Como você pode melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce?

A experiência do usuário trata-se de um conjunto de atributos que um site tem e que determina o nível de satisfação enquanto navegamos por ele.

 

Isso diz respeito desde o funcionamento técnico, passando pela organização das páginas até o valor do conteúdo. Assim, quem tem uma plataforma e-commerce ativa precisa se atentar à experiência do usuário, e existem muitas razões para isso.

 

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas por conta dos smartphones, portanto, nada mais natural do que comprar por meio desse dispositivo. Mas é exatamente isso que as faz exigirem uma boa navegação.

 

Logo, as lojas online precisam garantir que os visitantes tenham uma boa experiência. Afinal, como uma pessoa vai querer comprar com você, se o site não funciona direito ou se ela tem muita dificuldade para encontrar o que deseja?

 

Como você pode melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce?

 

Preocupar-se com a boa experiência do usuário é o primeiro passo para conquistar a atenção das pessoas e fazer com que elas se interessem pelo que está à venda.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar a importância de melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce e o impacto dessas melhorias em suas vendas. Acompanhe!

 

Por que se preocupar com a experiência do usuário?

A experiência do usuário já se tornou um campo de estudo que ganhou espaço na área de design. Isso se deu por conta do aumento disparado da concorrência entre os mercados e pela popularização dos dispositivos móveis.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os smartphones são o principal meio de acesso à internet nos lares brasileiros, o que mudou o comportamento de consumo das pessoas.

 

Podemos atribuir a importância da experiência do usuário dentro de uma loja e-commerce à uma fachada de loja. Se ela for boa, vai conquistar a confiança das pessoas e despertar o interesse delas.

 

Até certo tempo atrás, o consumidor moderno precisaria ir até a loja para obter informações sobre um produto ou serviço, mas hoje em dia, devido às facilidades, ele pesquisa tudo na internet e lá ele descobre as informações que precisa.

 

Consequentemente, a jornada de compra também mudou, pois assim como uma pessoa pode saber mais sobre um produto ou serviço na internet, com alguns toques ela finaliza uma compra.

 

No entanto, há um problema nessa situação. O consumidor moderno tem uma vasta gama de opções para comprar um mesmo produto, por isso, eles podem se dar ao luxo de escolher as marcas que o valorizam.

 

Isso fez com que as empresas começassem uma corrida contra o tempo para construir um marketing eficaz, um atendimento de qualidade e disponibilizar produtos que realmente tenham valor.

 

Mas tudo isso ainda não basta, pois independentemente se a sua loja online vende notebook novo e usados, ela precisa garantir a melhor experiência para as pessoas que visitam suas páginas.

 

Nesse contexto, o que vai determinar a melhor maneira de garantir uma boa experiência são as necessidades específicas do seu negócio.

 

Por exemplo, se a sua loja e-commerce tem uma alta demanda por atendimento, deve investir em um sistema que seja capaz de processar esses pedidos de maneira ágil e ter tempo para tratar de assuntos mais complexos.

 

Dicas para alavancar a experiência do consumidor

Até aqui, você já entendeu porque o e-commerce precisa se preocupar com a experiência do usuário, e neste tópico, vamos mostrar como você pode melhorá-la em seu site, utilizando algumas das principais técnicas de impulsionamento. Confira:

 

1 – Conhecer o seu público consumidor

É preciso conhecer bem quais são as características e o comportamento do público no ambiente digital.

 

É dessa forma que desde uma pequena gráfica que produz folder de apresentação até uma multinacional elimina empecilhos ao longo da jornada de compra e aumenta as chances de conversão.

 

2 – Humanizar a experiência

Mais do que pensar nas funcionalidades técnicas que garantem o bom funcionamento do e-commerce, é necessário elaborar ações que humanizam a experiência e evocam os sentimentos dos visitantes.

 

É necessário usar as práticas do UX Writing, que além de ajudar a organizar o conteúdo, orientam o usuário e promovem a intuitividade.

 

Ele envolve a inclusão de palavras e mensagens com legendas e outros fragmentos que se conectam ao usuário e despertam sentimentos. Trata-se de um conceito amplo, que ainda envolve o copywriting.

 

A ideia é cativar e persuadir por meio da escrita, com chamadas para ação que influenciam a ação dos visitantes e favorecem as estratégias comerciais.

 

3 – Investir em um site responsivo

Toda empresa, como um fabricante de bloco de pedido, precisa ter um site intuitivo. É muito frustrante quando tentamos acessar um site e ele não funciona direito no celular, e isso faz com que muitas pessoas abandonem a página.

 

O design responsivo enriquece a experiência do usuário e expande o contato do público com o produto ou serviço.

 

Esse tipo de site pode ser acessado de qualquer tipo de dispositivo, tanto de um smartphone quanto de um computador, e ele se ajusta a qualquer tamanho de tela. Sendo assim, ele terá exatamente as mesmas funções em qualquer aparelho.

 

Sem contar que ter um site responsivo é requisito mínimo para estar entre os primeiros resultados de busca. O próprio Google prefere sites responsivos, portanto, se você quer aumentar o seu tráfego, precisa dele.

 

4 – Oferecer proposta de valor

Se uma gráfica de convites personalizados fizer uma proposta de valor clara e objetiva, vai evitar problemas no site e landing pages (páginas de aterrissagem) confusas.

 

Exclua palavras bonitas ou de difícil compreensão e seja sempre direto. Lembre-se que, para comprar, um consumidor precisa entender qual é a proposta do que está sendo oferecido.

 

5 – Realizar testes de aceitabilidade

Faça quantos testes forem necessários para descobrir tudo o que pode convencer o seu público a realizar aquilo que você deseja.

 

É claro que devemos conhecer como são feitos os testes dos concorrentes, mas é importante criar os seus. Leve em consideração que não existe uma fórmula certa que melhore a experiência de todas as plataformas.

 

6 – Produzir conteúdos valiosos

O Marketing de Conteúdo, que promove a criação de materiais para atrair e encantar o público, também está no rol de estratégias para otimizar a experiência do usuário.

 

Os conteúdos de valor promovidos por uma gráfica de impressão cartões de visita cumprem com dois pilares da experiência do usuário: criar credibilidade e promover cumplicidade e proximidade.

 

Oferecer uma experiência sólida e direcionada com seus conteúdos fará com que seu cliente se sinta importante e satisfeito. A boa notícia é que você pode variar nos formatos dos conteúdos, podendo ser:

  • Vídeos;
  • Textos;
  • Imagens;
  • Áudios;
  • Infográficos.

 

Esses materiais farão com que o cliente volte e tenha razões para interagir de maneira progressiva com o seu e-commerce.

 

Os impactos positivos da experiência do usuário

Melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce pode trazer muitos impactos positivos. Dentre eles está a oportunidade de gerar uma boa impressão para os compradores.

 

Afinal, a primeira impressão é a que fica, e assim como uma loja física cuida da fachada para comércio, sua loja e-commerce também precisa ter uma boa aparência.

 

Um site bem estruturado e com layout agradável melhora a imagem do seu comércio eletrônico, desperta o interesse das pessoas e conquista a confiança delas.

 

Todo negócio digital deseja ter um bom número de visitantes, mas o tráfego realmente só é positivo quando ele faz um grande número de conversões.

 

De nada adianta atrair o visitante se no momento em que ele for concluir a comprar aparecer um pop-up ou ele tiver que preencher um formulário muito longo.

 

Precisamos pensar no sucesso da navegação por smartphones e tablets, que é bem diferente da navegação convencional em computadores. Por isso, garanta um site que facilite a vida do cliente e não um que complique o processo de compra.

 

Por fim, outro impacto positivo de melhorar a experiência dos usuários em um e-commerce é que ela será divulgada e comentada pelos seus visitantes com outras pessoas.

 

Se você entrar na loja online de um fabricante de painel backlight e tiver uma boa experiência, com certeza vai falar sobre isso com amigos e familiares.

 

Em outras palavras, promover boa usabilidade e páginas intuitivas é uma maneira de conquistar a propaganda boca a boca e chegar a um número cada vez maior de pessoas, consequentemente, conquistando mais vendas.

 

Conclusão

A experiência do usuário é fator determinante para que o consumidor decida ou não comprar em sua loja e-commerce, e neste artigo você entendeu os motivos

 

Trabalhar essas estratégias é a melhor maneira de fazer com que a sua loja virtual tenha bons resultados e conquiste clientes cada vez mais satisfeitos. Tudo isso vai beneficiar o faturamento do seu comércio eletrônico.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Como você pode melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce?”

  1. Pingback: Logística para e-commerce: O que você precisa saber para otimizar o seu negócio? - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + dezoito =