A Importância De Ter Um Blog Para Sua Empresa

Um blog nada mais é que uma página online, que se mantém atualizada com frequência, para funcionar como uma espécie de periódico empresarial. Dessa forma, ele é uma ferramenta eficiente de comunicação de pessoas e instituições, com o restante do mundo.

 

Os blogs também podem funcionar como uma espécie de diário, onde as pessoas compartilham paixões, pensamentos e experiências. Ou seja, nem sempre essas plataformas têm finalidade institucional.

 

 

Mas, independentemente do tipo de uso da plataforma, os blogs devem ser bem planejados, dentro de estratégias de marketing para gerar engajamento.

 

O primeiro blog surgiu em 1997, nos Estados Unidos, por Jorn Bargem. Ele desenvolveu um sistema online, onde as pessoas podiam escrever sobre tudo o que achassem interessante. Daí, a atividade ficou conhecida como weblog.

 

Com o passar dos anos e o aprimoramento da internet, os blogs tornaram cada vez mais comuns. Atualmente, essas plataformas representam mais da metade dos sites ativos, com cerca de 5,5 milhões de blogs no Brasil, de acordo com um levantamento da BigDataCorp.

 

Além disso, o número de blogs empresariais só tende a crescer, pois é um mercado que concorre rapidamente com a verba de publicidade. Isso quer dizer que 82% dos blogs adotam uma rede de anúncios de alto impacto e engajamento (o Google AdSense lidera no ramo, com 54% das publicidades).

 

Ainda segundo a pesquisa do BigDataCorp, grande parte dos blogs é dedicada a um tema predominante, especialmente, nos segmentos de moda (1,81%), tecnologia (1,76%), cultura (1,6%), política (1,3%), esportes (1,24%) e viagens (1,19%).

 

No entanto, com a expansão da internet, muitas plataformas surgiram com temas variados, incluindo no setor industrial, casa e construção, estética, entre outros.

 

As Vantagens Dos Blogs Para As Empresas

O blog é, portanto, uma importante estratégia de marketing digital. Ele ajuda a atrair um público segmentado para o site, podendo atingir potenciais consumidores e, como consequência, aumentar a lucratividade da empresa. Além disso, há outras vantagens, como por exemplo:

 

Ajuda No Posicionamento Da Empresa

Ao produzir conteúdo de qualidade, um blog pode receber muitos links e, assim, ganha autoridade perante o Google de forma orgânica. isso ajuda a empresa a se posicionar no mercado e compartilhar assuntos referentes ao seu negócio. Com isso, as empresas também aparecem mais nas redes sociais.

 

Para a produção de um conteúdo de qualidade, a empresa precisa seguir as recomendações:

  • Utilizar as palavras-chave corretas ao longo do texto;
  • Oferecer informações precisas, objetivas e comprovadas;
  • Ter uma linguagem acessível ao seu público-alvo;
  • Disponibilizar dicas e diferenciais sobre o produto e/ou serviço.

 

Por exemplo, o mercado de estética é um dos que mais cresce no Brasil e, como consequência, tem sido comum o investimento em blogs sobre beleza.

 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as perspectivas para 2019 são de um crescimento de 1,5% a 2% em relação ao ano passado, quando o setor movimentou R$ 47,5 bilhões.

 

Em paralelo ao aumento do ramo de estética, também cresce a procura por informações sobre o negócio. Assim, quando um potencial cliente busca por alongamento de cílios híbrido, o desejo é conhecer mais sobre o método, verificar os resultados, saber se o procedimento é invasivo ou não, bem como outras informações.

 

Mas, para que o posicionamento da empresa seja efetivo, o blog além de trazer o conteúdo específico sobre o assunto, também precisa cuidar das palavras-chave e as demais estratégias de marketing digital. Além disso, também é benéfico trazer curiosidades sobre algum produto e/ou serviço, sempre percebendo o que as pessoas querem e buscam.

 

Assim, ao falar de lipoescultura masculina, que também é um tratamento bastante procurado no mercado de estética (segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cada 2 minutos, um homem faz plástica no Brasil), pode ser interessante ressaltar os cuidados pós-cirúrgicos, bem como os resultados da intervenção.

 

O Blog Ajuda Nas Conversões Tipo Funil

Mais do que atrair um maior número de visitantes, os blogs também são ótimos para as conversões por meio do funil. Isso quer dizer que cada vez que um assinante (ou lead) lê o conteúdo publicado, há maior segurança sobre o produto/serviço oferecido e, como consequência, o aumento do desejo de compra.

 

Um exemplo bastante claro diz respeito aos blogs com assuntos industriais, que muitas vezes, são desconhecidos do grande público.

 

Assim, quando procurar por temas específicos, como queimador forno industrial, o assinante é redirecionado a um conteúdo objetivo e informativo, fazendo com que ele tenha mais conhecimento sobre queimadores, mesmo que esse assunto não seja recorrente.

 

Como Desenvolver Conteúdos De Qualidade Para o Blog Da Sua Empresa

Identifique o Seu Público

Para produzir um conteúdo de qualidade, é essencial identificar a persona, isto é, o perfil médio dos clientes. As personas ajudam a compreender quem é o consumidor atual e seus comportamentos, sendo possível desenvolver estratégias segmentadas.

 

Isso potencializa a comunicação da empresa e, além disso, cria um relacionamento efetivo entre o negócio e o cliente, muito mais próximo e humanizado.

 

Dessa forma, imagine uma empresa especializada na venda de acessórios automotivos. Para definir a persona, o negócio deve pesquisar o perfil médio de seus clientes, identificando as características como faixa etária, gênero, classe social, preferências e hobbies.

 

Assim, ao produzir conteúdo sobre primeiro emplacamento PCD (uma norma específica para veículos trafegarem em vias públicas), o tema pode ser orientado para as personas, seguindo uma determinada linguagem.

 

Utilize Técnicas De SEO

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma técnica de otimização de conteúdo para mecanismos de busca.

 

O principal objetivo é alcançar bons rankings orgânicos, para aumentar o tráfego e fornecer autoridade ao site/blog. Para isso, utilizam-se as palavras-chave, que são as mais procuradas pelas pessoas.

 

Assim, uma empresa especializada em locação de veículos de grande porte pode pesquisar quais são as principais palavras-chave usadas nos mecanismos de busca e, assim, produzir conteúdos dentro disso.

 

Uma das buscas mais frequentes, por exemplo, é sobre locação de caminhão basculante toco; com essa informação, os empreendimentos investem em textos SEO para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca.

 

Crie Conteúdos Topo de Funil

O Topo de Funil (ToFu) é uma estratégia de marketing que visa chamar a atenção dos potenciais clientes, para problemas que eles nem sabiam que tinham e, dessa maneira, eles se interessam pelo assunto e a empresa pode apresentar a solução dos problemas.

 

Basicamente, o ToFu segue a seguinte estrutura: Visitantes > Leads > Oportunidades > Vendas.

 

Para ilustrar, podemos usar o serviço de manutenção preventiva geradores diesel. Muitas pessoas que possuem geradores não compreendem a importância da revisão periódica desses equipamentos, portanto, na estratégia ToFu, a empresa apresenta a problemática (quais são os defeitos e os acidentes ocasionados por falta de manutenção) e, após atrair a atenção dos clientes, oferece soluções de assistência técnica.

 

Outro exemplo é chamar a atenção de personas que já têm um problema e desejam saber mais sobre o assunto, além de encontrar uma solução viável. Ou seja, vamos supor que o cliente tenha um animal de estimação doente em casa e precisa de alternativas rápidas para tratamento.

 

A solução pode ser um hospital para cachorro 24 horas. Nestes casos, além de resolver a problemática dos potenciais clientes, é necessário dar informações sobre o serviço (endereço, formas de contato, preço, entre outros).

 

Leia também o nosso post 5 Dicas De Gestão Para Quem Quer Empreender

 

Invista No Guest Post

O guest post (post convidado, tradução do inglês) é um conteúdo escrito por alguém que não é o dono do blog ou site, tendo como principal objetivo convidar e convencer usuários a realizar a leitura.

 

A postagem pode ser feita por meio de um artigo assinado ou palavras de especialistas sobre um determinado tema, demonstrando autoridade sobre o assunto.

 

Com o guest post, o site/blog pode alcançar maior tráfego e melhorar a visibilidade, além de proporcionar integração entre profissionais que atuam no mesmo nicho de mercado para parcerias.

 

Ou seja, além de informar personas que não conhecem tão bem sobre o tema, o guest post também atinge especialistas e demais empreendimentos, para possibilidades de negócios.

 

Assim, ao falar de arrasamento de estaca, que é um serviço muito específico realizado por equipamentos especiais para demolição de vigas e colunas em ambientes dificultosos, o conteúdo do guest post pode usar palavras técnicas e conhecimentos mais aprofundados em construção civil.

 

Com isso, é possível dialogar diretamente com pessoas que conhecem o assunto e buscam falas experientes com informações personalizadas.

 

O guest post também tem a vantagem de não ser um conteúdo publicitário, embora ajude na divulgação de um determinado produto e/ou serviço. Desse modo, os clientes têm a sensação de serem informados sem segundas intenções (de venda, principalmente), o que gera maior credibilidade para o site/blog.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “A Importância De Ter Um Blog Para Sua Empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 18 =