Marketing Digital Para Iniciantes: 5 Dicas Para Aprender Do Zero

Ter uma forte presença na internet é indispensável para empresas de todos os portes e segmentos.

 

Com a crescente influência do meio digital nas nossas vidas, incluindo compras e interações com as marcas, cada vez mais pessoas passaram a fazer uma boa pesquisa na internet antes de contratar serviços e comprar produtos.

 

Por esse motivo, investir no Marketing Digital possibilita um contato direto com o público, o que pode construir a reputação de empresas fazendo-as se tornarem referência no mercado.

 

Tudo isso, é claro, traz mais vendas e lucros.

 

Marketing Digital Para Iniciantes: 6 Dicas Para Aprender Do Zero
Foto de Dominika Roseclay no Pexels

 

Se você não trabalha com esse recurso e não tem ideia de como começar, continue lendo porque nós vamos apresentar alguns conceitos importantes do Marketing Digital.

 

Entendendo Melhor o Marketing Digital

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que podem ser feitas em diversos canais digitais com a finalidade de promover empresas, marcas, produtos e serviços.

 

Essa área do marketing surgiu em uma época em que a internet não permitia a interação dos usuários e muito menos acrescentar comentários ou informações relevantes para os conteúdos que encontravam.

 

Quando os anúncios começaram a se popularizar no meio digital as interações passaram a ser cada vez mais comuns.

 

Mas foi somente nos anos 2000 que o Marketing Digital começou a ser moldado no que conhecemos atualmente.

 

A comunicação ficou mais expansiva e a produção de conteúdo para web possibilitou um diálogo mais direto, fazendo com que a mensagem chegasse ao público no momento certo.

 

O que Fazer Para Divulgar Minha Empresa na Internet?

O Marketing Digital não é formado apenas por uma ferramenta, muito pelo contrário. Com a evolução constante da tecnologia novos recursos surgem a todo momento.

 

Atualmente, as principais plataformas usadas para divulgar empresas, produtos, serviços e até profissionais são as redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, entre outros.

 

Por meio das interações nessas plataformas a empresa consegue juntar uma grande quantidade de informações. Assim, fica mais fácil entender melhor os clientes, seus comportamentos e interesses.

 

Essas informações são importantes para direcionar as campanhas e conteúdos para que as pessoas certas encontrem você.

 

Vale ressaltar também que o uso de cada recurso vai depender dos seus objetivos e disponibilidade de orçamento, recursos e tempo.

 

Algumas estratégias são:

  • Marketing de conteúdo;
  • Email marketing;
  • Redes sociais;
  • SEO (Search Engine Optimization)

 

1 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos principais pilares do marketing moderno. Isso porque o consumidor de hoje valoriza muito a informação.

 

Isso quer dizer que além de se vender e vender a sua empresa você deve oferecer ao seu público informações relevantes sobre o seu meio de atuação.

 

Além disso, essas informações devem ajudá-los a responder dúvidas e resolver problemas.

 

Por isso, comece a investir em blogs e posts nas redes sociais com dicas e faça conteúdos ricos com base nas principais dúvidas e interesses das pessoas que o acompanham.

 

2 – Email Marketing

Como nome já diz, é uma comunicação feita através de email.

 

Essa é uma estratégia muito eficiente que permite criar campanhas e enviar mensagens diretamente para pessoas que já entraram em contato com você e com o seus conteúdos.

 

Conte com o auxílio de disparos automáticos para enviar mensagens com conteúdos exclusivos para aqueles que autorizaram receber seus emails.

 

Preste atenção no texto e procure contar com recursos visuais para chamar a atenção de quem irá recebê-lo.

 

Você pode enviar promoções, anúncios de novidades, materiais, como ebooks, entre outras coisas.

 

3 – Redes Sociais

As redes sociais são as ferramentas mais conhecidas até mesmo por quem não tem familiaridade com o Marketing. Afinal, quase todo mundo tem uma conta no Facebook ou Instagram, não é?

 

Com elas você gera engajamento e se aproxima do seu público.

 

Mas, atenção! Não escolha qualquer plataforma, mas sim a rede social na qual o seu público realmente usa se quiser ser mais efetivo.

 

Para organizar as postagens crie calendário editorial redes sociais seguindo o método Pareto.

 

Esse princípio diz que os conteúdos devem ser divididos pela regra 80/20. Ou seja, 80% das postagens devem ser sobre assuntos que geram maior engajamento, como dicas e respostas à dúvidas.

 

Os outros 20% são conteúdos institucionais e promocionais. Essa parte serve para promover novos produtos e compartilhar novidades e o dia a dia da empresa ou profissional.

 

Essa divisão é uma ótima forma de ganhar curtidas brasileiras e quem sabe de países estrangeiros também.

4 – SEO (Search Engine Optimization)

Não adianta nada se empenhar em construir um site bonito e um blog cheio de conteúdos interessantes se as pessoas não conseguem encontrá-los quando fazem pesquisas na internet.

 

Por isso, é importante otimizar suas páginas para que o Google as enxergue como relevantes e as coloque no topo dos resultados de busca.

 

O objetivo do SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos mecanismos de busca) é justamente esse. Ele consiste em um conjunto de técnicas que servem para ajustar conteúdos e sites de modo a atender aos parâmetros dos buscadores

 

Estão incluídos no SEO o uso de palavras-chave, parcerias com outros sites, utilização de títulos e subtítulos nos textos etc.

 

Para ilustrar melhor, pense na seguinte situação:

 

Se uma pessoa pesquisar por hotel para gatos, por exemplo, os primeiros sites a aparecerem para ela na página do Google são aqueles otimizados com SEO e que a plataforma julga como mais relevantes para o usuário.

 

Desta forma, elas têm mais probabilidade de serem acessadas.

Leia também o nosso post Entenda Como a Internet Potencializa os Negócios

5 – Faça Cursos e Estude Bastante

Essa é, talvez, a dica mais importante dessa lista. Isso porque os itens acima são apenas alguns conceitos importantes para que você se familiarize com o mundo do Marketing Digital.

 

Seria impossível listar todos os recursos e ferramentas e explicá-los detalhadamente. Por isso, é importante que você procure outros meios para aprender mais sobre o assunto e colocá-lo em prática.

 

Atualmente existem agências especializadas que poderão te ajudar a se destacar na internet.

 

Além disso, entidades como o SEBRAE oferecem cursos para quem quer crescer e se divulgar na internet.

 

Lembre-se que para alcançar o sucesso você deve se preparar, não importa se a sua área de atuação é o mercado têxtil, alimentício ou até se você tem uma empresa de dedetização de formigas (sim, as oportunidade são para todos!).

 

Continue estudando sobre Marketing Digital e não deixe de ficar de olho em novas oportunidades da área.

 

Texto produzido por Business Connection.

1 comentário em “Marketing Digital Para Iniciantes: 5 Dicas Para Aprender Do Zero”

  1. Pingback: 6 Vantagens Geradas Pelo Investimento em Marketing Digital - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =