Aumente o Seu Número de Vendas Com Uma Presença Digital Sólida.

A presença digital se tornou uma necessidade para qualquer negócio que queira crescer e conquistar espaço na mente e no coração dos consumidores.

 

Se você parar para pensar, verá que é impossível viver sem internet, afinal, essa tecnologia nos acostumou a uma série de facilidades. Em meio a isso, ter uma boa presença digital é construir o seu negócio no ambiente tecnológico.

 

Para entender um pouco mais sobre essa força, de acordo com uma pesquisa realizada, o Brasil bateu a marca de 152 milhões de usuários de internet em 2020, um aumento de 7% em relação a 2019.

 

Isso significa que as pessoas estão cada vez mais conectadas e passam cada vez mais tempo usufruindo das facilidades trazidas pelo mundo digital.

 

Aumente o Seu Número de Vendas Com Uma Presença Digital Sólida.

 

Nesse sentido, se você quer que o seu negócio faça parte do cotidiano delas, precisa colocar a sua marca na web. É assim que os consumidores vão conhecê-lo e se interessar pelas soluções, aumentando as vendas.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como fazer o negócio crescer por meio de uma boa presença digital, além de como conquistar uma presença online de força. Portanto, acompanhe a leitura até o final.

 

Por que criar uma boa presença digital?

Uma das principais características do consumidor moderno é o fato de que as pessoas pesquisam tudo o que querem saber antes de comprar qualquer produto ou serviço.

 

Geralmente, essa busca costuma acontecer no Google, mas ela também pode ser feita em outros canais, como as redes sociais. Mais do que obter informações sobre as soluções, os usuários querem saber se a marca em questão é de confiança.

 

Seja na hora de contratar controles patrimoniais ou comprar uma peça de roupa, esse comportamento é cada vez mais natural e reforça a necessidade de construir uma presença sólida nos canais digitais.

 

Pense, por exemplo, em quantas oportunidades você perdeu e o seu concorrente ganhou cada vez que um usuário fez uma pesquisa relacionada ao produto ou serviço que você tem a oferecer.

 

Assim sendo, ter presença no universo digital aumenta a visibilidade do seu negócio e constrói sua autoridade de mercado. Consequentemente, você terá mais chances de ser encontrado pelas pessoas e atrair clientes novos.

 

Além disso, tenha em mente que se o seu cliente está na internet, sua empresa também precisa estar.

 

Como aproveitar a presença digital para vender mais

A presença digital também é fundamental para vender mais, principalmente quando nos lembramos de que o consumidor compra cada vez mais online.

 

Para aproveitar bem a presença do seu negócio e aumentar as vendas, as principais práticas a serem trabalhadas são:

 

Criar um blog

A produção de conteúdo rico e valioso é essencial para construir a presença da companhia e os materiais devem ser publicados em um canal exclusivo, como o blog.

 

Ele comporta todo tipo de assunto, desde dicas para usar um software de gestão empresarial para pequenas empresas, até diversas outras pautas, como:

  • Saúde;
  • Moda;
  • Beleza;
  • Tecnologia.

 

Ou seja, independentemente de qual seja o segmento do seu mercado, ele pode e deve ter um blog. Esse canal também melhora a classificação da marca nos mecanismos de busca de maneira totalmente orgânica.

 

Trata-se de uma ferramenta tão poderosa que, de acordo com uma pesquisa da área, as organizações que investem nesse canal têm 13 vezes mais chances de melhorar o seu ROI (retorno sobre investimentos).

 

Cada publicação criada é uma página a mais que pode ser indexada ao seu website, aumentando as chances de os usuários encontrarem a sua marca.

 

Ao mesmo tempo, é uma maneira de indicar aos buscadores, como o Google, Bing e Yahoo!, que o site do negócio está ativo, fazendo com que suas postagens apareçam entre os primeiros resultados.

 

Uso das redes sociais

As redes sociais se tornaram tão populares que são consideradas canais de extrema importância para qualquer corporação.

 

É possível empregar os serviços de comunicação visual em seus perfis, e tudo o que você precisa fazer é descobrir em quais canais o seu público está presente.

 

Essas plataformas contam com estratégias inteligentes, por exemplo, permitindo segmentar as publicações com base no horário e dia mais adequados para os seus seguidores.

 

Você também pode interagir com seus seguidores, responder comentários, iniciar conversas, entre outras alternativas que melhoram o relacionamento com o público.

 

São ações que melhoram a credibilidade da empresa e beneficiam a imagem perante o público. Ademais, não podemos nos esquecer do fato de que muitos consumidores utilizam as redes sociais para buscar informações sobre as marcas.

 

Em vista disso, certifique-se de que seu negócio está presente nas redes sociais e faça delas verdadeiras aliadas do atendimento e das vendas.

 

Investir em estratégias de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar uma página para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

 

Dessa forma, uma agência de projetos de comunicação visual terá muito mais chances de ser encontrada na internet por pessoas que realmente se interessam pelo seu trabalho.

 

Porém, além de investir nessa prática, é muito importante revisá-la a cada trimestre, tendo em vista que os algoritmos do Google mudam constantemente.

 

O próprio buscador pode te ajudar a encontrar as melhores palavras-chave para o seu conteúdo, dentre outras ações de otimização.

 

Investir em e-mail marketing

Por fim, mas não menos importante, invista em boas estratégias de e-mail marketing, afinal, elas ajudam a atingir o público certo.

 

Pelo fato de qualquer pessoa ter um endereço de e-mail válido, seu negócio consegue estabelecer uma comunicação direta e estreitar o relacionamento com potenciais clientes.

 

Logo, até mesmo uma consultoria administrativa e financeira pode nutrir seus leads com materiais de qualidade, divulgar eventos, oferecer descontos e, claro, vender.

 

Trata-se de uma das técnicas de marketing mais eficientes porque pode ser trabalhada de maneira direcionada e para qualquer tipo de dispositivo, como smartphone, desktop, entre outros.

 

No entanto, para poder trabalhar todas essas práticas e vender mais, primeiro é essencial construir a presença online do seu negócio.

 

Passo a passo para criar uma presença sólida

Você já sabe que vender pela internet é o futuro das empresas e que a web já faz parte das estratégias de vendas de qualquer empresa.

 

Mas para aproveitar suas facilidades, seu negócio precisa consolidar a própria presença, e algumas maneiras de fazer isso são:

 

1 – Saber quem é o seu cliente

Uma imobiliária especializada em sala comercial para alugar precisa estabelecer uma comunicação direcionada ao público certo. Assim sendo, o primeiro passo que você precisa dar é saber quem é o seu cliente.

 

Para saber mais sobre ele, descubra o que esse consumidor deseja comprar e quem são os seus concorrentes diretos.

 

São informações que ajudam a entender o seu mercado e a criar uma presença digital compatível com as características do seu público.

 

2 – Escolher bons canais digitais

Sua empresa precisa se comunicar da maneira certa, o que exige usar as plataformas corretas. Isso também significa que a sua empresa não precisa estar em todos os canais, apenas naqueles onde seu público está.

 

Para isso, um escritório compartilhado coworking deve considerar o comportamento do público-alvo.

 

Inclusive, dados de uma pesquisa apontam que 92% dos brasileiros pesquisam os preços de seus serviços antes de fazer qualquer compra, e isso se intensifica ainda mais em algumas épocas do ano, como Natal e Black Friday.

 

Entretanto, não pense que essas pesquisas acontecem apenas no Google porque, na verdade, elas também estão dentro das redes sociais e nos buscadores.

 

3 – Criar bons conteúdos

Outra forma de construir uma presença forte na internet é produzindo conteúdo rico e relevante. É uma forma de educar os consumidores e aumentar a credibilidade da sua marca.

 

Portanto, tenha em mente que as postagens no blog precisam ser totalmente relacionadas ao seu negócio, sempre abordando temas do interesse das pessoas. É assim que você vai atrair mais visitantes.

 

Por essa razão, faça como um escritório virtual e tenha em mente o perfil de pessoas que vão frequentar suas páginas. Isso vai te ajudar a identificar os conteúdos certos e até mesmo a usar a linguagem mais adequada.

 

4 – Planejar sua presença na web

Depois de definir os processos anteriores, você já está pronto para aumentar suas vendas e construir uma presença de valor para o seu negócio na internet.

 

Sendo assim, tenha em mente os resultados que precisa alcançar, para elaborar suas estratégias de acordo com um bom planejamento.

 

Conclusão

Construir uma presença forte na internet é essencial para qualquer empresa que queira crescer e expandir seus lucros.

 

O marketing digital traz ações estratégias que se tornaram indispensáveis e capaz de levar o seu negócio para novos níveis dentro do mercado. Mais do que vender bem, sua marca vai se consolidar e se tornar uma referência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − sete =