Marketing de Conteúdo Para Empreendedores

O Marketing de Conteúdo tornou-se uma das estratégias de divulgação e propaganda mais populares da atualidade.

 

Muito disso, deve-se ao crescimento das plataformas digitais, que abriram caminho para novas ações de marketing, afastadas da publicidade tradicional, muitas vezes invasiva e sensacionalista.

 

Afinal, o consumidor moderno não tem paciência para anúncios. Ao contrário, ele quer investigar, aprender e ser bem informado, tendo um envolvimento com as marcas.

 

Segundo o iMedia Connection, 60% dos consumidores apresentam uma visão mais positiva sobre as empresas depois de consumir conteúdo sobre elas. Por isso, 79% das agências optam pelo Marketing de Conteúdo, conforme dados da Content Trends.

 

Marketing de Conteúdo Para Empreendedores

 

Por esse motivo, os empreendedores que desejam se destacar no mercado e aumentar as suas vendas não podem fugir mais do Marketing de Conteúdo – e isso vale para organizações de todos os ramos, como uma empresa de reciclagem ou uma loja de roupa.

 

Até mesmo para empreendimentos industriais, o método é o mais recomendado.

 

Cerca de 42% dos profissionais de marketing B2B (Business to Business) consideram que a estratégia é eficaz para seus negócios.

 

No artigo de hoje, saiba o que é o Marketing de Conteúdo para empreendedores e conheça as principais ações para posicionamento da marca, captação e fidelização dos clientes. Acompanhe a leitura!

 

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada no engajamento do público-alvo, por meio da produção de materiais relevantes, informativos e valiosos.

 

Dessa forma, é possível atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, o que ajuda na construção de uma imagem positiva da marca e, consequentemente, no aumento das vendas.

 

Na prática, podemos imaginar que no lugar de um anúncio patrocinado, com o preço de um anel de ouro masculino, o Marketing de Conteúdo vai investir na produção de um artigo que trata sobre os benefícios das joias em ouro, por exemplo.

 

Ou seja, o foco não é vender, mas sim, trazer alguma informação interessante aos leitores, resolver algum problema, resolver dúvidas ou ensinar algo. A venda será, portanto, uma consequência desse processo.

 

Aliás, o material não somente é útil, mas passa uma mensagem certa ao público ideal, no momento em que ele mais precisa.

 

Assim, é possível superar as expectativas dos clientes, oferecendo um conteúdo tão incrível, que a audiência poderá compartilhá-lo com outras pessoas, melhorando o engajamento.

 

A Content Trends mostrou a eficácia do Marketing de Conteúdo para os empreendimentos.

 

Um estudo divulgado atestou que a estratégia é capaz de gerar 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais leads (potenciais clientes) para as empresas, em média.

 

Atualmente, mais de 75% das organizações de médio porte aplicam o Marketing de Conteúdo.

 

Fora isso, os negócios que investem mais de 25% do orçamento em conteúdo, se consideram 30% mais bem-sucedidos.

 

O objetivo do método é exatamente esse: trazer resultados positivos para os empreendedores. Entre as principais vantagens do Marketing de Conteúdo, destacam-se:

  • Aumento no número de visitantes no blog ou site;
  • Maior conversão de leads (potenciais clientes);
  • Melhor reconhecimento da marca no mercado;
  • Melhora a educação do público a respeito do negócio.

 

Por isso, até pequenos negócios, como uma empresa de motoboy, elaboram estratégias voltadas ao compartilhamento de conteúdo relevante.

 

4 Dicas Para Aplicar o Marketing de Conteúdo Para Empresas

Diante das vantagens do Marketing de Conteúdo e dos ótimos resultados da estratégia, muitos empreendedores buscam um planejamento de marketing que inclua o método, principalmente para as organizações que querem se destacar no ambiente digital.

 

Embora seja importante considerar as especificidades de cada empreendimento, visto que a abordagem de escolas particulares educação infantil é diferente de uma indústria, vale a pena considerar alguns aspectos similares.

 

Estes podem ser aplicados em qualquer estratégia que envolva o Marketing de Conteúdo.

 

Abaixo, separamos algumas dicas para os empreendedores. Confira!

 

1 – Tenha um Blog

Os blogs são ótimos canais para o compartilhamento de conteúdo. Por meio dele, é possível produzir os mais variados tipos de materiais, como artigos, vídeos, infográficos e formatos interativos, capazes de atrair os visitantes e informar os leitores.

 

No entanto, é importante focar em não produzir conteúdo sobre sobre a sua empresa, produtos e serviços.

 

Ofereça soluções para os possíveis problemas da audiência, com alternativas que a sua empresa tem.

 

Por exemplo, se o seu empreendimento trabalha com a confecção de uniforme, crie um artigo que trate sobre a importância de manter os funcionários uniformizados, incluindo padronização de vestuário e a facilidade na identificação da marca.

 

Além disso, o blog precisa ser atualizado constantemente – e isso vale até para conteúdos já publicados.

 

Um levantamento da Backlinko demonstrou que a atualização e republicação de postagens antigas aumenta mais de 100% do tráfego.

 

2 – Aplique o SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que melhora o rankeamento do seu site ou blog no Google.

 

Visto que grande parte dos visitantes vêm do buscador, quanto melhor é a classificação nos resultados de pesquisa, maior será o tráfego orgânico.

 

De forma resumida, o SEO utiliza como técnica básica a aplicação de palavras-chave ao longo do conteúdo.

 

Assim, ao tratar de disk entulho, por exemplo, é necessário empregar o termo no artigo, para que o Google reconheça a página mais facilmente e classifique-a.

 

O SEO também considera outros elementos, como a produção de conteúdos de alta qualidade, a experiência de navegação dos usuários, incluindo em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones), entre outras técnicas.

 

De acordo com a SEO Trends, os principais resultados obtidos com a otimização são: crescimento do tráfego orgânico (77,8%), visitantes mais qualificados (41,8%), melhor posição dos resultados de pesquisa (38,2%).

 

3 – Esteja Presente nas Redes Sociais

]Fora os sites e blogs, os empreendimentos precisam estar presentes em outros canais usados pelos usuários, como as redes sociais.

 

Nestes casos, também é fundamental usar o Marketing de Conteúdo, uma vez que as pessoas estão interessadas em se informar por essas mídias.

 

Assim, um veterinário 24h não pode só criar uma fanpage no Facebook, por exemplo.

 

Ele também deve alimentar a página com conteúdos relevantes, compartilhamentos de artigos do blog, criação de publicações inovadoras, etc.

 

Hoje em dia, grande parte das empresas já estão nas principais redes sociais. Entretanto, ainda é difícil pensar em estratégias viáveis, visto que as pessoas acreditam que podem fazer marketing digital sem nenhum planejamento.

 

Isso resulta em campanhas mal-sucedidas e, em muitos casos, pode até prejudicar a imagem do empreendimento no mercado.

 

Por causa disso, é importante considerar as especificações de cada rede social e formular conteúdos direcionados, que atendam os anseios da audiência e tenham uma boa taxa de engajamento, para conversão em vendas.

 

4 – Envie E-mail Marketing aos Leads

O Marketing de Conteúdo também é muito eficaz na nutrição de leads, isto é, na oferta e compartilhamento de materiais que melhoram o relacionamento entre empresa e o público.

 

Uma das estratégias, é por meio do envio de mensagens por e-mail marketing.

 

Diferentemente dos indesejados spams, o e-mail marketing somente é enviado para contatos previamente cadastrados, ou seja, que trocaram seu contato por algum material, como um e-book, acesso a webinar, newsletter, cupom de desconto, entre outros.

 

Não é incomum nos depararmos com ofertas de um microagulhamento para estrias, por exemplo, após o cadastro ou preenchimento de algum formulário.

 

Mas, assim como em toda internet, o usuário não quer somente receber anúncios e propagandas por e-mail.

 

Daí a necessidade de elaborar um conteúdo assertivo, direcionado e informativo, para que as pessoas recebam materiais valiosos e tenha uma boa percepção sobre a marca.

 

Embora o ambiente online tenha uma diversidade de plataformas, o e-mail ainda é visto como um dos mais eficientes.

 

Segundo o MarketingSherpa, 72% dos consumidores preferem receber mensagens por correio eletrônico de empresas e marcas.

Leia também o nosso post 5 Dicas de Como Utilizar Inbound Marketing Para Sua loja Virtual

Conclusão

]O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito ampla que pode ser aplicada em uma grande diversidade de campanhas.

 

Contudo, o foco deve se concentrar na produção de materiais relevantes, interessantes e informativos, que cativem o público, a ponto de construir um relacionamento duradouro e efetivo.

 

Embora não seja um método exclusivo da internet, ele ganhou ampliação com os canais digitais, devido à facilidade de compartilhamento e a maior liberdade de criação para as plataformas online.

 

Por causa disso, é importante elaborar um planejamento de Marketing de Conteúdo para os empreendedores, levando em consideração os pontos específicos de cada empresa e as características do público-alvo.

 

Entre outros aspectos que influenciam diretamente na qualidade do material, com isso, é possível usufruir de todas as vantagens da estratégia, incluindo o melhor reconhecimento da marca, o aumento no número de visitantes e maiores chances de venda.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Referências

https://neilpatel.com/br/blog/38-estatisticas-sobre-marketing-de-conteudo-que-todo-profissional-precisa-saber/
https://rockcontent.com/blog/estatisticas-sobre-inbound-marketing/
https://inteligencia.rockcontent.com/estatisticas-de-seo/
https://rockcontent.com/blog/estatisticas-de-email-marketing/
https://neilpatel.com/br/blog/marketing-de-conteudo-para-empreendedores/
https://aldeia.cc/as-estrategias-mais-comuns-de-marketing-de-conteudo-para-empreendedores/
https://rockcontent.com/blog/marketing-de-conteudo/

1 comentário em “Marketing de Conteúdo Para Empreendedores”

  1. Pingback: 4 Estratégias de Marketing Para Aplicar No Seu Consultório - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 18 =