Por Que as Empresas Devem Possuir Seguros?

Investir em seguros é uma das iniciativas mais importantes para as empresas que desejam se destacar no mercado.

 

No entanto, muitos empresários enxergam os seguros empresariais como uma cobertura apenas contra roubos, furtos e pequenos danos, considerando um custo muito alto de investimento financeiro.

 

Ou seja, eles não levam em conta os riscos iminentes aos seus negócios, que podem afetar a produtividade, o fluxo de trabalho, podendo levar até o fechamento da empresa.

 

Afinal de contas, o impacto que um empreendimento pode sofrer é capaz de ser muito grande.

 

Por Que as Empresas Devem Possuir Seguros?
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

 

Ainda mais quando envolve a perda de estoque, de produtos, danos à estrutura física ou paralisação total das atividades em decorrência de acidentes (incêndios, alagamentos, desmoronamentos, etc.).

 

Por essa razão, o investimento em seguros empresariais é uma medida de segurança imprescindível e, dependendo do segmento, é obrigatório para a garantia de proteção dos bens materiais e recursos humanos.

 

No artigo de hoje, saiba o porquê as empresas devem possuir seguros e como encontrar uma corretora adequada às suas necessidades. Acompanhe a leitura!

 

O Que é um Seguro Empresarial?

O seguro empresarial nada mais é que a contratação de um plano de cobertura, que tem como principal objetivo proteger empresas dos mais diferentes segmentos e portes, desde pequenos negócios até grandes multinacionais.

 

Sendo assim, a cobertura envolve a proteção dos bens patrimoniais contra acidentes naturais ou não, para reduzir o risco e prejuízos aos empresários.

 

Por exemplo, o seguro empresarial pode incluir serviços para retocar funilaria e pintura da frota de automóveis da organização, bem como procedimentos de manutenção preventiva em maquinários e equipamentos.

 

Como Funciona o Seguro Para Empresas?

Assim como os demais tipos de seguros, a contratação do serviço para as empresas também depende da observação das necessidades de cada negócio. Ou seja, há um tipo de cobertura adequada para as especificações de cada empreendimento.

 

Nesse sentido, uma empresa que trabalha com motoboy pequenas encomendas, por exemplo, pode necessitar de uma cobertura mais abrangente, incluindo o seguro de vida para o funcionário, em caso de acidente.

 

Entre as principais modalidades de seguro para empresas, encontram-se:

  • Seguro patrimonial;
  • Seguro saúde;
  • Seguro de vida em grupo;
  • Seguro odontológico.

 

Cada um deles tem o intuito de proteger o empreendimento de determinados riscos. A seguir, confira as principais características dos seguros.

 

1 – Seguro Patrimonial

O seguro patrimonial envolve a proteção direta dos patrimônios da empresa, como equipamentos, máquinas, dispositivos, automóveis e até mesmo o imóvel.

 

Dessa maneira, quando um retentor do volante celta do veículo da empresa apresentar falhas de funcionamento, o seguro patrimonial é responsável por realizar a manutenção do carro, de acordo com o tipo de cobertura.

 

Em geral, esta modalidade de seguro oferece:

  • Proteção contra incêndio;
  • Cobertura contra roubo e furto;
  • Desastres naturais (tempestades, deslizamentos, inundações);
  • Responsabilidade civil (ações judiciais, reclamações, danos de terceiros);
  • Custeamento de aluguel e condomínio.

 

Todos esses danos também envolvem os veículos. Sendo assim, quando é necessário fazer a vitrificação de pintura moto, entre outros procedimentos de conserto dos automotivos da empresa, o seguro patrimonial oferece cobertura, conforme o plano.

 

2 – Seguro Saúde

O seguro saúde é um benefício voltado ao bem-estar dos funcionários.

 

Ou seja, é um produto extremamente vantajoso para os colaboradores, sendo um atrativo para o recrutamento de talentos e para a promoção da qualidade de vida no trabalho.

 

A modalidade oferece suporte completo para cuidar da saúde dos funcionários, incluindo a realização de exames, consultas e atendimentos em rede referenciada. Em geral, o plano também contempla internações e reembolsos de serviços de saúde.

 

3 – Seguro de Vida em Grupo

É uma categoria de seguro que também beneficia o funcionário, cobrindo acidentes que possam resultar em morte ou invalidez.

 

Em geral, um motoboy para farmácia e outros prestadores de serviço que operam em situações de risco são obrigados a contar com o seguro de vida em grupo. Isso é definido pelo sindicato ou órgão responsável pela categoria, que varia conforme o Estado.

 

4 – Seguro Odontológico

O seguro odontológico funciona de maneira semelhante ao seguro saúde, porém, é voltado aos cuidados bucais dos trabalhadores.

 

Ou seja, é uma modalidade que contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

 

Quais as Vantagens de um Seguro Empresarial?

O seguro empresarial é imprescindível para empresas que almejam o sucesso, pois ele é capaz de manter o seu negócio a salvo de possíveis acidentes e ocorrências não planejadas, além de evitar paradas de produção e danos aos colaboradores.

 

Afinal de contas, não é nada interessante para uma empresa ter o seu patrimônio furtado, com perdas inimagináveis de produtos e maquinários. Por isso, o seguro pode garantir um serviço vip escolta armada, além de outros benefícios aos empresários.

 

Quer dizer que o seguro empresarial é a chance de preservar o patrimônio do seu negócio, diminuindo os gastos extras por decorrência de acontecimentos infortúnios.

 

Além disso, conheça algumas das principais vantagens de ter um seguro empresarial para o seu negócio.

 

1 – Aumento da Produtividade

Por evitar paradas de equipamentos e promover o reparo de máquinas, veículos e aparelhos o quanto antes, o seguro empresarial contribui para a produtividade da empresa, garantindo o melhor desempenho de todos os bens materiais.

 

Dessa forma, quando um veículo estiver passando por polimento cristalizado moto, por exemplo, a atividade é feita com profissionais renomados e da forma mais rápida possível, para que o automóvel possa voltar à ruas.

 

2 – Diminuição dos Processos Burocráticos

Com o seguro empresarial, os colaboradores não precisam lidar com pedidos burocráticos de manutenção dos equipamentos, requisitando ordens de serviço e emissão de notas fiscais, já que todo o procedimento é feito pela seguradora.

 

Assim, se for preciso trocar motor audi v8 de um veículo da empresa, a própria corretora já faz essa solicitação, evitando que os funcionários percam tempo e possam se dedicar às suas principais atividades.

 

3 – Melhora a Qualidade de Vida no Trabalho

Hoje em dia, é muito importante ter atenção com a qualidade de vida no trabalho. Afinal de contas, conviver em um ambiente estressante pode desencadear vários problemas de saúde mental e contribuir para o alto índice de rotatividade dos funcionários.

 

Para termos uma ideia, o Brasil é um dos países que mais sofre com o burnout, um transtorno caracterizado pelo esgotamento profissional.

 

De acordo com um levantamento da International Stress Management Association (Isma-BR), mais de 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem com esse tipo de transtorno. Tanto que estamos à frente da China e dos Estados Unidos.

 

O Japão desponta como o primeiro colocado no número de trabalhadores com burnout, com quase 70% da população com sintomas desse tipo de estresse.

 

Nesse sentido, com um seguro para empresas, em especial o seguro saúde, de vida em grupo e odontológico, os colaboradores se sentem mais valorizados e protegidos, o que melhor significativamente o desempenho de toda a empresa.

 

4 – Cumprimento da Legislação

Como dito anteriormente, em alguns segmentos de trabalho, o seguro de vida é obrigatório para os colaboradores, em especial para funcionários que estão diariamente expostos às condições de risco (trabalho em altura, indústrias, entre outros).

 

Por essa razão, investir em um seguro para empresas é a chance de manter o seu negócio de acordo com as leis brasileiras, evitando que o seu empreendimento possa sofrer qualquer processo por danos trabalhistas.

 

Segundo dados do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, mais de 700 mil trabalhadores sofrem algum tipo de acidente de trabalho por ano em todo o país.

 

É um valor alto, por isso, o Brasil ocupa a quarta posição entre as nações com maior índice de acidentes durante atividades laborais. Diante disso, vale a pena investir em um seguro para diminuir o risco de eventualidades.

 

Não há um valor fixo para pagamento de indenizações do seguro de vida. Na prática, o montante pode variar conforme o tipo de cobertura contratada pela sua empresa.

 

Contudo, a recomendação é escolher um plano que esteja alinhado com as necessidades do seu negócio, oferecendo a proteção aos colaboradores, mas sem deixar de levar em conta a capacidade de pagamento.

 

Por esse motivo, é fundamental contar com uma assessoria especializada em seguros empresariais para orientar melhor sobre as coberturas, vantagens e condições de pagamento para cada um dos planos.

Leia também o nosso post Qual a Diferença Entre Facebook e Instagram? Entenda Qual é o Melhor Para o Seu Negócio

Conclusão

Embora muitos empresários ainda tenham dúvidas sobre as vantagens de um seguro empresarial, investir na contratação de um plano de proteção é imprescindível para melhorar o desempenho do seu negócio e garantir a segurança dos trabalhadores.

 

Atualmente, é possível encontrar planos personalizados, que se adaptam às necessidades e condições financeiras das empresas.

 

Desse modo, todos saem ganhando: colaboradores, patrimônio e o próprio empresário, que irá perceber o melhor desempenho e produtividade do seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Por Que as Empresas Devem Possuir Seguros?”

  1. Pingback: Entenda Porque o Investimento em Seguros é Vantajoso - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dezoito =