Leads: Como captar pelas redes sociais?

No marketing, os leads referem-se aos usuários vistos como oportunidade de negócio, seja uma pessoa que demonstrou interesse pela marca, produto ou serviço oferecido por determinada empresa.

 

Por exemplo, um usuário que entra na página online de uma empresa de impressão cartões de visita e deixa o seu endereço de e-mail para receber mais informações sobre o serviço, como promoções, mostra que ele tem interesse em saber mais sobre o assunto.

 

Com isso, a marca vê esse usuário como uma forma de vender seus produtos, uma vez que ele já mostrou que gosta do assunto e deseja conhecer mais sobre a companhia. Esse é um ponto essencial para o desenvolvimento das empresas.

 

Nesse contexto entram as redes sociais, que possuem um papel importante no auxílio à captação de leads, e, quando utilizadas da forma certa, podem desencadear uma série de benefícios à marca.

 

Leads: Como captar pelas redes sociais?

 

Isso porque, com o desenvolvimento do mundo digital e da internet, mais consumidores foram aderindo a esse ambiente, o que obrigou as empresas a se adaptarem ao seu uso para conseguirem garantir que seus produtos chegarão ao público consumidor.

 

Além disso, elas são essenciais para garantir que a empresa consiga se desenvolver em pequenos pontos essenciais. Alguns deles, que comprovam a importância das redes sociais para as empresas são:

 

  • Aumento da visibilidade por meio de anúncios;
  • Alcance de novos usuários;
  • Crescimento nas vendas;
  • Aproxima o relacionamento empresa-consumidor;
  • Mostra os valores da marca e seus posicionamentos;
  • Maior engajamento dos clientes com as ações da marca;
  • Fidelização dos clientes;
  • Geração de tráfego para outros canais.

 

Com isso, comprova-se a importância de estar presente nas redes sociais. Porém, mais do que isso, é necessário saber como usar essas plataformas com o objetivo de gerar leads, uma vez que eles são as oportunidades de crescimento e de nutrição da empresa.

 

Elas se tornam uma ferramenta importante para a geração de leads, porque trata-se de um ambiente muito amplo, englobando pessoas de todas as localizações e gostos.

 

Logo, quando uma marca usar corretamente essas plataformas, entrega conteúdo para um público segmentado e potencial.

 

Ademais, as redes sociais são o meio de como uma empresa entrega conteúdo de qualidade sobre o seu nicho para seus consumidores e potenciais, mas sempre pensando em estratégias para agradá-los e transformar em compra.

 

Um lead não deseja comprar algo em um primeiro momento. Portanto, por meio da exibição de seu trabalho e conteúdo, uma marca de fachada de loja é capaz de tornar visitantes em usuários com possível interesse em realizar uma compra futura.

 

Além disso, quando ela posta conteúdo de qualidade e com frequência, maiores são as chances do lead se interessar por determinado produto, podendo torná-lo um comprador.

 

Ademais, elas são capazes de aproximar o relacionamento entre o cliente com a empresa, o que também aumenta a possibilidade dele desenvolver uma relação contínua com a marca e passar a comprar seus produtos.

 

A captação de leads nas redes sociais

Depois de entender a necessidade de implementação das redes sociais a um negócio, vamos analisar as maneiras com as quais uma marca consegue realizar uma captação de leads de qualidade por essas plataformas.

 

1 – Tenha o público-alvo e a persona definidos

O primeiro passo deve ser definir o público-alvo, porque ele será o responsável por direcionar as estratégias utilizadas e por definir como o trabalho de toda a equipe será baseado.

 

O público-alvo nada mais é do que as características de um grupo de pessoas que irão se interessar pelas suas campanhas e pela empresa em geral. A partir disso, é possível criar a persona, definindo seus interesses de consumo e problemas de modo aprofundado.

 

Por exemplo, uma empresa que realiza reforma de lojas comerciais tem como alvo homens adultos que possuam estabelecimentos de comércio e que precisam repaginar o local. Com isso, ela consegue voltar suas estratégias para esses desejos.

 

Dessa forma, a marca consegue elaborar um trabalho mais focado, diminuindo os gastos financeiros e de tempo com estratégias que não levarão resultados, além de aumentar a produtividade geral, visto que os objetivos serão mais alcançáveis e reais.

 

2 – Invista nos anúncios patrocinados

Essas plataformas são muito utilizadas, uma vez que permitem que a empresa aplique um dinheiro em determinada publicação em troca de sua promoção. A maioria delas já disponibiliza um recurso próprio para gerar leads, como o Facebook e o Instagram.

 

Na prática, devido ao investimento financeiro do anunciante, a plataforma seleciona um público que irá preencher um questionário com dados, definidos pela própria empresa.

 

Com isso, ela consegue captar informações sobre os seus serviços e sobre as informações de seus consumidores ou potenciais. Contudo, é importante ressaltar que a experiência do usuário precisa ser facilitada para que ele responda a tudo corretamente.

 

Assim, uma dica é não inserir diversas perguntas para permitir que haja um preenchimento automático de certas informações, aumentando as chances do usuário não desistir de fornecer seus dados de contato.

 

3 – Faça parcerias e sorteios

Essa é uma forma muito eficaz de garantir a geração de leads para uma empresa, uma vez que o público afetado já será de potenciais, tendo apenas que criar estratégias para garantir a sua atração para a marca.

 

As parcerias funcionam como uma forma de compartilhar público entre duas empresas ou gestores de um mesmo nicho, permitindo que os acompanhantes do conteúdo de cada uma passem a conhecer a outra parceira.

 

Na prática, quando uma companhia de tecnologia envia um computador novo para um criador de conteúdo de jogos famoso e ele faz a publicidade, os usuários que o acompanham passarão a conhecê-la e aumentarão as chances de se tornarem leads.

 

Os sorteios funcionam de modo similar, mas quem receberá um produto na verdade é um lead. Existem algumas regras para a participação de cada usuário para concorrer ao prêmio, como marcar um amigo nos comentários ou compartilhar a publicação.

 

Dessa maneira, mais usuários acabam conhecendo a campanha e podem se interessar, uma vez que as pessoas que forem marcadas na publicação geralmente têm um gosto similar ao de quem a marcou, assim como os seguidores que virem o compartilhamento.

 

Com essas estratégias, as pessoas que tiverem acesso ao que foi publicado têm maiores chances de já se interessarem pelo tópico, já sendo leads ou tornando-se facilmente.

 

4 – Faça um acompanhamento de métricas

Quando qualquer estratégia é aplicada, é imprescindível realizar um acompanhamento de seus resultados para conseguir entender quais pontos foram favoráveis e quais precisam sofrer alterações, para permitirem um alcance dos objetivos.

 

Logo, se uma gráfica de convites personalizados fez uma parceria com uma influenciadora que não deu resultado e entendeu que o motivo foi o público diferente, ela consegue mudar a parceria e fechar negócio que uma que irá de fato trazer efeitos.

 

Entender o que deu errado é uma forma de conseguir melhoras, diminuindo os investimentos em estratégias que já foram testadas e não deram certo. Ademais, é um jeito de saber quais redes sociais são as melhores para ela e em quais não está seu público.

 

Como gerar engajamento nessas plataformas

Primeiro, é fundamental ter leads e usuários engajados, visto que eles se sentirão cada vez mais confiantes com a marca e com seu relacionamento e, no fim, passarão a comprar um determinado produto ou serviço dela.

 

Pensando nisso, a seguir, veja algumas dicas de como gerar engajamento nas redes sociais e aumentar os resultados de captação de leads.

 

Poste com frequência

Quando uma empresa faz publicações frequentes, ela impede que os consumidores que a acompanham esqueçam da marca ou de seus tópicos, sendo uma forma de mostrar constância e passar segurança para realizar a compra.

 

Por exemplo, uma empresa de impressão digital camiseta que posta conteúdos diários demonstra que ela tem foco e faz com que a plataforma entenda que há o objetivo de contribuir com uma produção de publicações de qualidade.

 

Publique conteúdo relevante e chame para ação

Ao postar conteúdo de interesse do público e que seja relevante, os estimula a interagir com a publicação, dando a sua opinião ou compartilhando com os seus amigos como maneira de ajudá-los em determinado tópico.

 

Na prática, se uma marca posta um folder de apresentação falando sobre os seus objetivos e chama os usuários para ação de comentar quais são os objetivos diários deles, pode aumentar o engajamento ao convidá-los a participar da publicação.

 

Usufrua das hashtags

Uma forma de aumentar o alcance de determinada publicação nas redes sociais é por meio da inserção de hashtags nos posts, pois eles agrupam as postagens daquele tópico em um lugar, atraindo mais público e usuários que se interessam por elas.

 

Por exemplo, uma empresa que produz faixas banners pode postar fotos de trabalhos anteriores com “tbt”, que é destinado para postar memórias e é muito usado pelos usuários, sendo uma ótima opção para ter seu conteúdo exposto a todos.

 

Conclusão

Investir nos leads é uma alternativa essencial para garantir a manutenção do seu negócio e continuar atraindo usuários com o potencial de compras.

 

Assim, as redes sociais se tornam uma ótima opção para a geração desse tipo de consumidor, tornando-se uma opção muito viável para o desenvolvimento das empresas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =