicas que trazemos a seguir para aprimorar a jornada de compra na sua empresa.

 

Desafios do varejo para oferecer aos clientes uma ótima experiência de compra na Black Friday

 

Afinal, como diz o ditado popular, “não há nada tão bom, que não possa ser melhorado”. Então, siga a leitura e confira as nossas sugestões: 

 

5 pontos para deixar a experiência dos clientes ainda melhor

Diferente do que muitos pensam, a jornada do cliente não é um serviço ao consumidor restrito à equipe de atendimento. Ela diz respeito a todos os momentos em que o público entra em contato com a sua empresa.

 

Um relacionamento que precisa ser construído de modo a impactar positivamente os clientes a cada situação que eles vivem com o seu negócio.

 

Porém, determinados critérios podem alavancar ainda mais essa experiência do público com a sua empresa. A seguir destacamos alguns desses fatores que você ficar atento para proporcionar a melhor jornada de compra durante a Black Friday:

 

1. Tempo de carregamento das páginas

Na internet, os usuários estão acostumados com a instantaneidade. Tudo é feito de modo muito rápido, a um clique. Então, se os consumidores das lojas físicas já ficam zangados com a demora na compra, imagine os clientes do mundo virtual?

 

Se você quer alcançar um número maior de público, satisfazer seu consumidor e ainda converter mais vendas, ofereça seus produtos em uma plataforma com alta performance de carregamento.

 

É certificado que empresas do varejo, com páginas acessadas rapidamente, aumentam sua conversão em 0,8%. Lembre-se ainda de verificar se a boa experiência ao entrar no site também ocorre quando ele é acionado em diferentes modelos de dispositivos digitais.

 

2. Estabilidade

Os processos de compra e venda na Black Friday são muito intensos e isso pode provocar picos de tráfego na internet que, consequentemente, vão impactar na experiência do cliente ao acessar sua plataforma.  

 

Garanta que seu site suporte esse aumento do volume de usuários simultâneos para não correr o risco de perder vendas por causa da instabilidade da sua plataforma, que pode até vir a sair do ar em algum instante. 

 

3. Navegação

Outro ponto que você deve ficar atento é em relação à usabilidade do seu site. Essa característica diz respeito ao conjunto de técnicas, recursos visuais e programação que vão garantir que a utilização da sua plataforma seja fácil para os usuários.

 

Quanto mais intuitivo o site, mais probabilidade existe de que potenciais clientes naveguem de forma fluída pelos seus conteúdos e se sintam atraídos a adquirir algum produto.

 

Para avaliar a usabilidade da sua plataforma, observe como ocorre cada etapa da jornada de compra, do reconhecimento ao suporte. Será que os elementos estão facilitando a vida dos usuários ou têm sido barreiras para as vendas? 

 

4. Atendimento

Quem nunca precisou entrar em contato com uma loja para esclarecer dúvidas ou resolver algum problema? É muito importante para as empresas manterem seus canais de comunicação sempre ativos e à disposição dos usuários.

 

Se antes o telefone era o principal meio para estabelecer esse tipo de relacionamento, hoje os ambientes digitais já trazem outras soluções tecnológicas para fazerem o contato com o público de forma ainda mais efetiva. 

 

Uma opção muito valorizada na atualidade é instalar chats online de atendimento rápido. Assim, robôs ficarão à disposição para responder às dúvidas dos clientes, oferecendo agilidade e praticidade ao processo de comunicação.

 

5. Logística

A Black Friday também exige dos comércios um bom gerenciamento dos processos de estoque e entrega, já que as demandas aumentam instantaneamente. Esse é um cuidado que precisa ser executado com antecedência, corrigindo possíveis falhas que possam ocorrer no funil de compra dos clientes.

 

Automatizar as atividades logísticas do seu negócio pode ser uma forma de otimizar as operações realizadas, mantendo assim a excelência dos serviços prestados aos consumidores, especialmente em um momento competitivo como a Black Friday.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =