Browse By

Saiba Como Utilizar Inteligência Artificial Nas Ações De Marketing

Quando as pessoas ouvem a palavra Inteligência Artificial, é comum associar esse conceito à robôs que fazem atividades humanas, inovação e artifícios da ciência.

 

Os estudos dessa área existem desde a década de 50 e, apesar dessa impressão do que é IA ser forte ainda, as possibilidades estão se desenvolvendo cada vez mais e podem ser encontradas até mesmo no cotidiano.

 

Se você utiliza o recurso de voz do celular para fazer pesquisas no Google ou usa ferramentas de automação para aumentar a produtividade no trabalho, saiba que a inteligência artificial faz parte da sua vida.

 

Ao associar IA com as estratégias de marketing digital, também é possível encontrar várias possibilidades que vão desde o atendimento ao cliente à produção de conteúdo com foco em SEO (que é ligada aos motores de busca do Google).

 

Saiba Como Utilizar Inteligência Artificial Nas Ações De Marketing

 

Se você quer saber mais sobre como utilizar esse conceito nas ações de marketing do seu negócio, saiba que esse artigo foi feito para você. Então, leia mais!

 

Inteligência Artificial: o Que é e Qual a Relação Com o Marketing

A tecnologia está cada dia mais presente na vida das pessoas. Com o mundo mobile, os consumidores podem fazer compras pela tela e também há soluções para quem deseja utilizar ferramentas como GPS.

 

Do mesmo modo, já é possível monitorar a segurança da própria casa em tempo real ou acender e apagar luzes da casa a partir da automação de iluminação residencial integrada ao controle remoto (que pode ser o celular).

 

Parece filme futurista imaginar que os robôs estão entre nós e os sistemas de inteligência são facilitadores na hora de dirigir, limpar a casa, auxiliar em procedimentos médicos ou automatizar tarefas.

 

Contudo, o futuro já chegou e o marketing digital é uma área bastante integrada com a tecnologia e que, consequentemente, pode ser beneficiada com essas soluções inteligentes.

 

Essencialmente, o marketing no mundo digital é um fruto de uma série de ações que possuem como objetivo central posicionar a imagem de uma marca na internet.

 

Esse universo inclui estratégias como marketing de conteúdo, campanhas, anúncios pagos, e-mail marketing, produção de webinars, utilização de redes sociais e outras técnicas.

 

Isso porque, essas ferramentas possuem a vantagem de oferecer dados e análise dos resultados de interação de forma detalhada e em tempo real.

 

A inteligência artificial tem como proposta simular ações humanas com o apoio de software e pode ser útil na hora de otimizar campanhas e estratégias de marketing digital de várias formas.

 

Para se ter uma ideia, existe um método inglês conhecido como Machine Learning que consiste na análise de dados e automatização de sistemas que auxiliam no reconhecimento de padrões e podem estruturar estratégias.

 

Imagine que uma pessoa faz uma reserva de locação de compactador de solo pela internet e, de repente, recebe notificações ou sugestões de compra e serviços relacionados à essa solução ao acessar um e-commerce.

 

Não por acaso que isso acontece, nem por adivinhação ou alguma técnica sensitiva. Isso é fruto do trabalho dos algoritmos e recursos da IA que estão ligadas a esse conceito.

 

Desta forma, as duas abordagens são complementares e oferecem as seguintes vantagens:

  • Mais produtividade na execução multitarefa;
  • Automação inteligente;
  • Mais conhecimento para gerar novas estratégias;
  • Otimização de resultados.

 

Agora que você entende um pouco mais a relação dessas duas áreas, que tal conhecer algumas aplicações na prática? Veja o tópico a seguir!

 

Exemplos De Inteligência Artificial No Marketing

Você sabe o que é ciclone industrial? Provavelmente muita gente não sabe o significado dessa expressão e para descobrir resolve fazer uma busca no Google.

 

Na prática, esse termo é o nome dado a um aparelho que serve para separar o ar da poeira e é utilizado em áreas como a mineração ou indústria siderúrgica.

 

Se um potencial cliente joga essa dúvida na internet, ele terá uma lista de resultados na primeira página.
Os artigos que aparecem no topo do buscador foram bem rankeados e isso significa que as empresas que conquistaram essa posição fizeram um bom trabalho de rankeamento e conteúdo relevante.

 

Para alcançar esse tipo de resultado, é importante que a empresa tenha conhecimento sobre como os robôs do Google pensam e é interessante saber que esses algoritmos estão mais inteligentes a cada dia que passa.

 

A partir desse exemplo, podemos destacar a primeira expertise de IA na prática. Confira abaixo outras formas de aplicar a IA:

 

1. Mecanismos De Busca

O maior buscador da internet é baseado na IA. Por meio dos mecanismos de busca, termo que também é conhecido como motores de busca, esse site aprende a “ler” o que as pessoas desejam encontrar e oferta as melhores soluções.

 

Se você tem uma empresa especializada em artigos sobre o poço cacimba e deseja que seus produtos sejam encontrados por quem precisa deles, é interessante construir uma boa estratégia de SEO para que o algoritmo reconheça e posicione seu site.

 

Encontrar as palavras-chave que melhor respondem às dores dos clientes, bem como temas de relevância e qualidade, além de oferecer conteúdos relevantes e únicos são algumas dicas para essa estratégia funcionar.

 

É muito importante que você saiba que não adianta agradar a leitura somente dos boots, pois os seus artigos são feitos para pessoas que precisam de uma resposta para o contexto delas.

 

Por isso, ao falar do poço, procure entender o porquê essa pessoa busca esse termo e adeque a linguagem ao que ela precisa.

 

2. Chatbot

Imagine que você tem uma empresa especializada em pintura externa de prédios e por conta de ações bem sucedidas, o fluxo do tráfego no site e nas redes sociais aumentaram bastante.

 

Considerando que boa parte desse fluxo busca atendimento online, ter ferramentas para automatizar o atendimento e fornecer uma primeira resposta em tempo hábil é uma ação interessante.

 

O chatbot é uma ferramenta que serve para facilitar o atendimento por meio de técnicas que envolvem a inteligência artificial.

 

Na prática, esse software é capaz de “imitar” conversas e oferecer respostas em tempo real para as pessoas que buscam seu serviço.

 

Além disso, não é preciso ter medo da sua empresa parecer robotizada, pois esse recurso é atualizado constantemente.

 

Devido a isso, é possível personalizar o programa de forma que o usuário talvez nem perceba que conversou com um “robô”.

 

A consequência dessa aplicação é mais agilidade para sua empresa na hora de atender os clientes, maior produtividade e economia de tempo.

 

Afinal, pode cansar ter que responder tantas mensagens e imagine que um social media tem outras tarefas para fazer no marketing das suas redes sociais também.

 

3. Reconhecimento De Fala

Os smartphones, computadores e tablets podem ouvir as pessoas e entregar exatamente o que elas procuram, de forma simples e acessível.

 

Graças ao recurso do reconhecimento de fala, muitas pessoas conseguem acessar soluções que não ser lidas ou visualizadas. Ou seja, a IA também pode ser trabalhada para gerar acessibilidade.

 

Imagine que uma pessoa precisa saber como funciona a manutenção de geradores a diesel, pois não quer correr o risco de lidar com uma surpresa indesejada como um apagão energético por problemas técnicos.

 

Um sistema de reconhecimento de fala consegue captar exatamente o que essa pessoa quer dizer quando utiliza o recurso na hora de buscar uma alternativa.

 

Além disso, esses sistemas também podem ser utilizados para fazer uma tradução, ajudar a pessoa em alguma situação de emergência, entre outras situações semelhantes.

 

Leia também o nosso post Saiba Como Aplicar Inbound Marketing Para o Setor Industrial

 

Por Que Investir Na Inteligência Artificial?

Da criação de aplicativos inteligentes até a facilidade de acesso à informações relevantes, como a regularização de cnh suspensa, notícias ou tutoriais, a tecnologia aliada ao marketing pode facilitar a rotina das pessoas em contextos diferentes.

 

Explorar a IA junto com as estratégias de marketing é uma forma de estar atento ao mercado e às novas formas de consumo e hábitos, além das mudanças de comportamento e tendências das áreas.

 

Com um chatbot, você pode otimizar o atendimento da sua empresa e melhorar a satisfação dos clientes com agilidade.

 

Já com ferramentas de automação para o envio de e-mails marketing, é possível analisar métricas estratégias e otimizar bastante o tempo na hora de disparar uma campanha e coletar resultados.

 

Nos e-commerces, facilitar a busca de mercadorias e sugerir produtos de forma inteligente também é uma forma de potencializar suas estratégias.

 

Ao listar opções como uma rede de proteção para varanda de apartamento, os algoritmos podem encontrar acessórios relacionados como cortinas, guarda-corpos, entre outros.

 

Tanto o marketing quanto a inteligência artificial são recursos que podem trazer resultados, ampliar horizontes e possibilidades de vendas e prospecção para os mais diversos segmentos.

 

Cabe analisar o que mais se encaixa nas demandas do seu negócio e nos objetivos que a sua empresa deseja alcançar e, muitas vezes, não tempo de colocar em prática alguma ação. Use a tecnologia a favor dos negócios e fortaleça sua estratégia.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Saiba Como Utilizar Inteligência Artificial Nas Ações De Marketing”

  1. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − oito =