Browse By

Como Imobiliárias Podem Atender Clientes Por Chamadas de Vídeo?

O bom atendimento ao cliente é, sem dúvida, um dos pilares de uma imobiliária. Mas em tempos de pandemia, isso é ainda mais importante.

 

O serviço de locação e de venda de imóveis exige que o estabelecimento responsável invista em um treinamento adequado para os seus funcionários, justamente para que o cliente possa ter a sua demanda atendida.

 

Os corretores são parte fundamental nesse processo. É por meio da atuação deles que se concretizam grande parte dos negócios de uma imobiliária, sendo fundamental que eles estejam bem preparados para isso.

 

Quando um cliente precisa encontrar uma casa com garagem, com um determinado número de dormitórios, com papel de parede vinílico, ou com uma edícula nos fundos, certamente ele vai ligar para a imobiliária e perguntar quais são as opções disponíveis no momento.

 

Como Imobiliárias Podem Atender Clientes Por Chamadas de Vídeo?

 

Cabe então, ao corretor, indicar as possibilidades ou até mesmo buscar por um imóvel, trazendo tanto novos locadores, como novos locatários para o estabelecimento.

 

Com o isolamento social, a atuação desses profissionais foi restrita, precisando, por isso, encontrar alternativas que possam promover o atendimento aos interessados em locação, mas também aos clientes atuais, dando maior suporte neste momento de crise.

 

As chamadas de vídeo entraram nesse cenário como uma ótima oportunidade de potencializar a venda ou a locação de imóveis, assim como para suprir as demandas vindas de quem já faz parte da carteira de clientes da imobiliária.

 

Quer saber como fazer o atendimento do público da sua imobiliária utilizando as videochamadas? Então siga na leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto.

 

A Comunicação com Clientes em Tempos de Isolamento Social

Como é sabido, a comunicação com os clientes é uma das frentes mais eficazes para a conquista de novos locatários, mas também para a fidelização deles.

 

Por isso, não apenas as imobiliárias, mas também as empresas especializadas em aula de teclado, por exemplo, investem em ferramentas capazes de facilitar esse contato com o público.

 

Para criar essa ponte de relacionamento com o público, é possível investir em:

  • Atendimento telefônico;
  • Chatbot no site;
  • WhatsApp;
  • Perfil nas redes sociais;
  • E-mail;
  • Chamadas de vídeo;
  • Entre outros.

 

Com o isolamento social, alguns canais de atendimento ao cliente precisam ganhar um reforço extra, já que atendimentos presenciais estão temporariamente suspensos.

 

No contato telefônico, uma dessas alternativas é instalar um novo número para que, com o crescimento da demanda, os clientes possam ser atendidos sem muita espera.

 

Além disso, ao utilizar chatbots no seu site, é possível oferecer um suporte rápido e eficaz por meio de um atendimento automatizado, que auxilia o usuário no que for preciso. Casos mais específicos são encaminhados para um funcionário especializado.

 

O WhatsApp também se tornou uma ferramenta de grande auxílio em tempos de pandemia.

 

Um cliente que precise encomendar um caderno personalizado em uma gráfica pode fazer o seu pedido a distância, pelo comunicador instantâneo.

 

As imobiliárias também desfrutam das ferramentas do WhatsApp, como a de envio de mensagens por voz e por texto, do encaminhamento de fotos e, inclusive, das ligações por vídeo oferecidos pelo aplicativo.

 

Os perfis nas redes sociais podem colaborar com o atendimento dos clientes da imobiliária, permitindo que, por meio das postagens ou do chat dessas plataformas, sejam respondidas quaisquer dúvidas que os locatários possuam.

 

O email, que geralmente é bastante utilizado para fazer o registro de solicitações, tornou-se outro canal de atendimento eficiente durante o isolamento social. Ele pode ser utilizado tanto para atender pedidos, quanto para levar informações para os clientes.

 

Por fim, as videochamadas se tornaram uma ferramenta de grande eficiência durante a pandemia.

 

Isso porque é possível ter um contato mais direto com o público, mesmo que isso precise ser feito a distância.

 

As Chamadas de Vídeo no Atendimento ao Cliente

Com os impactos causados pela quarentena, muitas das reuniões presenciais ganharam novas características.

 

Graças às diversas ferramentas tecnológicas, é possível manter o contato visual por meio dos dispositivos móveis, como um celular ou um tablet, já que recursos como o microfone e a câmera de vídeo devem estar ativados durante a chamada de vídeo.

 

Por isso, uma loja especializada em impermeabilizante para laje, assim como as imobiliárias, podem utilizar a videochamada para garantir um atendimento rápido e eficiente por meio de softwares específicos para este fim.

 

As chamadas de vídeo tornaram-se uma ótima ferramenta de comunicação para as empresas, auxiliando em vários aspectos, conforme veremos a seguir.

 

1 – As Videochamadas e o Contato Direto com o Cliente

O contato presencial sempre foi de grande importância para os corretores, ajudando nas apresentações de imóveis e das condições de locações ou vendas, permitindo uma argumentação mais direta com os clientes.

 

Como esse tipo de atendimento precisou ser suspenso, as videochamadas se tornaram uma alternativa para auxiliar nessa fase, permitindo que seja possível estabelecer uma comunicação eficaz com o público.

 

Uma loja especializada na venda de filtro para piscina, por exemplo, pode utilizar uma chamada de vídeo para conseguir fazer um atendimento mais completo, ao tentar identificar as necessidades do cliente nesse tipo de comunicação.

 

2 – As Videochamadas e a Facilidade de Compreensão

Em meio a conversas telefônicas com os interessados em um imóvel, era muito comum que o cliente apresentasse uma dúvida, que acabava por levar o corretor a agendar uma reunião presencial com o cliente.

 

Nesse sentido, as chamadas de vídeo podem facilitar a compreensão de um determinado assunto, assim como permitir que o corretor apresente o imóvel com maior facilidade ao contar com as imagens da câmera em tempo real.

 

Sendo assim, é possível mostrar um detalhe que o locatário não estava conseguindo entender em uma ligação telefônica, ao apresentá-lo em uma videochamada.

 

Isso também pode ser um elemento de grande auxílio para um vendedor de sacola kraft, ao apresentar os modelos que possui no seu portfólio por uma apresentação virtual.

 

3 – As Videochamadas e a Participação de Vários Integrantes

Um dos grandes benefícios que as chamadas de vídeo trouxeram para os corretores foi, justamente, a de permitir que duas ou mais pessoas participem de uma videoconferência.

 

Afinal, as decisões que precisavam de uma terceira pessoa, que normalmente não comparecia reunião presencial, pode ser muito mais simples nessas videochamadas.

 

Além disso, elas podem ser utilizadas para a realização das reuniões de equipe da imobiliária, juntando todos os que devem estar envolvidos nessas ocasiões dentro da chamada de vídeo.

 

Dessa forma, é possível conseguir a mesma eficiência das reuniões presenciais mesmo em épocas de isolamento social.

 

4 – As Videochamadas e o Suporte ao Cliente

Alguns dos reparos que são feitos nos imóveis locados dependem de uma vistoria prévia, o que tornava esse tipo de assistência menos eficiente, já que era preciso de um técnico para uma avaliação prévia.

 

Ao contar com a chamada de vídeo, se o cliente possui um problema no imóvel, ele pode apresentá-lo para um atendente, que poderá otimizar o tempo de solução dessa questão.

 

Sendo assim, a instalação de uma porta corta fogo pode ser feita em menos tempo, já que é possível saber exatamente o serviço que será feito, e em qual espaço do imóvel.

 

Tudo isso agiliza o atendimento e proporciona maior satisfação para os locatários, que são atendidos de modo rápido, mesmo na situação que estamos vivendo.

 

5 – As Videochamadas e a Redução de Custos

As videochamadas também auxiliam uma imobiliária a reduzir os custos com deslocamento e com telefonia.

 

Se antes era preciso que o corretor tivesse que ir até diversos endereços para fazer reuniões com os locadores e locatários, essa realidade é bem diferente quando se utiliza as videochamadas.

 

Além disso, os aplicativos que permitem a realização de chamadas de vídeo não cobram por esse serviço, o que faz com que os custos com telefonia sejam bastante reduzidos.

 

Uma empresa que venda mochila preta feminina, por exemplo, consegue fazer a demonstração dos seus produtos em uma chamada por vídeo.

 

Desse modo, é possível reduzir também as despesas com logística reversa, caso o cliente queira trocar um produto por outro de maior ou menor tamanho.

Leia também o nosso post Como Fazer Linkagens Pode Aumentar a Relevância do Seu Site

6 – As Videochamadas e a Economia de Tempo

A redução de custos com deslocamento traz outro benefício para os corretores: a otimização do seu tempo.

 

Se antes eles ficavam mais tempo no trânsito durante o seu expediente, ao contar com as videochamadas para se comunicar com os clientes é possível utilizar as horas que eram perdidas em outras atividades importantes.

 

Envio de emails, seleção de imóveis e negociações diversas são apenas alguns exemplos de como as chamadas de vídeo podem ser uma ferramenta eficiente para que os funcionários de uma imobiliária possam aproveitar melhor o período de trabalho.

 

As videochamadas se tornaram uma alternativa bastante viável durante o isolamento causado pela pandemia, que certamente será utilizada nas estratégias futuras da imobiliária para garantir uma atuação mais assertiva e produtiva no atendimento ao público.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 thoughts on “Como Imobiliárias Podem Atender Clientes Por Chamadas de Vídeo?”

  1. Pingback: Como Lojas Virtuais Podem Aprimorar o Atendimento aos Clientes Nas Redes Sociais - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Como Lojas Virtuais Podem Aprimorar o Atendimento aos Clientes Nas Redes Sociais - Blog da Agência7 Soluções WEB
  3. Augusto Viante says:

    Se tiver algum dúvida sobre como automatizar o marketing digital da sua empresa, não hesite. Entre em contato comigo através do email augusto@agencia7.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =