7 Etapas Para Iniciar Um Plano de Marketing

Faz parte de ter seu próprio negócio: marketing. De uma forma ou de outra, você terá que colocar seu novo produto ou serviço no centro das atenções. Mas por onde começar? Escrever um bom plano de marketing torna seus planos concretos e a chance de sucesso muitas vezes maior. Você pode ler como fazer isso neste artigo.

 

1. Reúna informações sobre o cliente e o concorrente

Um bom marketing começa com informações sobre seu público-alvo, o mercado, os concorrentes e, claro, seu produto ou serviço. Faça isso completamente; não é ciência de foguetes.

 

Você pode percorrer um longo caminho com uma pesquisa simples entre seus clientes existentes e/ou potenciais. Se necessário, convença-os a cooperar oferecendo um presente ou desconto. Ele paga rapidamente.

 

O que seu público-alvo pensa sobre seu produto? Se eles não comprariam, por que não? Pesquise sites especializados e jornais comerciais para obter informações de mercado.

 

7 Etapas Para Iniciar Um Plano de Marketing

 

2. Determine qual mercado você deseja atender

Definir seu mercado é muito importante para usar seu orçamento de marketing de forma eficiente. Uma fabricante de pequenos carros esportivos não precisa competir com a Coca-Cola ou a Renault, mas terá que focar seu marketing em um pequeno segmento de entusiastas.

 

Seu plano de marketing terá que se concentrar fortemente nas necessidades desse grupo-alvo. Os canais de vendas e comunicação devem corresponder a isso.

 

3. Concentre-se em seu produto ou serviço

O posicionamento é a espinha dorsal do seu plano de marketing. Que lugar seu produto, um sapato casual masculino ocupa no mercado? Tem alguma característica especial como: inovador, prático, só para mulheres, Amersfoort original?

 

É sobre a mensagem central que você deseja transmitir em suas expressões. Em grande parte, determina como você fala sobre seu produto ou serviço. Você tem expressões muito diferentes sobre tinta e sorvete.

 

4. Leve em consideração o estágio de vida de seu produto ou serviço

O estágio de vida de seu produto determina em grande parte a aparência de seu marketing. Em muitos casos, um novo produto ou serviço vende de forma diferente (‘novo!’) Do que um produto que já existe há algum tempo (‘fórmula comprovada’). Você usa canais de vendas diferentes e preços diferentes.

 

5. Defina seu público-alvo

Homens ou mulheres? Idoso ou jovem? Pássaros modernos ou classe média cautelosa? Moradores de Groningen ou do mundo inteiro? A segmentação por público-alvo é uma parte importante do plano de marketing.

 

Você pode pensar em educação, local de residência, religião e histórico socioeconômico. Qual abordagem se encaixa nisso? Além disso, você sabe aproximadamente onde está localizada a maioria do seu público-alvo?

 

6. Pesquise o comportamento de compra de seus clientes

As pessoas dirigem para comprar um bom pão. No entanto, eles compram alcaçuz por capricho quando estão na caixa registradora. Sabendo onde e quando eles tomam uma decisão de compra, você pode adaptar seus esforços de vendas de forma muito específica ao seu público-alvo. O padeiro com o pão delicioso tem muito mais boca a boca na vizinhança do que o fabricante do alcaçuz.

 

7. Determine seu orçamento de marketing

O dinheiro que você gasta em marketing deve ser recuperado mais tarde. Não faz sentido gastar mais do que você obtém lucro. No entanto, você não ganhará nenhum dinheiro se não gastar nada em marketing.

 

Sente-se com uma grande folha de papel e faça as contas: como suas despesas superam a potencial receita adicional? Como você usa seu euro de marketing de forma mais eficiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + dezessete =