O que significa um e-mail na aba de promoções do Gmail? Como você pode fazer com o seu e-commerce.

As promoções do Gmail é um dos mais novos sistemas que tentam trazer para diversos usuários uma maneira de organizar diversas ofertas que podem ser de seu interesse. 

 

Portanto, se usada de forma correta ajudará bastante em seu e-commerce de diversos métodos que serão abordados aqui.

 

Primeiro precisamos contextualizar que o e-mail tornou-se uma ferramenta praticamente utilizada somente para fins corporativos ou de carácter um pouco mais sério do que as demais redes sociais utilizadas atualmente.

 

Era bem comum anos antes as pessoas utilizarem dos e-mails para os mais diversos fins, sejam eles para o trabalho ou até para mandar algum vídeo cômico para um grupo de conhecidos. 

 

As pessoas conversavam umas com as outras no estilo de aplicativo de mensagens, mas o meio era utilizado pelos e-mails. 

 

Alguns ainda lembram das caixas de e-mails personificadas e das assinaturas mais criativas do que imaginávamos. 

 

Quando a digitalização de livros começou a ser feita, viu-se que discussões também poderiam ser realizadas via e-mail e as pessoas passaram a enviar conteúdos de faculdade, escola, trabalho.

 

Essa realidade fez com que as pessoas criassem mais de um e-mail e os utilizassem de acordo com o tipo de situação a qual estavam inseridas. 

 

Por exemplo, os jovens que precisavam de um e-mail para se registrar no jogo online tinham nomes de personagens.

 

Até hoje é bastante comum você conversar com pessoas que usam e-mail com nomes um tanto quanto peculiares, mas facilmente justificados devido a necessidade de ter a ferramenta para conseguir adentrar na plataforma do jogo online.

 

Os e-mails passaram a se tornar cada vez mais populares, agora já era possível fazer a solicitação da assistencia tecnica TV pedindo pelo e-mail da loja e o técnico chegava rapidamente até a nossa residência.

 

As empresas passaram a adotar o e-mail como uma fonte confiável de troca de informações e um dos métodos mais eficientes onde se estava e até hoje é possível verificar todas as mensagens enviadas para que em uma possível falha possa ser verificado o erro. 

 

Eles reinaram por muito tempo sendo uma das principais fontes de convivência entre as pessoas.

 

Isso porque as redes sociais ainda engatinhavam no meio digital e o acesso a internet não era tão alastrado. 

 

Com a chegada das redes sociais, Wi-fi e internet por celular as coisas começaram a mudar, havia muita demora das pessoas em conversar somente por e-mail e enviar vídeos, agora era possível verificar tudo diretamente na rede social ou aplicativo de mensagem.

 

Até um pouco antes, com a pluralização do SMS que as operadoras passaram a colocar começou-se a perder a necessidade constante de conversar pelos e-mails.

 

Agora eles eram algo muito mais profissional, ou seja, na necessidade de um emprego ou na procura de um. 

 

Digamos que por mais que ele tivesse a segurança e a rapidez, as redes sociais davam algo a mais, como se fosse um brinde em acrílico que é justamente a limitação do envio do arquivo, compartilhamento rápido, e rápido engajamento até com estranhos. 

 

A oportunidade das empresas

Apesar de deixar de ser uma ferramenta de convívio social, o e-mail permaneceu como uma excelente ferramenta corporativa e de uso diário das pessoas. 

 

É quase que rotineiro de qualquer pessoa olhar os e-mails para ver se chegou algo legal a ser visto.

 

Isso ocorre porque a principal função ainda foi mantida, que é justamente enviar uma mensagem. 

 

A diferença é que você pode confiar no que chega no seu e-mail, afinal você só deu acesso a algo realmente importante e seguro. 

 

Praticamente todos os sites de milhares de empresas pedem somente uma coisa para que as pessoas tenham acesso a suas páginas de vendas e ofertas, o e-mail. 

 

Engana-se aquele que acha que é uma mera consciência. 

 

O poder dos e-mails para um e-commerce se mostrou mais do que necessário, é quase como uma necessidade do plano de marketing expandir a caixa de e-mails para enviar diversas ofertas para inúmeros clientes e leads que podem vir a surgir. 

 

Uma pessoa que busca por um conserto de Apple Watch, ou uma pessoa que espera o e-mail de um jogo que está para sair e até um casal de noivos que aguarda a confirmação por e-mail da reserva do salão de festas do casamento. 

 

Veja que o e-mail precede a ansiedade, a espera e a necessidade, esses três fatores fazem com que as pessoas estejam ligadas diariamente a seus e-mails. Todo e qualquer aviso novo é importante de ser visto. 

 

Portanto, é exatamente nessa hora que entrou a aba de promoções do Gmail e sua capacidade de ajudar os e-commerce a conseguirem aumentar as suas vendas.

 

O potencial da aba de promoções

Mais do que fazer uma acao de marketing promocional existe a necessidade das empresas de serem cada vez mais transparentes com seus clientes e deste modo conseguir conquistar a sua confiança.

 

Muitas vezes as empresas pecam por acreditarem que o consumidor é inocente e não compreende o que se passa à sua volta. 

 

Dependendo do público-alvo isso pode até ser verdade, mas existe uma tendência do consumidor ficar cada vez mais desconfiado. 

 

A aba de promoções do Gmail é uma forma direta de mostrar para o consumidor que ali onde ele está acessando, existe uma empresa que tem uma oferta para ele, isso significa que se ele quiser comprar algo, basta abrí-la e buscar.

 

Os e-mails marketing devem atualizar os clientes das promoções e produtos novos do e-commerce.

 

Além disso, ajudam o cliente a ter a empresa constantemente em suas mentes e não a esquecendo.

 

Em um determinado momento surgirá a necessidade da compra e pode ser que o seu e-commerce esteja na reta da linha desses consumidores.

 

Deste modo, a insistência dos e-mails faz com que você seja lembrado e futuramente consumido. 

 

O que pode acabar ocorrendo é que em vez das empresas fazerem convites personalizados, muitas acabam apenas fazendo um spam de mensagens e promoções aleatórias que burlam o sistema de spam de e-mails. 

 

Se o cliente se sentir incomodado com a quantidade de e-mails ele pode simplesmente tirar a sua empresa da lista de e-mails automática e isso é um desastre, pois você perde o principal contato com o consumidor ou possível cliente. 

 

Lembre-se de que enviar mensagens pelas redes sociais pode parecer algo extremamente invasivo e por isso o único contato direto que a empresa tem com o consumidor de forma que pareça profissional é pelo e-mail. 

 

O e-commerce que faz os convites via aba de promoções do Gmail, poderá conquistar a confiança do cliente por mostrar que os convites estão personalizados para ele e que caso seja de sua vontade, sua empresa estará pronta para servi-lo

 

Os benefícios da Aba de promoções são:

  • Menos invasivo para o consumidor ou lead;
  • Mais fácil de ser encontrado e lembrado;
  • Promoções específicas com custo menor;
  • Resultados melhores a longo prazo.

 

Esses são alguns dos principais benefícios das empresas que adoram o e-mail promocional em sua estratégia de marketing.

 

Entretanto, é preciso saber utilizá-lo, afinal se você quer vender um curso, um painel front light ou uma britadeira precisa fazer da forma certa.

 

Estratégia da aba de promoções

Uma das principais estratégias que podem ser utilizadas pelas pessoas e empresas que adotarem o e-mail na aba de promoções, além de informar o consumidor que ela existe, é montar uma recompensa pelo seu uso. 

 

Os emails que caem nessa aba são literalmente utilizados para oferecer algo e esse algo precisa ser visto por eles. 

 

Quando o consumidor pagar essa prática que tem a ganhar é somente a sua empresa. 

 

As promoções desse método são mais simples de serem criadas por não conterem muito texto, normalmente uma rápida apresentação do produto e a promoção com o link, facilitando tudo para ser adquirido de forma direta e rápida. 

 

Tome cuidado ao inserir muitos links, pois isso pode confundir a pessoa, lembre-se que enquanto você estiver fazendo essa estratégia, existem outras ações em paralelo que buscarão trazer mais clientes para a sua caixa de e-mails. 

 

Se seu e-commerce faz a impressão digital camiseta provavelmente existem produtos que já foram oferecidos para clientes antigos, mas não foram oferecidos aos novos. 

 

Por isso, é preciso ter uma organização sobre quais e-mails enviar. 

 

Muitas pessoas acabam entrando em uma loja por verem um produto de algum amigo ou familiar. O cliente precisa receber uma oferta deste produto. 

 

Portanto, organize as mensagens para as pessoas que você quiser enviar e poderá obter um retorno ainda mais positivo. 

 

Deste modo a aba de promoções do Gmail poderá te ajudar a obter melhores resultados em seu e-commerce, sendo assim, lembre-se de ativá-la e passar a utilizá-la. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + dezessete =