Venda de sucesso: Descubra como realizar uma ótima venda online e garantir engajamento para sua marca

Uma venda de sucesso compreende não só o fechamento dela e o retorno financeiro gerado nesse momento, como também a satisfação do cliente que gera engajamento pela marca.

 

No mercado digital não é diferente. Esse mercado compreende empresas que estão inseridas no ecossistema de negócios que é o mundo online.

 

Pode-se dizer que, no cenário atual, para que uma marca tenha um bom posicionamento no mercado, obrigatoriamente ela precisa estar inserida nesse mundo,

 

Venda de sucesso: Descubra como realizar uma ótima venda online e garantir engajamento para sua marca
Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com

 

Sendo assim, essa é uma tendência inegável a curto, médio e longo prazo.

 

Conforme a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), no ano passado, o comércio digital no país estava à beira de cifras bilionárias.

 

O Brasil ainda é relativamente novo nesse meio, e ainda tem muito o que aprender com os líderes desse mercado, como China, Estados Unidos e o Reino Unido.

 

Além de inovação e empreendedorismo, é necessário o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse nicho e esses já estão entre os projetos governamentais que visam tendências futuristas.

 

Planos de acessibilidade digital, revitalização de espaços públicos de lazer, assim como um plano de mobilidade urbana cicloviario e melhorias na estrutura de transporte público, estão entre as tendências sustentáveis para o futuro.

 

Dessa forma, ao discutir-se oportunidades de trabalho e geração de renda, o mercado online compreende o que podemos considerar o setor comercial mais promissor no país atualmente.

 

A expectativa é que as transações digitais cheguem a metade de todas as operações comerciais em poucos anos.

 

Se você já tem essa visão do mercado e sabe da importância de pensar em estratégias para se destacar nesse cenário, continue lendo e confira várias dicas para fazer sucesso em suas vendas online.

 

Estude o mercado e o marketing digital

Esse é o primeiro e o mais importante de todos os conselhos que podemos dar.

 

O sucesso de um gestor, basicamente pode ser definido por seu conhecimento e pela assertividade na tomada de decisões.

 

Antes de qualquer acao de marketing promocional digital, é importante estudar e entender o comportamento do mercado e do público. Assim como, manter-se atualizado e informado sobre tendências.

 

Um dos assuntos mais em voga do momento é o inbound marketing, e se esse termo é estranho para você, corra para as pesquisas.

 

Traduzindo, significa marketing de atração, também chamado de novo marketing, e se refere às estratégias voltadas para lidar com o novo comportamento do consumidor frente às rápidas mudanças no modo de vida ocorridas desde a popularização da internet.

 

Na nova realidade criada por essa mudança comportamental, o mercado teve que se reinventar e a solução foi o engajamento.

 

Dentro dessa finalidade, o inbound marketing surge como ferramenta ideal e eficaz para construir uma relação personalizada de proximidade com o público.

 

Para que sua empresa de fabricação de embalagens delivery personalizadas, por exemplo, esteja preparada para entrar na internet é fundamental entender a logística envolvida em um e-commerce como:

  • Investimentos necessários;
  • Parceiros, fornecedores e concorrentes;
  • Segmentação do público-alvo e definição de personas;
  • Elaboração da estratégia de marketing;
  • Back office (gerenciamento de pedidos, estoque e faturamento).

 

Isto posto, aconselhamos a elaboração de um plano de negócio exclusivo para sua estratégia digital.

 

Faça um plano de negócio

Sendo assim, se já não tiver um plano de negócio físico da sua gráfica de convite personalizado aniversario, por exemplo.

 

Caso ela ainda esteja na fase de idealização ou você tenha começado a operar sem esse estudo criterioso, pare, respire fundo e faça-o. 

 

O engajamento nas mídias sociais depende de um bom posicionamento de marca, e para conseguir e, principalmente, para mantê-lo de forma eficiente, o plano de negócio é quase um pré-requisito.

 

Preze pela ética e monte uma equipe de qualidade

É muito importante que toda organização tenha a ética entre seus valores, afinal toda relação humana deve partir de princípios.

 

Culturalmente, a imagem do vendedor costumava ser associada com a lábia da malandragem, mas tenha certeza que essa é uma prática sem espaço no novo mercado.

 

Lembre-se que vivemos na era da informação, então é muito simples, e rápido, para que  um pequeno deslize se torne público, e cause grandes estragos para a imagem de um negócio.

 

Assim como você deve se preocupar e garantir a qualidade técnica da equipe da sua empresa entrega encomendas, por exemplo, também deve atentar-se aos princípios éticos de todos que apresentarem sua marca.

