Desconto progressivo: Descubra o que é e como auxilia no crescimento do e-commerce

Desconto progressivo é o título dado ao formato de promoção que visa o abatimento gradativo no preço, à medida que o cliente aumenta a quantidade de unidades adquiridas.

 

Sendo assim, é uma estratégia de vendas que busca incentivar o aumento do valor médio gasto por cliente.

 

Em outras palavras, o ticket médio da empresa, e a rotatividade de estoque, ao diminuir o valor unitário do produto proporcionalmente ao número de itens comprados.

 

Em um exemplo prático, uma empresa especializada em impressão gráfica que aplica essa estratégia, pode oferecer um desconto de 5% a cada lote de 1000 cartelas de adesivo para logotipo impressas.

 

Desconto progressivo: Descubra o que é e como auxilia no crescimento do e-commerce

 

Dessa forma, o cliente ganha 5% no primeiro lote de mil cartelas, 10% ao adquirir dois, e 15% de desconto para três lotes.

 

Essa estratégia permite aumentar a taxa de conversão tanto na venda de um mesmo produto, como no exemplo acima, quanto em uma seleção de itens ou mesmo se aplicando à toda loja.

 

Sendo assim, caso o gestor resolva optar por aplicar descontos progressivos a todos os produtos da gráfica, a promoção é válida também aos lotes dos demais produtos, como de banners, canecas, camisetas, brindes e convites personalizados.

 

Sabemos que quem empreende no ambiente virtual com um e-commerce, precisa buscar formas criativas para atrair clientes e aumentar as suas vendas em meio a grande competitividade, e os descontos progressivos são uma ótima estratégia.

 

Entretanto, como qualquer estratégia, precisa ser estudada e elaborada com atenção, para que realmente resulte no que foi planejado.

 

Ao envolver descontos, de maneira geral, as estratégias de vendas costumam ser de alta atratividade para o cliente.

 

Entretanto, se não forem bem planejadas, podem trazer até mesmo prejuízos ao comerciante, pois dependem do mercado e do produto comercializado.

 

Os descontos progressivos não só atraem novos clientes e aumentam o ticket médio, como também são uma ótima oportunidade de fidelização, mas devem ser aplicados com cautela para que realmente valorizem o negócio.

 

Quando utilizada de maneira indiscriminada, essa estratégia resulta em um posicionamento por preços baixos, e ao retomar os preços normais, seu negócio possivelmente sofrerá com a perda de clientes.

 

Por isso, trouxemos neste artigo, as informações necessárias para você conhecer essa estratégia de vendas, suas vantagens, aplicações e cálculos.

 

Portanto, continue lendo e aprenda mais sobre essa técnica promocional que pode lotar o seu bloco de pedido e escalar os resultados da sua empresa online.

 

Vantagens da aplicação de descontos progressivos

Essa estratégia é extremamente dinâmica, e como mencionamos, traz uma série de vantagens aos negócios, que vão além das vendas em si, oferecendo benefícios para ambas as partes, empresa e cliente.

 

Isto posto, a seguir, pontuamos as 4 principais vantagens da aplicação dos descontos progressivos e suas implicações:

 

1.   Aumento do ticket médio

Como mencionamos, o ticket médio é um indicador que se relaciona ao valor em vendas realizadas por uma empresa a cada cliente em determinado período.

 

Aumentá-lo é um dos principais objetivos de qualquer gerente de vendas, e os descontos progressivos propiciam esse resultado, quando usados de forma inteligente.

 

Afinal, se para o cliente for mais vantajoso levar mais produtos, certamente ele o fará.

 

2.   Atração de novos clientes

Os descontos progressivos permitem um serviço diferenciado aos clientes ao oferecer vantagens nos preços, o que atrai a atenção dos usuários.

 

Indicamos alinhar essa estratégia com uma boa ação de marketing: invista nos anúncios pagos, nos links patrocinados, e até mesmo em estratégias tradicionais, caso seu negócio digital tenha foco no comércio local.

 

Dessa forma, investir na impressão banner e de panfletos para divulgar essa oportunidade, pode ampliar seu alcance.

 

3.   Fidelização de clientes

A principal forma de garantir a estabilidade de um negócio é por meio da garantia de uma receita recorrente.

 

Sendo assim, da fidelização de seus clientes para fazerem compras periodicamente, conforme suas necessidades.

 

Ter essa previsibilidade na receita certamente trará tranquilidade para os planejamentos futuros de um empreendimento digital, como um e-commerce especializado em impressão digital camiseta.

 

Uma vez satisfeito, a probabilidade de um cliente fazer novas compras na sua loja no futuro é alta, principalmente se houver uma prática de descontos recorrentes.

 

Aproveite para captar leads para sua listagem de email marketing e mantê-los sempre atualizados sobre novidades e promoções.

 

Uma dica valiosa para fidelização é extrapolar o sistema de descontos progressivos a uma estratégia de acúmulo de pontos.

 

Portanto, retomando o exemplo da gráfica de impressão digital, é possível implementar um sistema de pontuação de maneira que a cada compra, como um pedido de impressão de um banner acadêmico, o cliente acumule pontos.

 

Sendo assim, nas próximas compras, esses pontos podem ser convertidos em descontos, estimulando ainda mais a recorrência.

 

Entretanto, estratégias de fidelização só funcionam se houver atenção e zelo pela experiência do usuário nos demais aspectos que compõem sua jornada de compra.

 

Portanto,  esteja atento também ao:

  • Atendimento ao cliente;
  • Qualidade do produto comercializado;
  • Prazo e cuidados na entrega;
  • Pós-venda.

 

Ao considerar esses fatores, e conjunto com descontos bem calculados, o sucesso do seu e-commerce está garantido.

 

4.   Vantagem competitiva

É indiscutível que o meio digital oferece uma série de vantagens aos empreendedores, como uma grande redução de custos, automatização dos processos, logística simples para ampliação das fronteiras geográficas, entre outros.

 

Entretanto, conta também com a existência de uma competição ainda mais acirrada que a observada no mercado tradicional.

 

Nesse cenário, torna-se ainda mais essencial que as empresas tenham diferenciais competitivos para se destacar da concorrência.

 

Por isso, os descontos progressivos, como você pôde ver até aqui, trazem esse diferencial e agregam valor à marca.

 

Quando implementar essa estratégia?

Conforme colocado, as vantagens são diversas, mas os descontos progressivos devem ser aplicados com certa cautela, e o gestor deve ponderar sobre a aplicação e viabilidade dos descontos oferecidos.

 

Ao optar por essa estratégia, a empresa precisa oferecer benefícios aos clientes ao mesmo tempo que mantém sua margem de lucro.

 

Além disso, é necessário considerar o segmento de atuação e o perfil do seu cliente, pois, nem sempre o cliente precisa de várias unidades de um produto, ou mesmo de um produto ou serviço recorrente, como um e-commerce especializado em cobertura comercial.

 

Como calcular os descontos progressivos

O primeiro passo é definir quais produtos farão parte da ação promocional, ou seja, analisar as margens de lucro normais e escolher quais são passíveis de desconto, sem prejudicar a lucratividade.

 

Identifique também quais produtos podem ser vendidos em conjunto. Algumas vezes pode ser mais interessante aplicar essa estratégia com produtos complementares.

 

Após a pré-seleção e antes de montar sua tabela de descontos, avalie a média de produtos que os clientes costumam comprar em determinado período.

 

Seguindo essa lógica saberá a partir de quantas unidades, os descontos se tornam estratégicos.

 

Por exemplo, um e-commerce que comercializa computador novo e materiais de informática, resolve implementar a estratégia de descontos progressivos para a venda de cartuchos de impressão.

 

Ao avaliar os meses anteriores, o gerente percebe que cada cliente compra em média dois cartuchos ao mês.

 

Portanto, não é vantajoso um desconto já sobre o segundo produto, pois normalmente já existe essa demanda.

 

Esse empreendedor deve aplicar os descontos para compras acima de três unidades, no mínimo.

 

O último passo é montar uma tabela. Isso é importante para que o próprio vendedor tenha real compreensão sobre o comportamento dos descontos dados conforme as variações na quantidade, e tenha certeza que está tomando uma boa decisão.

 

A tabela de descontos progressivos também é uma importante ferramenta de apresentação das ofertas para os clientes.

 

Para efetuar os cálculos, existem softwares de vendas específicos para essa finalidade, ou pode-se usar planilhas para seu desenvolvimento, caso já tenha conhecimento técnico e domínio sobre essa ferramenta.

 

Nem sempre as progressões de descontos são aritméticas, e cálculos feitos no achismo podem causar problemas na hora do fechamento mensal, e existem várias formas de aplicar os descontos, como:

  • Por unidades do mesmo produto;
  • Por intervalos de segmentação de quantidades;
  • Por volume geral de compras;
  • Por kits de produtos relacionados;
  • Por acúmulo de pontos.

 

Cada uma envolve um cálculo específico, conforme os critérios que já frisamos: o tipo de produto e seu uso, o segmento, o perfil de seus clientes e as margens de lucro.

 

Portanto, nunca se esqueça de determinar limites para a promoção, tanto de quantidades mínimas quanto máximas, ou é bem possível que tenha sérios prejuízos e comprometa seu estoque.

 

Considerações finais

Portanto, nesse artigo você aprendeu mais sobre os descontos progressivos, conferindo vantagens e dicas para sua aplicação.

 

O uso inteligente dessa estratégia pode ampliar seus resultados e trazer grande sucesso ao seu e-commerce.

 

No entanto, ressaltamos aqui que toda estratégia comercial deve partir de um bom planejamento, ou é bem provável que não alcance os resultados esperados.

 

Em um pior cenário, mas nada incomum, ações não planejadas ou mal estruturadas costumam gerar prejuízos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + dez =