Por que as landing pages devem utilizar vídeos nas suas estratégias?

Primeira aposta de uma campanha publicitária online, as landing pages são cartões de visita que indicam a procedência e credibilidade do conteúdo impulsionado por meio da estrutura, velocidade e design do site em que está hospedado.

 

Nomenclatura em inglês para “página de destino”, são consideradas landing pages as páginas de destino de cada link exibido em motores de busca por meio de pesquisa por palavra-chave. Estes pontos de entrada aplicam mais ferramentas de otimização.

 

A página de destino pode conter artigos, gráficos, mídias de texto e audiovisual para despertar a curiosidade.

 

No entanto, seu conteúdo deve ser de fácil carregamento, a fim de evitar desistências. Visando isso, alguns produtores reduzem elementos ao mínimo.

 

Por que as landing pages devem utilizar vídeos nas suas estratégias?

 

O sucesso de uma landing page é definido por uma série de métricas que analisam e dividem os aspectos do tráfego entre número total de acessos, tempo de duração na página e taxa de conversão para outras páginas do mesmo site.

 

As páginas de destino funcionam como convites personalizados para que o visitante conheça a empresa, os bens e serviços oferecidos por ela e seu impacto social gerado pela atuação no mercado. O objetivo é passar confiança e valor para o potencial cliente. 

 

A projeção destas páginas miram o crescimento de leads e a redução de custos de campanha, integrando todos os esforços de anúncio online em poucos links específicos.

 

Neste departamento, se destaca o trabalho de desenvolvedores e publicitários.

 

O comércio virtual enfrenta uma dificuldade extra para convencer seus consumidores.

 

Estabelecimentos que possuem endereços físicos são facilmente localizáveis por fachada de loja e seus produtos podem ser tocados e experimentados antes da compra.

 

Os negócios de presença online enfrentam uma diferente percepção da realidade, os bens de consumo estão distantes, os veículos de contato com seus fornecedores são endereços remotos e as notícias de vazamentos de dados e atuação de hackers povoam o imaginário. 

 

Por meio das landing pages, a empresa apresenta sua oferta e sua personalidade, buscando engajar o potencial cliente através de focos de interação.

 

Estes focos consistem na exibição de caixas e interfaces para preenchimento de dados e abertura de cadastros.

 

Uma das estratégias para evitar sobrecarga nestas páginas iniciais é a redução de componentes em comparação com os demais endereços eletrônicos de um site.

 

Isto porque a concentração de tráfego configura um risco maior de mau funcionamento.

 

Sob esses termos, é importante que se defina com exatidão o tipo de mensagem que o interlocutor deseja transmitir à sua audiência em sua acao de marketing promocional, de forma a construir uma abordagem criativa, simples e de fácil conexão. 

 

Obedecendo aos parâmetros de construção de uma boa página de destino, o material audiovisual na forma de vídeos é uma boa alternativa de resumir informações e transformá-las em storyline, um modo atraente de transmitir conhecimento.

 

O poder da storyline

É fato conhecido o apelo que as boas histórias possuem. Aplicadas para o público infantil e adulto, este método de aprendizado setoriza conhecimento em forma de cadeia, demonstrando como cada coisa é integrada a outra.

 

Um dos grandes poderes dos vídeos repousa em sua capacidade de contar histórias com alto nível de realismo, simulando a realidade com uma sucessão de imagens animadas que parecem uma janela para outro nível de experiência.

 

A storyline, nome em inglês que encontra no português traduções como ciclo, arco ou linha do tempo de uma história, seja ela fictícia ou não, indica a transformação de informação em trajetória com início, meio e fim. Para cobertura comercia, as abordagens são muitas.

 

Os vídeos são incorporados às propagandas de grandes marcas na televisão e na internet por sua habilidade de ser sucinto.

 

Um material com alguns segundos de duração é suficiente para capturar profundamente a atenção do espectador.

 

O espectador que construiu uma boa primeira impressão da marca se sente conectado a ela, construindo um viés positivo que o torna mais propenso a interagir com seus pontos de entrada, gerando um lead. Leads são os primeiros resultados de uma campanha.

 

As landing pages de sucesso aplicam os métodos de storyline com utilização de vídeos e recursos de animação para segmentar o rolamento de página.

 

As vantagens contidas na aplicação de vídeos na página de destino para uma empresa ou profissional são:

  • Presença nas plataformas de vídeo;
  • Integração entre entretenimento e educação da audiência;
  • Maior poder de fixação;
  • Melhor ranqueamento.

 

Os instrumentos utilizados para a edição de vídeos, cenografia para eventos e diagramação de websites são acessíveis, disponíveis em versões gratuitas e linguagens ensinadas através de cursos e apostilas na internet.

 

Plataformas de vídeo

O consumo de vídeos na internet é uma tendência em pleno crescimento, atingindo todas as redes sociais e quase qualquer plataforma de publicação de conteúdo em endereços eletrônicos. A infraestrutura de upload deste material se aprimorou com o tempo.

 

A consolidação deste formato de mídia na rotina dos cidadãos virtuais foi impulsionado com a exibição de arquivos em alta definição, permitindo aos usuários uma experiência de cinema. As sessões de vídeo são as mais utilizadas em todos os servidores atuais.

 

O sucesso é evidente ao ponto em que surgem dezenas de aplicativos voltados exclusivamente a este tipo de mídia.

 

As marcas enxergam esses espaços como uma oportunidade indispensável de posicionamento.

 

A inclusão de vídeos em uma landing page é uma alternativa a quem deseja conectar conteúdo entre plataformas e aproveitar as opções de anúncio pago em todas as frentes.

 

O vídeo de hoje é a impressão banner de ontem, garantindo aproveitamento máximo.

 

Entretenimento versus informação

O segredo do sucesso das mídias de vídeo é sua capacidade de divertir o espectador através do desenvolvimento da storyline.

 

O processo gradativo onde novos elementos são acrescentados às cenas captura a curiosidade do indivíduo até seu desfecho.

 

Os ciclos narrativos são criados com base na duração de tempo estipulada para o vídeo, as possibilidades de gravação e edição e aspectos próprios do roteiro, como fórmulas de engajamento e prevenção a quebras de expectativa.

 

O clima da história pode mirar o drama, a comédia ou o romance, embutindo realidade em sonho com a inclusão de situações que fazem parte do cotidiano junto à realização de anseios do público-alvo, que se traduzem nas soluções ofertadas pela empresa.

 

Poder de fixação

Despertar e manter o interesse é a maneira mais eficiente de gerar aprendizado.

 

Comunicar o conteúdo que define uma marca, bem ou serviço de modo criativo contribui para a fixação do conhecimento e a associação do produto à marca responsável pela experiência.

 

Esta associação indissolúvel é uma vantagem imensurável diante do mercado repleto de concorrentes oferecendo o mesmo produto a preços variados.

 

O uso de vídeos nas landing pages garante a interação inicial e qualificação desse lead, fidelizando o cliente.

 

Uma empresa que fornece o serviço de reparo Iphone pode aumentar o posicionamento de sua imagem pública ao apresentar o processo de conserto destes celulares em um vídeo atraente em sua landing page.

 

Ranqueamento

A importância desses instrumentos de produção de conteúdo não é negligenciada pelos motores de busca que rastreiam vídeos de alta qualidade para impulsioná-los em seus resultados. A associação de um bom vídeo a uma landing page melhora a posição desta.

 

As ferramentas de indexação de links desenvolvem algoritmos que analisam e identificam vídeos para anexá-los ao topo da busca por palavras-chave.

 

Portanto, é válido pesquisar quais as métricas usadas por estes indexadores.

 

Ferramentas para inclusão de vídeos

A formação de landing pages de qualidade, textos e materiais de mídia a nível profissional já não são recursos acessíveis apenas às grandes empresas e suas extensas equipes.

 

A rede oferta instrumentos que permitem a realização destes trabalhos gratuitamente:

 

Editores de vídeo

Dezenas de aplicativos e programas estão disponíveis para download sem a exigência do pagamento de qualquer taxa.

 

Um pequeno negócio de assistencia tecnica TV pode produzir seus vídeos usando um programa de nível básico a avançado com o menor custo.

 

Ferramentas pagas de edição de vídeo costumam apresentar funcionalidades mais avançadas, dispensáveis para a maior parte dos vídeos de propaganda.

 

Alguns aplicativos permitem a manipulação dessas mídias por celular.

 

Sites que hospedam imagens e clipes de alta qualidade gratuitamente são uma opção que não deve ser ignorada pelos pequenos produtores.

 

Fotógrafos profissionais cedem seus direitos autorais sobre o material, permitindo que ele seja usado em qualquer campanha.

 

Linguagens de design web

A internet dispõe de artigos, livros e apostilas que ensinam o passo a passo para codificação do design de páginas, permitindo ao produtor de conteúdo construir ou gerenciar suas landing pages.

 

O material é de fácil assimilação e um conhecimento de nível básico ou intermediário permite o entendimento de como funcionam essas interfaces e como fazer pequenas alterações para consertar problemas ocasionais.

 

Conclusão

Os meios de propaganda se tornam mais sofisticados ao passo em que a informação fica mais acessível, um sinal positivo do aumento de oportunidades, poder de compra e qualidade dos produtos, alimentada por uma dedicada e mais justa concorrência.

 

Os vídeos, como objetos de fascínio para os humanos, transforma-se na nova grande aposta para destacar-se no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =