Quais São as Melhores Estratégias Para Conseguir Captar Uma Boa Base de Leads?

Para uma empresa, possuir uma base de leads é muito importante para que se possa elaborar estratégias eficientes de relacionamento e, como consequência, alavancar novas oportunidades de negócios.

 

No entanto, conquistar esses potenciais clientes é um desafio para muitos, mas entender como funciona todo esse processo pode ajudar a tornar esse processo de captação mais fácil.

 

Afinal, a internet mudou o comportamento dos consumidores, e com isso, as organizações tiveram de se adaptar e criar novas estratégias.

 

Uma das mudanças mais notáveis é o fato de que as pessoas querem ter mais informações acerca dos produtos ou serviços que desejam comprar.

 

Quais São as Melhores Estratégias Para Conseguir Captar Uma Boa Base de Leads?
Imagem de Joseph Mucira por Pixabay

 

Isso significa que se você chegar com uma abordagem de vendas em alguém que não esteja maduro para a compra, poderá perder uma oportunidade de venda.

 

Essas mudanças de estratégia são resultados do Marketing Digital, que abriu as portas para uma relação de consumo diferente, que beneficia tanto os consumidores quanto as marcas.

 

Os clientes passaram a ter acesso a mais oportunidades, enquanto as empresas têm mais oportunidades de mostrar as suas soluções, atraindo os consumidores. É a partir disso que começa a captação de leads.

 

Mas você sabe como fazer isso?

 

Neste artigo, vamos mostrar a importância dos leads para as organizações, as melhores estratégias para atraí-los e os seus impactos em longo prazo. Acompanhe!

 

Importância dos Leads Para as Empresas

Os leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que, em determinado momento, demonstraram um interesse genuíno em algum produto ou serviço oferecido pelo seu estabelecimento.

 

Só que isso não significa que o seu negócio deve ter uma grande quantidade de leads, visto que também é necessário se atentar à qualidade deles.

 

Seja para uma empresa de gravação de áudio para propaganda ou qualquer outra, quantidade em nada tem a ver com qualidade, uma vez que aqueles que não passaram por nenhum tipo de filtro, tornam-se uma perda de tempo.

 

Qualificar o lead quer dizer identificar se os que estão presentes no seu funil de vendas são, de fato, potenciais clientes.

 

Isso porque mesmo que a pessoa tenha mostrado, em um primeiro momento, interesse e até feito download de um material, não significa que ela vai fechar negócio.

 

Em outras palavras, as razões que levam alguém a fornecer os seus dados para as empresas são as mais variadas, e não propriamente uma compra.

 

Essa pessoa pode estar em busca de um material específico, querendo matar uma curiosidade ou ainda estar apenas especulando, e tudo isso pode fazer um consumidor entrar para o funil de vendas de um negócio.

 

Uma grande quantidade de leads sobrecarrega o time de vendas, uma vez que os profissionais vão tentar atender a todos eles. Além disso, pode levar a empresa a contratar mais vendedores, sem obter nenhum retorno com isso.

 

Trata-se de um volume alto de oportunidades que nem sempre se concretizam, levando a organização a optar por soluções que nem sempre trazem bons retornos.

 

Resumindo, os leads qualificados são fundamentais, uma vez que são eles que vão criar as possibilidades de vendas concretas para sua marca, como no caso de uma empresa que faça aluguel som para festa.

 

Estratégias Para Captar Leads

Agora que você já sabe o que é e qual a importância dos leads para as companhias, vamos dar algumas dicas para captá-los. Dentre elas:

1 – Apresentar uma Proposta de Valor

Antes de montar a plataforma de captação de leads, é preciso pensar no que você vai oferecer para obter os dados dos seus prospects. Alguns que valem a pena ser incluídos são:

  • Descontos;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Webinar gratuito;
  • Entre outros.

Esses são exemplos de conteúdos ricos e atraentes que podem ser usados por qualquer tipo de empresa, como uma que trabalhe com dj para festa.

 

Também é possível criar propostas mais adequadas para cada etapa do funil de vendas, o que ajuda na conversão de pessoas que se encontram em momentos diferentes de sua jornada, fazendo a nutrição delas.

 

2 – Uso de Pop-ups Para as Saídas e Floating Bar

O pop-up de intenção de saída é um formulário que aparece na tela do visitante quando ele estiver deixando a página. Ele contém uma oferta atraente, como demonstrações, e-books, entre outros.

 

Assim que o usuário posiciona o cursor na barra da URL, o formulário aparece, retendo-o por mais tempo na página e facilitando a conversão.

 

Já os floating bar se tratam de barras que ficam na parte superior ou inferior da tela e rolam junto com a navegação do visitante.

 

Dessa forma, é possível deixar a oferta e o formulário visíveis o tempo todo e é bastante eficaz para quem precisa gerar mais leads.

 

3 – Criar Conteúdos Ricos

A produção de conteúdo é fundamental para qualquer tipo de negócio e usado pela maioria das organizações, desde um buffet de casamento simples até um e-commerce de roupas.

 

Essa estratégia atrai a atenção dos visitantes para o blog, site, rede social ou landing pages da marca, e juntamente com as práticas de SEO, faz com que as páginas apareçam entre os primeiros resultados do Google.

 

Quanto mais visitantes a companhia atrai para as suas páginas, mais chances ela terá de fazer conversões, por meio do preenchimento de formulários.

 

Para fazer o bom uso do Search Engine Optimization, a organização pode lançar mão de algumas ferramentas que ajudam a identificar, por exemplo, as melhores palavras-chave para os conteúdos que serão produzidos.

 

Outra boa prática é o guest post, que é quando você escreve um artigo que será publicado no blog de um parceiro, e vice-versa.

 

Trata-se de uma forma de gerar backlinks e estabelecer a sua marca como uma autoridade naquilo que faz. Além disso, essa opção é excelente para captar leads qualificados.

 

4 – Otimizar as Campanhas para Dispositivos Móveis

As pessoas estão cada vez mais acessando a internet por meio de seus dispositivos móveis, como tablets e celulares. Por exemplo, se alguém quer saber sobre aula de dança forró, basta pesquisar no smartphone.

 

Não é preciso mais esperar chegar em casa para acessar a internet, com isso, as landing pages, CTAs e formulários devem estar adaptados para que sejam acessados por esses aparelhos.

 

Quando o usuário é capaz de preencher o formulário e ter acesso aos conteúdos usando seu dispositivo móvel, as chances de conversão são ainda maiores.

 

5 – Testar o CTA

O CTA é um botão de conversão muito importante para converter visitantes em leads. No entanto, a sua empresa precisa entender qual tipo de Call to Action vai atrair mais leads.

 

Uma boa maneira de testar esse fator é usando os testes A/B, tendo em vista que uma pequena mudança pode atingir resultados ainda melhores.

 

Por exemplo, um buffet para aniversário de 50 anos pode usar um CTA de uma cor em determinada parte da tela, e outro de uma cor diferente em outra parte.

 

Veja qual das duas opções deu mais retornos positivos e aplique-a por definitivo. Assim, mais visitantes vão se sentir atraídos pela proposta e executar a ação que você deseja.

 

6 – Usar Landing Pages

A landing page é fundamental para converter um simples visitante em um potencial cliente. É nessa página de aterrissagem que você poderá destacar uma proposta de valor e, de fato, captar o contato.

 

A landing page faz com que o leitor do blog de uma fabricante de barraquinha de festa infantil, por exemplo, entenda a importância de uma oferta e os benefícios que o material tem a oferecer.

 

Contudo, é preciso se atentar às características que a landing page deve ter, e dentre elas podemos citar:

  • Botão de CTA;
  • Oferta clara;
  • Formulário de contato;
  • Título atraente;
  • Breve descrição dos benefícios.

 

Em outras palavras, essa página exclusiva para conversões deve ser convidativa, mas sem deixar de ser direta e objetiva.

 

7 – Fazer Parceria com Influenciadores Digitais

Os influenciadores digitais estão em alta. Esses influencers ajudam a ampliar o alcance da marca, fazendo com que mais pessoas visualizem seu material.

 

São pessoas que têm credibilidade perante os mais variados tipos de público, e podem usar esse crédito em favor da organização, como uma marca que fabrica fantasia infantil de carnaval.

 

Trata-se de uma espécie de prova social que amplia o alcance de público que a organização tem, o que ajuda a gerar mais leads. No entanto, a oferta precisa ser realmente boa para que as pessoas tenham interesse.

Leia também o nosso post Lojas no Instagram: O Que Fazer Para Vender Mais?

Conclusão

Em longo prazo, a geração de leads vai impactar positivamente a marca, uma vez que ela conseguirá criar boas oportunidades de negócio.

 

Quanto mais leads uma empresa gera, mais ela aprende sobre seu público-alvo e, consequentemente, sobre a sua persona.

 

Em vista disso, fica mais fácil qualificar esses potenciais clientes, ajustando as estratégias e até mesmo os produtos e serviços oferecidos.

 

Portanto, gerar leads não é apenas uma forma de aumentar as oportunidades de venda de um negócio, mas também a melhor maneira de aprender mais sobre seus clientes e como é o comportamento deles.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

3 comentários em “Quais São as Melhores Estratégias Para Conseguir Captar Uma Boa Base de Leads?”

  1. Pingback: Qual a Importância e o Impacto de Linkar Outros Sites No Conteúdo? - Blog da Agência7 Soluções WEB

  2. Pingback: Você sabe o que é lead time? Entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto - Agência7 Soluções WEB

  3. Pingback: Por que as landing pages devem utilizar vídeos nas suas estratégias? - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =