Browse By

Saiba Como Aplicar Inbound Marketing Para o Setor Industrial

O Inbound Marketing é uma estratégia muito conceituada na era moderna, caracterizando-se por um conjunto de ações de comunicação que visam a atrair os potenciais clientes com uma oferta que agrega valor às suas vidas.

 

Em setores mais técnicos, como a indústria, adotar essa prática pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência e construir um posicionamento de autoridade que, uma hora ou outra, vai gerar mais visibilidade para o negócio.

 

A diferença entre os princípios do inbound em relação ao marketing tradicional é que o conceito abordado neste texto tem como foco atrair as pessoas que fazem parte do seu público-alvo por meio da divulgação de conteúdos ricos de informações, como e-books e outros materiais.

 

No marketing convencional, a principal forma de atração é pelo anúncio publicitário em si. É por isso que o Inbound Marketing é visto como um avanço, já que o foco desse método é criar uma comunicação mais aberta com as pessoas.

 

Saiba Como Aplicar Inbound Marketing Para o Setor Industrial

 

Se você trabalha na indústria ou empreende no setor industrial e quer dar um upgrade no departamento de marketing, este artigo é para você.

 

Nas próximas linhas, você vai aprender mais sobre a aplicação do Inbound Marketing na indústria.

 

O Que é Inbound Marketing?

Conhecido também por marketing de atração ou marketing de permissão, em suas origens, o conceito de inbound se destaca por ter como foco os interesses do cliente.

 

Na prática, o conceito faz referência a uma série de técnicas como: otimização do site da empresa com as técnicas de SEO (que conduzem os mecanismos de busca), marketing de conteúdo em forma de artigos para blog, podcasts, newsletters, redes sociais e e-books e outras táticas para estabelecer e nutrir um bom relacionamento com o público.

 

Imagine que uma empresa é especialista em usinagem de peças pequenas e que há uma concorrência significativa nesse nicho

 

O grande desafio é: como ter seu negócio encontrado por parceiros e clientes que precisam dos serviços de criação de peças metálicas para áreas como metalurgia de forma satisfatória.

 

Seja no popular “boca a boca” ou em uma pesquisa rápida no Google, as pessoas podem descobrir seu negócio e, em ambos os casos, o inbound marketing é um grande catalisador.

 

No mundo digital, você pode criar conteúdos relevantes otimizados para os motores de busca sobre os temas mais procurados pela persona (ou personas) do público que precisa de usinagem, além de disponibilizar e-books completos sobre o assunto em landing pages e, a partir disso, construir um posicionamento que passa credibilidade no mercado.

 

Ainda mais importante do que ser visto, é ser lembrado pela qualidade dos serviços e conhecimento especializado na área de atuação. Lembre-se disso!

 

Em relação a áreas como atendimento ao cliente, é importante que o colaborador tenha em mente que o inbound marketing serve para encantar, superar expectativas e oferecer todas as informações necessárias sobre o produto e serviço com qualidade.

 

Vamos pensar em exemplos práticos a partir dessa abordagem inicial? Veja o próximo tópico!

 

Como Aplicar o Inbound Marketing

Pense que a sua empresa tem um desafio de campanha: divulgar as vantagens da máquina lava louça compacta para áreas como restaurantes, indústrias alimentícias, pousadas e hotéis.

 

No outbound marketing, uma das opções prováveis para esse tipo de campanha seria a criação de anúncios patrocinados, além de banners ou investimento em comerciais televisivos.

 

Considerando o conceito de inbound, a abordagem da campanha muda.

 

Uma forma interessante de ter insights para produzir uma divulgação eficiente e que chegue às pessoas certas no momento em que elas precisam é utilizar ferramentas de monitoramento e busca.

 

Entender por que as pessoas buscam um lava louças, quais são as dificuldades e os desafios que o público interessado enfrenta no dia a dia para pensar nessa aquisição, e mostrar as qualidades, os benefícios e o funcionamento desse produto de forma clara e atraente é importante.

 

Se a pessoa não tem qualquer conhecimento sobre o potencial de uma lava louças, a sua marca pode ajudá-la com a criação de artigos exclusivos e destacar como esse aparelho otimiza o tempo e traz produtividade para a rotina dos negócios.

 

Usar infográficos, vídeos curtos e uma linguagem adequada ao perfil do público também é fundamental na hora de gerar uma conexão e mostrar que a sua indústria entende o contexto de vida da outra pessoa.

 

Caso o objetivo seja atrair profissionais que precisam comprar um medidor de espessura de tinta, é importante produzir conteúdos relevantes que mostram a autoridade da empresa no segmento e que, ao mesmo tempo, posicionam-na como a melhor opção.

 

Especialmente nesse caso, os medidores são aparelhos utilizados tanto pela indústria automotiva como para os pintores e, assim como o nome sugere, sua função é medir a profundidade da camada de tinta.

 

Se o profissional trabalha com isso, já sabe as informações básicas. É aí que as técnicas de inbound marketing precisam trazer fatos que esse público não sabe, como as diferenças entre os medidores, curiosidades, benefícios, métodos de uso e marcas.

 

Independentemente do conteúdo, aplicar as técnicas de inbound marketing exige planejamento, feeling e conhecimento. Anote algumas dicas para desenvolver uma boa estratégia:

  • Conheça seu público-alvo;
  • Tenha informações sobre a persona e sua jornada de compra;
  • Busque referências ricas para produzir os conteúdos;
  • Escolha um tom de voz e uma linguagem adequada;
  • Estude os melhores canais de distribuição;
  • Mensure os resultados;
  • Faça testes de campanhas.

 

Além das dicas, é importante conhecer as etapas do inbound marketing para que a entrega de conteúdos e campanhas seja mais assertiva.

 

Fique tranquilo se você não sabe quais são essas etapas ou não se lembra delas, preparamos um tópico especial sobre o assunto com exemplos práticos que você confere a seguir.

 

Etapas Do Inbound Marketing

Agora que você sabe o que é Inbound Marketing e tem uma ideia de como aplicar as técnicas no setor industrial, é hora de conhecer as etapas que fazem parte da metodologia e como você pode usá-las a favor da sua campanha.

 

Imagine a seguinte situação como exemplo: uma empresa é especialista na manutenção de paleteiras, tem anos de experiência no mercado, mas sempre fez campanhas no mundo offline e está iniciando as atividades no mundo inbound.

 

O primeiro desafio da empresa é construir uma persona. A persona é a representação ideal de um cliente real, materializada em um personagem fictício.

 

Para essa construção, existem algumas ferramentas, mas essencialmente é importante que o setor de comunicação colete informações sobre os clientes, como idade, profissão, comportamento de compra, principais dúvidas, desafios, preferência de meio de comunicação, entre outros.

 

Você pode fazer entrevistas com clientes, analisar a base de dados da equipe de vendas e recorrer a uma integração dos times de vendas, marketing e atendimento para criar uma ou mais personas.

 

Imagine que o perfil que precisa de manutenção de acessórios como as paleteiras é um gerente do setor de logística de um depósito de compras.

 

Para a empresa dele, as paleteiras são uma mão na roda, pois facilitam o transporte e a movimentação de paletes, ajudam a organizar mercadorias e trazem maior produtividade para a área.

 

Não basta falar sobre a manutenção em si, é preciso contextualizar as informações de acordo com o momento da jornada dessa persona, seu conhecimento sobre o assunto e suas possibilidades. Confira as etapas da metodologia Inbound Marketing:

 

Atrair

Na hora de abordar a importância da manutenção de uma paleteira ou outros acessórios industriais como o cossinete manual — que serve para rosquear eixos, parafusos, tubos e porcas, a fase da atração exige conteúdos estratégicos para quem sabe pouco ou não conhece o assunto.

 

A atração é o primeiro contato que os visitantes terão com a sua marca. No funil de vendas, essa etapa é conhecida como aprendizado e descoberta.

 

A função do inbound é trazer conteúdos educativos, didáticos e que agreguem valor imediato à jornada de quem precisa dessas soluções industriais.

 

Converter

Depois que o cliente reconhece que tem um problema ou precisa de uma solução, como escolher uma máquina de solda ponto eficiente na hora de unir superfícies de metal, é provável que ele compare informações dos concorrentes.

 

Você precisa se destacar e superar as expectativas por meio da oferta de valor. Vale produzir conteúdos exclusivos, fornecer cupons de desconto e estimular esse cliente a praticar alguma ação como solicitar um orçamento ou conversar com um consultor.

 

Encante, mostre os diferenciais e foque em conteúdos persuasivos que façam a sua empresa parecer a melhor alternativa. É válido utilizar gatilhos mentais, criar senso de urgência e desenvolver a comunicação de forma assertiva e impactante.

 

Leia também o nosso post O Que é Marketing Jurídico e Como Fazer?

 

Encantar

Se você consegue converter um contato em uma venda, ótimo. Mas, não significa que o trabalho do inbound acabou, ok?

 

Ao vender uma chapa de aço perfurada para seu cliente, por exemplo, você pode retomar o contato com pesquisas de satisfação, oferecer um suporte pós-venda e enviar conteúdos que sejam do seu interesse com base na primeira compra.

 

É importante superar as expectativas e manter o relacionamento com o seu público-alvo mesmo após a conversão, pois gerar engajamento é cultivar a possibilidade de novos negócios e soluções.

 

Se você trabalha com chapas de aço para indústria, pode ser que, em outro momento, o cliente precise de outros acessórios industriais como máquinas injetoras, bico aspersor para injeção e molde de produtos, estruturas de metal, entre outros.

 

Ao realizar um bom trabalho de inbound marketing, sua empresa terá abertura para oferecer outras soluções e ainda pode ganhar pessoas que vão multiplicar tudo de bom que sua marca oferece por aí.

 

Que tal rever sua estratégia e se aproximar ainda mais dos clientes no mundo digital de forma desejada e positiva? Fica a dica!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Saiba Como Aplicar Inbound Marketing Para o Setor Industrial”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro + 5 =