 

Informe-se sobre as questões legais e tributárias cabíveis à sua atividade, e garanta que seu negócio esteja sempre em conformidade com as mesmas.

 

Portanto, você deve comprometer-se com a qualidade do serviço ou produto que oferece, e com a experiência geral do usuário, o que nos leva às próximas dicas.

 

Faça um bom trabalho

Assim como no mercado tradicional, um negócio online depende de um bom atendimento e uma boa logística para que vendas de sucesso ocorram.

 

Fechar uma venda em que o cliente saia insatisfeito chega a ser pior que não fazer a venda, visto que avaliações ruins pesam muito para seu negócio.

 

Uma característica básica do novo consumidor é que ao optar por um serviço ou adquirir um produto, como caixa de madeira para transporte, por exemplo, ele vai se informar sobre os possíveis fornecedores antes de escolher.

 

Dessa forma, cada cliente é importante, podendo ser considerado peça chave na jornada de todos os demais clientes.

 

Tenha sempre em mente que uma venda só é bem-sucedida se ele ficar satisfeito. Esteja sempre atento aos prazos, embalagens e pós-venda.

 

Tenha uma plataforma de e-commerce 100% funcional

Todo o seu site deve funcionar o melhor possível, sem a ocorrência de:

  • Páginas lentas;
  • Imagens pequenas ou com baixa definição;
  • Muitos anúncios;
  • Falta de escaneabilidade ou direção para a navegação rápida;
  • Má escolha das cores e fonte.

 

Esses são alguns dos pontos que configuram razões pelas quais um usuário desiste de uma compra.

 

Olhe cada detalhe de sua página, tudo deve ser cuidadosamente bem trabalhado.

 

Use plataformas com versão mobile, uma vez que a maior parte dos acessos são feitos por tablets ou smartphones atualmente.

 

Além do e-commerce, esteja disponível para seus clientes em outros canais, como WhatsApp, e-mail ou chat, por exemplo.

 

Esteja presente nas mídias sociais e faça um uso integrado e estratégico delas.

 

Alinhar plataformas de vendas com plataformas de conteúdo, como blogs ou um canal no YouTube, certamente será um diferencial de engajamento para sua marca.

 

Outro ponto de extrema importância é a segurança que sua página oferece ao cliente.

 

Tenha muito cuidado com ataques de hackers e vírus, visto que trabalhará com dados e informações pessoais (e bancárias).

 

Existem diversas empresas que trabalham com proteção e segurança de dados, análise de vulnerabilidades e bloqueio contra tentativas maliciosas.

 

Cada negócio pede uma solução diferente, de acordo com seu porte e fluxo de dados.

 

Portanto, ao optar por um negócio online, como uma gráfica de impressao digital, por exemplo, garantir operações seguras para os usuários é básico.

 

Seja empreendedor e saiba investir

Ser empreendedor significa ter visão e saber onde, como e quando alocar seus recursos. Sendo assim, divida seu orçamento para investir em:

  • Conteúdo relevante e de qualidade;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Anúncios;
  • Gestão de negócios;
  • Excelência em atendimento ao cliente.

 

A atratividade do inbound marketing, basicamente está na oferta de conteúdo.

 

Esse fato somado a um bom SEO, estratégia que visa a otimização das respostas em mecanismos de busca, como o Google e o YouTube, resultam em engajamento.

 

Além disso, o SEO é a principal forma de garantir tráfego em uma página e o posicionamento da marca de forma orgânica, ou seja, gratuita.

 

Também aconselhamos investir nos anúncios pagos e propagandas patrocinadas, tanto em seu site quanto nas mídias sociais.

 

Elas trazem recursos de direcionamento e segmentação de público, além da capacidade de alcance, que é amplificada conforme o investimento.

 

Aconselhamos iniciar com pequenos investimentos em vários formatos e plataformas. Cada negócio tem um público-alvo próprio e este responde de forma única às ações publicitárias.

 

Sendo assim, não existe receita e a melhor escolha é testar até encontrar a melhor solução para sua realidade.

 

E vale incrementar na divulgação usando estratégias do marketing físico também, caso isso se encaixe no orçamento, como um busdoor anuncio em Amazonas.

 

Outro ponto que dita a rentabilidade e sustentabilidade de um negócio é o seu gerenciamento que deve considerar os diversos setores de forma integrada, como administrativo e financeiro, por exemplo, assim como a qualidade do atendimento ofertado.

 

Considerações finais

Portanto, agora você sabe o que significa uma venda de sucesso e como o engajamento se reflete diretamente em sua taxa de conversão.

 

Dar atenção a cada uma das dicas deste artigo, certamente será o caminho para o desenvolvimento de seu negócio e posicionamento de sua marca.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 1 =