Como Definir o Horário de Postagem no Facebook do Seu E-commerce

As plataformas e-commerce são modelos de negócio que têm crescido muito no Brasil e no mundo. As compras on-line estão ganhando espaço porque as pessoas têm menos tempo para visitarem lojas e espaços físicos.

 

Além disso, a população está sempre conectada e com o celular na mão, o que facilita o acesso a diferentes produtos e serviços.

 

Exatamente por conta desse alto crescimento, a concorrência no mercado está cada vez mais acirrada, o que demonstra a necessidade de se investir em estratégias inteligentes para ganhar destaque, bem como alcançar o consumidor.

 

As redes sociais são muito importantes para esse segmento, e os empreendedores devem estar atentos principalmente ao Facebook.

 

Como Definir o Horário de Postagem no Facebook do Seu E-commerce

 

Esta plataforma conta com milhões de usuários no Brasil, aliás, é a rede social mais utilizada no mundo inteiro. Para se aproximar de seu público-alvo, uma empresa não teria opção melhor.

 

Existem outras redes, mas com certeza o Facebook é a principal, então toda loja on-line precisa estar lá.

 

Mas isso deve ser feito do jeito certo, incluindo saber em qual horário fazer as postagens.

 

Seguindo esse pensamento, trouxemos este conteúdo para que você aprenda a importância do Facebook, suas vantagens e como usá-lo adequadamente.

 

Importância do Facebook Para as Empresas

É muito importante que as plataformas e-commerce, assim como outros modelos de negócio entendam a importância do Facebook para suas estratégias de marketing.

 

Apesar de ser a rede social mais usada no mundo, esse não é o único motivo para escolhê-la.

 

É necessário pensar na razão do sucesso dessa plataforma – e existem muitos motivos para isso. Dentre os principais estão:

 

1 – Grande Alcance

Um dos motivos que mais pesam quando uma empresa vai anunciar no Facebook está o grande alcance que ele oferece.

 

Uma publicação sobre ventilador industrial, por exemplo, alcança muito mais pessoas do que outra rede social.

 

São mais de 1 bilhão de usuários conectados todos os dias, não apenas inscritos, mas ativos.

 

Isso significa que ali estão reunidos todos os perfis de consumidores e personas, e dificilmente a sua não estará lá.

 

2 – Métricas

O Facebook possui uma ferramenta de análise conhecida como Facebook Insights. Dentro dela, é possível analisar diversos fatores.

 

Por exemplo, no item “Visão Geral”, é possível acompanhar:

  • Ações na página;
  • Visualizações;
  • Curtidas;
  • Alcance;
  • Envolvimento;
  • Mensagens;
  • Vídeos.

 

O número de curtidas é a métrica mais básica, principalmente se for uma página nova na plataforma. Uma escola de aula de pilates pode analisá-las para ter uma ideia do crescimento de sua página.

 

Também é importante analisar as descurtidas, pois é por meio dessa métrica que conseguimos identificar as publicações que provocaram isso.

 

Também existe a aba “alcance”, onde é possível ver pessoas insatisfeitas com as publicações e monitorar quando elas aconteceram. As métricas negativas são extremamente importantes e não devem ser ignoradas.

 

3 – Poder de Segmentação

Pelo fato de possuir um público muito amplo, é natural que as plataformas e-commerce e outros modelos de negócio tenham um pouco de receio de atingir pessoas que não tenham interesse.

 

No entanto, por conta do alto poder de segmentação dessa rede social, é possível escolher quem vai ser impactado pelas publicações.

 

Por exemplo, uma loja de materiais de construção, ao fazer uma publicação sobre impermeabilizante para parede, vai impactar pessoas interessadas nesse produto. Já se ela fizer uma publicação sobre telhas, vai alcançar quem tenha interesse nelas.

 

Vantagens do Facebook Para os Negócios

Tanto para os negócios on-line quanto para as lojas físicas, o Facebook traz muitas vantagens. Dentre elas, as principais são:

 

Customização das Páginas

Existem muitas opções para customização das páginas no Facebook. Isso porque existe uma quantidade muito grande de negócios cadastrados, com necessidades específicas.

 

Por isso, a plataforma disponibiliza recursos a escolha do proprietário da página, como botões de conversão.

 

Chat

O Facebook Messenger é uma ferramenta comum aos usuários, que podem usá-la para se comunicar com amigos e empresas.

 

No caso de uma plataforma e-commerce, o Messenger se torna um excelente canal de comunicação, que aprimora o atendimento ao cliente.

 

Ele é tão importante que um consultório odontológico, por exemplo, pode usar para agendar uma limpeza de dente, consultas variadas e até tirar dúvidas dos pacientes.

 

Portanto, uma plataforma e-commerce pode receber pedidos, prestar suporte e outras ações, tudo para que seja possível uma comunicação mais direta.

 

Opções Variadas de Anúncios

Existem opções diferentes de anúncio no Facebook, para que seja possível atender necessidades variadas. Isso melhora a experiência do usuário e também a imagem da marca.

 

Outra vantagem é que não é preciso fazer um alto investimento. Por isso, pequenas plataformas e-commerce e outros negócios podem fazer diferentes testes e descobrir qual o melhor formato para sua empresa.

 

Plataforma de Vídeos

O Facebook investe constantemente em recursos para que as empresas possam publicar vídeos na plataforma. Isso porque esse formato de mídia possui um longo alcance e também um alto índice de engajamento.

 

Além dos vídeos nativos, também surgiu a plataforma Watch. Tudo para que as empresas tenham outra opção de publicação de mídias, que vai além do YouTube.

 

Recursos Para o Site

Existem alguns recursos que têm como missão promover a página. Exemplos disso são botões de curtir, widgets e contadores de compartilhamento por artigo publicado no blog.

 

Eles ajudam a espalhar o alcance da marca de maneira simplificada, sem que a empresa precise mudar os canais digitais que já utiliza.

 

Como Definir um Horário de Publicação

Mesmo sendo uma plataforma de fácil manuseio para qualquer tipo de negócio, como um e-commerce ou fabricante de barramento de cobre, é necessário fazer uso de algumas práticas para alcançar mais pessoas.

 

Definir o horário das publicações é muito importante para alcançar as pessoas certas. Para fazer isso, o proprietário da página deve usar algumas estratégias, como:

 

Facebook Insights

Nele existe a aba “Publicações”, onde é possível conferir em quais dias e horários as postagens alcançam um número maior de pessoas.

 

Também é possível ver os detalhes das publicações, divididas entre alcance e impressões orgânicas e pagas. Além disso, também é possível ver o alcance entre fãs e não fãs.

 

Nessa aba, o proprietário da página consegue segmentar as métricas de sua publicação, de acordo com os cliques, engajamento, ocultações e taxa de desenvolvimento.

 

Dessa forma, uma loja on-line de itens como caixa de papelão personalizada precisa analisar essas métricas cuidadosamente para identificar em qual horário as postagens alcançam mais pessoas.

 

Ao identificar isso, fica mais fácil atingir quem realmente tem interesse, aumentar o engajamento e também o reconhecimento da marca.

 

Conhecer a Audiência

Mas, além disso, é fundamental conhecer sua audiência. Para isso, a empresa deve ter em mente a persona do negócio. Isso porque uma persona de 60 anos, por exemplo, não vai acessar a plataforma no mesmo horário que uma de 18.

 

São públicos de hábitos diferentes que acessarão o Facebook em horários distintos. Para ter acesso a essa informação, é necessário pesquisar para descobrir quem compra com a marca pela internet.

 

Fazer Testes

Apesar de ter esse conhecimento sobre o público e de usar o Facebook Insights para ter acesso às métricas de horário, a empresa não deve deixar de lado os testes.

 

Por exemplo, uma fabricante de boia elétrica precisa publicar o mesmo conteúdo em dias e horários diferentes. Isso porque é dessa forma que ela vai ter certeza do horário em que a audiência mais interage.

 

Não é possível fazer esse teste com conteúdos diferentes, pois isso muda a percepção do usuário, já que algumas postagens atraem mais a atenção deles e outras menos.

 

Sendo assim, a dica é criar um conteúdo rico e adequado, para usá-lo em vários horários como forma de fazer essa medição. Além disso, postar o mesmo conteúdo mais de uma vez é uma das melhores práticas em redes sociais.

 

Por exemplo, se uma confecção publica várias vezes o mesmo conteúdo sobre bonés personalizados no Facebook, ela consegue ter um alcance maior, uma vez que a plataforma tem realizado cada vez mais cortes nas publicações orgânicas.

Leia também o nosso post Mulher, Quer Empreender? Antes Saiba Essas 9 Coisas!!!

Conclusão

Usar o Facebook é importante para qualquer tipo de negócios, mas principalmente para as plataformas e-commerce, que dependem da internet para sobreviver.

 

Por meio dele, elas encontram recursos simples e inteligentes para manter contato contínuo com as pessoas que têm interesse no que elas vendem.

 

Além disso, essa rede social possui todos os recursos necessários para fazer o negócio crescer, uma vez que o único segredo é saber como utilizá-los.

 

Por meio de um perfil bem preenchido, publicações constantes e um horário bem definido, fica mais fácil se fazer notar no Facebook e conquistar a atenção e a confiança do público-alvo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Como Definir o Horário de Postagem no Facebook do Seu E-commerce”

  1. Pingback: 6 Dicas de Negócios para Mães Empreendedoras - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =