Métricas de Vaidade: Entenda Quais São e Porquê Você Deve Evitá-las

Para aqueles empreendedores que tem um negócio e usam o marketing digital como uma estratégia é imprescindível saber da potência que ele representa para os negócios.

 

Para saber os efeitos das ações de divulgação é necessário estipular objetivos e acompanhar diariamente os resultados para ter certeza de que tudo está no caminho certo.

 

Toda essa análise de resultados é feita a partir de métricas, que nada mais são do que parâmetros criados por você para mensurar e analisar com precisão os dados produzidos pelo marketing.

 

Métricas de Vaidade: Entenda Quais São e Porquê Você Deve Evitá-las

 

Porém, algumas métricas acabam “iludindo” o empreendedor, impedindo-o de compreender o verdadeiro resultado de suas ações.

 

Tais métricas são conhecidas como métricas de vaidade.

 

A seguir, apresentamos algumas delas e porquê você deve evitar colocá-las em destaque.

 

O Que é Métrica de Vaidade?

As métricas de vaidade são dados produzidos pelas estratégias de marketing que não tem muita eficiência para a tomada de decisões.

 

Normalmente, elas apresentam dados elevados que parecem promissores, mas não servem para identificar a real situação da empresa e suas ações digitais.

 

Ou seja, são números simples e rápidos que não possuem nenhuma qualidade para medir o impacto das redes sociais ou site nos negócios.

 

Podemos dizer que ao invés de medir qualidade, as métricas de vaidade medem apenas a quantidade.

 

Para ficar mais claro, pense da seguinte forma:

Imagine que você é dono de uma empresa de manutenção da cabine de pintura e começou a fazer divulgações nas redes sociais para aumentar a procura por projetos.

 

Você notou que o número de seguidores e curtidas nas redes aumentou, no entanto nada disso é significativo o bastante para que você consiga vender um projeto cabine de pintura.

 

Isso porque curtir postagens suas não quer dizer que as pessoas realmente vão entrar em contato com a sua empresa e fechar negócio. Lembre-se que curtidas e seguidores não valem como mensuração de alcance efetivo. Ou será que todo post curtido transmitiu de fato a mensagem ao público certo?

 

Vale ressaltar que algumas métricas de vaidade tem sim seu valor, porém não merecem total atenção, já que não são capazes de mostrar a realidade do negócio nem de influenciar em decisões de marketing.

 

Tipos de Métrica de Vaidade

Para conhecer o processo de cada métrica, entender como funciona e fugir delas, apresentamos alguns tipos:

 

Likes

Como já dito acima, apenas a quantidade de likes não é uma métrica relevante. Mesmo que o usuário tenha dado like por ter gostado daquela publicação, essa não é uma informação suficiente para a tomada de decisão de uma próxima estratégia.

 

Devemos levar em consideração que as pessoas curtem publicações por uma série de motivos: pelo título chamativo, imagem, porque se identificam com o assunto ou simplesmente porque estavam passando pela timeline rapidamente e curtiram aquilo que as chamou atenção rapidamente.

 

Algumas empresas até procuram comprar curtidas no instagram, facebook, entre outros, na intenção de parecerem bem posicionadas em suas redes sociais, quando na verdade não conseguem o alcance e interação necessários com seus seguidores para ter sucesso.

 

Seguidores

Outra métrica irrelevante que impressiona e chama atenção, mas pouco diz sobre a efetividade de campanhas para seus objetivos é a quantidade de seguidores.

 

É claro que é atrativo e interessante ter um número alto de seguidores, mas do que adianta tê-los se eles não estão interessados em seus conteúdos, serviços e produtos ali apresentados?

 

Se você é uma contadora de seguros, por exemplo, quantos dos seus seguidores realmente procuraram você para ao menos perguntar por cotações de seguro auto?

 

Compartilhamento

Pessoas compartilhando seu conteúdo é uma boa coisa, sem sombra de dúvidas, Porém, o número de compartilhamentos não é sinônimo de negócios fechados.

 

Imagine que você é dono de uma dedetizadora e fez um conteúdo no seu blog sobre dedetização escorpião.

 

Logicamente que quanto mais compartilhamentos, mais pessoas irão conhecer seus serviços. No entanto, se você não continuar prendendo a atenção delas para que continuem avançando pelo funil de vendas, os compartilhamentos não passarão de números.

 

Garanta que elas continuem em contato com a sua empresa e que quando pesquisarem na internet por “desinsetização preço” cheguem novamente à você e te escolham.

 

Downloads

Para aplicativos, o erro é medir a quantidade de downloads, principalmente a longo prazo.

 

Para ser válido, é preciso entender se os downloads estão relacionados com o faturamento e usuários pagos, e ainda, a taxa de desinstalações e usuários cadastrados. Essa seria a maneira correta de uma métrica para aplicativos.

 

Afinal, se seu aplicativo não possui uma grande quantidade de downloads mas sim de cadastrados e funções pagas, é bem melhor.

 

Cliques

A taxa de clique só é interessante para saber se está tendo um número alto de visitas, mas sem uma estratégia se torna apenas um número vazio.

 

Pois medir somente os cliques em um conteúdo não mostra a taxa de conversão e tempo de permanência na página, apenas que as pessoas estão clicando nas chamadas.

 

Se elas entrarem, mas logo saírem do seu site sem preencherem landing pages, por exemplo, de nada adianta.

 

Métricas Para Usar no Marketing Digital

Agora você conheceu algumas métricas de vaidade, chegou a hora de saber quais são os parâmetros que realmente devem ser levados em consideração dependendo dos seus objetivos.

 

Taxa de Conversão

Medir as taxas de conversão é algo que de fato mostra a realidade da sua empresa, pois nela você avalia se seu objetivo foi atingido com sucesso, seja uma venda, um cadastro ou um pedido, por exemplo.

 

Com essa métrica você pode avaliar quais das pessoas que entraram em contato com você foram convertidas em clientes.

 

Assim, a partir do momento que você recebe um lead, seja por ter baixado algum material ou por ter feito um cadastro, o seu funil de vendas se inicia e com ele as taxas de conversões também.

 

Para efetivar a conversão, é necessário identificar em que nível está esse potencial cliente e ofertar mais conteúdo que o mova adiante no funil.

 

LTV (Lifetime Value)

O Lifetime Value ou LTV, é uma métrica importante para saber o valor que cada cliente representa para a sua empresa.

 

Ele mapeia o ciclo de vida de cada cliente, ou seja, o lucro trazido por ele para você e por quanto tempo o relacionamento entre as duas partes é mantido até que a compra seja feita.

 

Com o LTV você consegue estipular estratégias para fazer com que os clientes continuem com você e faça novas compras. Afinal, é sempre mais barato manter clientes antigos do que conquistar novos.

 

CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Assim como é importante saber o ciclo de vida de clientes atuais é extremamente necessário saber quanto custa captar cada novo cliente.

 

Você irá considerar os investimentos feitos em marketing e vendas, além de infraestrutura, salários e comissões.

 

Com o CAC será possível identificar desequilíbrios nas contas e evitar gastar com ações de marketing mais do que a sua empresa suporta.

 

Imagine, por exemplo, que uma empresa de reforma está fazendo durante 6 meses um plano de marketing digital para atrair novos projetos.

 

Ao fazer a utilização do CAC os responsáveis perceberam que os gastos que tiveram foram acima do orçamento ideal para garantir o controle de contas a pagar e a saúde financeira da empresa.

 

A partir desse diagnóstico eles reformularam o plano de marketing para redirecionar recursos sem perder a qualidade das estratégias.

Leia também o nosso post Público-Alvo: 4 Dicas Para Ser Mais Assertivo na Comunicação

As Métricas Certas Ajudam o Seu Negócio

É necessário saber que as métricas de vaidade não são totalmente descartáveis, mas independente da área de segmento, elas não devem ser consideradas para definir as estratégias e planejamentos das ações de marketing digital e do negócio como um todo.

 

Detecte e utilize as métricas que realmente ajudarão a sua empresa a criar oportunidades de conversão de vendas e criar uma experiência única aos futuros clientes.

 

Mensurar os resultados com métricas eficientes é importante para o crescimento e sucesso de seu negócio!

 

Conteúdo produzido por Business Connection

1 comentário em “Métricas de Vaidade: Entenda Quais São e Porquê Você Deve Evitá-las”

  1. Pingback: Como Um Bom Conteúdo Pode Impactar No Crescimento De Um Negócio? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 1 =