O E-mail Marketing continua sendo uma das principais estratégias de marketing digital para aumentar o engajamento do público e as vendas.
A razão disso é o número de usuários que tem um E-mail. Isso porque, de acordo com pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos utilizam o E-mail, e 61% deles usam diariamente.
Por isso, muitas empresas e equipes de marketing digital usam o E-mail Marketing para aumentar as suas vendas.
O principal motivo é o resultado da estratégia. Segundo pesquisa da BtoB Magazine, 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que E-mail é o canal altamente eficaz para geração de receita.
Por se tratar de uma estratégia muito eficaz é necessário criar uma campanha que possa direcionar e atingir o público-alvo da forma correta.
E para conseguir ter sucesso nas campanhas por e-mail, confira as 5 melhores dicas para criar E-mail Marketing de alta qualidade.
1 – Assunto altamente chamativo
O assunto do e-mail é utilizado para chamar a atenção do público e para isso é preciso criar um texto bastante convidativo para ser lido.
Segundo a Rock Content, 35% dos destinatários de um E-mail abrem a mensagem levando em conta só o assunto.
Assuntos de email, como “Novidades #43”, não são atraentes ao leitor, pois são genéricos e aparentam ser mais do mesmo. Por isso, a taxa de abertura da mensagem desses conteúdos é menor que E-mails com assuntos inovadores.
Para criar um assunto chamativo é recomendado que o texto tenha entre 20 e 40 caracteres e use o senso de urgência para atrair os leitores à primeira vista.
Isso faz com que o usuário veja algo relevante na sua mensagem e vai abri-la por impulso.
2 – Envie conteúdo relevante
Para construir um conteúdo de qualidade por E-mail é preciso que o profissional tenha um objetivo e metas claras de envio das mensagens.
Se a empresa deseja gerar mais acessos para sua loja virtual, por exemplo, evite textos muito longos e com informações maçantes.
Use descrições breves no conteúdo, com uma imagem relevante e um botão ou CTA que convida o leitor a visitar o site para conseguir mais detalhes.
3 – Crie um canal de comunicação
Use o E-mail Marketing para se relacionar com o público nas situações mais variadas.
Se o seu objetivo é vender, foque nos produtos mais relevantes, que proporcionem os melhores resultados, ou segmentados da sua base de acordo com os interesses dos clientes.
Dessa forma, as chances de acertar o alvo crescem, assim como o engajamento do público a longo prazo, pois estará comunicando algo que seja do seu interesse.
4 – Utilize call to action
A Call to Action (CTA) é uma chamada visual ou textual que leva o leitor de uma página a fazer uma entrar em uma página de cadastro dos dados pessoais e venda.
Essas ações são fundamentais para o E-mail fazer sentido, pois é o que vai incentivar os leitores a realizarem a próxima ação, seja uma compra, acesso a material especial do site, ou aumentar os acessos no blog.
Essas CTAs podem ser colocadas dentro do próprio texto e direcionados de acordo com o público-alvo, mas a Call to Action só vai funcionar se o conteúdo tiver qualidade e relevância para o leitor.
5 – Atente-se a frequência das mensagens
Para manter o engajamento com o leitor e manter um relacionamento próximo, é necessário descobrir a frequência correta para enviar os E-mails.
Se as mensagens forem enviadas com alta frequência, ela pode incomodar os leitores e aumentam as chances de excluídos ou marcados como SPAM.
Contudo, se a frequência for muito baixa, pode causar o esquecimento do leitor e perderá o interesse pela empresa.
Assim, é preciso testar e saber o período ideal para envio de E-mails a sua base de acordo com o ramo de atuação.
Leia também o nosso post 7 Motivos Para Você Usar o Marketing de Conteúdo
Vídeo Como fazer email marketing com a Leadlovers
Use o E-mail marketing para ser uma empresa relevante!
Email marketing é uma forma mais pessoal de marketing que as redes sociais, devido a comunicação entre empresa e cliente ser direta.
Como as pessoas usam o E-mail com frequência, essa estratégia continua sendo uma das mais eficazes de marketing digital para vender pela internet.
Embora seja uma estratégia de sucesso, existem ajustes a serem feitos para que as campanhas de e-mail Marketing sejam muito mais assertivas.
Isso dá ao leitor a ideia que a empresa envia a mensagem correta e se identifica com suas dores, aumentando o interesse e engajamento do mesmo.
Portanto, se uma empresa deseja resultados rápidos e segmentados, usar o E-mail Marketing vai ajudar a empresa a alavancar suas vendas.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do site/blog Soluções Industriais.
Se você precisa de uma ajuda com marketing digital, entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.
Pingback: O Poder Por Trás Dos E-Books - Blog da Agência7 Soluções WEB