Browse By

5 Dicas Que Vão te Auxiliar Na Criação da Persona Para o Seu Negócio

Para que as ações de marketing de uma empresa possam ser assertivas, é indispensável saber em quais pontos se deve trabalhar, e a criação da persona de uma marca é fundamental para o sucesso da publicidade de um negócio.

 

Quando se inicia um projeto, de forma que o marketing se faz necessário para aumentar a visibilidade ou potencializar o número de vendas, alguns aspectos vão influenciar nos resultados que se obtém com o passar de uma campanha.

 

Seja para elaborar um trabalho com inbound marketing ou para desenvolver um anúncio que será utilizado para promover um anel da lol, é essencial saber quais elementos vão impactar e trazer o retorno que se espera.

 

Um deles se trata da persona do seu negócio, ou seja, o público para o qual você desenvolve produtos ou serviços, e que serão as pessoas que vão seguir e acompanhar o seu estabelecimento mais de perto.

 

5 Dicas Que Vão te Auxiliar Na Criação da Persona Para o Seu Negócio

 

Justamente porque cada empresa é única, e busca ser uma referência no seu segmento para poder atender aos seus consumidores com maior excelência, é indispensável que se conheça com quem o seu negócio vai se comunicar.

 

Nesse sentido, saber quem é a persona do seu estabelecimento é o primeiro passo para alcançar bons retornos com suas campanhas de publicidade.

 

Se você ainda não criou a sua persona mas deseja conhecer dicas que podem ajudar no processo, siga na leitura deste conteúdo e entenda melhor o assunto.

 

O Que é a Persona de Uma Marca?

Quando uma loja vai vender uma camisa time futebol infantil personalizada, ela já possui em seu horizonte algumas características sobre as pessoas que ela deseja impactar.

 

Com isso, o desenvolvimento de uma campanha se torna mais assertiva, trazendo vendas.

 

Para saber com quem se está falando, é fundamental definir a persona da sua marca, ou seja, construir o perfil do cliente ideal, desenvolvendo uma representação de uma figura que será utilizada para anúncios que dão resultados.

 

Quem conhece os elementos indispensáveis do marketing, certamente já ouviu falar sobre público-alvo e a sua semelhança com a persona de uma marca.

 

Apesar de serem parecidos, eles não se tratam exatamente do mesmo elemento: o público-alvo é elaborado de modo mais generalizado e abrangente, enquanto a persona é mais específica e, de certa forma, humanizada.

 

Sendo assim, o público-alvo de uma empresa que vende pulseira berloque prata fina sabe que venderá o seu produto para mulheres, em uma determinada faixa etária, que se enquadram em uma determinada classe social, etc.

 

Quando se trata de criar a persona de uma marca, essa definição é ainda mais personalizada, devendo conter:

  • Nome fictício;
  • Idade;
  • Formação acadêmica;
  • Profissão;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Desejos;
  • Hábitos de consumo;
  • Aspirações;
  • Entre outros.

 

Com isso se constrói o perfil de um personagem, para que a equipe de marketing do seu negócio possa lidar com um cliente quase real no desenvolvimento de campanhas de publicidade.

 

Além disso, conhecer a persona é um meio de elaborar conteúdos de modo mais assertivo, para que eles possam atrair os seus potenciais clientes com maior efetividade.

 

Outro ponto interessante diz respeito à confecção de metas de trabalho também no médio e longo prazo, uma vez que ganha-se mais subsídios para entender as demandas e as etapas do funil de vendas das pessoas que chegam até o seu estabelecimento.

 

Dessa forma, pode-se realizar um trabalho de nutrição de leads de maneira direcionada, o que quer dizer que os conteúdos e peças de publicidade que vão ser disparadas para os interessados nos seus serviços e trarão retornos mais breves e eficazes.

 

Depois de entender melhor a definição de persona, é importante saber como criá-la, de modo que conhecer algumas dicas pode ajudar no processo. Conheça 5 delas a seguir.

 

Dicas Para Criar a Sua Persona

Se você já se perguntou como conseguir mais pedidos de banner para academia e se deparou com a dúvida de como criar meios de alcançar os seus clientes, provavelmente já quis entender melhor como uma campanha pode impactar o público.

 

Definir a persona da sua empresa é essencial nesse sentido, por isso, saber quais passos precisam ser seguidos auxiliam no desenvolvimento do seu perfil ideal de cliente.

 

1. Faça Pesquisas

Criar uma persona não significa escolher características com base em achismos, o que certamente ia produzir um personagem que não possui sinergia com a sua marca.

 

Sendo assim, a primeira dica para quem vai desenvolver esse elemento indispensável do marketing é apostar em pesquisas, que vão fornecer dados dos seus atuais e antigos clientes, para que se consiga ter maiores informações sobre esse perfil.

 

Pode ser que ao encomendar um banner para vitrine em uma gráfica, você tenha recebido um questionário, onde foram solicitados alguns dados como a sua idade, profissão, formação acadêmica, etc.

 

O preenchimento dessa pesquisa é um meio eficaz de coletar informações que ajudam no desenvolvimento da persona, de maneira que características parecidas das pessoas que já fizeram uma compra na sua loja ajudam a entender melhor quem é o público.

 

2. Selecione as Perguntas

É importante saber quais serão as perguntas inseridas no seu questionário, para que elas possam ser úteis no trabalho de desenvolver a sua persona.

 

Questões pessoais como idade, profissão e nível de escolaridade são necessárias, mas é essencial considerar que outras respostas podem ajudar bastante, como as redes sociais que o cliente mais usa no dia a dia, quais conteúdos são interessantes para ele, etc.

 

Por fim, entender as expectativas e a satisfação do consumidor com o anel diamante grande que ele adquiriu na sua loja pode ser fundamental para criar uma persona realmente efetiva, que trará os resultados que se espera com o marketing.

 

3. Aplique a Pesquisa

Depois de elaborar um questionário completo, mas que não deve ser exaustivo, você deve encaminhá-lo aos seus clientes, para que eles possam contribuir com a sua pesquisa e trabalho de construção da persona.

 

Você pode distribuí-la de várias formas, seja presencialmente, por e-mail marketing ou também nas redes sociais, de modo que o cliente se sinta à vontade para respondê-la da maneira que forma mais conveniente para ele.

 

É importante que haja, em média, 20 respostas para que os dados coletados sejam mais consistentes, e possibilitem a criação do perfil de maneira mais realista.

 

4. Analise o Comportamento dos Seguidores nas Redes Sociais

Em paralelo ao envio da pesquisa, outra dica que pode ajudar na construção da sua persona é acompanhar mais de perto o comportamento dos seus seguidores nas redes sociais.

 

Esse tipo de análise se torna bastante eficaz para a coleta de dados, uma vez que os clientes de uma gráfica que precisam encomendar um adesivo redondo personalizado podem estar procurando inspiração para o design nessas plataformas.

 

Além disso, muitas pessoas hoje buscam empresas diretamente nas mídias sociais, o que faz com que um estabelecimento precise marcar presença também nesses locais.

 

Ao perceber as demandas que o cliente da sua empresa pode apresentar em uma postagem da sua página, ou mesmo na de um concorrente, você ganha maiores subsídios para analisar o seu público e, com isso, saber os desejos e preferências dos compradores.

 

5. Formalização da Persona

Após a coleta de dados suficientes para construir o perfil completo de um potencial cliente do seu negócio, é hora de sentar com a sua equipe de marketing para a formalização da persona.

 

Nessa etapa, as informações coletadas devem ser utilizadas para construir um personagem, que estará presente nas próximas campanhas elaboradas para a divulgação de impressão digital a3 ou de qualquer outro serviço feito na sua empresa.

 

Vale ressaltar que, no andamento desse processo, o time de marketing também começa a ganhar maior familiaridade com a persona, contribuindo para um trabalho cada vez mais assertivo.

Leia também o nosso post Mobile Marketing: Saiba Tudo Sobre Essa Estratégia

Considerações Finais

Desenvolver campanhas de marketing que tragam resultados efetivos para o negócio é o desejo de qualquer empresário.

 

Não à toa, o marketing é uma área de estudo frequente, que traz sempre novos elementos para compor as estratégias e técnicas que devem ser utilizadas na elaboração de campanhas, com o intuito de garantir retornos interessantes para a divulgação.

 

Dessa forma, saber quais aspectos impactam positivamente os clientes de uma marca é fundamental para que se colha bons resultados dentro de um anúncio, assim como no trabalho constante de fortalecimento de marca e de relacionamento com o público.

 

Definir a persona é um método eficaz para isso. Portanto, elaborar o perfil fictício levando em conta as preferências de consumo dos compradores da sua empresa é essencial para essa finalidade.

 

Sendo assim, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo para conseguir criar a persona do seu negócio, sendo ela uma ferramenta que contribuirá nas mais diversas estratégias da sua marca.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 thoughts on “5 Dicas Que Vão te Auxiliar Na Criação da Persona Para o Seu Negócio”

  1. Pingback: 7 Dicas Para Melhorar a Comunicação Visual do Seu Site - Blog da Agência7 Soluções WEB
  2. Trackback: 7 Dicas Para Melhorar a Comunicação Visual do Seu Site - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − dois =