Instagram: Passo a passo para abrir a loja

O Instagram já é uma preferência unânime no uso das redes sociais atualmente. A plataforma de fotos reúne funcionalidades que permitem a troca de mensagens privadas e até a conversão de feed em catálogos com preços disponíveis ao consumidor.

 

A transformação das redes sociais em um espaço de compra é uma tendência que se iniciou organicamente, com a adesão de pequenas empresas e profissionais independentes às plataformas, criando um canal de comércio informal na internet.

 

Até então, o comércio virtual nas redes sociais sofria restrições ligadas à região. Os empreendedores que disponibilizavam seu conteúdo online negociavam com perfis posicionados no raio de abrangência do endereço físico.

 

Conforme esta e outras interfaces online se desenvolveram, como modos seguros de realizar transferências bancárias, pagamento de contas e rastreamento de produtos, as redes sociais se transformaram em um campo fértil para todo tipo de negociação.

 

Instagram: Passo a passo para abrir a loja

 

Migram então as grandes empresas, transportadores independentes de médio e grande porte, nasce o fenômeno dos influenciadores digitais, expande-se a aplicação do marketing de conteúdo e as redes sociais instalam funcionalidades que facilitam operações de venda.

 

Este estágio avançado do comércio da internet é visível nas aplicações do Instagram, plataforma que ganhou o interesse do público em meados de 2012 e sofre atualizações desde então, assegurando sua posição influenciadora na opinião da audiência.

 

O Instagram é, atualmente, a reunião de ferramentas antigas de sucesso, como um hot stamping dourado. É uma revista de moda, um shopping virtual, um canal de notícias, um meio de comunicação com parentes e amigos e, por fim, um local de trabalho.

 

Com todas estas formas de utilizar a rede, não é difícil imaginar porque a plataforma é tão essencial para a vida moderna. O Instagram define tendências de comportamento e expande debates sociais, especialmente entre os mais jovens.

 

A popularidade do Instagram comercial

A plataforma de Mark Zuckerberg, observando o crescimento do comércio informal em sua estrutura, desenvolve dispositivos exclusivos para uma conta comercial, a opção que viabiliza o uso oficial da rede para catálogos de produtos.

 

Desta forma, o Instagram se posiciona oficialmente como um campo de shopping virtual, onde empresas de todo porte, profissionais e pessoas públicas podem converter as suas contas para o modo comercial, adquirindo todas as facilidades a partir de então.

 

As funcionalidades mais visíveis de uma conta comercial de um negócio de impressão de folder, são:

 

  • Disponibilização de estatísticas avançadas por publicação;
  • Menu com estatísticas de visualização e compartilhamento para stories;
  • Inclusão de canais diretos para endereço, telefone e e-mail;
  • Sincronização com plataformas de anúncio pago.

 

A transformação de uma conta pessoal em uma conta profissional é um processo simples, que pode ser executado nas configurações de perfil do Instagram. Além de definir o segmento de negócio, o usuário pode definir a conta entre empresa e criador de conteúdo.

 

As novas configurações da conta comercial podem ser exibidas ou não para o cliente, uma opção viável através do botão de seleção que ativa e desativa o aparecimento destas informações no perfil público.

 

A tela de transição também permite a sincronização com outras redes sociais e listas de contato do smartphone usado para acessar a conta, permitindo ao empreendedor encontrar rapidamente contas de parceiros e clientes fidelizados para seguir.

 

Em um conjunto de quatro etapas, o usuário é convidado a completar informações de seu perfil, seguir contas comerciais semelhantes, sincronizar contatos e realizar as primeiras publicações, como fotografias de um buffet para festa de debutante organizado.

 

As primeiras modificações são visíveis na página inicial logo após a transição para conta comercial. Uma das principais é a aba ferramentas, onde o Instagram permite o impulsionamento de uma publicação criada no momento ou aproveitada.

 

A tela de ferramentas para anúncios também permite o gerenciamento das propagandas já realizadas pelo perfil, com métricas que viabilizam a avaliação do desempenho do anúncio, onde o empreendedor pode aplicar e calibrar sua estratégia de marketing digital.

 

Na aba Insights, o usuário é apresentado a uma tela de medição que oferece, em tempo real, números referentes às contas alcançadas, ao volume médio de interação com o conteúdo publicado, o número total de seguidores e a taxa de crescimento destes.

 

Estes dados estatísticos se tornam mais avançados de acordo com o crescimento da conta. Funcionalidades extras são desbloqueadas quando o perfil alcança determinada marca de seguidores ou interações.

 

Um exemplo disso é a indexação de links nos stories do Instagram. A conhecida funcionalidade, famosa pelo bordão “arrasta pra cima”, é liberada a partir da marca de 10 mil seguidores ou com a conquista de um selo de verificação.

 

Porém, apesar de todas essas novas possibilidades, o empreendedor que deseja vender uma tenda para festa ou qualquer outro item tangível pode desejar exibir etiquetas de preços nas fotos dos produtos. Neste caso, inclui-se a loja do Instagram.

 

Aderindo ao Instagram Shopping

Para o usuário assíduo do Instagram, esbarrar em uma conta comercial com catálogos de produtos não é mais uma novidade. A principal vantagem do Instagram Shopping, sinalizado pela aba exclusiva para lojas, diz respeito a preços e formas de pagamento.

 

Diferente do que muitos pensam, exibir preços em uma fachada de loja virtual não é um sinônimo de espantar clientes, pelo contrário. O impacto dos preços sobre a tomada de decisão do consumidor é amplamente estudado, sob o nome de psicologia dos preços.

 

Percepção de valor agregado

Muitas vezes, o consumidor de qualquer produto se pergunta porque é tão comum anúncios de valores quebrados ao invés de números inteiros, algo como 1,99 ou 60,97.

 

A razão para esta prática tão difundida é o efeito mental que arredonda valores quebrados para baixo e não para cima, em um primeiro momento.

 

Na psicologia dos preços, isso influencia o cliente a visualizar o item de uma fachada comercial moderna como mais barato do que ele realmente é.

 

Esta é uma das técnicas nascidas do estudo dos preços, demonstrando como sua exibição pode auxiliar o empreendedor a construir um valor agregado ao produto. No contexto das redes sociais, o primeiro efeito que uma etiqueta de preços gera é a credibilidade.

 

Uma das principais queixas no Instagram por parte dos usuários, é a falta de informações úteis sobre o produto, como os preços. Em muitos comércios, o cliente é direcionado às mensagens privadas para passar a informação.

 

A exibição do preço no momento de criar uma vitrine virtual no Instagram serve também para aumentar a percepção da qualidade e status do item, considerados elementos fundamentais para o conceito de valor agregado.

 

Tal conceito é um conjunto de qualidades intangíveis atreladas ao produto que protegem sua demanda mesmo em situação de alta de preços. Um exemplo são as grifes famosas, onde o alto valor de seu produto não ameaça seu potencial de venda.

 

Abrindo uma loja

Para abrir uma loja no Instagram e assim usufruir de outras funcionalidades de sua conta comercial, é necessário que o usuário integre ou crie um marketplace no Facebook, rede social associada ao Instagram pela mesma companhia.

 

Denominado “Gerenciador de Negócios”, a aplicação permite que o empreendedor construa um catálogo de produtos com fotos e informações como preços, sincronize suas ações com agências de marketing parceiras e administre seus processos em um só lugar.

 

É através do Gerenciador de Negócios ou Marketplace no Facebook que a criação de uma loja a ser exibida no menu específico de lojas do Instagram torna-se possível. Uma vez ativada, a loja pode ser exibida e recomendada para outros usuários.

 

Como um sistema de adesivos personalizado, o Instagram permite a exibição do logo da marca junto a um pequeno resumo das principais lojas organizadas por segmento. Por isso, é importante definir com exatidão qual é o tipo de conta comercial.

 

Para se tornar elegível para ser uma loja no Instagram Shopping, a conta comercial precisa ter algumas características:

 

  1. Estar localizada em uma zona comercial válida;
  2. Ter um domínio de site vinculado à conta;
  3. Ter um Gerenciador de Negócios a ser integrado ao perfil;
  4. Estar em conformidade com o acordo de comércio da plataforma.

 

No caso das zonas comerciais válidas, a rede social disponibiliza uma lista de quais são, em um conjunto de quatro regiões ao redor do globo. É importante também que o empreendedor leia os termos do acordo de comércio.

 

Adquirir um domínio próprio é provavelmente a parte mais trabalhosa do processo, por envolver fatores como a compra de um endereço web exclusivo, a construção de uma arquitetura para o site que comporte o catálogo de produtos e outras informações.

 

Configurar um sistema que auxilie o contato com atendentes e a efetivação da compra fazem parte das preocupações mais importantes para aqueles que desejam ingressar no comércio virtual do Instagram.

 

Após cumpridos todos os requisitos, o usuário pode enviar sua conta para análise. É importante a ativação do modo compras para finalizar o estabelecimento de uma loja virtual na plataforma, exibido em uma miniatura para montar.

 

O recurso de loja do Instagram permite o anúncio de produtos nas publicações do feed e nos stories da rede social, organizando cada postagem com tags de venda para que apareçam na aba exclusiva de compras.

 

Conclusão

O recurso do Instagram é fundamental para o desenvolvimento de negócios de todos os tamanhos, uma ferramenta que concede uma estrutura de comércio e um alcance dificilmente construído de modo independente.

 

Para os usuários, o Instagram Shopping é uma maneira mais rápida e segura de encontrar produtos e efetuar compras.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =