5 Dicas Para Criar Uma Campanha De E-mail Marketing

O E-mail Marketing continua sendo uma das principais estratégias de marketing digital para aumentar o engajamento do público e as vendas.

 

A razão disso é o número de usuários que tem um E-mail. Isso porque, de acordo com pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos utilizam o E-mail, e 61% deles usam diariamente.

 

Por isso, muitas empresas e equipes de marketing digital usam o E-mail Marketing para aumentar as suas vendas.

 

 

O principal motivo é o resultado da estratégia. Segundo pesquisa da BtoB Magazine, 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que E-mail é o canal altamente eficaz para geração de receita.

 

Por se tratar de uma estratégia muito eficaz é necessário criar uma campanha que possa direcionar e atingir o público-alvo da forma correta.

 

E para conseguir ter sucesso nas campanhas por e-mail, confira as 5 melhores dicas para criar E-mail Marketing de alta qualidade.

 

1 – Assunto altamente chamativo

O assunto do e-mail é utilizado para chamar a atenção do público e para isso é preciso criar um texto bastante convidativo para ser lido.

 

Segundo a Rock Content, 35% dos destinatários de um E-mail abrem a mensagem levando em conta só o assunto.

 

Assuntos de email, como “Novidades #43”, não são atraentes ao leitor, pois são genéricos e aparentam ser mais do mesmo. Por isso, a taxa de abertura da mensagem desses conteúdos é menor que E-mails com assuntos inovadores.

 

Para criar um assunto chamativo é recomendado que o texto tenha entre 20 e 40 caracteres e use o senso de urgência para atrair os leitores à primeira vista.

 

Isso faz com que o usuário veja algo relevante na sua mensagem e vai abri-la por impulso.

 

2 – Envie conteúdo relevante

Para construir um conteúdo de qualidade por E-mail é preciso que o profissional tenha um objetivo e metas claras de envio das mensagens.

 

Se a empresa deseja gerar mais acessos para sua loja virtual, por exemplo, evite textos muito longos e com informações maçantes.

 

Use descrições breves no conteúdo, com uma imagem relevante e um botão ou CTA que convida o leitor a visitar o site para conseguir mais detalhes.

 

3 – Crie um canal de comunicação

Use o E-mail Marketing para se relacionar com o público nas situações mais variadas.

 

Se o seu objetivo é vender, foque nos produtos mais relevantes, que proporcionem os melhores resultados, ou segmentados da sua base de acordo com os interesses dos clientes.

 

Dessa forma, as chances de acertar o alvo crescem, assim como o engajamento do público a longo prazo, pois estará comunicando algo que seja do seu interesse.

 

4 – Utilize call to action

A Call to Action (CTA) é uma chamada visual ou textual que leva o leitor de uma página a fazer uma entrar em uma página de cadastro dos dados pessoais e venda.

 

Essas ações são fundamentais para o E-mail fazer sentido, pois é o que vai incentivar os leitores a realizarem a próxima ação, seja uma compra, acesso a material especial do site, ou aumentar os acessos no blog.

 

Essas CTAs podem ser colocadas dentro do próprio texto e direcionados de acordo com o público-alvo, mas a Call to Action só vai funcionar se o conteúdo tiver qualidade e relevância para o leitor.

 

5 – Atente-se a frequência das mensagens

Para manter o engajamento com o leitor e manter um relacionamento próximo, é necessário descobrir a frequência correta para enviar os E-mails.

 

Se as mensagens forem enviadas com alta frequência, ela pode incomodar os leitores e aumentam as chances de excluídos ou marcados como SPAM.

 

Contudo, se a frequência for muito baixa, pode causar o esquecimento do leitor e perderá o interesse pela empresa.

 

Assim, é preciso testar e saber o período ideal para envio de E-mails a sua base de acordo com o ramo de atuação.

 

Leia também o nosso post 7 Motivos Para Você Usar o Marketing de Conteúdo

 

Vídeo Como fazer email marketing com a Leadlovers

 

Use o E-mail marketing para ser uma empresa relevante!

Email marketing é uma forma mais pessoal de marketing que as redes sociais, devido a comunicação entre empresa e cliente ser direta.

 

Como as pessoas usam o E-mail com frequência, essa estratégia continua sendo uma das mais eficazes de marketing digital para vender pela internet.

 

Embora seja uma estratégia de sucesso, existem ajustes a serem feitos para que as campanhas de e-mail Marketing sejam muito mais assertivas.

 

Isso dá ao leitor a ideia que a empresa envia a mensagem correta e se identifica com suas dores, aumentando o interesse e engajamento do mesmo.

 

Portanto, se uma empresa deseja resultados rápidos e segmentados, usar o E-mail Marketing vai ajudar a empresa a alavancar suas vendas.

 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do site/blog Soluções Industriais.

2 comentários em “5 Dicas Para Criar Uma Campanha De E-mail Marketing”

  1. Pingback: O Poder Por Trás Dos E-Books - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =