Ideias para utilizar no reels do Instagram da sua empresa

O Reels do Instagram é uma ferramenta muito útil para quem quer se promover e transmitir conteúdo relevante por meio dessa plataforma.

 

Inclusive, o Instagram é uma rede social que oferece diferentes ferramentas para sua utilização, que quando bem aproveitadas, se tornam verdadeiras aliadas das estratégias de marketing, ajudando a aumentar os seguidores e a manter o engajamento.

 

O Reels é um dos recursos que a rede social dispõe e que tem chamado a atenção de muitas pessoas. Por meio dele, o usuário consegue gravar vídeos curtos e ainda pode incluir imagens e áudios bem-humorados, tudo editado dentro do próprio Instagram.

 

Esta função surgiu para competir como TikTok, que tem como foco a criação de vídeos curtos, com áudios e imagens animados. A plataforma rival reduziu o tempo que alguns usuários passam no Instagram e vem conquistando milhões de usuários.

 

Ideias para utilizar no reels do Instagram da sua empresa

 

Pelo fato desse tipo de conteúdo estar fazendo muito sucesso na internet, o Instagram não poderia ficar de fora. Entretanto, o recurso que foi criado para competir com a outra rede social se tornou funcional para as empresas.

 

Neste artigo, vamos mostrar a importância do Reels, dar algumas dicas para utilizá-lo e falar sobre a importância de um perfil sempre atualizado. Acompanhe!

 

Por que o Reels é um recurso importante?

As empresas dependem cada vez mais das redes sociais para promover suas estratégias de marketing digital. Por conta disso, todos os profissionais da área ou responsáveis pelos perfis desses negócios precisam entender o funcionamento delas.

 

Todos os recursos devem ser bem trabalhados, e o Reels se enquadra entre eles. Isso acontece porque todas as possibilidades de fazer publicações no Instagram precisam ser consideradas, levando em conta o perfil do público-alvo.

 

É dessa forma que um fabricante de painel para aniversário consegue se aproximar de sua audiência e promover a sua marca.

 

O Reels também pode aparecer na opção “Explore” do perfil do usuário, e ao utilizá-lo com as opções corretas de hashtags, aumenta-se ainda mais o seu alcance. Com isso, a empresa consegue impactar uma audiência maior.

 

Por meio do Reels, ainda é possível criar conteúdos orgânicos que estimulam o engajamento. Aos poucos, esse recurso traz resultados significativos, mesmo sendo uma ferramenta prática e acessível financeiramente.

 

Qualquer tipo de negócio pode utilizar essa funcionalidade, de modo a melhorar o branding do negócio e fazer com que a marca esteja sempre em contato com sua audiência.

 

Só que para funcionar, é necessário saber como utilizar essa funcionalidade, e é exatamente sobre isso que o tópico a seguir irá tratar.

 

Aprenda a usar essa ferramenta do Instagram

Esse recurso chama a atenção de qualquer empresa, como fabricante de vinho seco branco, por conta da facilidade de uso. Mas isso não significa que você pode criar qualquer tipo de conteúdo.

 

Quando falamos em marketing digital, independentemente de seu canal, é essencial ter um planejamento para obter os resultados esperados, e no que diz respeito ao Reels, as principais dicas são:

 

1 – Planejar o conteúdo do material

Antes de começar a gravar o vídeo, você precisa decidir qual será o foco do material, pensando nas seguintes hipóteses:

  • Tema do vídeo;
  • Objetivo do conteúdo;
  • Aumentar o alcance;
  • Melhorar a conexão com a audiência.

 

Os objetivos podem variar, mas lembre-se que todos eles influenciam na construção do conteúdo e nas chances de sucesso. Você precisa pensar em algumas perguntas básicas para determinar o que é importante para o negócio.

 

Pense no que você espera ao lançar o Reels, o que a marca pretende alcançar e que tipo de ação você espera que as pessoas realizem ao ver o conteúdo.

 

2 – Criar um roteiro

Mesmo que seja um material curto, ele precisa de um roteiro, visto que é dessa forma que você consegue controlar o direcionamento da narrativa, o tipo de cenário que será utilizado. Assim, poderá construir a proposta do material.

 

Se o roteiro apresentar uma proposta forte, a recepção dos seguidores será muito melhor, portanto, essa etapa deve ser trabalhada com muito foco e dedicação.

 

3 – Usar hashtags de acordo com o conteúdo

As redes sociais também precisam de uma escolha segmentada e da utilização de termos relacionados aos interesses do público-alvo.

 

Portanto, se uma empresa de buffet infantil em casa quer utilizar as hashtags certas em suas publicações no Reels, precisa saber quem é o seu público-alvo.

 

Quando se trata do Instagram, identificar as hashtags certas e incluí-las nos conteúdos deve ser uma prática constante. É dessa forma que os usuários vão identificar as pautas de suas publicações e acessarem seus materiais.

 

Ademais, ao utilizar as hashtags certas, a marca consegue disparar as postagens no Reels, aumentar o número de interações e conquistar novas conversões.

 

4 – Criar uma boa capa

Você precisa pensar em alguns detalhes antes de compartilhar o Reels, por esse motivo, é vital captar um frame que identifique o assunto do vídeo para prender a atenção das pessoas.

 

O consumidor busca informações na internet sobre tudo aquilo que deseja consumir, desde impressão colorida preço até peças de roupas, viagens, imóveis, dentre outros.

 

Assim, dependendo do tipo de vídeo que você está produzindo, crie uma boa arte gráfica que identifique a sua marca e a utilize como capa do conteúdo.

 

5 – Investir na qualidade do vídeo

Infelizmente, vemos muitos Reels que não capricham na qualidade do vídeo, só que isso pode prejudicar até mesmo a imagem do seu negócio.

 

Se você como usuário estiver navegando no Instagram e acessar um material com imagens borradas, música atrapalhando áudio, entre outras situações do tipo, imediatamente pode pular para outro vídeo.

 

A maioria dos usuários do Instagram tem a mesma atitude, assim sendo, devemos pensar na qualidade do vídeo como algo fundamental para a experiência dessas pessoas.

 

Nesse sentido, um fabricante de miniatura para montar deve pensar na dimensão ideal do material, na resolução mínima que ele precisa ter, na qualidade do áudio original e no tamanho do arquivo.

 

Estabelecer esses critérios é uma ação importante para que os seus seguidores consumam os vídeos que você publica no Reels, mas, principalmente, para transmitir profissionalismo e credibilidade.

 

6 – Promover desafios

Assim como novos recursos nas redes sociais são lançados, também surgem novas estratégias. Uma delas é o desafio, uma prática que estimula o compartilhamento entre os usuários da plataforma.

 

Entretanto, é necessário planejar essa estratégia porque ela deve atrair seguidores e ser benéfica para o seu negócio.

 

Além disso, você precisa estar atento ao timing, pois cada desafio corresponde a um período viral e os usuários tendem a acompanhar o engajamento.

 

Se você não conseguir acompanhar o que está acontecendo agora, pode esperar pelo próximo desafio e assim produzi-lo melhor.

 

Importância de um perfil atualizado

Toda empresa, como um fabricante de produtos de limpeza, precisa estar presente nas redes sociais. No entanto, não basta apenas criar o seu perfil, é necessário que ele esteja sempre atualizado.

 

Quando falamos nisso, nos referimos à uma página nessas plataformas recheada de publicações. É desse modo que a empresa consegue se manter em contato com o público e levar informações de qualidade para essas pessoas.

 

Essa necessidade se aplica a todas as redes sociais, inclusive o Instagram. Seja no Reels ou no feed de notícias, as postagens devem conversar com os seguidores e criar oportunidades para o seu negócio.

 

É exatamente por essa razão que surgiram agências especializadas na gestão dessas plataformas, com o objetivo de criar estratégias que mantenham o perfil sempre atualizado

 

Afinal, se uma empresa de higienização de estofados mantém suas redes sociais com muitas publicações de qualidade, consegue transmitir uma boa impressão para o público.

 

É comum vermos usuários utilizando esses sites para pesquisar a respeito de empresas e profissionais. Isso acontece porque eles podem verificar as publicações e as avaliações feitas por outras pessoas.

 

As postagens são a melhor forma de mostrar para as pessoas que o seu negócio se preocupa com seus clientes, gosta de interagir e tem condições de oferecer materiais de qualidade.

 

Como isso, a plataforma acaba se transformando em um canal de atendimento, em que o cliente pode tirar suas dúvidas, avaliar a marca e enviar sugestões.

 

Entretanto, é importante destacar que as organizações, como uma empresa de frete de mudança, precisam sempre estar atentas à qualidade dos conteúdos e criar um calendário de publicações para manter o ritmo adequado.

 

Conclusão

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil e no mundo, por isso, está sempre lançando novos recursos para os usuários.

 

Os usuários e as marcas são os que mais se beneficiam desses recursos, uma vez que eles são utilizados como ferramentas para melhorar a aproximação entre as empresas e seu público-alvo.

 

O Reels é um exemplo de recurso, que além de transmitir conteúdo de valor para os seguidores, é fácil de ser utilizado e ajuda a promover a marca nos meios digitais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dez =