Marketing de conteúdo e os seus principais benefícios

Marketing de conteúdo é o pilar das publicações impulsionadas para sites de pesquisa, mídias sociais, publicidade em vídeo e muitas outras práticas de qualificação de uma marca. Seus benefícios serão discutidos no decorrer deste artigo.

 

A importância de ações adaptadas ao contexto online se consolida em um cenário onde o comércio digital fatura R$54 bilhões ao ano, com taxa de crescimento acima dos 40%. O marketing de conteúdo potencializa o aproveitamento digital na comunicação.

 

Marketing de conteúdo e os seus principais benefícios

 

Reforço da identidade de marca

A identidade de marca é o conjunto de características associadas ao símbolo, nome e imagem pública de uma branding, como uma fachada ACM iluminado, que por sua vez, representa uma empresa, um conjunto de empresas ou uma linha específica de produtos.

 

É  por meio da marca que o consumidor pode identificar a organização com que negocia.

 

Alguns casos de multinacionais que dominaram a distribuição de uma mercadoria, ao igualar o nome da marca ao produto, demonstram o poder que esse recurso oferece.

 

A marca aproxima o cliente da empresa por levar a interação para o campo humano, desfazendo a impessoalidade típica da pessoa jurídica.

 

Assim, projeta-se aspectos de mais simples compreensão, como valores, objetivos e missões.

 

A identidade de uma marca é a mistura entre aquilo que foi estipulado pelos fundadores do negócio, ou seja, a visão, missão e valores, aquilo que é passado por gestores e líderes para subordinados internos junto às características de seu consumidor.

 

Harmonizar todos esses fatores em uma empresa de arquitetura é fundamental para garantir uma imagem pública coerente, construindo uma boa reputação.

 

O marketing de conteúdo os traduz em palavras e mídia audiovisual, reforçando esses valores.

 

Comunicação adaptada ao cliente

A comunicação é um dos pilares da troca de bens e serviços, por ser ela a mediadora de todas as negociações.

 

Ter uma comunicação adequada é de extrema importância para prevenir crises, fidelizar clientes e aproveitar oportunidades.

 

O marketing de conteúdo parte da análise de comportamento do consumidor para construção de estratégias, alinhando o estilo de comunicação da audiência ao estilo empregado pelo criador, eliminando barreiras, filtros e ruídos na interação.

 

Quando se estuda comunicação nos ambientes organizacionais, são apresentados pontos que podem prejudicar a emissão e recepção de uma mensagem, distorcendo seu conteúdo ou intenções.

 

São os chamados ruídos e filtros, que podem ser:

  • Percepção seletiva: motivada por experiências anteriores, preconceitos;
  • Excesso de informações de pouca relevância na mensagem;
  • Linguagem empregada;
  • Ruídos mecânicos e sonoros que distorcem a mensagem.

 

É importante considerar falácias comuns na percepção do indivíduo e trabalhar com elas, a fim de transformá-las em resultado positivo.

 

O marketing de conteúdo estuda esses fenômenos e os compacta em uma cabine de luz, conferindo objetividade ao método.

 

Autoridade de mercado e domínio

A autoridade de mercado é a consolidação da posição de especialista, desfrutada por uma marca, com efeitos diretos sobre a preferência do consumidor e a visualização de outros stakeholders. Uma marca com autoridade é vista como referência em seu setor.

 

Isso pode ser benéfico para uma empresa de muitas formas. Além de aumentar o fluxo de vendas, uma marca com grande autoridade conquista contratos melhores, clientes com maior poder de compra e uma margem de lucro crescente no longo prazo.

 

A autoridade de domínio atua de maneira semelhante, mas se trata de uma abordagem típica de ambientes virtuais.

 

Na autoridade de domínio, referida em marketing digital como DA (Domain Authority), o foco está na relevância de um endereço web na rede de busca.

 

A venda de um escritório planejado apartamento é mais efetiva em sites com um DA forte.

 

Os algoritmos de pesquisa buscam bons scores de Domain Authority na hora de indicar sites em resultados de busca, a fim de exibir informações relevantes para o usuário.

 

O marketing de conteúdo, uma vez que as publicações são o pilar de qualquer plataforma online, gera efeitos precisos sobre a autoridade de domínio de um site, podendo aumentar mais de 10 pontos em pouco tempo de implementação.

 

É válido considerar que o DA é um valor que se encontra entre o 0 e o 100, sendo uma média positiva fixada em 40.

 

Portanto, qualquer dezena de aumento ou redução tem um grande impacto sobre o tráfego e as perspectivas de prospecção online.

 

Fluxo consistente de tráfego

O marketing de conteúdo transforma todas as publicações de um site interessantes, maximizando o aproveitamento de cada recurso.

 

Nesse quesito, a prática melhora substancialmente o poder de atração dessas estratégias.

 

O tráfego destinado a uma gráfica de banner personalizado para festa é mantido pela frequência e capacidade de engajamento das publicações. Esse engajamento é medido por impressões, compartilhamento, comentários e outras interações, como as curtidas.

 

Para estimular essa participação, o marketing de conteúdo insere técnicas em artigos, vídeos ou imagens desenvolvidas para a marca, criando uma oportunidade valiosa de qualificação de blogs, redes sociais e outros canais da empresa.

 

Base para e-commerce

Grande parte da procura por marketing digital tem por objetivo inserir uma empresa no comércio virtual.

 

Isso significa não apenas publicações de marca, como também a realização de vendas efetivas, digitalizando prospecção, pagamento e entrega.

 

Ao desenvolver e integrar ferramentas financeiras às plataformas digitais, os canais de e-commerce se tornam ainda mais atrativos para o empreendedor. O surgimento de transportadoras cobrem a necessidade logística crescente nesses espaços.

 

O marketing de conteúdo estabelece uma base ao disponibilizar espaços que permitem a integração entre blogs e canais institucionais, voltados para a comunicação com o consumidor, junto a páginas de catálogo que atuam como uma fachada de loja moderna.

 

Essas plataformas são atrativas pois com elas, o empreendedor conta com uma infraestrutura escalável, onde os custos são estabilizados ao passo em que o negócio expande, aumentando a margem de lucro das empresas.

 

Geração de leads

Os leads representam a classe de usuários com maior nível de afinidade à proposta de uma empresa.

 

Representam uma amostra com necessidades compatíveis às funções de um produto ou serviço, que demonstram, ativamente, interesse pela marca.

 

No inbound marketing, a geração de leads acontece a partir da oferta de serviços extra, gratuitos, que exigem um cadastro de dados pessoais como o e-mail.

 

Esses serviços estão relacionados ao envio de informações sobre a marca e seus produtos.

 

Uma empresa de placa PS personalizada pode instaurar uma newsletter como canal de captação de leads.

 

Trata-se de uma comunicação de esforço mútuo; o usuário demonstra interesse ao cadastrar-se e a marca oferece conteúdo exclusivo.

 

Como melhorar seu marketing de conteúdo?

Para aumentar o número de leads gerados, compras efetuadas em sua empresa e aprimorar a reputação de sua marca, é possível instalar algumas técnicas efetivas de marketing de conteúdo em seus canais virtuais.

 

Faça benchmarking

Benchmarking é um recurso de pesquisa que consiste na coleta e análise de dados referentes às organizações concorrentes, a fim de inferir conclusões importantes sobre o setor em que uma empresa está inserida.

 

Como uma placa de identificação de salas personalizada, o benchmarking permite o mapeamento completo do mercado de bens e serviços, sinalizando cada ente e local de acordo com sua relevância e impacto sobre profissionais e clientes.

 

Use recursos de storytelling no copy

Ao criar conteúdo para a internet, o produtor deve preocupar-se com o attention span do leitor.

 

Isto é, o período em que sua atenção permanece focada em um texto, imagem ou vídeo, de maneira a inibir a taxa de rejeição em uma página.

 

O storytelling é uma técnica que transforma a abordagem de um tema em história com início, meio e fim, pescando elementos da literatura ficcional.

 

Copy, por outro lado, refere-se ao copywriting, a técnica de construção de textos persuasivos, como chamadas para ação.

 

Apresente-se nas redes sociais

As redes sociais formam o conjunto de plataformas prediletas do usuário doméstico, concentrando a maior parte das sessões diárias. A infraestrutura que favorece a interação entre perfis e as funcionalidades oferecidas atraem empresas para esses locais.

 

Estar presente nas redes sociais é uma estratégia fundamental de marketing de conteúdo, posto que, além da diversificação, a publicação de imagens, vídeos e textos nesses espaços aproxima a marca do consumidor, causando identificação.

 

Considerações finais

Portanto, o marketing de conteúdo é uma vertente importante do marketing digital, sendo voltada para a criação, implementação e avaliação de técnicas de texto, imagem e vídeo otimizados para os algoritmos que regem sites de busca e redes sociais.

 

Servindo de apoio para setores como o atendimento e suporte ao cliente, o marketing de conteúdo faz grandes contribuições para o crescimento das organizações de pequeno e médio porte, que hoje contam com um mercado muito mais amplo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =