Browse By

Marketing de Relacionamento no Seu E-commerce

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia importante para todo tipo de negócio, e cada vez mais as empresas têm prestando atenção nela. Aliás, as marcas estão atentas à importância do marketing como um todo.

 

Isso acontece porque o mercado está cada vez mais competitivo, o que tem aumentado a concorrência entre empresas de vários setores, incluindo as plataformas e-commerce.

 

E a concorrência entre aquelas de um mesmo setor é ainda maior, pois, atualmente, o consumidor tem à sua disposição várias marcas que oferecem um mesmo produto ou serviço.

 

Isso faz com que o mercado repense maneiras de conquistar o cliente e também de fidelizá-lo, mas isso representa um grande desafio a ser colocado em prática.

 

Marketing de Relacionamento no Seu E-commerce

 

Tal necessidade fez surgir o Marketing de Relacionamento, que traz novas possibilidades para as empresas.

 

Só que é preciso saber como trabalhá-lo e conhecê-lo a fundo, principalmente no que diz respeito às plataformas e-commerce.

 

Estas estão em grande expansão e a tendência é que, em um futuro bem próximo, sejam o principal tipo de compra e venda.

 

Pensando nisso, vamos falar sobre o que é marketing de relacionamento, sua importância e dar algumas dicas para que as lojas on-line coloquem essa estratégia em prática. Acompanhe!

 

Afinal, o que é Marketing de Relacionamento?

Chamamos de Marketing de Relacionamento um conjunto de ações tomadas por uma empresa, que tem como objetivo criar e cultivar um relacionamento positivo com o cliente.

 

Para que consiga se aproximar cada vez mais de seu público, oferece benefícios que conseguem fidelizá-los.

 

Dessa forma, seu grande objetivo é fazer com que os clientes se tornem verdadeiros fãs dos produtos e serviços vendidos pela marca.

 

Importância do Marketing de Relacionamento

Vamos imaginar que uma loja virtual de móveis e decoração que venda cortina para quarto de casal invista em Marketing de Relacionamento. Quando ela faz isso, sua intenção é muito mais do que aumentar as vendas.

 

Seu principal objetivo é conquistar novos fãs, mas, para alcançar esse resultado, é necessário oferecer algo único e exclusivo, que nenhuma outra marca disponibilize.

 

Ela consegue estabelecer uma relação contínua e progressiva com o lead, que pode ser feita de várias formas. No entanto, trata-se de uma estratégia de longo prazo.

 

De qualquer forma, o Marketing de Relacionamento aproxima o consumidor da empresa e traz benefícios para os dois lados.

 

O cliente se beneficia porque tem acesso a respostas rápidas e personalizadas, enquanto a marca obtém o feedback necessário e almejado.

 

Sendo assim, essa estratégia acaba permitindo que o público conheça mais do que é oferecido, o que aumenta a sua percepção de valor, refletindo em suas compras futuras.

 

Outro ponto importante é que, quando as pessoas passam por boas experiências com as marcas, principalmente uma plataforma e-commerce, dividem essas vivências com outras pessoas, promovendo a propaganda boca a boca.

 

Tendo em vista a sua proposta, podemos dizer que o Marketing de Relacionamento complementa várias outras estratégias. No entanto, contrasta com abordagens mais tradicionais do marketing, sendo mais voltada para a divulgação.

 

Só que esta abordagem não está muito preocupada com o momento do cliente, o que não o fideliza e não faz com que ele volte a adquirir algum produto ou serviço.

 

Portanto, se uma gráfica de cartão de visita psicologia combinar elementos de marketing tradicional com o de relacionamento, coloca o cliente no centro de suas ações e atinge resultados melhores.

 

O bom relacionamento entre marca e cliente pode ser o fator que faltava para que ele decida positivamente sobre uma compra, uma vez que isso o fará se lembrar da marca cada vez que precisar comprar algo que ela ofereça.

 

Além disso, muitas outras vantagens começam a surgir, como manter um bom relacionamento com o cliente, mesmo com aqueles que fecharam uma compra.

 

Isso é importante porque o custo para conquistar novos clientes é muito maior do que mantê-los.

 

Portanto, quando o consumidor é fiel, ele compra mais vezes, faz compras de valores mais altos e ainda indica a loja virtual para outras pessoas.

 

Além disso, por meio dessa prática, uma clínica de estética, por exemplo, pode fazer o cliente enxergar que precisa de procedimentos que nem mesmo conhecia, como microagulhamento rosto. E outros benefícios que ele pode trazer são:

 

1 – Aumentar o LTV

O LTV (Lifetime value) é uma métrica que ajuda a entender a importância de manter o cliente por mais tempo. Isso porque é dessa forma que ele vai entregar cada vez mais valor para a marca.

 

O marketing de relacionamento amplia o valor da vida útil do cliente, fidelizando-os e aumentando as taxas de LTV.

 

2 – Redução de Gastos com Anúncios

Quando uma empresa está focada no seu relacionamento com os clientes, acaba diminuindo os gastos com anúncios.

 

Isso porque as pessoas contam umas para as outras sobre suas experiências e os produtos e serviços que adquiriram.

 

3 – Maior Alinhamento da Comunicação

O alinhamento da comunicação organizacional dentro de uma empresa que utiliza o marketing de relacionamento é muito maior. Isso porque todos se focam em proporcionar uma experiência excepcional para os consumidores.

 

A partir disso, todas as equipes de uma clínica de microagulhamento no rosto começam a trabalhar juntas para deixar o cliente mais feliz e satisfeito em longo prazo.

 

Dicas Para Aplicar o Marketing de Relacionamento

Existem várias práticas que podem ser colocadas em prática para usar do jeito certo o Marketing de Relacionamento, tais como:

 

1 – Analisar Dados

É essencial que as plataformas e-commerce analisem dados demográficos e históricos de seus clientes para que possam entender quem são e o que compram, para estabelecer um relacionamento de longo prazo.

 

Isso também permite compreender o que faz uma pessoa voltar e fazer uma nova compra, como bom relacionamento, entrega rápida, preço baixo etc.

 

Saber quais são as razões ajuda a desenvolver um plano de Marketing de Relacionamento mais efetivo.

 

2 – Publicação em Blogs

Os consumidores estão sempre em busca de informações sobre os produtos e serviços que lhes interessam, desde pacotes de TV à cabo até endocrinologista esportivo.

 

Esses conteúdos são importantes para informar o público e para educá-lo quanto a uma solução que está sendo vendida. E para veiculá-los um dos principais canais são os blogs.

 

No entanto, é importante lembrar que esses materiais devem ser qualificados e personalizados para que o público sinta que foram feitos para ele.

 

Esses materiais podem assumir diferentes formatos, que podemos citar como exemplo:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • E-books.

 

Para divulgá-los existem diferentes formas, mas as redes sociais se tornaram os principais canais para disseminar os conteúdos de blogs.

 

3 – Redes Sociais

As redes sociais são poderosos meios para aproximar clientes de empresas de qualquer setor, como uma de decoração de festa infantil simples. Mas é importante saber usá-las adequadamente.

 

Ao estar presente nessas plataformas, as marcas têm uma oportunidade maior de divulgar sua mensagem, conquistando novos públicos.

 

Além disso, é uma comunicação quase imediata, com repercussões em curto prazo, divulgando conteúdos como:

  • Ofertas de produtos;
  • Serviços e promoções;
  • Materiais que eduquem;
  • Geração de valor;
  • Consolidação da marca;
  • Pesquisas de satisfação.

 

Também é importante saber que tipo de conteúdo compartilhar, pois cada rede social reúne um público diferente.

 

Por exemplo, pelo Facebook, uma loja on-line de instrumentos para quem está fazendo aula de teclado para iniciantes pode compartilhar promoções e conteúdos diversos.

 

4 – Email Marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes para o Marketing de Relacionamento.
Isso porque é uma ferramenta altamente personalizável e que pode ser utilizada para muitas opções.

 

Algumas que podemos mencionar são: criar uma relação de proximidade, parabenizar o cliente em datas importantes (como aniversário), oferecer conteúdos de valor, enviar campanhas que construam e consolidem a marca, oferecer promoções especiais etc.

 

Também é pelo e-mail marketing que uma loja de pneus yokohama oferece descontos, brindes e outras vantagens que mostrem para o cliente as vantagens da empresa.

 

As estratégias de cross-selling e upselling também podem ser trabalhadas no email marketing, possibilitando vendas casadas e ofertas de novos produtos.

 

5 – Automação de Marketing

A automação de marketing cria uma estrutura de envio de e-mails e outros itens importantes para o fluxo de relacionamento. Podem ser feitos automaticamente para todo um segmento de leads e clientes.

 

O envio automático de conteúdos pode ser alinhado às necessidades de cada persona, o que ajuda no sucesso do cliente e em suas dúvidas mais frequentes.

 

A automação permite falar com a pessoa certa, na hora certa e por meio dos melhores canais de comunicação.

Leia também o nosso post Vale a Pena Ter Um Blog Para Seu E-commerce

Conclusão

Se relacionar bem com os clientes e com o público em geral é muito importante para as outras ações em marketing.

 

Um bom relacionamento estimula a admiração e a confiança das pessoas em uma empresa, principalmente em um e-commerce.

 

Estes são fatores importantes não apenas para fechar mais vendas, como também para manter aqueles clientes mais antigos por perto e sempre engajados com a loja on-line.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Marketing de Relacionamento no Seu E-commerce”

  1. Pingback: Endomarketing Para Empresas em Tempos de Pandemia - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Endomarketing Para Empresas em Tempos de Pandemia - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 8 =