Marketing digital: o que as imobiliárias precisam saber para se destacar no mercado?

O marketing digital se tornou o principal meio para divulgação de marcas, produtos e serviços.

 

Visto que boa parte das empresas já entendeu sua importância e está investindo recursos na internet para atingir seus objetivos.

 

Os meios tradicionais, como televisão e rádio, são mais caros e inacessíveis para a maioria dos negócios, mas fazer marketing pela internet é muito mais barato e mesmo assim você pode obter excelentes resultados.

 

Há anos ele vem se desenvolvendo, mas em 2020, tornou-se indispensável para a sobrevivência de muitas organizações. A transformação digital mudou a maneira como as pessoas se comunicam e consomem.

 

Marketing digital: o que as imobiliárias precisam saber para se destacar no mercado?

 

Por conta disso, estratégias como marketing de conteúdo se tornaram indispensáveis para a continuação das atividades das organizações.

 

Uma das principais características desse tipo de marketing é que ele é bastante democrático, ou seja, você investe os recursos que tem e se souber trabalhá-lo vai obter excelentes resultados.

 

As imobiliárias também precisam investir em marketing digital, principalmente, tendo em vista que as pessoas procuram imóveis na internet.

 

Pensando nisso, vamos falar sobre a importância do marketing digital, dar algumas dicas sobre o assunto e mostrar o seu impacto positivo para as imobiliárias.

 

Importância do marketing digital

É essencial que qualquer nicho de mercado invista em marketing digital, o que inclui as imobiliárias, portanto, elas precisam estar atentas para se destacar nesse meio.

 

As estratégias online garantem uma presença forte da marca na internet, pois quando as pessoas têm um problema, elas recorrem ao Google para solucioná-lo.

 

Por exemplo, se você pesquisar sobre instalação de internet, vai encontrar no buscador uma série de empresas que fazem esse trabalho.

 

O Google é o maior site de buscas do mundo e quando investimos em marketing digital garantimos que o negócio apareça entre os primeiros resultados, isso reduz o custo de aquisição de clientes.

 

Além de aparecer entre os primeiros resultados, o marketing digital é uma forma de colocar o seu negócio à disposição dos consumidores.

 

Muitas pessoas vão buscar a sua empresa diretamente pelo nome dela em plataformas como as redes sociais.

 

Além disso, ter um site institucional é fundamental para a credibilidade do negócio.

 

O marketing digital também é uma forma de construir uma audiência qualificada, pois por meio dele, melhoramos o relacionamento com a audiência, sabemos como são os clientes, seus hábitos de consumo e comportamentos.

 

É a chance que a organização tem para falar diretamente com pessoas que realmente se interessam pelas suas soluções.

 

Os contatos podem ser organizados em e-mails e o relacionamento melhora foi meio do atendimento ao cliente prestado nas redes sociais.

 

Com as estratégias online, as imobiliárias falam com o público certo e na hora mais adequada, ou seja, além de construir um público qualificado, é possível falar com ele no momento ideal.

 

Algumas estratégias de marketing tradicional, como a utilização de faixas banners no ponto de venda, ajudam a atrair a atenção das pessoas.

 

Mas, na internet, é possível segmentar a comunicação, de acordo com o tipo de audiência, pois contamos com ferramentas que ajudam a monitorar as atividades e os perfis dos usuários.

 

Com isso, a imobiliária pode anunciar um imóvel de luxo, por exemplo, para um perfil adequado, ou um imóvel mais popular, para pessoas que se enquadram nesse perfil.

 

Consequentemente, o público vai se identificar com essas ações, o que melhora os resultados.

 

Ao utilizar as estratégias certas, sua imobiliária vai se diferenciar da concorrência, criando bons conteúdos que auxiliam os clientes na solução de seus problemas.

 

Tudo isso acontece com custo reduzido, visto que, apesar de o marketing digital não ser gratuito, as ferramentas atuais possuem alto poder de segmentação, que permitem a utilização de recursos mais assertivos, que otimizam os investimentos.

 

Alguns recursos offline, como fachada de loja ACM, tornam o aspecto do estabelecimento mais atraente, mas elas não são mensuráveis.

 

Por outro lado, no marketing digital, todas as suas ações são facilmente mensuráveis, o que ajuda a melhorar as práticas e alcançar os resultados mais rapidamente.

 

Dicas de marketing digital para as imobiliárias

Agora que você já sabe qual é a importância de trabalhar com o marketing digital, vamos mostrar algumas das melhores estratégias para as imobiliárias, são elas:

 

Marketing de conteúdo

O mercado imobiliário se fundiu com a internet, isso significa que quando uma pessoa quer comprar ou alugar um imóvel, ela procura na internet.

 

Se a sua imobiliária oferece conteúdo específico sobre o mercado imobiliário, esclarece dúvidas sobre financiamentos, contratos, questões jurídicas, métodos de pagamentos, dentre outros assuntos, gera valor aos seus serviços.

 

Além de investir em propagandas por meio de folder de apresentação, você precisa mostrar a expertise do negócio, para gerar confiança e consolidar a imobiliária perante o público.

 

Seus conteúdos devem ser produzidos de acordo com as buscas mais volumosas, considerando as etapas da jornada de compra, incluindo informações que precisam ser atualizadas, relevantes e originais.

 

Os conteúdos influenciam na decisão de compra dos clientes que ainda estão buscando informações.

 

No caso do mercado imobiliário, geralmente, isso acontece porque eles querem se relacionar com uma empresa séria para fazer seu investimento.

 

SEO

Um bom planejamento de marketing digital para imobiliárias só vai ter sucesso com o auxílio do SEO (Search Engine Optimization).

 

Trata-se de um conjunto de estratégias que fazem com que seus conteúdos e suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

 

Lembra quando falamos que as pessoas procuram informações sobre imóveis na internet? Pois bem, o SEO é fundamental para conseguir visibilidade durante essas buscas.

 

Por exemplo, se a própria imobiliária tem um imóvel comercial que precisa de alguns ajustes, ela pode procurar no Google empresas que fazem reforma de lojas comerciais.

 

Os primeiros resultados que encontrar serão de organizações que investem nessa prática.

 

Isso porque o SEO permite que você segmente o seu serviço para um público específico, o que aumenta a assertividade de suas ações.

 

Se a sua imobiliária subir no ranking de pesquisas, mais pessoas vão conhecê-la, mais leads você vai atrair e maiores são as chances de conversão.

 

Investir nas redes sociais

As redes sociais já provaram ser indispensáveis para as estratégias de marketing, e é possível trabalhar com todas elas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Linkedin.

 

Estas são as principais, mas algumas se destacam mais do que as outras, por exemplo, o Instagram já alcançou um volume de interações maior do que o Facebook.

 

É necessário estar atento às tendências imobiliárias nessas redes sociais, mas elas possuem diferentes estilos e oferecem um perfil de relacionamento distinto entre os usuários.

 

O Instagram é uma plataforma muito visual, por isso, ele é ideal para uma empresa que trabalha com paisagismo fachada, para que possa divulgar as fotos de seu trabalho.

 

No caso das imobiliárias, a situação é semelhante, já que elas precisam exibir imagens dos imóveis para chamar a atenção dos consumidores.

 

O Facebook, por outro lado, promove uma quantidade maior de interações, como no caso das publicações em formato de texto e das transmissões ao vivo.

 

Mas, independentemente da plataforma, você precisa estar atento ao perfil do seu público-alvo, para estar presente nos canais que essas pessoas utilizam.

 

Impactos positivos

O marketing digital traz muitas vantagens para as imobiliárias e negócios de diferentes nichos, como no caso de uma empresa de pintura residencial SP.

 

Um de seus principais impactos é o aumento do reconhecimento de marca, e isso é importante porque antes de fechar negócio, os compradores procuram por imobiliárias de confiança.

 

Uma vez que você possui um site e oferece conteúdo educativo, demonstra para as pessoas que tem conhecimento necessário para auxiliá-las.

 

Por meio de estratégias bem estruturadas, também mantemos o engajamento do público, o que acaba por gerar mais vendas.

 

Isso acontece porque as estratégias digitais são feitas de acordo com os interesses da audiência, desde a elaboração do site do negócio, até a aplicação de outras práticas, como e-mail marketing, redes sociais, dentre outras.

 

Uma fachada com LED vai chamar a atenção das pessoas para o seu estabelecimento, mas para destacar o seu negócio na internet, é fundamental investir em marketing digital.

 

Ele traz mais visibilidade e alcance para a imobiliária, tornando-a mais competitiva e acessível aos consumidores.

 

Conclusão

Portanto, o mercado imobiliário é muito competitivo e é necessário investir em boas práticas para destacar o seu negócio.

 

Conforme vimos ao longo deste conteúdo, investir em estratégias pela web é a melhor maneira de destacar a sua imobiliária e torná-la mais competitiva.

 

Para que as estratégias tragam ótimos resultados, é importante estudar as principais práticas que mostramos ao longo deste texto.

 

Além disso, se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, pode contar com a ajuda de profissionais do ramo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =