7 Vantagens Que os Seguros Trazem Para as Empresas

Investir em seguros para empresas é ter muito mais tranquilidade no seu negócio, ainda mais contra imprevistos, acidentes e riscos que podem causar inúmeros prejuízos aos empreendedores brasileiros.

 

Afinal, o seguro é responsável pela proteção do patrimônio da organização, incluindo os móveis, equipamentos, utensílios, máquinas, frota de veículos e até mesmo os recursos humanos (em muitos casos, é obrigatória a contratação de seguros para os funcionários).

 

Inclusive, alguns prédios comerciais exigem o seguro como parte do contrato de locação ou compra da unidade, justamente porque os acidentes dentro da sua empresa podem atingir outras alas da edificação, causando um enorme transtorno.

 

Por esse motivo, seja um comércio, uma prestadora de serviços, uma empresa de escavação ou uma indústria, a contratação de um seguro deve ser parte do planejamento de todo negócio.

 

7 Vantagens Que os Seguros Trazem Para as Empresas
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

 

No artigo de hoje, conheça algumas vantagens que os seguros trazem para as empresas e saiba como escolher a melhor apólice para o seu empreendimento. Acompanhe a leitura!

 

1 – Perda de Produtos por Mau Funcionamento

Alguns produtos e equipamentos podem ter o funcionamento interrompido devido à existência de falhas elétricas, quedas de energia ou danos no maquinário.

 

A título de ilustração, podemos citar algum dano no retentor do volante celta, que compromete o funcionamento do veículo, com chances de causar acidentes e prejuízos para uma empresa.

 

Ou então, quando um freezer para de funcionar, invalidando todo o estoque de alimentos perecíveis, como carnes, verduras, entre outros.

 

Quando isso ocorre, alguns planos de seguro podem realizar o reembolso do valor equivalente (com depreciação) dos produtos perdidos, diminuindo os prejuízos para os empresários e colaborando com a rápida solução do problema.

 

2 – Facilidade em Reparos Simples

Assim como acontece nas residências, é comum que as empresas tenham a necessidade da resolução de pequenos problemas cotidianos, como reparos hidráulicos, elétricos, manutenção de ar-condicionado, etc.

 

Quando se tem um seguro, esses pequenos incidentes podem ser resolvidos o quanto antes, não comprometendo a produtividade da sua equipe.

 

O mesmo vale para a frota de carros. Caso algum automóvel corporativo tenha parado de funcionar, o seguro aciona o mecânico 24 horas mais próximo para atender o colaborador o quanto antes.

 

3 – Proteção Contra Acidentes Graves

Alguns acidentes são totalmente imprevisíveis e graves, como é o caso de incêndios e grandes tempestades.

 

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Ipsos, com mais de 300 grandes empresas nacionais (cerca de 250 funcionários), 77% consideram o risco de incêndio como um dos pontos mais cruciais.

 

Por essa razão, 96% das companhias têm um plano de prevenção e combate.

 

Com um seguro empresarial, danos dessa natureza, que acarretam em grandes prejuízos, podem ser minimizados, principalmente quando há perda de estoque ou de equipamentos essenciais para as atividades.

 

Dependendo do tipo de cobertura, o seguro pode oferecer:

  • Reembolso do valor dos equipamentos;
  • Reembolso do valor dos produtos;
  • Facilidades para a compra de novas máquinas;
  • Assistência de saúde para funcionários.

 

Vale dizer que os incêndios e tempestades também podem comprometer o funcionamento de veículos. Quando isso ocorrer, a seguradora pode indicar uma oficina autorizada da toyota, ou para outra marca do automóvel, para possíveis reparos.

 

4 – Manutenção da Produtividade

No caso de uma parada acidental ou programada de um maquinário, é importante planejar o desenvolvimento das atividades na empresa, como forma de manter a produtividade do setor e não comprometer os lucros.

 

Nesse sentido, os seguros empresariais realizam o planejamento adequado para a manutenção preventiva ou corretiva de máquinas, automóveis ou carros, com cronogramas adaptados para prevenir paradas e aumentar a vida útil desses artigos.

 

Por exemplo, no caso de frotas de transporte, a seguradora pode indicar o planejamento para que cada veículo vá até uma oficina mecânica para caminhões, quando a revisão for necessária, assegurando a qualidade do motor, rodas e todo o sistema automotivo.

 

Esse tipo de iniciativa evita a realização de procedimentos corretivos e emergenciais, que podem causar prejuízos à produtividade do setor.

 

5 – Evita Transtornos Desnecessários

Um simples conserto elétrico pode exigir inúmeros processos burocráticos para uma empresa, que vão desde a identificação do problema, passando pelo pedido técnico e aprovação da ordem, pagamento e emissão de nota fiscal.

 

Como consequência, a realização dessas tarefas pode prejudicar a produtividade dos colaboradores, pois eles precisam esperar o conserto, ou muitas vezes, ficam envolvidos pela burocracia.

 

Por exemplo, a simples pintura de equipamentos industriais pode resultar em paradas, enquanto a ordem de serviço não for pedida corretamente.

 

Porém, os seguros ajudam a evitar gastos extras e transtornos com os processos burocráticos, tornando os pedidos muito mais simples e rápidos.

 

Dessa forma, o empresário sabe exatamente qual empresa contratar para a manutenção ou reparo, além de não precisar pagar valores adicionais.

 

6 – Aumento da Rentabilidade

Com toda a segurança de um seguro empresarial de qualidade, a sua equipe tem mais tempo para focar em estratégias de melhoria e desenvolvimento do negócio.

 

Afinal de contas, os colaboradores não precisam ficar preocupados com a troca do escapamento esportivo uno, manutenção das máquinas, entre outras atividades para a proteção dos bens corporativos.

 

Ao mesmo tempo, o seguro empresarial para os funcionários melhora o clima organizacional, já que os trabalhadores se sentem mais protegidos durante a execução das tarefas.

 

Tudo isso reflete diretamente no faturamento da empresa e, como consequência, os resultados são muito mais positivos na organização.

 

Por esse motivo, o investimento em um seguro empresarial é a garantia de ter um bom retorno financeiro, pois todos os departamentos terão um aumento de produtividade, devido às melhores condições de segurança.

 

7 – Melhor Qualidade de Vida aos Funcionários

Ter mais qualidade de vida no trabalho é um dos principais objetivos das empresas nos dias de hoje.

 

É sabido que o clima organizacional interfere diretamente na produtividade do setor, mas além disso, ele é o grande responsável por reduzir a rotatividade dos funcionários.

 

Sendo assim, é importante que as organizações desenvolvam um ambiente com benefícios e melhores condições aos seus trabalhadores, para diminuir a taxa de absenteísmo e garantir a predominância dos talentos.

 

Com o seguro empresarial, os colaboradores se sentem mais confiantes na realização de suas atividades, mesmo em tarefas simples, como a impressão em plástico transparente.

 

Isso deve-se não só a segurança de não sofrer com acidentes de trabalho, mas também por estar em um ambiente agradável, o que diminui o estresse e os sintomas de burnout.

 

Segundo uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR), 9 em cada 10 profissionais brasileiros sofrem com algum sintoma de ansiedade – e quase metade já teve episódios de depressão.

 

Por isso, um dos maiores desafios da gestão de pessoas é proporcionar a melhor qualidade de vida no trabalho. No entanto, com o seguro empresarial, esse planejamento fica muito mais fácil.

 

Como Contratar um Plano de Seguros Empresarial?

Diante de todas as vantagens que os seguros trazem para as empresas, muitos empresários buscam realizar o investimento em seus negócios. Contudo, há dúvidas de qual a melhor seguradora e como encontrar uma cobertura ideal.

 

Diante disso, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado, levantando as corretoras de seguro com experiência e que possam te dar suporte durante todo o processo.

 

Além disso, vale a pena verificar quais são as principais necessidades da sua empresa, visto que alguns segmentos de mercado necessitam de planos específicos, pois lidam com ambientes com maior risco de acidentes.

 

Vale a pena fazer uma cotação prévia dos tipos de cobertura disponíveis, bem como realizar um atendimento prévio com o corretor, para tentar uma negociação favorável.

 

Dê preferência para seguradoras que possam acompanhar a sua empresa, dando suporte e assistência técnica sempre que possível.

Leia também o nosso post Entenda Porque o Investimento em Seguros é Vantajoso

Conclusão

O seguro empresarial é um dos investimentos mais vantajosos para o ramo de negócios.

 

Embora muitos empresários consideram um valor alto, é preciso ressaltar que a contratação de seguros gera muitos retornos financeiros, além de contribuir com a qualidade de vida no trabalho e a produtividade dos colaboradores.

 

Fora isso, não é preciso preocupar-se com uma série de processos burocráticos, que muitas vezes atrapalham o rendimento e a execução das principais atividades na organização.

 

Além do mais, vale dizer que algumas modalidades de negócio exigem a contratação de seguros, devido aos extremos riscos de acidentes no trabalho, que podem gerar perdas materiais e até mesmo humanas.

 

Diante dessa realidade, vale a pena procurar por corretoras de seguros empresariais com reconhecimento no mercado, que possam oferecer planos completos de cobertura aos seus clientes e todo o suporte necessário.

 

Desse modo, tanto os empresários quanto os colaboradores têm muito mais tranquilidade no dia a dia, podendo aproveitar da segurança para o desenvolvimento de serviços ainda mais aprimorados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “7 Vantagens Que os Seguros Trazem Para as Empresas”

  1. Pingback: Como Uma Pequena Empresa Pode Começar a Investir em Marketing Digital? - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − oito =