Browse By

Quais Vantagens o Marketing de Conteúdo Proporciona Para Um Site?

O marketing de conteúdo se tornou uma das principais estratégias de marketing digital adotada pelas marcas, uma vez que ele oferece tudo o que o público deseja saber, melhorando em muitos aspectos das organizações.

 

O consumidor moderno está muito diferente, isso porque além de preço baixo ou qualidade, ele também anseia por informação. Logo, para tudo o que precisamos, recorremos à internet. O Google se tornou a nossa enciclopédia da era digital.

 

Assim sendo, quando o consumidor pesquisa uma informação sobre algo que ele deseja ou precisa comprar, ele quer encontrar materiais completos que esclareçam suas dúvidas e o mantenham informado.

 

É dessa forma que ele passa a enxergar determinada marca como autoridade naquilo que faz, passando a confiar nela.

 

Quais Vantagens o Marketing de Conteúdo Proporciona Para Um Site?

Imagem de Joseph Mucira por Pixabay

 

Além disso, o marketing de conteúdo faz parte das técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), uma ação fundamental para que as empresas possam ser facilmente encontradas através das pesquisas.

 

Desse modo, existem várias razões que levam as empresas a investirem nessa estratégia, o que tem explicado o seu crescimento em vários mercados de atuação, afinal, o marketing de conteúdo serve para todos.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos contextualizar o marketing de conteúdo e mostrar quais são as vantagens que ele traz para o site de uma organização. Acompanhe!

 

O Que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é o nome dado a um conjunto de estratégias que tem como missão atrair clientes com materiais relevantes. Esses materiais podem assumir diferentes formatos, tais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Áudios.

 

Seu objetivo não é promover a marca diretamente, mas sim, oferecer informações que levem soluções para dúvidas, problemas e necessidades.

 

Com isso, uma empresa de som para alugar para festa, por exemplo, é capaz de engajar o seu público-alvo, além de aumentar o número de clientes e potenciais clientes.

 

Então, os conteúdos relevantes atraem, envolvem e geram valor para as pessoas, o que ajuda a criar uma percepção positiva da empresa, bem como as soluções que ela oferece. Isso aumenta as chances de atração de novas oportunidades de negócio.

 

É importante frisar que o objetivo principal do marketing de conteúdo não é a venda, mas sim, entregar benefícios para quem consome os materiais, resolvendo seus problemas, esclarecendo dúvidas ou ensinando algo de valor.

 

A venda, nesse caso, é apenas uma consequência, pois leva o conteúdo certo, para o público certo e no momento ideal.

 

Além disso, se uma empresa escreve um conteúdo rico sobre espelho mágico fotográfico, por exemplo, o leitor pode querer compartilhá-lo com outras pessoas.

 

Essa ajuda cria uma percepção positiva sobre a marca, o que aumenta as chances dos consumidores realizarem uma compra.

 

O Crescimento Contínuo Dessa Estratégia

Para contextualizar, é fundamental saber que o marketing tradicional ainda é uma alternativa de publicidade, mas está perdendo suas forças, o que tem feito com que cada vez mais empresas entendam a importância do conteúdo de qualidade.

 

Isso está acontecendo devido ao crescimento da era digital em que estamos inseridos, uma vez que a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas para tudo.

 

No ano de 2019, a audiência da TV caiu mais de 10%, incluindo os canais pagos da TV a cabo. Isso favoreceu empresas de todos os tipos, como uma de locação de vasos para casamento, uma vez que a publicidade pela televisão tornou-se um grande desafio.

 

Atualmente, existem mais de 1 bilhão e 200 mil sites ativos, a maioria do setor empresarial, e praticamente todos eles trabalhando com o marketing de conteúdo. Dá para imaginar o crescimento, levando em conta que há 10 anos existiam apenas 255 milhões.

 

Mais da metade da população mundial está na internet, ou seja, para falar com o público, as empresas também precisam marcar presença online. Além do mais, esse número de pessoas passa mais de 100 dias conectado no total de tempo usando a web.

 

O Brasil é um dos países em que as pessoas passam mais tempo navegando na internet, perdendo apenas para a África do Sul e as Filipinas. Esse crescimento se dá, principalmente, ao acesso em massa pelos dispositivos móveis.

 

Por fim, outro ponto que demonstra o crescimento das estratégias de marketing digital pelas empresas é o fato de que os resultados obtidos pela internet são muito mais rápidos do que qualquer outro canal.

 

Todo esse acesso começa a partir de um conhecido de todos: o Google, que vai gerar como resultado para seus usuários os sites que ofereçam os melhores conteúdos.

 

Dessa forma, quando uma pessoa pesquisa por buffet de crepe para casamento na internet, vai encontrar nas primeiras posições empresas que compreendem o valor do marketing de conteúdo e aplicam essa estratégia.

 

No entanto, não basta apenas escrever um texto ou fazer um vídeo e jogá-lo na web, esperando um resultado. Assim como tudo em marketing digital, o marketing de conteúdo também é uma ação que requer conhecimento e planejamento.

 

É dessa forma que uma marca consegue direcionar os conteúdos para o público certo, além de usar os termos que chamamos de palavra-chave, identificados de acordo com as pesquisas feitas pelas pessoas.

 

7 Vantagens do Marketing de Conteúdo

O crescimento contínuo do marketing de conteúdo explica muito bem porquê mais de 70% das marcas já investem nessa estratégia.

 

No entanto, os pontos positivos se destacam ainda mais quando pensamos no site das empresas, e algumas dessas vantagens são:

 

1 – Aumento do Tráfego

Quase 90% das pessoas que usam a internet o fazem para se informar a respeito de algum assunto. Dessa forma, o site institucional de uma fabricante de bastões infláveis personalizados se torna a porta de entrada para novos clientes.

 

Os conteúdos relevantes ajudam a melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca, fazendo com que ele apareça entre as primeiras colocações.

 

Para se ter uma ideia, as marcas que usam essa estratégia têm quase 3 vezes mais acessos em seu site do que as que não utilizam.

 

2 – Mais Conteúdos Para o Site

Quanto mais conteúdos forem produzidos, mais recheado ficará o site e, consequentemente, mais pessoas poderão encontrá-lo. No entanto, além de produzir uma boa quantidade de materiais, é necessário que eles tenham qualidade.

 

Inclusive, quanto melhor e mais completo estiver um conteúdo, mais tempo o visitante permanecerá na página para consumi-lo.

 

3 – Mais Tempo de Permanência no Site

Uma ação puxa a outra, o que significa que se o leitor está consumindo um bom artigo, contendo informações úteis sobre como encontrar um bom estúdio ensaio de bandas, a tendência é que ele se interesse pelo material e fique mais tempo na página.

 

O tempo de permanência é fundamental, uma vez que quanto mais tempo um visitante permanece na página, mais chances a empresa tem de levá-lo a realizar uma ação desejada, como preenchimento de formulários e compras.

 

4 – Melhora a Taxa de Conversão

Falando em tempo de permanência, é importante lembrar que isso também leva ao aumento das conversões, principalmente porque informações relevantes despertam a confiança do consumidor, o que facilita a atração.

 

No entanto, esses resultados não são imediatos, mas trazem vantagens únicas, afinal, são essenciais para as etapas do funil de vendas.

 

5 – Aprimora as Ações com as Redes Sociais

O site estará carregado de conteúdos importantes para o público e que podem ser compartilhados nas redes sociais. Ao fazer isso, outras pessoas que talvez nem conheçam o seu endereço na web poderão visitá-lo.

 

Além daquele material que foi compartilhado recentemente na plataforma, o visitante poderá consumir outros mais antigos, o que melhora seu conhecimento de marca e também o engajamento.

 

6 – Melhora o Ranqueamento

Como mencionamos anteriormente, as pessoas utilizam o Google para terem acesso a informações sobre tudo o que desejam saber.

 

Então, alguém que tenha dúvidas sobre salão de festa casamento, vai procurá-las no buscador, esperando receber resultados de respostas que os esclareçam.

 

O marketing de conteúdo também aplica algumas estratégias de SEO, por isso, são trabalhados de modo que facilite às pessoas encontrarem essas informações, provenientes de sites que ofereçam os materiais mais ricos e relevantes.

 

7 – Maior Reconhecimento da Marca

Um site bem estruturado e que conta com conteúdos de qualidade, melhora a percepção que o público tem da marca.

 

Isso porque esses materiais geram valor e atendem aos anseios e necessidades da audiência. O site se transforma, então, em uma fonte segura de informações a respeito daquilo que o consumidor quer saber, como sala de reunião para alugar, por exemplo.

Leia também o nosso post Entenda Como o Youtube Pode Ser Importante na Sua Estratégia de Marketing

Conclusão

O marketing de conteúdo é fundamental para as estratégias de marketing e para o site de qualquer organização. Mas assim como qualquer outra ação, é importante que ele seja bem planejado.

 

O planejamento permite entender melhor o público-alvo e aplicar as técnicas com sabedoria e de maneira direcionada.

 

Portanto, antes de começar a produzir seus materiais, conheça bem com quem você vai falar e para quem vai direcionar essas informações.

 

Somente dessa forma é possível abordar os assuntos realmente relevantes para o seu público, atraindo a atenção deles e conquistando os melhores resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One thought on “Quais Vantagens o Marketing de Conteúdo Proporciona Para Um Site?”

  1. Pingback: Descubra o Impacto Gerado por Uma Comunicação Visual Assertiva - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: Descubra o Impacto Gerado por Uma Comunicação Visual Assertiva - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =